Sistema de ranking para posts

souto

To fold or to FOLD?
Bem, já deambulando para aqui há algum tempo, e sabendo que há posts de utilizadores que às vezes se desviam para outros assuntos, mais do que deviam...

A ideia que venho deixar é uma ideia "roubada" dos comments do youtube.

Por lá, cada utilizador pode dar um thumbs-up ou thumbs-down a cada comentário, sendo que os que chegam a um threshold muito baixo somente são visíveis se alguém o desejar (por default são escondidos).

Visto ver por cá todos os dias que threads são encerradas, os mods andam sempre a apagar offtopics e eu às vezes até me arrependo de abrir uma thread, chegar lá e estarem a falar de couves em vez de batatas, como seria suposto, gostaria que discutissem a viabilidade desta ideia.

Tendo em conta que a maior parte dos utilizadores são regidos de bom senso, isto poderia aliviar a carga à moderação e poupar uns minutos a quem gosta de ler as threads.

Em termos técnicos, penso ser perfeitamente exequível, portanto... Gostaria de saber a vossa opinião :)
 
Gosto bastante da ideia! :D
Mas o sistema ia ser abusado tal como no youtube. Ou seja, ia haver pessoal a thumb down posts por melhor que ele fosse.
 
Porque post mau != opinião que vai contra a minha. E muita gente de certeza que daria thumbs down a posts só porque, apesar do seu conteúdo útil, não lhes agrada.

Eu gosto da ideia, e gostava que isso fosse em frente. No entanto, haveria abusos que acabariam por dificultar ainda mais a vida ao staff, e é isso que inviabiliza a ideia :(
 
em vez disso acho que seria mais interessante implementar um sistema existente ja noutras comunidades baseado em agradecimentos dados/recebidos.
 
É uma boa ideia em teoria, o problema é que vai sempre haver quem deite abaixo porque não gosta de quem postou ou porque tem uma opinião contrária, como também vai haver o contrário, o habitual compadrio. Infelizmente é a verdade :(.
 
Ha uma proto-ideia em discussão mais no sentido do "este post foi util?" para secções de duvidas... mas nada de concreto ou que possa ser assegurado.
 
Eu também acho a idea muito boa, mas como já disseram, não é possível dada a dimensão do fórum e as "rivalidades" entre utilizadores.

Se fosse o Staff a dar a pontuação, aí sim, a coisa poderia funcionar.
 
Eu tinha postado isto noutro tópico:

Dado o enorme volume de posts e muitas vezes o tamanho dos mesmos, sugeria que se introduzi-se um sistema de rating para cada voto em que os users podessem votar, tipo Thumb Up, Thumb Down.

Isto porquê? Porque há posts que são mesmo uma cagada (ainda pior que o caganamata) e assim ao vermos o rating do mesmo (+ 5 positivos, -500 negativos) poderiamos ignorar ou dar mais interesse ao mesmo.

É uma forma de desincentivar os posts de fraco conteúdo e incentivar os posts bem estruturados e com algum conteúdo útil.

Just my 50 cents.

PS - Users ubercool como eu não poderiam ser votados negativamente, mas isso seria uma excepção aos Folding Artist.

A minha ideia não é o post ficar escondido se tiver muitos votos negativos. Mas sim mais uma ideia de "O post foi útil?" como o Konkasman referiu. Acho que seria gratificamente para quem perde mais que 2 segundos a pensar o que vai postar e seria bom para quem posta "lixo" ver que os seus comentários desapropriados não são bem aceites.

Ou então tirar a parte negativa da cena e permitir apenas votos positivos. :) Destacando os melhores posts. Havendo só a parte do reforço positivo.
 
Ou então tirar a parte negativa da cena e permitir apenas votos positivos. :) Destacando os melhores posts. Havendo só a parte do reforço positivo.

Exacto :) Como reward para os users melhor comportados poderia ser dado o reward de estatuto automático que indicasse o quão bem comportado e participativo (de forma útil) tem andado...

Para penalizações graves para alem dos ban's poderia existir um demote de estatuto...

Para ajudar a leitura de threads talvez pudesse ser aplicado um ligeiro (digo ligeiro senão teria o efeito contrário) realce visual em posts que tivessem sido considerados positivos...

O esconder posts penso que seja redundante pois existe a possibilidade de por users na lista para ignorar...
 
Já me tinha esquecido deste topico... Vou tentar explicar a minha visão melhor.

Porque post mau != opinião que vai contra a minha. E muita gente de certeza que daria thumbs down a posts só porque, apesar do seu conteúdo útil, não lhes agrada.

Eu gosto da ideia, e gostava que isso fosse em frente. No entanto, haveria abusos que acabariam por dificultar ainda mais a vida ao staff, e é isso que inviabiliza a ideia :(

Sim, infelizmente poderia dificultar. Ou não. Isso é algo que dificilmente se sabe à partida.

Isso já esteve implementado há uns tempos e não correu lá muito bem..., agora com a comunidade maior o problema seria outro, a juntar à infantilidade de alguns iriamos ter os abusos de outros...

Não é um sistema de user reputation. Isso falha imediatamente.

Eu também acho a idea muito boa, mas como já disseram, não é possível dada a dimensão do fórum e as "rivalidades" entre utilizadores.

Se fosse o Staff a dar a pontuação, aí sim, a coisa poderia funcionar.

O objectivo seria:
- Ganhar uns minutos de vida, ao ler o que realmente importa numa thread.
- Poupar algum trabalho ao staff, na medida em que, regra geral, os posts que são offtopic, não interessam realmente para a discussão, etc. estariam logo assinalados negativamente.

Exacto :) Como reward para os users melhor comportados poderia ser dado o reward de estatuto automático que indicasse o quão bem comportado e participativo (de forma útil) tem andado...

Para penalizações graves para alem dos ban's poderia existir um demote de estatuto...

Para ajudar a leitura de threads talvez pudesse ser aplicado um ligeiro (digo ligeiro senão teria o efeito contrário) realce visual em posts que tivessem sido considerados positivos...

O esconder posts penso que seja redundante pois existe a possibilidade de por users na lista para ignorar...

Não!! Isso dos estatutos é uma grande treta. Haveria por aí muito boa gente que começava simplesmente a inundar os posts com excertos retirados da wikipedia para subir de estatuto, por exemplo. Ainda ha pouco tempo vi um exemplo disso, e é daquelas coisas que me metem nojo :)
Quem não sabe, não deve ser incentivado a postar e isso é sem dúvida um incentivo daqueles bem grandes. Além de ser um atentado à desinformação.

Quanto ao esconder posts, se fossem escondidos, seriam em função da sua classificação individual e não do utilizador que o fez. A política é totalmente diferente. Lá por um utilizador ser um coxo em motores, não quer dizer que o seja em programação, por exemplo. Na ignore list não existe essa distinção.

A minha ideia não é o post ficar escondido se tiver muitos votos negativos. Mas sim mais uma ideia de "O post foi útil?" como o Konkasman referiu. Acho que seria gratificamente para quem perde mais que 2 segundos a pensar o que vai postar e seria bom para quem posta "lixo" ver que os seus comentários desapropriados não são bem aceites.

Ou então tirar a parte negativa da cena e permitir apenas votos positivos. :) Destacando os melhores posts. Havendo só a parte do reforço positivo.

Isso é uma ideia mais refinada e menos agressiva :)
 
@greven, tu que andas há uns tempos no fórum devias saber que não existe pior que os posts do caganamata :x2: Isso foi exagero, mas eu compreendo que tenha sido uma forma de realçar uma opinião :205:

@souto, é bem mais simples o report e ajuda bem mais o staff do que o sistema de pontuações, a ideia de facto agrada-me e só não a apoio porque já sei o que a casa gasta..., iriam haver vinganças e afins.

Uma alternativa boa a isso seria o sistema que o startux tem mas mais aperfeiçoado. Só poderia dar feedback que já o tivesse "acomulado" também, isto é, quem recebe X pontos de feedback positivo poderia dar até X de feedback e quem recebesse Y pontos de feedback negativo seria descontado ao total de pontos que poderia dar esses Y pontos.

Seria uma forma de controlar abusos, vinganças e criancisses mas isso iriam implicar algumas alterações ao sistema do fórum, algo que não me pareça que venha a acontecer num futuro próximo...
 
Uma alternativa boa a isso seria o sistema que o startux tem mas mais aperfeiçoado. Só poderia dar feedback que já o tivesse "acomulado" também, isto é, quem recebe X pontos de feedback positivo poderia dar até X de feedback e quem recebesse Y pontos de feedback negativo seria descontado ao total de pontos que poderia dar esses Y pontos.

Seria uma forma de controlar abusos, vinganças e criancisses mas isso iriam implicar algumas alterações ao sistema do fórum, algo que não me pareça que venha a acontecer num futuro próximo...

Essa ideia é de facto excelente. Mas iria implicar que todos os membros começassem com um número pré-definido de feedback que poderiam utilizar, certo? Por exemplo, começariam todos com 10 "pontos", já que se começasse com 0 seria impossível alguém atribuir um primeiro feedback positivo :-D.

Mesmo não sendo para já, gostaria realmente que num futuro próximo tal pudesse ser implementado.
 
Não é assim tão complicado de implementar Heckel, afinal... deve de certeza haver um plugin para isso se procurarem bem, isto é o VB, há plugins para tudo, se for preciso alterar, isto é um forum de informática, algum programador há-de meter a unha ao trabalho, afinal, casa de ferreiro espeto de pau? :p
 
Sinceramente, penso que o sistema actual está bastante bom e, pessoalmente, a maior gratificação que posso ter quando ajudo alguém ou esclareço alguma dúvida é um simples obrigado e saber que de facto ajudei...
 
Essa feature (ou semelhante) está integrada no ubuntuforums.org (também VB). O sistema de thanks. No perfil (aliás, por baixo do Avatar de cada user) aparece "this user was thanked x times in y posts" e também "this user has thanked z times".
 
Sendo este fórum vBulletin, existe o módulo de rating que gosto muito, onde se pode dar um rate ao post entre várias escolhas (Funny, Agree, Disagree, Useful, Friendly, Unfriendly, Awful Spelling, Good Idea, ZING!, Linux King, Windows King, Linux Helper, Windows Helper, etc..) muito úteis.
 
Back
Topo