[Tutorial] Downgrade de BIOS de boards ASUS

Guga

Power Member
Boas pessoal (Espero ter postado na secçao certa -.-), venho aqui explicar, para quem precisa e nao sabe, como fazer downgrade (ou upgrade, para quem nao sabe usar o EZ-FLASH) de bios...apenas vou falar de boards da Asus.

Ora bem, o programa EZ-FLASH 2 (Ou EZ-Flash apenas) nao permite downgrades, quando selecionamos uma ROM antiga neste, ele diz que a que temos e mais recente e nao deixa flashar com a antiga....
O Asus Update Utility permite faze-lo mas apenas as versoes mais antigas do programa, porque as mais recentes tambem estao bloqueadas para ROM's mais recentes apenas...

Fiz upload do Asus Update Utility que estou a usar, que permite fazer downgrade e passo a explicar como faze-lo depois de instalar o programa.

Asus Update Utility
Link alternativo 1
Link alternativo 2
[Em caso de links quebrados avisem aqui no post ou por PM]

Vao ao site da Asus, pesquisem pelo modelo da vossa board, vao a secçao de download, BIOS, e depois façam download da BIOS que querem, vai estar em rar, extraiam o ficheiro ROM que esta dentro do rar no ambiente de trabalho para ser mais facil depois aceder.

Depois de instalar o programa e ter a BIOS que querem fazer downgrade [ou upgrade tambem da], e suponho que o saibam fazer :p, abram o atalho que ele criou no iniciar chamado ASUSUpdate.

Vai aparecer algo deste genero (Alias...igual a isto mas sem o wallpaper...:D) :

asusupdateutilitykk9.jpg


Cliquem no sitio onde diz "Update BIOS from the internet" e depois vai vos aparecer uma lista de opçoes, selecione "Options" e depois cliquem no botao "Next" que esta em baixo...

Vai vos aparecer isto:
downgd7.jpg


Cliquem na caixa de verificaçao antes de "BIOS Downgradable" para permitir o downgrade. Como vem na imagem a minha caixa de verificaçao ja tem o visto, mas quande se instala ele nao vem assim.

Depois em baixo onde clicaram para ir a "Options" clicam agora em "Update BIOS from a file", cliquem "Next" e seleccionam o ficheiro ROM que fizeram download do site da Asus...

selmb2.jpg

(As vossas ROM's devem ter um icone diferente, e nome tambem claro...Apenas certifiquem se que selecionam a rom e cliquem abrir)

Depois disto feito o programa vai verificar a ROM e vai vos aparecer isto:
asusqo1.jpg


Clicam no botao Flash em baixo e ele vai apagar a BIOS actual, flashar com o ficheiro ROM que selecionaram e depois verificar a ver se ficou tudo bem feitinho, depois vai aparecer um aviso para reiniciarem clicam Sim ou Yes ou o que quer que seja dependendo da lingua do vosso sistema operativo...

Ele vai reiniciar e quando arrancar vai dizer no POST "EEPROM Checksum error" ou algo do genero n m lembro bem, basta clicarem F2 para ele fazer loading dos defaults, ou F1 para irem a bios configurarem com as vossas definiçoes...
E ja ta tem a BIOS flashada :D



Espero que este post seja util a muite gente :D

Cumps

EDIT: Nao me responsabilzo, pois mudar bios atravez do windows pode corromper a bios.
 
Última edição:
Boas

Bom tutorial para quem nao esteja minimamente familliarizado com o programa !

PS: em boards ASUS X38 o downgrade via asusupdate so e possivel com a versao AsusUpdate v61002 e a mesma penso que so funciona no XP , no Vista penso que nao funciona! Pelo menos eu quando ainda tinha o Q6600 queria fazer downgrade da bios com windows Vista 64bit e nao consegui !


cumps
 
Última edição:
Pois este tutorial foi baseado no XP, nao me posso pronunciar sobre o vista :S
Essa versao do asusupdate nao sei se da pa downgrade....talvez por ser mto recente...
 
Ainda a pouco tempo tive de andar a procura como o fazer na minha Asus x38 andei as voltas e la consegui encontra uma versao que desse. Mas tive sorte que o windows arrancava porque caso nao consigam passar do post fazer o downgrade pelo que tentei nao consegui.
 
Boas,
Para que serve fazer downgrade da versão da BIOS? Têm-se melhorias em overclock ou qualquer coisa assim? :p

Cumps ;)
 
Boas,
Para que serve fazer downgrade da versão da BIOS? Têm-se melhorias em overclock ou qualquer coisa assim? :p

Cumps ;)

Nao se tem melhorias por fazer downgrade, por exemplo a bios 1000 pode ser melhor que a 600 para overclock por ter menos vdroop, ou ao contrario a 600 ser melhor, e tu tares na 1000 precisas voltar a 600 pa teres menos vdroop...fazes downgrade :003:
Cumps
 
Boas,
Para que serve fazer downgrade da versão da BIOS? Têm-se melhorias em overclock ou qualquer coisa assim? :p

Cumps ;)

Se instalares uma Beta bios e ela nem te deixar entrar no sistema operativo vais querer voltar para uma que funciona. Ja me aconteceu varias vezes e acho em alguns casos é escandaloso como é que metem novas bios beta que sao um amontoado de bugs, alguma como ja referi nao passam do post.
 
Se instalares uma Beta bios e ela nem te deixar entrar no sistema operativo vais querer voltar para uma que funciona. Ja me aconteceu varias vezes e acho em alguns casos é escandaloso como é que metem novas bios beta que sao um amontoado de bugs, alguma como ja referi nao passam do post.

Sabes que isso depende de sistema para sistema, algumas beta funcionam perfeitamente nuns sistemas e noutros n.... é caso pa dizer q tens tido azar...
 
Boas

Bom tutorial para quem nao esteja minimamente familliarizado com o programa !

PS: em boards ASUS X38 o downgrade via asusupdate so e possivel com a versao AsusUpdate v61002 e a mesma penso que so funciona no XP , no Vista penso que nao funciona! Pelo menos eu quando ainda tinha o Q6600 queria fazer downgrade da bios com windows Vista 64bit e nao consegui !


cumps

Asus Update não funciona a 100% com o Vista 64.. talvez dai o teu problema
 
Boas pessoal desta vez n consigo fazer o downgrade, ja fiz uma vez e tudo deu bem, mas agora n deixa, n percebo pk.


Acontece-m o seguinte:

downgradeft2.png


Se algum souber o problema e me ajudasse agradecia.

Cumps
 
Boas pessoal

É o seguinte, eu instalei a bios 2801 na minha board, e deu barraca, agora queria fazer o downgrade e ao instalar o Asus Update Utility, diz-m k a minha board n e uma asus lol, n sei o k fazer, ja tentei instalar varias versoes e nd.

Agradecia ajuda

Cumps
 
Tenta com o ezflash metes as bios numa pen e no post fazes ALT+F2 ou escolhes a opção do ezflash na bios da board, pelo menos a minha p5e tem isso na própria bios .
 
Boas pessoal

É o seguinte, eu instalei a bios 2801 na minha board, e deu barraca, agora queria fazer o downgrade e ao instalar o Asus Update Utility, diz-m k a minha board n e uma asus lol, n sei o k fazer, ja tentei instalar varias versoes e nd.

Agradecia ajuda

Cumps
Pois. Quando eu tento instalar o Asus Update Utility também diz que a minha motherboard não é asus.:mad:
 
O ASUS UPDATE é simplesmente o PIOR programa que existe para flashar BIOS em motherboards ASUS !!! O programa é muito giro e tal, fácil de utilizar, mas MUITO SUSCEPTIVEL A ERROS que nos piores casos INUTILIZAM A BOARD tendo esta que ir para RMA.
O programa mais seguro que há para flashar BIOS em ASUS é o AWDFLASH qie vem no CD de drivers juntamente com a BOARD ou então fazer o download do site da ASUS!!
Com este programa os flashes são 100% seguros e podemos flashar qq BIOS mais recente ou mais antiga.
 
quando precisei de fazer downgrade na P5K-E tive mesmo de usar a tecnica do "bios update falhado de proposito"
depois usei o cd da board para recuperar a bios e em seguida consegui fazer update para a bios que queria

em principio nao há prob, pois para isso é que serve o crashfree
 
O ASUS UPDATE é simplesmente o PIOR programa que existe para flashar BIOS em motherboards ASUS !!! O programa é muito giro e tal, fácil de utilizar, mas MUITO SUSCEPTIVEL A ERROS que nos piores casos INUTILIZAM A BOARD tendo esta que ir para RMA.
O programa mais seguro que há para flashar BIOS em ASUS é o AWDFLASH qie vem no CD de drivers juntamente com a BOARD ou então fazer o download do site da ASUS!!
Com este programa os flashes são 100% seguros e podemos flashar qq BIOS mais recente ou mais antiga.

Ia agora mesmo dizer isso.

Quem flasha a bios apartir do windows está mesmo a pedir pra brickar a board...

o AFUDOS baseado no DOS é 100% seguro, a seguir a isso tem o EZ-FlashII (ALT+F2 no boot) que tem taxa de sucesso de 99%.

Depois nao digam que nao avisamos...

PS: Quem nao acredita devia ler o forum VIP da asus....
 
???!!! diz que a minha motherboard não é da ASUS :-D

Acho que só tenho tido problemas desde que actualizei a BIOS para a versão mais recente, e este é mais um deles. E o que é mais estranho foi que já utilizei esse programa e dava, agora não.
 
Back
Topo