Nikkor 70-210 f4 VS Nikon AF-S DX VR 55-200 | Ajudem-me a escolher!

michael c

Power Member
Boas Pessoal da Fotografia

Ora, preciso de uma lente com mais distância focal. Pretendo adquirir algo entre os 50mm e os 200mm. Pretendo gastar à volta de 200€. Preciso da lente com urgência porque me surgiu uma oportunidade para fazer fotografias para uma revista de promoção turistica em que vou ter de fazer fotos de natureza e em que a minha fabulosa Tamron 17-50 f/2.8 poderá não ter distância focal suficiente.

Surgiram-me então duas hipóteses nesta gama de preços e estou num verdadeiro dilema. Preciso da vossa ajuda:

1. Nikkor 70-210 f4 (atenção que é f4 em todo o zoom e não a versão f4,5 - 5.6)

2. Nikon AF-S DX VR 55-200 mm

De um lado temos uma lente mais antiga que dizem ter uma qualidade óptica excelente e tem f/4 ao longo de todo o range.

Do outro temos uma lente moderna que incorpora tecnologia VR e de que tambem dizem maravilhas mas cuja abertura não é constante.

Digam da vossa justiça, quero comprar a lente ainda hoje para ser enviada amanhã!

Cumps,
michael c
 
Boas Warlord. Já li várias. De facto na photozone diz que a 55-200 é melhor. Mas gostava de opiniões do pessoal aqui do fórum...:rolleyes:
 
eu sinceramente e sem ter nunca experimentado alguma das duas, optava pela VR... sem dúvida...
em todas as reviews, aconselham a ficares pelas 5.6 na 70-210, para obteres bons resultados, enquanto na VR, a f5 está-se muito bem...:D... isto acrescido ao VR em si... para nature, bichinhos irrequietos, por vezes o tripé não dá não... heheh...
sem dúvida... a 55-200mm...;)
 
Essas lentes normalmente são de importação paralela... O que é designado pela Nikon de "grey market".. Ou seja, não é mercado negro, porque é absolutamente legal importar coisas sem ser pelos importadores oficiais, mas quando não se enche a pança a toda uma cadeia de intermediários a consequência natural é que se fica sem direito à garantia oficial..

Apesar de esta posição da Nikon (e da maioria das outras marcas) ser de uma legalidade um pouco duvidosa à luz da lei que regula as garantias, esta é a realidade com que vivemos..


Ou seja, esses negocios no eBay, normalmente são produtos absolutamente novos, mas importados de Hong Kong, ou dos USA e por isso não têm garantias europeias e muito menos garantias Finicom (representante em Portugal e Espanha)..


Se compensa, só tu é que saberás... Eu comprei assim já vários produtos e estou satisfeito. Posso dizer-te que pelo que custa a 70-300 VR nos sites mais baratos online, comprei em conjunto uma 70-300VR e um flash SB800.. Agora, também convem ver as condições do vendedor, porque uma vez que não tens garantia, convem ser um que te garanta alguma forma de garantia, nem que seja uma garantia só da loja que vende, ou uma garantia de devolução no prazo de X dias caso algo não esteja bem.. O material que eu comprei tem uma garantia de troca por um novo item novo caso avarie no preiodo de 3 meses.. Não é muito, mas se não avariar em 3 meses em principio não tem nenhum problema grave.



Cuidado ainda com os items "Refurbished" que muitas vezes são vendidos como novos, mas são produtos que por algum motivo foram devolvidos por alguém. São recondicionados pela marca, e vendidos novamente..
 
Última edição:
Obrigado Mundano. Mais esclarecido não podia ter ficado :D Eu acho que vale a pena. A lente custa metade. Por acaso, cá ao fundo diz L BOX! 1 Year Warranty!

Não sei isto tem algum valor, mas de facto está lá. Parece-me que o vendedor é de confiança e, pelo que diz lá, trata-se de um artigo selado completamente novo. Logo me lembrei que podia ser um artigo refurbished. Mas pelo que diz lá não é...

Vou ver se descubro algo sobre a politica de devolução do vendedor. De facto parece-me compensar e estou disposto a arriscar uma vez que não se trata de um valor muito elevado.

Obrigado pelas dicas Mundano!

Cumps,
michael c
 
O grey market apareceu principalmente devido às leis nos EUA, onde as garantias ficam ao critério do fabricante. A maioria das marcas dá garantias entre 90 dias a 1 ano para produtos destes.

Na UE, como há a questão das garantias mínimas de 2 anos, e como para todos os efeitos o produto é vendido e facturado na UE, levanta-se a questão da legalidade do Grey Market.

No entanto já vi relatos de pessoas que conseguiram pressionar os importadores a prestarem assistência técnica, mas só após muita chatice e muita carta para as marcas.
A Finicon penso que já é bem conhecida por tentar fazer a vida negra a quem tem máquinas que não foram importadas por eles.
 
Um aparte quanto as garantias.

Não sei como funciona com a Nikon, mas a minha camera, uma Pentax K100d comprada ao vendedor desse link no eBay (emilyandlily) já foi assistida no representante oficial da Pentax cá em PT (beltrao e coelho) e eles não levantaram problemas com o facto de ter sido comprado no eBay.

Mostrei-lhes a factura, eles tiraram fotocopia, e mais nada.

A camera foi enviada do reino unido, e a factura era de uma empresa no reino unido com numero de contribuinte no UK.

Penso que as importações directas de hong-kong ja seja outra conversa.
 
Este vendedor parece-me de confiança de facto. Tem um feedback exemplar...Obrigado por todas as vossas dicas e sugestões. Pela diferença de preço vale a pena arriscar.

Logo vos digo como correu!!!:D

michael c
 
Não sei como funciona com a Nikon, mas a minha camera, uma Pentax K100d comprada ao vendedor desse link no eBay (emilyandlily) já foi assistida no representante oficial da Pentax cá em PT (beltrao e coelho) e eles não levantaram problemas com o facto de ter sido comprado no eBay.
as marcas mais "pequenas" (basta que não sejam canon ou nikon) prestam melhor serviço a nível nacional que as duas maiores. Pentax, Olympus e Sony em termos de dSLR têm boa assistência e não colocam entraves no que toca a máquinas compradas na França (*****, ***** et al) ou outros países.

em relação ao tópico propriamente dito:

a 70-210mm f/4 é uma boa objectiva, bastante boa opticamente. não sei se melhor que a 55-200mm pois nunca testei as duas, mas vamos partir do principio que são idênticas. ora, a 70-210mm tem f/4 constante, foca bastante perto e tem uma melhor qualidade de construção, no entanto é mais pesada e mais lenta a focar (e foca constantemente com erros). a 55-200mm tem o VR e é mais leve.. para além disso esta objectiva sempre tem algum tempo de garantia, a 70-210mm f/4 de certeza que é comprada em segunda mão e sem qualquer tipo de garantia.

se os preços forem parecidos, é preferível a 55-200mm VR.
 
Última edição:
Depois conta como correu :)

Btw, o preço de referência desta lente é 220 euros (com garantia Finicon), não se pode ligar aos preços exorbitantes praticados nas lojas portuguesas ...
 
em relação ao tópico propriamente dito:

a 70-210mm f/4 é uma boa objectiva, bastante boa opticamente. não sei se melhor que a 55-200mm pois nunca testei as duas, mas vamos partir do principio que são idênticas. ora, a 70-210mm tem f/4 constante, fica bastante perto e tem uma melhor qualidade de construção, no entanto é mais pesada e mais lenta a focar (e foca constantemente com erros). a 55-200mm tem o VR e é mais leve.. para além disso esta objectiva sempre tem algum tempo de garantia, a 70-210mm f/4 de certeza que é comprada em segunda mão e sem qualquer tipo de garantia.

se os preços forem parecidos, é preferível a 55-200mm VR.

Tens razão em tudo o que disseste. Eu já dei muitas voltas a isto e a conclusão a que cheguei é que de facto devo ir para a 55-200. Porquê? A 70-210mm é usada e não tem qq garantia para alem de me estarem a pedir ~215€. Ora, a 55-200 VR incorpora tecnologia mais recente, tem VR, opticamente dizem ser até melhor e consigo arranjá-la por 160€, mesmo correndo alguns riscos, é nova enquanto que a outra é usada. O teu racocionio está correctissimo e foi à conclusão que eu cheguei tambem. Não vale a pena andar a inventar até porque, pelo que li, a 70-210mm dizem ser mto soft em f/4 a partir dos 135mm, logo não é usável na prática nesta abertura em distâncias focais mais longas. O que vai dar ao mesmo. tenho de subir para f/5.6 para ter uma imagem mais ao menos decente. Para isso fico com a 55-200 que tem VR.

Portanto, agradeço o teu comentário que veio reforçar ainda mais a minha opinião favorável 55-200mm.:o

Depois conta como correu :)

Btw, o preço de referência desta lente é 220 euros (com garantia Finicon), não se pode ligar aos preços exorbitantes praticados nas lojas portuguesas ...

Eu depois digo aqui como correu;)
 
E convém referir que normalmente as lentes que eram muito boas há 10 ou 15 anos actualmente com os sensores digitais podem já não ser grande coisa, quando comparadas com lentes modernas..

Os sensores têm um comportamento diferente do filme, são muito mais sensíveis e propícios a reflexos internos, tornam muito mais acentuadas as imperfeições das lentes, etc.. etc.. E as lentes actuais já incorporam tecnologias próprias para lidar com isso, como os multi-coatings, ou os elementos de vidro especial para reduzir as aberrações..
 
Eu tenho uma lenta dessas, Nikon 55-200, mas sem VR completamente nova e com dois anos de garantia que quero vender porque tenho uma 70-300 e não preciso desta que vinha com o kit. Quanto acham que vale a minha lente?
 
Back
Topo