Onde comprar todo o tipo de material Cat6 (ou Cat6a e Cat7) ?

Seolfor

Power Member
Olá! Bem haja ao fórum.

Depois de estudar o que fazer e me decidir por montar tomadas e cablagem Cat6 em casa, tenho tido uma dificuldade imensa em encontrar diversidade de lojas que vendam coisas tão simples como cabo STP a metro e respectivas fichas e tomadas STP (existem).

Também encontro poucas lojas que vendam ferramentas de inserção tipo Krone e as que há cobram absurdos por material claramente Made in China que se encontra por 5€ no eBay.

Quanto ao material em si, quando vou às lojas de informática/electrónica e lhes pergunto se têm material Cat6 (nem falo em Cat7, porque me dirão que não existe), olham com espanto como se lhes pedisse um processador a 10 GHz, e não raramente perguntam para que quero tal coisa, como se o mundo tivesse parado na perfeição do Cat5e (quando não Cat5).

Vender cabo a metro também é raro, querem sempre vender bobines inteiras (Cat 5 e raramente STP), ou fazerem-me o cabo para me cobrar mão de obra.

Tomadas Cat6 então, o mais parecido que consegui foi encontrar uma casa em Lisboa que tinha 1 (uma) tomada STP Cat5e. O próprio vendedor não sabia o que estava aquilo a fazer lá, pois nunca tinha pedido tal coisa.

Estou na zona de Lisboa/Setúbal, mas se os utilizadores do fórum puderem enumerar estabelecimentos por esse país fora que tenham grande variedade de material Cat6 (e quem sabe, Cat6a e Cat7), por favor tenham a amabilidade de ajudar a listar aqui um «guia» para os amadores do assunto.

Obrigado ;)
 
Cat7 existe??
Sei que Cat6 é muito mais caro que Cat5 e por agora (imo) não compensa.. Mas sinceramente, em algumas lojas que fui eles tinham Cat5, cravadores,alicates e tomadas... Gora Cat6 acho que tens que encomendar mas fica bem carote..
 
Cat7 existe??
Sei que Cat6 é muito mais caro que Cat5 e por agora (imo) não compensa..
Achei há bocadinho na ***** cabos de 20m a 10€. Não vendem é ao metro. Mas já não está muito caro por cá.

Yup, o Cat7 já anda aí, as normas foram publicadas em 2002 no ISO/IEC 11801, para a implementação das redes a 10Gb/s. Já encontras bastantes lojas na net a vender, mas só no estrangeiro. Agora para além da blindagem exterior, cada par torcido tem a sua blindagem própria.

datacat7simplex.jpg


Vi rolos de 100m num site alemão por 70€. No States está a menos de 0,80 dólares por metro. Permite frequências até 600MHz e existe uma variante (ISO/IEC 15018) que permite frequências até 1200MHz. Actualmente lá fora o Cat7 já é o standard para redes de alto rendimento.

Claro que para o utilizador caseiro não terá utilidade durante muito tempo, mas o Cat5e já está a ser posto para segundo plano pelos fabricantes de cablagem, o Cat6 agora é o mais fabricado e é o ideal para montar uma rede em casa para estar actualizada muitos anos. ;)

Tenho a certeza absoluta que a http://www.eurocabos.pt/ ou a http://www.libocabos.com te vendem isso.

Pareceu-me ver na libocabos cat6 a 0,70€ o metro.

Cumps.
Obrigado!!
 
Última edição:
E vendo bem, a Ethernet onboard de um computador como o meu (que já tem mais de 3 anos e até não era nada de especial para a sua época) já é 1Gb/s. Se quiser fazer uma transferência para um computador equivalente da sala para o quarto, o Cat5e já não serve bem porque só está feito para 100Mb/s (que são 12,5 MB por segundo). Já não se pode considerar muito actual... as especificações são de 1997 ;)

P.S.: As especificações do Cat6 são de 1999. Mesmo assim, nem são recentes.
 
Última edição:
A utilização de cabos STP fazem sentido em instalações onde hajam grandes interferencias magneticas, de outra forma, o uso de UTP é mais economico e faz o mesmo efeito. (STP é mais usado em instalações industriais e, quando se fala em campos magneticos, não é uma TV ou Coluna de som, Frigorifico, etc)
Este tipo de equipamento está, geralmente, mais disponivel no mercado de revenda da especialidade. On-line tens a redespt, enafer.pt.
A Krone é uma marca com exelente preço/qualidade
 
Boas, de categoria 7 so ainda vi a quiterios(coimbra) com os novos ati´s em fibra-optica. Como o lbsimoes falou o stp so se usa na industria e afins,aonde existem grandes interferencias.
Um abraço.
 
Permite-me discordar que o cabo UTP seja assim tão bom e imune a interferências tão simples como o campo gerado por uma tensão caseira, por exemplo.

Um condutor em carga com 220V gera um campo electromagnético de mais de 2 mm, é mais do que suficiente para causar interferência num cabo não blindado.

E, electronicamente, as transmissões quanto mais sofisticadas, mais frágeis, em virtude do aumento das frequências, da multiplicação de harmónicos, a complexidade do sinal torna-o mais sensível a pequenas influências como a passagem em paralelo a condutores eléctricos.

Aliás basta um cabo ter um comprimento físico semelhante ao comprimento de onda que o percorra, para ter problemas de reflexo de sinal, nem é preciso um sinal muito complexo.

Se não fosse assim, quando desenvolveram o Cat7 e o Cat7+ para permitir transferências a 10Gb/s e acima, não tinham chegado à conclusão que só o conseguiam não com STP, nem sequer com UTP, mas com UTP individual para cada trança, não é? Não é um capricho.
 
Seoflor, estamos a falar de frequências e não de velocidade de transferência. CAT5=100MHz, CAT6=250MHz e CAT7=650MHz, com estas frequências é evidente que as interferências electromagnéticas geradas por outros equipamentos, assim como no próprio cabo (entre condutores) são da mais alta importância. Se instalares uma rede CAT7 e ligares equipamento activo de 100Mbps ou 1Gbps actuais no mercado a frequência é de 100MHz (tira as tuas conclusões).
Quando falas de um condutor de 220V com um campo de 2m tens de mencionar a corrente que o atravessa, pois está directamente relacionado a corrente em amperes com o campo magnético gerado. Numa casa particular a potencia instalada ronda os 6.6KVA e os aparelhos de maior consumo rondam os 2KW (torradeira, aquecedor, etc) isto dá uma corrente aprox. de 8.7 A, que não gera um campo de 2m.
Uma das indicações para a passagem de cabos de comunicações é preferencialmente escolher um caminho não paralelo ao caminho eléctrico ou manter uma distância mínima deste caminho ( CAT5 distancia mínima de 30cm de condutores eléctricos).
Eu estou a falar com experiência que tenho na área, no entanto, se achas que a tua casa está cheia de interferências electromagnéticas é da tua opção e investimento a utilização de materiais mais caros, dos quais não vais tirar proveito.
 
Olá! Bem haja ao fórum.

Depois de estudar o que fazer e me decidir por montar tomadas e cablagem Cat6 em casa, tenho tido uma dificuldade imensa em encontrar diversidade de lojas que vendam coisas tão simples como cabo STP a metro e respectivas fichas e tomadas STP (existem).

Também encontro poucas lojas que vendam ferramentas de inserção tipo Krone e as que há cobram absurdos por material claramente Made in China que se encontra por 5€ no eBay.

Quanto ao material em si, quando vou às lojas de informática/electrónica e lhes pergunto se têm material Cat6 (nem falo em Cat7, porque me dirão que não existe), olham com espanto como se lhes pedisse um processador a 10 GHz, e não raramente perguntam para que quero tal coisa, como se o mundo tivesse parado na perfeição do Cat5e (quando não Cat5).

Vender cabo a metro também é raro, querem sempre vender bobines inteiras (Cat 5 e raramente STP), ou fazerem-me o cabo para me cobrar mão de obra.

Tomadas Cat6 então, o mais parecido que consegui foi encontrar uma casa em Lisboa que tinha 1 (uma) tomada STP Cat5e. O próprio vendedor não sabia o que estava aquilo a fazer lá, pois nunca tinha pedido tal coisa.

Estou na zona de Lisboa/Setúbal, mas se os utilizadores do fórum puderem enumerar estabelecimentos por esse país fora que tenham grande variedade de material Cat6 (e quem sabe, Cat6a e Cat7), por favor tenham a amabilidade de ajudar a listar aqui um «guia» para os amadores do assunto.

Obrigado ;)

Boas, qualquer casa de material eléctrico, tem material de Cat6 ao "pontapé" e de varias marcas, ai na tua zona tens a Armasul ou a Rexel isto falando de lojas grandes porque como ja disse uma boa casa de material eléctrico vende isso, até a EFAPEL que é portuguesa fabrica tomadas FTP Cat.6


http://www.rexel.pt/

http://www.armasul.com/

http://www.efapel.pt/index.php
 
Se apenas vais montar uma rede em casa o Cat5e chega e sobra. Funciona bem a Gigabit e normalmente é mais barato.
Quanto ao equipamento existem umas tomadas da Legrand que (apesar de não serem grande espingarda) são de uma montagem bastante simples sem ser necessario nenhum equipamento extra para cravar.

O Cat7 é bom, mas é caro e em maior parte dos espaços comerciais so por encomenda.
 
então tirem-me uma dúvida..

se o rapaz vai colocar cabo pela casa fora para durar, não tem lógica por um bom cabo STP para que da mesma maneira que tinhamos 10/100/1000Mbits num cat5e ele não possa ir utilizando e actualizando os equipamentos para 1/10/100Gbits ao longo dos anos, sem ter de furar paredes para mudar os cabos?
 
então tirem-me uma dúvida..

se o rapaz vai colocar cabo pela casa fora para durar, não tem lógica por um bom cabo STP para que da mesma maneira que tinhamos 10/100/1000Mbits num cat5e ele não possa ir utilizando e actualizando os equipamentos para 1/10/100Gbits ao longo dos anos, sem ter de furar paredes para mudar os cabos?

Boas, também existe cabo STP Cat.5E até mesmo SFTP Cat.5E, mas se quiser pode comprar cabo FTP, STP, ou SFTP Cat.6E que é até 600mhz portanto é um cabo que faz trabalho de Cat.7, e ficamos por aqui!!!
 
então tirem-me uma dúvida..

se o rapaz vai colocar cabo pela casa fora para durar, não tem lógica por um bom cabo STP para que da mesma maneira que tinhamos 10/100/1000Mbits num cat5e ele não possa ir utilizando e actualizando os equipamentos para 1/10/100Gbits ao longo dos anos, sem ter de furar paredes para mudar os cabos?

Não é bem assim. Primeiro porque nada te garante que qualquer cabo que compre hoje vá funcionar com padrões acima dos quais foi desenhado.
Segundo porque muitas vezes o valor a mais que pagas por material melhor é bem diferente( mais caro) e não justifica o valor que pagas. Temos que pensar que é uma rede caseira e não uma rede empresarial.
 
Desculpem lá reviver este post de á mais de 2 anos :x...

queria só saber o seguinte... pelo que tive para aqui a googlar cheguei a conclusão que o crossover é melhor para ligar equipamentos iguais (pc a pc, ou, router a router, etc), lg o directo (pontas iguais) melhor para ligar equipamentos diferentes (que é o que pretendo neste momento, Modem net a PC), isto é correcto?...

depois tb acabei por ver escrito o seguinte:

Se quer montar este cabo por conta própria, na tabela abaixo mostramos a ordem dos fios que deve seguir.

79731930.png


O que é que comentam sobre isto :X... verdade indiferente crossover modem da cabovisao ao pc, antes directo para esta situação... existe diferença de performance de distancia do cabo???
 
Última edição:
Permite-me discordar que o cabo UTP seja assim tão bom e imune a interferências tão simples como o campo gerado por uma tensão caseira, por exemplo.

Um condutor em carga com 220V gera um campo electromagnético de mais de 2 mm, é mais do que suficiente para causar interferência num cabo não blindado.

E, electronicamente, as transmissões quanto mais sofisticadas, mais frágeis, em virtude do aumento das frequências, da multiplicação de harmónicos, a complexidade do sinal torna-o mais sensível a pequenas influências como a passagem em paralelo a condutores eléctricos.

Aliás basta um cabo ter um comprimento físico semelhante ao comprimento de onda que o percorra, para ter problemas de reflexo de sinal, nem é preciso um sinal muito complexo.

Se não fosse assim, quando desenvolveram o Cat7 e o Cat7+ para permitir transferências a 10Gb/s e acima, não tinham chegado à conclusão que só o conseguiam não com STP, nem sequer com UTP, mas com UTP individual para cada trança, não é? Não é um capricho.


Boas.

Eu estive "vai não vai" para responder e a bem do conhecimento geral, decidi fazê-lo!
Ora vejamos:
- Cabo STP possui uma blindagem superior. Além de ser mais rígido, o que o torna mais complicado de manusear, podes ter um grave problema de adaptação de impedância... e disto ninguém fala! O mais certo é passares esse tipo de cabo e nem sequer conseguires que funcione.
- "Um condutor com "carga" 220V gera um campo electromagnético de 2mm". Que eu saiba o campo electromagnetico não se mede em mm, mas eu percebo a ideia. O facto de teres um campo electromagnetico não significa que provoque indução suficiente (sim, o problema aqui é mesmo a indução ou cross-talk) nos pares de um cabo UTP, não blindado, bem pelo contrário.

- Aliás, dizer que o cabo UP não é blindado não é verdadeiramente correcto. Sim, de facto não há a blindagem de alumínio que se encontra num cabo STP mas, o cabo UTP foi feito com esse propósito: por possuir condutores entrelaçados, consegue-se eliminar o Crosstalk via indução electromagnetica, daí ter-se optado por retirar a blindagem extra de aluminio.
- o comprimento de onda de um sinal não gera reflexão nenhuma perante um cabo com comprimento semelhante: vejamos: um sinal a 500MHz tem um comprimento de onda na ordem dos micrometros... vai lá descobrir um cabo com esse tamanho!! :rolleyes: Agora, o que é correcto é dizer que quanto maior for a frequencia do sinal que percorre um determinado meio de transmissao (e menor for o comprimento de onda) mais susceptivel estará a problemas físicos nos cabos e à atenuação intrinseca ao mesmo. Reflexão existe, quando se está a falar de radiação de sinais electromagneticos na presença de um plano de massa... aí sim, mas não neste contexto.
- Se se está a falar de reflexão dentro do meio de transmissao, neste caso, o cabo UTP, a reflexão só existirá se o sinal for óptico e nesse caso nunca num cabo UTP em que o sinal é electrico. Numa fibra optica sim, ha reflexao, refracção e outros fenomenos opticos, que constituem as proprias caracteristicas necessarias à propagação do sinal optico.
- Adicionalmente, para sua informaçao, a transmissão de sinal 10Gbps é possível sobre cabos Cat6, ao contrario do que afirma.

Não sei de onde vieram esses conceitos, mas claramente há muita mistura de informação errada. Bottom line: instale UTP Cat6, switching a Gbps e até o 10Gbps aparecer e estar a preços convidativos as suas necessidades estarão há muito completamente satisfeitas. Cuidado, muito cuidado com o STP. É um conselho. Basta ver o preço actual de um switch de 10Gbps ou de um simples SFP... :eek:

E haverá assim tanta interferência electromagnetica na sua casa que justifique sequer pensar nesse tipo de problema? Duvido....

Só mais uma coisinha: se pretende fazer a instalação cuidado que cravar uma ficha em Cat6 não pode ser feita da mesma forma que em Cat5 ou Cat5e... é necessário ferramenta própria.

Qualquer questao em que eu possa ajudar, é só dizer...
 
Back
Topo