timings de memorias o k sao ??

nyd

Power Member
Desde já peço desculpa pela minha ignorância.... mas é k sou novo nisto e não estou a perceber muito bem os timings, ou seja, não sei o k sao memórias a 5:4 ou 1:1 ou ...
Se me puderem ajudar ou dizer alguma link ke me possa ajudar na boa....

[ ]
 
Memorias a 5:4 e 1:1 não têm nada a haver com os timmings, mas sim com a relação dos mhz entre CPU e Memorias! (Cpu fsb/dram ratio)

Por exemplo, se tens o divisor a 1:1, vai ter os mhz do cpu e memorias assíncronas (assync)

Ou seja se tiveres o teu cpu com 200mhz fsb, as memorias também vão estar a 200mhz!

No entanto se tiveres memórias pouco potentes para o fsb pretendido, podes meter o divisor a 5:4, e vais ter o cpu com mais fsb doque as memórias.

Ou seja se tiveres o teu cpu com 200mhz fsb, vais ter as memórias a 166mhz em vez dos 200mhz!

Estas opções apenas estão disponiveis nas boards mais recentes!

Quanto aos timmings, quanto mais baixos forem, melhor!

O ideal é usar a 2-2-2-5, para teres uma excelente performance!

Timmings das memórias:

- Row-Active Delay: Este é o número mínimo dos ciclos entre um comando activo e um comando da pré-carga. Normalmente usamos o valor 5!

- Ras-to-Cas Delay: Define o acto da ram para ler/escrever o período de tempo do comando. Normalmente usamos 2!

- Row-Precharge Delay: Controla os pulsos de disparo inactivos após ter emitido um comando de pré-carga à ram. Usamos o valor 2!

- CAS Latency Time: Controla o tempo nos ciclos de pulso de disparo (CLKs) nessas passagens antes que a memoria começe a realizar um comando, após o ter recebido. Determina também o número de CLKs para a conclusão da primeira parte de transferência. Ou seja quanto mais baixa a latência, mais rápida a transação! logo o melhor é 2!

Isto no total dá os 2-2-2-5 (ordem inversa á explicação atrás)!

Espero que tenhas percebido! ;)
 
1:1 ou 5:4

são as relações entre o clock do frontside bus e o clock da memoria

1:1 clocks sincroniados

5:4 " dessincronizados
 
Última edição:
Os timmings das memórias são os ciclos k as mesmas demoram a executar certas instruções, logo kt menos forem os timmings(ciclos), mais depressa estarão a executar essas instruções.
O 5:4 e o 1:1 são divisores, ou seja, sao maneiras diferentes de regular o valor das memórias em mhz, no caso do 5:4 para sabers a velocidade das memórias, terás de ao front side bus multiplicar 4 para depois dividir esse valor por 5, algo do tipo:

250*4/5=ddr408.

Mas se for 1:1 á medida k aumentas o fsb as memórias aumentam sincronamente com o mesmo, algo do tipo:

250*2=ddr500

Os divisores servem essencialmente para não nos restringirem o overclock, pois tanto nos pode acontecer o cpu estar a limitar-nos ou as memórias logo temos dfe jogar com os divisores pa ver o k nos convem mais.

Espero ter ajudado

cumps
 
"Uma pekena correcção em relação ao post do Vortan_Madge em 5:4 é o FSB x 1.6MHz logo 250 x 1.6 = 400MHz e não 408 sincrono sim é x2"

Eu disse bem só meti mal o resultado LOL

250*4/5=200

Agora s multiplikares estes 200 por 2 dá exactamente o mesmo k deu a ti

:D
 
Back
Topo