Canon Powershot G9 vs Panasonic Lumix DMC-FZ18

simsim

Membro
boa tarde a todos

pretendo comprar uma máquina fotografica que não seja profissional mas que me permita tirar boas fotos aos meus trabalhos (pinturas, desenhos, etc), imagens com boa qualidade, uma vez que gosto mt de fotografia e sou de artes, assim como para aquelas fotos mais "vulgares" - ferias, festas, etc. inicialmente pensei na sony H9, mas pelos reviews em diversos sites percebi que não é nenhum sonho de máquina para o preço que custa. falaram-me na canon G9, e é certo que as canon têm uma boa "reputação". no entanto encontrei esta panasonic FZ18 que tem um preço parecido e mais zoom. gostaria de saber a vossa opiniao sobre qual será a melhor maquina.
obrigada :)
 
A canon G9. Para o que queres acho que e melhor.
A G9 tem um zoom de 6x (se nao me engano), deve dar-te a vontade para o que queres.
 
boa tarde a todos

pretendo comprar uma máquina fotografica que não seja profissional mas que me permita tirar boas fotos aos meus trabalhos (pinturas, desenhos, etc), imagens com boa qualidade, uma vez que gosto mt de fotografia e sou de artes, assim como para aquelas fotos mais "vulgares" - ferias, festas, etc. inicialmente pensei na sony H9, mas pelos reviews em diversos sites percebi que não é nenhum sonho de máquina para o preço que custa. falaram-me na canon G9, e é certo que as canon têm uma boa "reputação". no entanto encontrei esta panasonic FZ18 que tem um preço parecido e mais zoom. gostaria de saber a vossa opiniao sobre qual será a melhor maquina.
obrigada :)

A Canon G9 é provavelmente a melhor compacta que poderás comprar, e superior à Pan FZ18.
O zoom enorme da FZ18 tráz com ele compromissos na qualidade da lente/imagem, por isso, a não ser que precises mesmo de um grande zoom, que não parece ser o caso, olha para outra máquina. O ideal é começares por decidir se tens alguma limitação quanto ao tamanho máquina, que tipo de uso que pretendes fazer (apenas point&shoot ou usar modos manuais) e o limite de €€. A partir daí é mais fácil fazer escolhas.

Dá uma olhada nestas analises:
http://www.dpreview.com/reviews/canong9/
http://www.dpreview.com/reviews/panasonicfz18/

cumps,
Carlos
 
Porque é que as pessoas olham sempre para as Sony quando há marcas que já andam há décadas nisto da fotografia? :lol:

A Canon G9 é a melhor máquina que há sem ser SLR, e sem entrar para valores astronómicos.

A FZ18 é uma máquina que perde muito pelo zoom, por isso como já disseram, se não precisas, não compres.
 
A Canon G9 é provavelmente a melhor compacta que poderás comprar, e superior à Pan FZ18.
O zoom enorme da FZ18 tráz com ele compromissos na qualidade da lente/imagem, por isso, a não ser que precises mesmo de um grande zoom, que não parece ser o caso, olha para outra máquina. O ideal é começares por decidir se tens alguma limitação quanto ao tamanho máquina, que tipo de uso que pretendes fazer (apenas point&shoot ou usar modos manuais) e o limite de €€. A partir daí é mais fácil fazer escolhas.

Dá uma olhada nestas analises:
http://www.dpreview.com/reviews/canong9/
http://www.dpreview.com/reviews/panasonicfz18/

cumps,
Carlos

ola
pois nao preciso de um zoom de 18x realmente, ate porque de certeza que as fotos nao devem ficar grande coisa quando é utilizado ao maximo. tambem quero usar os modos manuais claro, e axo k com estas ja posso "brincar" um pouco e tirar partido nesse sentido, e tenho a vantagem de fazerem fotos em RAW. tenho como limite os 500€. mas já vi que o pessoal todo se inclina para a canon G9. obrigada pela ajuda!:001:
 
A questão de "não precisar de zoom" é relativo... (a meu ver). Eu tenho uma FZ50 e tiro fotos excelentes com o zoom no máximo (12X), que posso usar ou não. E confesso que já me deu muito jeito, muitas vezes! Se se tem pode-se usar ou brincar um bocadito, se não se tem, não se tem. Para além de que a FZ50 é mais barata que a G9 e em termos de ISO pelo que estive a ver e pelo que Já experimentei com a FZ50, andam as duas pelo mesmo!

Podes sempre dar aqui uma olhadela
http://www.dpreview.com/reviews/panasonicfz50/

Cumps!
 
Última edição:
Sim, é relativo, até porque tanto uma como a outra tiram fotos muito boas. Eu acho que não vale porque para mim a G9 tem sempre a vantagem se ser compacta, e pelo que ele diz, é mais barata que a FZ50.

São coisas diferentes, mas se for para gastar mais dinheiro, e andar com uma máquina maior, já prefiro uma SLR, que uma máquina destas.
 
Mas claro que temos que ter em conta os gastos futuros que uma SLR tem e que um bridge ou super zoom não tem! Como tudo na vida, tem os seus pontos positivos e os seus pontos negativos... Isso depois também tem a ver, se ele estará interessado em gastar dinheiro num futuro próximo ou não.
 
Sim claro, sem dúvida. Se não quer investir em lentes, então nesse caso mais vale uma destas duas, e a FZ50 sempre tem mais versatilidade de lente, em troca de tamanho.
 
Epá, eu nem li os posts abaixo, mas INDISCUTÍVELMENTE a G9. É um mundo completamente à parte. Se eu te disser que a FZ8 tem melhor qualidade de imagem do que a FZ18 és capaz de não acreditar, não? Pois é, vai ao dpreview.com e lê TUDO o que é dito sobre as duas e a conclusão. Se estás inclinado pró barato e bom (ISOs/highlights à parte), FZ8, se pró caro e MUITO BOM, G9. A FZ18 sai fora de campo neste campeonato :D

E já agora, se estás inclinado pró MUITO BOM e mais barato (ISOS à parte), FZ50 (eu nem devía dizer isto que ainda estive a considerar apanhar uma mesmo aqui em frente aos olhos de todos abaixo dos €325). Mas pronto, decidi-me ficar pela S6500 (pelo ISO, não pela lente, como é óbvio) até comprar a S100 fs (se de facto valer a pena) ou Nikon D40 (se me adaptar à falta de Live View) :P
 
Última edição:
muito obrigada pela vossa ajuda desde ja
Pois o que me atrai tambem na G9 é o facto de ser mais pequena que as outras. mas tambem sou capaz de me habituar a andar com uma maior se a sua qualidade se justificar, daí as minhas duvidas...
obrigada
 
Não é pela qualidade, nem funções, porque nisso a G9 não deve nada a ninguém. A decisão entre G9 e FZ50 é mais pelo tamanho vs zoom que outra coisa. Daí eu achar que se não precisas de tanto zoom, a G9 sempre é mais maneirinha e pode andar sempre contigo, no bolso.
 
E a G9 bate a Panasonic FZ50 em ISO, logo, isso (para mim) já era um factor a ter em conta (muito importante).

Se optares por uma máquina mais barata mas com boa qualidade havendo um enorme compromisso nos ISOs acima de 100 (acima de ISO 200 é para esquecer), Panasonic FZ8 (é melhor que a FZ18 - qualidade de imagem). Se de facto optares pelo melhor que o teu dinheiro pode comprar dentro das bridge/compactas, G9 (neste caso compacta, que bate todas as bridge do mercado - algumas grandes calhamaços com aspecto de SLR - pena é ser só o aspecto).

E coloca-se a questão: e o mega-zoom? Acabamos por não usar,ao contrário do que pensamos. O zoom da G9 chega perfeitamente. E o "caber no bolso" é algo que me deixa a salivar não fosse eu ter problemas a fotografar pelos LCD com luz do dia (sou obrigado a usar bridges - piores que a G9 - para usar o viewfinder electrónico onde vejo lindamente. Isto porque tenho um problema na retina que não me deixa ver o LCD com luz do dia, senão a G9 já cá estava e era para ficar por MUITO tempo).

Ainda assim vou ver se compro uma lá para o Verão (mais barata nos USA) e lhe coloco um para sol no LCD a ver se assim já vejo, que penso que sim. Estou-te a contar esta história toda, prque já tive práticamente tudo o que é bridges e estou insatisfeito com a qualidade de imagem. Qualidade mesmo próxima de uma SLR, só mesmo a G9 e a FZ50 (esta última a ISO 100, o que é ALTAMENTE limitativo, daí me deixar com mil e uma reservas).

E acho que o melhor exemplo que te posso dar para finalizar é a Fuji S100 fs que acabou de sair quase a €600. Em ISO é muito boa (já o era a S6500), mas em lente e pelo que já pude ler (e ver), é inferior. Aberrações cromáticas ao mais alto nível e corner softness. Estamos a falar de um "calhamaço" de 1KG que quem te vir com aquilo pensa que estás com uma brutal SLR nas mãos. Concluíndo: Prefería a G9.

E acho que o pessoal daqui do fórum vai ter um ataque cardíaco com aquilo que acabei de escrever depois de me verem a defender tanto a fuji/bridges. Defendía-as pela qualidade/preço. São "baratas", dentro do meu conceito de barato.
 
Última edição:
E a G9 bate a Panasonic FZ50 em ISO, logo, isso (para mim) já era um factor a ter em conta (muito importante).

Se optares por uma máquina mais barata mas com boa qualidade havendo um enorme compromisso nos ISOs acima de 100 (acima de ISO 200 é para esquecer), Panasonic FZ8 (é melhor que a FZ18 - qualidade de imagem). Se de facto optares pelo melhor que o teu dinheiro pode comprar dentro das bridge/compactas, G9 (neste caso compacta, que bate todas as bridge do mercado - algumas grandes calhamaços com aspecto de SLR - pena é ser só o aspecto).

E coloca-se a questão: e o mega-zoom? Acabamos por não usar,ao contrário do que pensamos. O zoom da G9 chega perfeitamente. E o "caber no bolso" é algo que me deixa a salivar não fosse eu ter problemas a fotografar pelos LCD com luz do dia (sou obrigado a usar bridges - piores que a G9 - para usar o viewfinder electrónico onde vejo lindamente. Isto porque tenho um problema na retina que não me deixa ver o LCD com luz do dia, senão a G9 já cá estava e era para ficar por MUITO tempo).

Ainda assim vou ver se compro uma lá para o Verão (mais barata nos USA) e lhe coloco um para sol no LCD a ver se assim já vejo, que penso que sim. Estou-te a contar esta história toda, prque já tive práticamente tudo o que é bridges e estou insatisfeito com a qualidade de imagem. Qualidade mesmo próxima de uma SLR, só mesmo a G9 e a FZ50 (esta última a ISO 100, o que é ALTAMENTE limitativo, daí me deixar com mil e uma reservas).

E acho que o melhor exemplo que te posso dar para finalizar é a Fuji S100 fs que acabou de sair quase a €600. Em ISO é muito boa (já o era a S6500), mas em lente e pelo que já pude ler (e ver), é inferior. Aberrações cromáticas ao mais alto nível e corner softness. Estamos a falar de um "calhamaço" de 1KG que quem te vir com aquilo pensa que estás com uma brutal SLR nas mãos. Concluíndo: Prefería a G9.

E acho que o pessoal daqui do fórum vai ter um ataque cardíaco com aquilo que acabei de escrever depois de me verem a defender tanto a fuji/bridges. Defendía-as pela qualidade/preço. São "baratas", dentro do meu conceito de barato.

A G9, pela review do dpreview, aos 400 de ISO já se borra toda, portanto não é assim tão maravilhosa, e está ao nível da fZ50 ... Tem outras vantagens, mas não essa :)
 
Sim eu sei, mas a FZ50 a ISO 400 ou é para perder todo o detalhe com o seu "maravilhoso" VENUS III ou é para ser completamente inútil a não ser que fotografes em .RAW e domines o NeatImage ou similar. Acho a G9 melhor a esse nível (mas pronto, posso estar enganado).
 
Última edição:
A G9, pela review do dpreview, aos 400 de ISO já se borra toda, portanto não é assim tão maravilhosa, e está ao nível da fZ50 ... Tem outras vantagens, mas não essa :)

Para mim a principal diferença, em relação aos ISOs, está na abordagem tomada pela marca. É que a Canon opta por aplicar o mínimo noise reduction, e manter o máximo detalhe. Se o utilizador quiser, pode usar o Neat Image, ou coisa do género. A Panasonic faz exactamente o oposto, usa um NR bastante agressivo, e isso já não é reversível a menos que tenhas o RAW.
 
Para mim a principal diferença, em relação aos ISOs, está na abordagem tomada pela marca. É que a Canon opta por aplicar o mínimo noise reduction, e manter o máximo detalhe. Se o utilizador quiser, pode usar o Neat Image, ou coisa do género. A Panasonic faz exactamente o oposto, usa um NR bastante agressivo, e isso já não é reversível a menos que tenhas o RAW.

Nunca tinha visto sob essa perspectiva, mas tem lógica, sim. Anyway, no dpreview chegam memso a dizer que o Iso 800 e 1600 é só para brincar, e o 400 só mesmo se for necessário ... Isso faz-me logo lembrar as Panasonic (hey, já tive uma FZ5 e conheço bem a FZ50, sei bem do que a casa gasta ;))
 
Última edição:
Sim, a G9 também não é beleza nenhuma nos ISOs altos. Da Panasonic costumo usar a LX2, concorrente directa da G9, mas é igual a todas as outras Panasonics.

Acho que a Panasonic devia tomar outra abordagem, porque o público geral nem se apercebe dos artefactos, portanto nas máquinas para o público geral estão bem, mas para um utilizador mais avançado, que é quem compra a FZ8, a FZ50 ou a LX2, deviam tomar a mesma abordagem da Canon. E aliás, é o que a Leica faz, "desliga" o venus das Panasonic.
 
Back
Topo