vender fotos - como proceder?

adolfo dias

Power Member
viva

julgo que n haja nenhum tópico deste género. há ai um, mas que trata de submeter as fotos a bancos de imagem que n é aquilo que pretendo.

gostaria de saber se algum de vcs tem dicas ou experiencias pessoais sobre como vender fotos.
n me refiro obviamente às fotos de fim de semana, mas a fotos com o minimo interesse jornalistico.

como exemplo posso deixar o recente motorclassico ou expomoto. que "técnica" deveria ser utilizada para tentar a venda?

contactar pessoalmente revistas/jornais com fotos impressas?
enviar por email em tamanho reduzido n dando autorização para a sua reprodução?
tentar associar-me como "freelancer" e apenas dps tentar a sorte?

outro caso para quem gosta de fotografia de paisagem é a possivel venda para postais.

sou claramente um amador na fotografia, o que desde logo irá condicionar MT qq abordagem da minha parte (calculo eu).

se alguem puder dar umas dicas ou tiver experiencias pessoais com estes procedimentos força.
 
primeiro de tudo tens q se existe interesse por parte do comprador. o q quero dizer com isto. ao tirares as fotos tens que certificar que há interesse na foto q tens e que n havia outra entidade a fazer o mesmo para esse media. se vires que tudo está nos conformes é abordar por e-mail ou mesmo ligar para lá a perguntar se estão interessados. quando digo ligar é devido urgencia pois hoje pode servir mas amanha não caso seja para diarios.
 
Isso mesmo. Os pontos principais são obteres fotos de algo que seja de interesse e também de preferência exclusivo, ou se não for exclusivo, que seja melhor.

Depois é mandar por mail, na hora, com um tratamento que impossibilite a sua utilização, isto porque pelo que tenho ouvido, as revistas muitas vezes violam os direitos de autor e publicam as fotos sem autorização. Mesmo que sejam processados, se for uma coisa de interesse, as tiragens que eles têm da edição da revista/jornal/etc compensa as despesas jurídicas.

Por fim, ao tanto quanto sei, as fotos mais bem pagas, para tristeza, são as fotos dos paparazis. Tens o exemplo de uma reportagem que vinha há uns meses na FHM, onde se armaram em paparazis e conseguiram vender uma foto sem nada de especial, de um gajo dos morangos que ninguém conhece, por 150€.
 
só 150€?

trabalho de paparazzi bem feito em portugal para 1 revista rosa vale no minimo 5 mil € :)

e sim não estou abusar estando até desactualizado pois eram preços de já alguns anos atrás.

Lembro de um paparazzi q desistiu de andar com uma 400mm ou 300mm 2.8 atrás e marks porque muitas vezes só tinha tempo de fugir com o cartão de memoria e as despesas eram grandes e que com 70-200 mais um tc era mais leve conseguindo a maior parte das vezes fugir com a câmara também lol
 
Estamos a falar de um miúdo dos morangos sem interesse nenhum, numa simples foto em que ele estava a passear pelo chiado, nada de especial.

Claro que se apanhares uma foto de alguém minimamente interessante, os preços disparam. E se esse alguém estiver a fazer algo interessante, ainda mais vale a foto. Se por acaso esse "algo interessante" for comprometedor de alguma forma, aí então quase que ganhas o que quiseres.
 
eheh true ;)

mas como esse tipo disse.. deixou de ser jornalista para ser paparazzi pois realmente não compensa ser fotorjonalista para revistas portuguesas ou jornais pois adoram pagar abaixo de cão :)
 
Típico... E também, em termos de mercado, por muito que as revistas/jornais não quisessem, o que é certo é que o "público alvo" (neste caso, o povinho) só quer é desgraças ou cusquice e escândalos, logo é perfeitamente normal que um paparazzi se safe muito melhor que um fotojornalista.
 
E os paparazzi fazem o mesmo que o jamiro disse aí em cima? Ligam para o pessoal de revistas/jornais e ta novo?
Lembro-me de ver um programa na tv (não me lembro se era no discovery) que era sobre uma agência de paparazzi. Já agora, no processo de venda, não há maneira mais segura de fazer a troca do "toma lá, dá cá?" visto que, pelo que dizem, as revistas gostam de usar as fotos sem autorização...
 
Nop, acho que não há. O ideal penso que é ires mesmo lá com as fotos impressas, ou mais fácil e rápido, mandar por mail cópias inutilizáveis. No entanto, mesmo que usem as tuas fotos sem autorização podes sempre pedir uma indemnização choruda em tribunal, mas é mais chato.
Se fores bom, ao fim de um tempo, é possível que algum cliente te dê mais segurança, mas até lá aprende a esquivar-te pois se te puderem meter o pé em cima, assim que perderes o interesse, metem.
 
Nop, acho que não há. O ideal penso que é ires mesmo lá com as fotos impressas, ou mais fácil e rápido, mandar por mail cópias inutilizáveis. No entanto, mesmo que usem as tuas fotos sem autorização podes sempre pedir uma indemnização choruda em tribunal, mas é mais chato.
Se fores bom, ao fim de um tempo, é possível que algum cliente te dê mais segurança, mas até lá aprende a esquivar-te pois se te puderem meter o pé em cima, assim que perderes o interesse, metem.

Gatunos!!
 
Depois de ler o post do jamiro, deu-me vontade de comprar a 70-300 e ir à caça de fotos, com a D40 deve ser mais fácil fugir :D

A vida de paparazzi não é fácil mas deve dar alguns bons lucros ;)
 
Lembro-me de ver uma cena deste tipo no top gear em que o "captain slow" foi testar um carro para ver se levantava suspeitas e sacou umas fotos da madona que até ficaram porreiras, mas deu-me a impressão que sem contactos que nos digam o que os famosos andam a fazer a coisa podia ser bastante dificil... Por exemplo ele tinha informações de que a Madona ia a um sitio e ficou umas horas dentro do carro escondido a espera e nada garantia que conseguisse... É logico que se cada "furo" valesse 5.000€ a coisa começava a ser interessante se conseguisse uma a cada dois meses por exemplo :)
 
Já me convidaram para paparazzi mas recusei pois considero trabalho mercenario!! a unica maneira eficaz de vender uma foto sem ser para revistas cor de rosa, é mesmo um foto q desperte algo em alguém q esteja disposto a pagar por isso... ou então dares a conhecer o teu trabalho a um grupo de pessoas q vão passando a palavra e se fores bom é possivel q te calhe algum...

cumps.
 
A malta aqui a falar disto e eu hoje dei numa de fotojornalista. Ao passar pelo Saldanha vi que estava tudo fechado por causa de uma manifestação, e toca de dar cliques... Duvido é que tenham algum interesse, até porque havia lá uns quantos profissionais, mas enfim. Daqui a nada já posto na minha galeria. :)
Quanto ao trabalho de paparazzi, para mim tem dois lados. Se por um lado acho que é preciso ser-se muito baixo para andar a viver às custas de fotos da vida privada dos outros, por outro acho que muitas das pessoas que são fotografadas também gostam, porque por bem ou por mal, ficam famosos e voltam a estar de baixo das luzes das câmaras, alguns conseguem mesmo viver só disso. E maior culpado ainda, é o povo por sustentar essas coisas.
 
é como o mundo da droga, uns são culpados porque produzem, outros são culpados porque fornecem e outros são culpados porque consomem :D

eu aqui há uns tempos mandei revelar e moldurar duas fotos que tirei, e a minha mãe como curtiu como ficaram pôs lá no ginásio à venda só mesmo por curiosidade... ainda lá estão quietas LOL

(tenho que as trazer pra casa que lá não estão a fazer nada :P)
 
Lembro-me de ver uma cena deste tipo no top gear em que o "captain slow" foi testar um carro para ver se levantava suspeitas e sacou umas fotos da madona que até ficaram porreiras, mas deu-me a impressão que sem contactos que nos digam o que os famosos andam a fazer a coisa podia ser bastante dificil... Por exemplo ele tinha informações de que a Madona ia a um sitio e ficou umas horas dentro do carro escondido a espera e nada garantia que conseguisse... É logico que se cada "furo" valesse 5.000€ a coisa começava a ser interessante se conseguisse uma a cada dois meses por exemplo :)
Isso foi no Fifth Gear :P. Foi o gajo gordo/loiro num toyota preto (era pa testar se o carro era discreto).

P.S: O Top Gear e mil vezes melhor que o fifth :P.
 
obrigado dd já pelas participações
estou a ver que é quase impossivel para um amador conseguir lucrar neste meio, a menos que se veja no meio de algum acontecimento fora do comum e consiga um exclusivo :|
 
Sim, para amadores é mais pela sorte. De resto, ou se é bom ou é difícil vingar... E podes sempre procurar nichos de mercado com menos oferta, como por exemplo a arquitectura, ou alguns tipos de foto de estúdio menos "banais".
 
Também queria fazer uns trocos, mas é naquela, como amador :(

Mas já tenho certas idéias, que quero ver se alguma forma tento por em prática.
 
Back
Topo