Pequena review de Dell M2300

nickie

Power Member
Viva,

Depois de um ano atribulado em que enviei o meu A8Js para arranjar 4 vezes, foi-me concedido um reembolso parcial (80%) do montante pago (estou no UK e por cá a lei permite descontar um montante conforme o tempo de utilização que tenha passado) e resolvi comprar um Dell M2300 como substituição.
As características do computador são as seguintes:
- T8300 2.4ghz
- 4gb RAM
- nVidia Quadro FX360M 128MB GDDR3 dedicados
- HD 160gb 7200 rpm com sensor de queda
- Monitor de 14.1@1440*900 Mate!
- intel wireless n
- bluetooth
- 4 portas USB
- Saída VGA (não tem HDMI ou afins)
- chassi em liga de magnésio
- bateria de 6 células com possibilidade de expansão com bateria secundária de 6 células (trocando o dvd que é hotswapable). Em vez da bateria de 6 células, pode vir com uma de 9 células, mas esta fica de fora na parte da frente do computador (fica um pouco feio e não sei até que ponto é confortável, se bem que já vi reviews em que os utilizadores até gostam)
- Possibilidade de expansão com docking station
- Vista Business 64bits
- Garantia 3 anos, next business day, onsite
- Preço: £999 +/- €1290 (tive sorte com a devalorização da libra!!! Se fosse há um ano eram €1500).

Análise:
À primeira vista com computador não é propriamente bonito , mas também não é um caixote feio. É mais bonito que o A8js, mas não deixa de ser um business laptop que são sempre esteticamente menos apelativos que os da linha de consumo. No entanto, nota-se que a qualidade de construção é substancialmente superior (de extrema qualidade mesmo) uma vez que se trata de um portátil da linha business: tampa em liga de magnésio e julgo que todos os plásticos também têm magnésio misturado, não se sentindo aquele toque de plástico normal. Não notei qualquer afundamento dos plásticos e da tampa quando apliquei alguma força. É leve, mas estava à espera que fosse um pouco mais leve.

O teclado é muito bom (bem melhor do que o do Asus) e não se nota qualquer afundamento das teclas.

O disco é rápido mas aquece um pouco. Não se nota muito na palmrest mas nota-se na parte de baixo. Enquanto andei a instalar uns programas (Vista e afins) o disco ficou bastante quente. Faz um pouco de ruído como todos os de 7200rpm. Não tenho nada a apontar.

Quanto ao ruído da ventoinha, este não é muito mas existe notando-se mais quando esta está em velocidade elevada, mas mesmo em velocidade elevada faz menos barulho que o A8js em modo default. De uma forma genérica esta está quase sempre ligada, mas notei que por vezes se desliga. Como tinha a casa bastante quente na altura e o disco sempre a puxar, isto pode ter algum impacto, uma vez que à noite reparei que por vezes se desligava.

Quanto à bateria, sem qualquer undervolt ou dispositivo desligado consigo ter 3horas e qq coisa com navegação na net escrita de documentos e assim. Se desligar alguns componentes (nomeadamente retirar o leitor de dvd) consigo certamente mais, mas ainda não o testei. No A8js o máximo que consegui foram 2.40/2.45 com imensos dispositivos desligados (bluetooth, Wifi, modem, infrared, ...).

Placa gráfica: a placa grafica é mais do que suficiente para o Vista e para uma utilização normal. Ainda não joguei por isso não sei como se comporta em jogos, mas pelo que consegui apurar é ligeiramente superior a uma 8400GS. Uma coisa que notei é que, por vezes no Vista, qd estou a usar o Aero a minimização das aplicações não é smooth (um pouco aos solavancos). Não sei se é uma questão de drivers ou quê.
Edit: julgo que já descobri a razão para que isto aconteça. A placa gráfica tem aceleração dinâmica pelo que, quando não estou a usar muito a placa gráfica (por exemplo, agora que estou a escrever este texto), automaticamente os clocks são reduzidos (julgo que para diminuir o calor gerado e gastar menos energia). Quando necessito de placa gráfica, então ela aumenta os clocks só que isso implica um certo lag. Se usar o flip3d depois de ela reduzir os clocks a primeira utilização (talvez o primeiro segundo depois de o activar) fica um pouco aos solavancos, mas depois fica completamente smooth.

Monitor: o monitor é muito bom. Julgo que preciso de calibrar as cores, mas de resto é fantástico. Tem ângulos de visão muito bons em todos os sentidos (o pior é por cima) e o facto de ser mate evita os reflexos dos glossy.

Touchpad: o touchpad é muito bom. Um pouco pequeno mas responde bem ao toque e é muito preciso. O material na superfície é um pouco rugoso o que permite ter uma sensação de controlo maior. Os botões são muito bons, pouco ruidosos (muito pelo contrário) e dão uma sensação de robustez. Curiosamente, para além do touchpad tb tem um daqueles sticks no meio do teclado que servem de rato (com mais 2 botões).

Conclusão: uma excelente compra, com qualidade de construção invejável.

Edit: Windows Performance Index
Processor: 5.3
Memory: 5.1
Aero: 4.0
Gaming: 4.6
HDD: 5.2
Base score: 4.0 (devido ao score da placa gráfica no Aero)
 
Última edição:
O ponto fraco é só a gráfica, mas como a máquina não é para um uso exigente a nível gráfico, a gráfica é suficiente.

cumps e boa compra!
 
Excelente review! Pena é que a oferta da Dell portuguesa, para o mercado doméstico, seja uma desilusão absoluta.

Pois... No mercado empresarial onde se enquadra o M2300 não é muito melhor. Oferta tem, mas a preços proibitivos. Para terem a noção, um computador equivalente da Dell Portuguesa custava quase €1900, e mesmo assim vinha com um T7500 não com o T8300. No UK eles são muito agressivos no que concerne ao pricing. Este computador começou por estar por £1150 (+£36 para teclado PT) com um T7500 e Vista Business 32bits. Entretanto, sem grande esforço (na realidade foi só dizer que já tinham saído os T8300) e um pouco de lamúrias, ofereceram-me o T8300, vista 64bits (que não estou a usar porque um programa essencial para o meu trabalho é a 32 bits e o Vista não deixa instalar), baixaram o preço para £999 com entrega e ainda me ofereceram o teclado em PT.
 
Última edição:
Back
Topo