UML - Unifield Modeling Language

JPgod

Moderador
Staff
Boas

alguém aqui aprendeu a trabalhar com isto?

que bons sites/tutoriais conhecem? Algo que já tenham bom contacto e qual software tem utilizado? Por ca uso o MagicDraw, que me parece interessante, se bem que já apanhei atrofios naquilo.

mais dicas/sugestões agradecia ;)
 
Boas, UML tem vários tipos de diagramas sendo que os mais populares são talvez o diagrama de classes e o diagrama de caso de uso. A wikipedia (versão inglesa) tem artigos relativamente bons sobre qualquer um destes diagramas que dão para ter uma visão geral sobre UML. Para além disso, se quiseres aprofundar, podes ver as referências das páginas dos artigos pois no geral, são bastante boas e têm bastantes exemplos.

No que diz respeito às ferramentas, penso que depende um bocado da pessoa a quem vais entregar os diagramas. Existem ferramentas com um aspecto mais profissional, como por exemplo o Enterprise Architect, que te permite criar um vasto número de diagramas (na verdade, são quase todos os diagramas existentes na última especificação UML). Por outro lado, tens ferramentas mais leves que muitas vezes existem sobre a forma de plugins para os mais conhecidos IDE's como por exemplo, o Eclipse ou Netbeans.
 
Experimenta o argouml... não é perfeito mas dá para o gasto :P

Nunca caias é no erro de usar o eclipse com o euml... é para o bem da tua sanidade mental :D
 
Sempre usei o Enterprise Architect mas desde que descobri o staruml nao uso outra coisa. E é open source, logo não ficamos com pesos na consciência :P
 
Experimentem o Dia. Também é opensource, e apesar de ser algo básico normalmente serve. Pelo menos fiz o meu UML para um trabalho nesse programa.
 
O livro UML Distilled, é muito bom. Recomendo-o.

A ferramenta que usei foi o Visual Paradigm (deram-me licença de estudante), Não gostei muito deste.
 
Para fazer um simples diagrama de classes ou de casos de uso o Enterprise Architect é demasiado.
Este tipo de softwares é feito para integrar toda uma arquitectura empresarial.

Para fazer diagramas simples mais vale apostar em ferramentas mais leves como o Dia (Opensource), ou o Visio (para quem preferir ferramentas Microsoft).

Para informação sobre as regras de modelação há montes de cenas na net. O UML Distilled é bom e há um livro português da centro atlântico (UML Metodologias e Ferramentas CASE, do prof. Alberto Silva) que também é bastante bom.
 
Bom, se forem diagramas mesmo muito simples, até podes obtar pelo Microsoft Power Point. Já agora, o Microsoft Visual Studio também tem uns diagramas relativamente bons e gera inclusivé um esqueleto das classes que estás a modelar.
 
Boas

alguém aqui aprendeu a trabalhar com isto?

que bons sites/tutoriais conhecem? Algo que já tenham bom contacto e qual software tem utilizado? Por ca uso o MagicDraw, que me parece interessante, se bem que já apanhei atrofios naquilo.

mais dicas/sugestões agradecia ;)

Passando a publicidade à loja,



Paga-se claro, mas aprendes UML da melhor forma possível: usando exemplos concretos, aprendes padrões de desenvolvimento de software e lês um livro bem escrito e claro. Tenho-o sempre por perto quando desenvolvo uma aplicação, não só para acesso rápido aos vários modelos de artefactos que tenho que produzir mas também pelos padrões :)

Ler um livro de UML em abstracto é mau para começares, mas depois de leres isto dúvido que precises de tal ;)

Cumprimentos.

PS: Uso o Visual Paradigm para fazer modelação.
 
Bem, em relação a programa, vou utilizar por enquanto o Magic Draw, que é o que se usa na faculdade.

copiei de lá e siga. A licença é válida até o final do ano :D
 
A ferramenta que uso para quaisquer modelo UML(seja casos de uso, ssd's, id's, class model e por aí fora), é o Visual Paradigm.
Relativamente à bibliografia, como o souto disse só acrescentaria, o livro do GOF e excertos do Head First.
 
Back
Topo