Projecto em Rede

Nody

Banido
boa tarde pessoal, foi-me proposto hoje um projecto na escola com os seguintes requisitos:

É-nos dado um espaço comercial de 200m2 e um orçamento de 35.250€ e temos que gerir o espaço da seguinte forma:

a) criar 1 espaço (gabinete administrativo) a trabalhar com um IP de classe A
b) criar 1 espaço (gabinete administrativo) a trabalhar com IP's de classe C
c) criar 1 espaço independente ao nível da rede com 60m2 onde tenho que ter um projector de vídeo, 25pc's todos equipados e um servidor próprio (os ips sao a definir)
d) criar 1 espaço - sala de reuniões (ips a definir)
f) reserver 1 espaço para dispensa onde pode ser colocados equipamentos vários entre eles 2 servidores um para internet e outro para impressão

Aspectos a ter em conta:

Fazer uma lista de material a utilizar (PC's, cabos, fichas, routers, switch's, hub's, tomadas, calhas, iluminação, interruptores, bridges, material de escritorio...
O espaço deve ter perspectivas de melhoramento (ou seja deixar espaço ao nivel do material de rede para expansionar a rede)

se alguem tiver algumas ideias, alguns sites onde posso encontrar material de qualidade e barato visto que temos um orçamento para cumprir, e mesmo ao nivel da arquitectura da rede...

Um abraço, senao tiver sido explicito nalgum nivel digam aqui...
 
va la pessoal, nao vos tou a pedir nada mais do que sites com material barato, sites de preços de routers, e essencialmente acerca dos ip's a usar.
 
va la pessoal, nao vos tou a pedir nada mais do que sites com material barato, sites de preços de routers, e essencialmente acerca dos ip's a usar.



já tentaste pesquizar no forum?

nao sei se é permitido colocar links de sites comerciais...por isso vais ter que googlar por eles

eu conheço o redespt, *****, *****, etc ;D

[[]]
 
Bem isso parece um projecto bastante interessante. Gostava tambem de implementar um projecto do mesmo género, ou de pelo menos estar envolvido num, ia aprender bastante.

Em relação a preços, vou ver se consigo arranjar alguma coisa ok?

Quanto a ips:
Classe A 1.0.0.0 até 127.255.255.255
Classe B 128.0.0.0 até 191.255.255.255
Classe C 192.0.0.0 até 223.255.255.255

Agora é veres o que queres :) espero que ajude!

Abraços!
 
boa tarde pessoal, foi-me proposto hoje um projecto na escola com os seguintes requisitos:

É-nos dado um espaço comercial de 200m2 e um orçamento de 35.250€ e temos que gerir o espaço da seguinte forma:

a) criar 1 espaço (gabinete administrativo) a trabalhar com um IP de classe A
b) criar 1 espaço (gabinete administrativo) a trabalhar com IP's de classe C
c) criar 1 espaço independente ao nível da rede com 60m2 onde tenho que ter um projector de vídeo, 25pc's todos equipados e um servidor próprio (os ips sao a definir)
d) criar 1 espaço - sala de reuniões (ips a definir)
f) reserver 1 espaço para dispensa onde pode ser colocados equipamentos vários entre eles 2 servidores um para internet e outro para impressão

Aspectos a ter em conta:

Fazer uma lista de material a utilizar (PC's, cabos, fichas, routers, switch's, hub's, tomadas, calhas, iluminação, interruptores, bridges, material de escritorio...
O espaço deve ter perspectivas de melhoramento (ou seja deixar espaço ao nivel do material de rede para expansionar a rede)

se alguem tiver algumas ideias, alguns sites onde posso encontrar material de qualidade e barato visto que temos um orçamento para cumprir, e mesmo ao nivel da arquitectura da rede...

Um abraço, senao tiver sido explicito nalgum nivel digam aqui...

Convém fazeres uma tabela de actividades, com as respectivas tarefas a desempenhar. Isto para te ser mais fácil planear o projecto.
Dentro dessa tabela vais ter, actividades (requisitos, planeamento, projecto, etc) e tarefas (requisitos, necessidades, orçamentação, etc).
Por fim, aconselho-te a fazeres uma mapa da rede lógica, contendo tudo o que é equipamento.

já tentaste pesquizar no forum?

nao sei se é permitido colocar links de sites comerciais...por isso vais ter que googlar por eles

eu conheço o redespt, *****, *****, etc ;D

[[]]

Dá uma vista de olhos pelas regras. ;)
 
Convém fazeres uma tabela de actividades, com as respectivas tarefas a desempenhar. Isto para te ser mais fácil planear o projecto.
Dentro dessa tabela vais ter, actividades (requisitos, planeamento, projecto, etc) e tarefas (requisitos, necessidades, orçamentação, etc).
Por fim, aconselho-te a fazeres uma mapa da rede lógica, contendo tudo o que é equipamento.



Dá uma vista de olhos pelas regras. ;)

a minha dificuldade é a planear a estrutura de rede, onde vou necessitar de routers, onde vou necessitar de switch's, vou ter que ter um servidor próprio e servidor de impressão
 
Explica-te melhor.
Não consegues propriamente o quê? Escolher os equipamentos?

sim, que equipamentos vou precisar ao nível da rede.
Preciso de 1 servidor dedicado.
Preciso de 1 servidor de impressão.
Preciso de ter uma sala de 60m2 completamente independente do resto do escritório ao nível da rede.

como vou interligar os diversos computdores? routers? switchs? onde uso hub's? e bridge's?

cumps
 
isto assim é confuso. queres interligar os pcs? nao te ensinaram isso no curso?

para interligar pcs sempre switches, para interligar redes routers.
 
sim, que equipamentos vou precisar ao nível da rede.
Preciso de 1 servidor dedicado.
Preciso de 1 servidor de impressão.
Preciso de ter uma sala de 60m2 completamente independente do resto do escritório ao nível da rede.

como vou interligar os diversos computdores? routers? switchs? onde uso hub's? e bridge's?

cumps
Não estás à espera que nós te façamos o projecto?! Tens de ter algumas noções de redes, pelo menos, ou não sabes ver quando tens de utilizar um router ou quando tens de utilizar um switch?
 
boa tarde pessoal, foi-me proposto hoje um projecto na escola com os seguintes requisitos:

É-nos dado um espaço comercial de 200m2 e um orçamento de 35.250€ e temos que gerir o espaço da seguinte forma:

a) criar 1 espaço (gabinete administrativo) a trabalhar com um IP de classe A
b) criar 1 espaço (gabinete administrativo) a trabalhar com IP's de classe C
c) criar 1 espaço independente ao nível da rede com 60m2 onde tenho que ter um projector de vídeo, 25pc's todos equipados e um servidor próprio (os ips sao a definir)
d) criar 1 espaço - sala de reuniões (ips a definir)
f) reserver 1 espaço para dispensa onde pode ser colocados equipamentos vários entre eles 2 servidores um para internet e outro para impressão

Aspectos a ter em conta:

Fazer uma lista de material a utilizar (PC's, cabos, fichas, routers, switch's, hub's, tomadas, calhas, iluminação, interruptores, bridges, material de escritorio...
O espaço deve ter perspectivas de melhoramento (ou seja deixar espaço ao nivel do material de rede para expansionar a rede)

se alguem tiver algumas ideias, alguns sites onde posso encontrar material de qualidade e barato visto que temos um orçamento para cumprir, e mesmo ao nivel da arquitectura da rede...

Um abraço, senao tiver sido explicito nalgum nivel digam aqui...

É a primeira vez que vejo a vertente Decoração num curso de redes. Mas há que evoluir.

Há algo que me "confunde". São as tomadas. Que tomadas? De electricidade (é a que faz mais sentido). Pois se estivessemos a falar de tomadas de rede, também estariamos a falar de bastidores. Aqui neste bastidor seria colocado os servidores internet e impressão. A net poderia ser sem fios. E depois seria redistribuída por toda a rede, pelas tomadas de rede.

Depois há outra coisa. Esta gente que vai usar esses espaços, não usa telefone? Fax? Se sim é preciso também montar uma rede telefónica. Em tudo semelhante a rede informática. A única excepção é que o sinal que vem da linha da companhia de telefones.

Há 25 pcs. Isso siginifica que no mínimo tens que ter 25 tomadas de rede. Mas não te esqueças que vai haver impressoras. Tu não sabes quantas, e nem quantas serão futuramente. Onde é que ficará? É algo a ter em conta.

A mim o mais lógico é que deveria haver uma área comum para a impressão, e no mínimo 2 impressoras, pois imagina o seguinte. Na zona dos 25pcs suponhamos que vão estar 25 pessoas. Imagina que só 2 delas vão imprimir documentos de 200 páginas. Nunca mais é fim de semana.

E também não estou a ver as impressões a serem feitas nas áreas administrativas ou sala de reuniões.

Quanto às calhas e cabos faz uma pesquisa de mercado para veres os preços por metro. Depois faz as contas para a área em causa.
 
Está um pouco confuso. Criar uma rede não é a mesma coisa que criar um quadro de electricidade lá de casa ou fazer obras de decoração. É um processo complexo e pressupoêm experiência na área para que corra tudo bem.


Para começar deves escolher os switches. D-link (recomendo 1 de 48 portas ou 2 de 24) para mais em conta, Cisco para sugar o orçamento. HP Procurve está no meio dos 2.


Cablagem deve ser estruturada, para isso necessitas de tomadas RJ45 instalados num bastidor de rack. Cada tomada deve ter 1 par para cada utilizador (telefone/PC) + tomadas nas zonas onde se pretende colocar impressoras.


PCs podem ser genericos ou de marca. Isto depende do orçamento.


Servidores podem ficar no bastidor, de preferencia de rack.


Router depende do tipo de ligação, mas se for para uma implementação a sério recomendo Cisco.


Impressoras, de rede preferencialmente. Configuras os drivers no servidor de impressão e mete o spooler a reiniciar no fim do dia ou almoço. Configura permissões e horários permitidos de impressão se necessário.



Quanto à gama de IPs... não sei o que pretendes... Os Ips estão dentro da mesma rede e comunicam totalmente entre si, apenas partilham poucos seviços ou estão as redes completamente isoladas?
 
freefall e darkbutterfly obrigado pelas vossas ideias, acreditem que ajudaram imenso. a sala onde vai ter os 25PC's vai ser totalmente independente do resto do edificío ao nivel da rede. para o resto do edificio estava a pensar usar uma rede wireless e os derivados AP's.

o que acham?

abraço
 
Porque não? É uma hipótese a ter em conta. Se não for para serviços críticos, porque não wireless.

Mas após a configuração da rede, instalação do software de rede, etc. Há que ter o aspecto da segurança em conta. E no caso wireless, ainda mais.

Se o sistema está previsto crescer mt, vai para uma solução AP com Radius e VLAN.
 
estou a usar 2 switch dlink http://www.*****.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=6961 e agora pedia a vossa ajuda para que router usar. abraço
 
Back
Topo