vender fotos - como proceder?

adolfo dias

Power Member
viva

julgo que n haja nenhum tópico deste género. há ai um, mas que trata de submeter as fotos a bancos de imagem que n é aquilo que pretendo.

gostaria de saber se algum de vcs tem dicas ou experiencias pessoais sobre como vender fotos.
n me refiro obviamente às fotos de fim de semana, mas a fotos com o minimo interesse jornalistico.

como exemplo posso deixar o recente motorclassico ou expomoto. que "técnica" deveria ser utilizada para tentar a venda?

contactar pessoalmente revistas/jornais com fotos impressas?
enviar por email em tamanho reduzido n dando autorização para a sua reprodução?
tentar associar-me como "freelancer" e apenas dps tentar a sorte?

outro caso para quem gosta de fotografia de paisagem é a possivel venda para postais.

sou claramente um amador na fotografia, o que desde logo irá condicionar MT qq abordagem da minha parte (calculo eu).

se alguem puder dar umas dicas ou tiver experiencias pessoais com estes procedimentos força.
 
primeiro de tudo tens q se existe interesse por parte do comprador. o q quero dizer com isto. ao tirares as fotos tens que certificar que há interesse na foto q tens e que n havia outra entidade a fazer o mesmo para esse media. se vires que tudo está nos conformes é abordar por e-mail ou mesmo ligar para lá a perguntar se estão interessados. quando digo ligar é devido urgencia pois hoje pode servir mas amanha não caso seja para diarios.
 
Isso mesmo. Os pontos principais são obteres fotos de algo que seja de interesse e também de preferência exclusivo, ou se não for exclusivo, que seja melhor.

Depois é mandar por mail, na hora, com um tratamento que impossibilite a sua utilização, isto porque pelo que tenho ouvido, as revistas muitas vezes violam os direitos de autor e publicam as fotos sem autorização. Mesmo que sejam processados, se for uma coisa de interesse, as tiragens que eles têm da edição da revista/jornal/etc compensa as despesas jurídicas.