Sistema de "grelha" super-rápido poderá tornar obsoleta a Internet

xuleca

Power Member
Tecnologia: Sistema de "grelha" super-rápido poderá tornar obsoleta a Internet

07 de Abril de 2008, 08:28
Londres, 07 Abr (Lusa) - Cientistas desenvolveram na Suíça um gigantesco sistema computacional de "grelha" (GRID) que poderá em breve tornar obsoleta a Internet, noticia hoje o Daily Telegraph.
O novo sistema, 10.000 vezes mais rápido do que as ligações em banda larga, permitirá descarregar ficheiros de filmes e música em segundos.
Inventado na Organização Europeia de Investigação Nuclear (CERN), tal como a Internet, este sistema poderá fornecer a energia necessária para enviar imagens sofisticadas, permitir jogos instantâneos entre centenas de milhar de participantes e oferecer ligações videotelefónicas em alta definição ao preço de uma chamada local.
David Britton, professor de Física na Universidade de Glasgow e figura destacada no projecto "grelha", acredita que esta tecnologia poderá mudar a sociedade.
"Com este tipo de poder computacional, as gerações futuras terão a capacidade de colaborar e comunicar em modos que pessoas mais velhas, como eu, não podemos sequer imaginar", disse o cientista ao diário londrino.
O lançamento do novo sistema está previsto para este Verão, quando for ligado o acelerador de partículas LHC (Large Hadron Collider), destinado a investigar as origens do Universo.
A "grelha" irá também armazenar a informação que gerar, já que a Internet não terá capacidade para capturar volumes de dados de tão grandes dimensões.
O novo sistema foi construído com cabos de fibra óptica e modernos centros de reencaminhamento e distribuição, o que significa que não haverá componentes ultrapassados que possam parar o dilúvio de dados, como acontece com a Internet.
Já estão instalados 55.000 servidores da "grelha", um número que deverá crescer para 200.000 nos próximos dois anos.
CM
Lusa/fim
Fonte

Cumprimentos
 
São excelentes notícias. Já se notava um decréscimo acentuado na evolução da internet nos últimos anos.
Mas fiquei curioso, como é que isso vai funcionar exactamente? É uma GRID sim senhor, mas qual é o seu princípio?
 
São execelentes noticias.. vamos ver é os preços daquilo...
Ainda por cima n vai haver cobertura em todo o lado, uma vez que apenas funciona por fibra optica..
Contudo é uma revolução espantosa...
 
hum aquilo é coisa feita para o LHC poder enviar os dados aos processadores :P até se tornar no que temos vai demorar algum tempo !
 
Back
Topo