FILTROS. Quais, como melhor utilizar, etc...

Dado ser um ABSOLUTO iniciado nesta matéria e depois de ter visto umas fotos do Edgar que me despertaram o maior interesse em tirar proveito de alguns BONS filtros, peço-vos que:

- falem sobre o assunto
- mostrem fotos utilizando o fitro X ou Y e digam que filtro é e o que faz
- como melhor utilizar os filtros ou um determinado filtro
- e tudo o mais que vos parecer interessante partilhar e comentar, de uma forma "pedagógica", para quem ainda desconhece e está com vontade de aprender e evoluir nesse sentido.

E já agora se me permites, Edgar, para dar início ao tópico de uma forma inspiradora:

dsc019603zc6.jpg
 
Última edição:
Exactamente, aliás como tinha dito o Edgar o Tobacco foi o utilizado na foto acima. Não percebí muito bem como se monta isso (eles vendem o kit completo, certo?), mas vou ver melhor. De qualquer forma tenho de aguardar pela Fuji S100 fs, porque a série A é para 67mm e para 58mm não há :)

EDIT: ahh, afinal existe para 58mm, não é?
 
Última edição:
Para usar os filtros Cokin P ou A, tem que se comprar um suporte para o filtro mais as roscas adaptadoras para as lentes, conforme a medida.
Depois é só comprar os filtros quadrados e montar no apoio.

As lentes, para se conseguir usar um filtro como deve ser, não podem rodar o elemento frontal durante a focagem. Caso o façam, vai dar chatices. Tem que se focar primeiro, e depois ajustar o filtro.
 
por acaso tenho andado a ver de filtros para a 9600. queria ver se arranjava um polarizador, um para escurecer o ceu (tipo gradient) e uns coloridos... pelo que já experimentei no photoshop, os coloridos (pelo menos o azul e o vermelho) em fotos a preto e branco ajudam muito ;)

Para usar os filtros Cokin P ou A, tem que se comprar um suporte para o filtro mais as roscas adaptadoras para as lentes, conforme a medida.
Depois é só comprar os filtros quadrados e montar no apoio.

As lentes, para se conseguir usar um filtro como deve ser, não podem rodar o elemento frontal durante a focagem. Caso o façam, vai dar chatices. Tem que se focar primeiro, e depois ajustar o filtro.

ponto positivo para 9600 :D
 
Última edição:
com um filtro polarizador tb se consegue aquele aspecto mais azulao do ceu, ne?
de tds os filtros sera provavelmente o que mais vale a pena, penso eu :P
 
Bom, acho que nao consigo fazer melhor do que a wikipedia, mas possuo dois filtros : Neutral density 4 (ND) e um Circular Polarizer (CP).
Uma coisa que vao reparar se lerem o artigo da wikipedia, ou qq outro sobre filtros, e que eles fazem coisas que a maior parte de nos consegue fazer em pos processamento (PS e afins).

Mas atencao, o PS nao substitui os filtros, em especial os ND e polarizadores.
Acho que sao dos mais uteis, ou que pelo menos dificilmente podem ser imitados.

Filtros densidade neutral - Neutral Density (ND)
Muito simplesmente os ND tiram-te luz sem afetar a cor. NDx4 quer dizer que so um quarto da luz passa (2 stops).
Para que usas?
Por exemplo, para fotografar cascatas, ou capturar rastos de farois de veiculos a noite. Nestas condicoes estaras com tempos de exposicao muito grandes. A luz capturada vai ser tanta que no caso de cascatas durante o dia podes ficar com uma imagem quase branca. Com exactamente os mesmos settings mas pondo um filtro ND entre a lente e o objecto, retiras luz e mantens o detalhe.

------
Hei-de tentar fazer umas imagens antes/depois para complementar.
 
EDIT: ahh, afinal existe para 58mm, não é?
Pelo menos neste tem lá opção de vários diametros, incluindo 58mm.

Para usar os filtros Cokin P ou A, tem que se comprar um suporte para o filtro mais as roscas adaptadoras para as lentes, conforme a medida.
Depois é só comprar os filtros quadrados e montar no apoio.

As lentes, para se conseguir usar um filtro como deve ser, não podem rodar o elemento frontal durante a focagem. Caso o façam, vai dar chatices. Tem que se focar primeiro, e depois ajustar o filtro.
Por acaso esse elemento na canon 50mm f1.8 não roda, e só reparei agora... estava a pensar usar na 18-55mm por causa dos 18mm, mas aquilo roda.

Já agora, há maneira de aproveitar o material em diferentes objectivas (com diferentes diametros)? Algum suporte que se mude e fica compatível?

com um filtro polarizador tb se consegue aquele aspecto mais azulao do ceu, ne?
de tds os filtros sera provavelmente o que mais vale a pena, penso eu :P
Pelo que vi no site são também dos mais caros, lá para os 60€!
 
|[-BooT-]|;2749306 disse:
ponto positivo para 9600 :D

Normalmente só algumas lentes em SLRs é que rodam. Na minha os filtros não mexem, nem para a frente, nem para trás, nem roda. Não estão apoiados na lente.

OldMan, O suporte pode levar aneis de vários tamanhos. É uma questão de comprares anéis com rosca à medida das tuas lentes. Podes ter um suporte, e ter os anéis de 67mm, 58mm e 52mm, por exemplo.
E tens que certificar que o suporte e filtro em si são maiores que o anel. Acho que os Cokin A são mais pequenos que os Cokin P.
 
OldMan, O suporte pode levar aneis de vários tamanhos. É uma questão de comprares anéis com rosca à medida das tuas lentes. Podes ter um suporte, e ter os anéis de 67mm, 58mm e 52mm, por exemplo.
E tens que certificar que o suporte e filtro em si são maiores que o anel. Acho que os Cokin A são mais pequenos que os Cokin P.
Nesse caso compraria por exemplo um suporte e filtros para o tamanho máximo que irei precisar e depois mudo o anel e posso usalos numa objectiva com diametro mais pequeno, é isso?
 
Se nao me engano so tens problemas com a rodagem do filtro para filtros nao uniformes ou polarizadores.

Para um ND nao graduado nao ha problema.

Os polarizadores tiram alguma luz, mas nao tanta como alguns ND conseguem fazer, pois nao e esse o objectivo. Ha quem junte dois polarizadores para cortar mais luz.
 
Nesse caso compraria por exemplo um suporte e filtros para o tamanho máximo que irei precisar e depois mudo o anel e posso usalos numa objectiva com diametro mais pequeno, é isso?
Yah, isso mesmo. Penso que é por isso que quase toda a gente compra filtros da série P, por serem os maiores.

Se nao me engano so tens problemas com a rodagem do filtro para filtros nao uniformes ou polarizadores.
Com os Cokin tens sempre a hipotese do filtro cair do suporte. Depende do quando a lente gira. Mas sim, o principal problema é com filtros não uniformes.
 
Pois, o problema do polarizador é que te vai escurecer toda a foto, enquanto o ND quadrado só te escurece aquilo que quiseres, que no caso do céu é um must, pois escurece o céu e podes expôr para a parte da foto abaixo do céu e quase conseguir um "HDR", pelo que percebí. Não é? :P

Eu precisava dum desenho para perceber como se monta isso, a sério, sou um trengo nestas coisas de montagens e não percebi nada dos suportes e rings e num sei quê... :005:

No caso específico será para montar um desses ND4's quadrados na S6500, que me parece que vai ficar por aqui uns tempos até a S100 fs (em princípio) descer de preço.
 
É simples. Enroscas o anel na lente. Encaixas o suporte no anel. Depois é só meter os filtros por uma ranhura que o suporte tem em cima.

Os ND que não escurecem tudo são os ND graduados, e não quadrados. Também há circulares graduados, que não escurecem tudo, e há filtros P (quadrados) que são uniformes, e escurecem tudo.
 
É assim tão simples? Epá, obrigadinho!!! hehe :003:

Ai sim? Pelo que percebi ontem do Edgar em relação aquela 1ª foto dele (HDR) que ele disse que conseguía igual com um ND4 é que sería o quadrado, pois podes subir e descer ao nível que quiseres enquanto o circular não sería tão eficaz. Pelo menos foi isto que percebí, não tenho a certeza...

EDIT: mas então não há quadrados graduados?
 
Última edição:
Há sim... Só estava a frisar que também há circulares graduados. A diferença é que com o circular tens que ter a separação terra/céu sempre a meio, enquanto o quadrado podes puxar para cima ou para baixo.
 
Pois, então neste caso (querer escurecer só o céu) o quadrado sería mais eficaz pelo facto de o puder subir/descer conforme o que quero escurecer , não é? Mas neste caso não sería preciso um graduado, correcto?

Epá, desculpa lá estas perguntas que podem parecer idiotas mas olhei para isto ontem pela 1ª vez e sabes como é que é... :P
 
bom topico aqui por estes lados :d boa informação, deixo uma foto com um ND4 gradual da Cokin.
novamente azenhas do mar.
dsc019599rq4.jpg

nesta usei o filtro na linha do horizonte e depois ajustei a zona da rocha para ficar melhor.

Ed_
 
Back
Topo