Novo Brinkedo!

Lasac

OC Legend
Consegui arranjar isto:
Img_3.jpg


Vejam lá, é potente ou não é! :D
Img_1.jpg


O meu colega vai tentar arranjar agora o condensador e o dryer, pk ele pensava k eu só precisava do compressor e meteu o resto ao lixo :rolleyes:

Assim k ele me aranjar o condensador e o dryer, já tenho tudo "apalavrado" com o meu primo para me fazer um evaporador igual ao da prometeia (tnks ao Bowman pela pic):

prommy5.jpg


O k vai ser mais chato é soldar isto e meter o R134a, os gajos tao a pedir 20cts :rolleyes:

Tenho de ver em vários sitios a ver o mais barato...
 
lol lasac...

qt ao k m dixest, ixu e' k e' grande??o teu amigo debe ver mal como o crl...lol ixu e' um compressor d 1/5hp, o meu e' d 1/4 hp e e' maior um pedaco!lol

tas com uma sorte...fdx...ixu ja' da' pa por r404a, e o meu e' r12 e nao sei k gaz e' k substitui...fdx s nao m engano ixu e' r134a, mas inda nao sei kual o melhor...

agr uma pergunta aos experts, direct die ou chiller?? chiller faz menos barulho k direct die, por ixu debo optar por chiller, mas chiller fika um bokado maior, enkuanto k direct die, fika mais pekeno..

come' lasac??kers competicao??

um abraco
 
Sim, isto é um compressor feito mesmo para trabalhar com gás R134a, como diz nakela parte azul com letras brancas :)

Ainda bem k é pekeno, pk tb nao keria um canhao de gerra, axim até posso fazer um clone da prometeia sem ocupar mto espaço! :D

Competição? Nem me fales nixo, 1º kero isto a bulir, dps ve-se! ;)

Nem kero pensar isto no cpu (será k vou vê-lo a 3ghz???) :D

Dps com WaterCooling só para a grafika com o peltier! :D :004:

O xato é k se vao os 20cts k iam para um barton 2500+ (ando á procura de um k dê 2500mhz a ar) :rolleyes:

Tb este 1700+ tem dado o recado, mas upgrade é smp upgrade! :rolleyes:

Eu vou pela lei do extremo!

Direct-die e mais nada! Agora tou indeciso entre meter R134a ou R404a, secalhar o R404a é mto caro :rolleyes:

Dps vê-se! :)

Tb tenho uma pekena question... alguém sabe onde é k se liga a ficha da luz (eu sei k é nakela caixinha kuadrada k tá junto do compressor, mas onde liga?), o nabiça do meu colega fez-me o favor de escangalhar o cabo :rolleyes:

Se alguém tiver algum eskema era bom! :)
 
Última edição:
pah sabes mt bem k somos os dois "virgens" na materia, portanto... :D

qt ao evaporador, eu tb m ia guiar por exe do bowman, mas eu keru um bloko facil d isolar e d fikar preso na mobo, pk ixu tb e' essencial, e tu sabes perfeitamente ixu por kausa do peltier...

bem ao menos axo k tenhu uma pexoa com kem partilhar ideias...hehehe

um abraco e forca nixu!
 
Já tinha em mente montar um já a algum tempo! ;)

Até cheguei a falar com o Drakula e estive mesmo para comprar o chiller dele, fikei de lhe dar resposta se sim ou nao.

So k apareceu-me o negócio para esta Radeon e nao tive alternativa, dps deixei as coisas acalmarem-se um bocado! ;)

Dps comentei ixo com um colega, e ele dixe-me k arranjava um frigorifiko, podia demorar, mas arranjava, e aki tá ele! :D

Já tinha isto tudo mto bem planeado como fiz com o wc, mas o evaporador ainda nao me tinha decidido!

Axo este melhor para isolar, tipo faço pekeno com 4x3cm e 2cm de altura +/-

Dps enxo o socket xeio de neoprene do tamanho da area toda do socket tipo em "postas" de 2cm ou 1.5cm nos locais mais apertados e na traseira da board meto um kuadrado grade e grosso! :)

Dps tenho de testálo, tipo vou montar 1º num pc velho, tenho aki uma mini atx e um tbird 1.4 k tá com o core lascado e akeçe bué!

1/2 minuto ligado é o sificiente para começar a fumegar! :D

Deixo 1 dia ligado e se nao ouver condensação meto neste! ;)

Lê o artigo do Drakula, na Oc-Zone, tá mto fixe, kuanto a isolamento etc vai a www.phase-change.com k têm la uns artigos!

Foi apartir dos exemplos de lá k me aventurei a isolar a gf3 por causa do peltier! :)
 
eu tb tinha uma ideia pa montar um chiller, e dp falei com um colega e arranjou m akele, agr bou ter d fazer dele um sistem melhor, pk akilo inda faz um pedaco d barulho...

o isolamento nao e' problema, o problema e' desenhar um evaporador...um evaporador, pekeno facil d isolar e POTENTE... :D

vamos la' ver no k da'...

um abraco
 
LAsac.... esse compressor é igual ao meu, é 1/4hp

direct die nao é pera doce... sem experiencia no assunto e ferramentas ficas num dead-end! lembra-te que nao é montar tudo como esta nos sites e ficar a bombar.... para teres a certeza que ficou bem vais ter que mexer muito muito no tubo capilar e calibrar o bicho para aguentar load sem perder muitos graus.... e se as cosias ficassem so por aqui, é que era bom!

se fosse a ti, arranjava as peças e levava a um tecnico de frio para to montar e explicar o que vai fazendo...


Eu ia para um waterchiller... nao tens a temperatura maxima q o direct die dá, mas nao tens barulho no periodo em que o chiller ta desligado.

Exemplo do meu Wchilller, consegue estabilizar a temp do liquido um pouco acima dos -40º e demora 1 dia para baixar 5º, com Load nao sei, mas seguramente, basta-me ligar o chiller 1h ou 2h por dia para manter os -35º ! as outras 22h do dia é o barulho dos discos a trabalhar lol

é melhor man... ficas com temps negativas no cpu, chipset, GPu... onde quizeres...
 

Anexos

  • crash r134a.jpg
    crash r134a.jpg
    38,8 KB · Visualizações: 161
Última edição:
Ps: voçes falam aos x's ??..... ixo axim ?

xodasse... loll so de imaginar alguem a falar mesmo assim, dá-me arrepios
 

Anexos

  • crash chiller.jpg
    crash chiller.jpg
    49,9 KB · Visualizações: 161
crash, kuando mandar isto para soldar e recarregar o gas, digo aos gajos para meterem isto a dissipar 150w ou 200w de calor!

como óbvio eles é k vao calibrar isto, até pk a prometeia já vem valibrada e nao é preciso mta lenga-lenga ;)

Olha bem k podias verifikar onde se ligam os fios sff, já k o compressor é igual ;)

kuanto aos x's, é só mesmo pela simplicidade/rapidez :P
 
O mais baixo posível, tipo se desse a -40 era porreiro (ja tem de ser com R404a), mas tb nao tou a ver este 1700+ a 200w :D

Até pode lá chegar, mas é mta fruta! :P

Tenho de ter akilo mto bem isolado pk a temp k ele pode vir a atingir em idle nao é brinkedo! ;)

Não me podes "checkar" os fios sff? :)
 
Home_Canibal e Lasac parece k tamos os 3 na mesma onda..

Eu tmb tou a fazer o meu chiller, mas comprei tudo peças novas (nao foi caro).

Tenho o compressor da Embraco (axo que ate sao feitos pela danfoss..) de 1/4hp para R12.

Aconcelharam-me a meter R409 nisto..que acham ?

o meu problema agora é soldar esta merd@ toda! eu combinei com 1 sr. amigo meu k deixava la as cenas e ele chamava 1 gajo pa soldar aquilo tudo e carregar co gás, mas se for 20 contos como tu dizes lasac, fod@-se!!!!

Prefiro soldar eu, e depois o gajo que carregue...o meu problema e que nao sei o esquema :confused: crash nao podes arranjar ai uma especie de diagramazito para 1 gajo se orientar +/- ? :)

Lasac as ligaçoes sao na tal caixinha la atras do compressor. Tens que remover a caixa de plastico e depois tens 3 ligaçoes: a de cima é o ground, a debaixo o negativo e a do meio o positivo. Acho que só pode ser assim, porque a do meio tem uma resistencia logo a seguir a ligaçao, portanto depreendi que essa so podia ser o +. e como o ground ta indicado, a outra é o -.

Tou é com uma granda duvida na montagem do termoestato.... Aquilo tem 3 ligaçoes tipo switch: A do meio para a corrente que vem do compressor (+), uma da dos lados vai de volta po compressor para passar a corrente e ele funcionar, mas a outra pata do termoestato nao sei onde ligar :confused: :confused: isto era bom era aparecerem todos no #overclock pa 1 gajo discutir os projectos de chiller e tirar as duvidas k tem!

Tambem nao sei onde arranjar anti-congelante que aguente prai -35º! so encontrei ate -18º no intermarché :'(

Eu acho que chiller e a melhor opçao em comparaçao com direct die, visto que alem de ser mais facil de montar e dar menos trabalho, como o crash diz, e mais silencioso (o compressor nao ta sp ligado) e ha temps negativas no cpu ***** e grafica :cool:

Opah as pitas é que falam axim com xis :-D
 
/me ker direct-die e mais nada, k se lixe o barulho, eu nunca deixo o pc ligado de noite! ;)


No ***** tenho cooling k xegue por agora!

Tenho um dissipador de um p2 adaptado :D

Na grafika, tenho o peltier! :D


Mas secalhar nao vou usar o peltier na grafika, akilo é mto potente e nao keria andar a besuntar a grafika com vaselina como fiz na gf3, dá mto trabalho!

É k para arrefeçer este peltier tenho k ter a agua chillada, e nao me parece k seja boa ideia andar smp a meter o radiador no gelo smp k ligar o pc, para não falar na linha de 12v dedicada... :rolleyes:

Dps vejo ixo! ;)

Bem vou verifikar exa ligação!

O compressor estraga-se se ligalo assim como está?

Keria dps testar a ver se a ligação funcionava... :rolleyes:
 
:005: e eu que tive com uns amigos a destruir o frigorífico que tava sem gaz, velho, com um buraco nos tubos!!
que estupido!!! :die: :die:
foi com martelos, ao pontape, etc...
ao menos tirei o stress todo que tinha :P
 
enfim, o keu preciso d saber e' apenas o gas keu poxo por, pk d resto ta' "feito"...

a minha maior duvida e' no gas keu poxo meter, ja' m dixeram no xtreme o R22 e o R290, aki o bio diz R409...daxe k stress..

um abraco
 
pois, eu tou indeciso entre R134a ou R404a, tem varios prós e contras...

O R404a é melhor, soke deve ser mais caro e pode fikar fora do meu orçamento.

Como puxa mais pelo compressor, logo faz mais barulho, so k arrefeçe melhor...

O R134a é só mesmo por ser mais barato... :rolleyes:

Secalhar compro um Barton 2500+ e dps arranjo guito para carregar isto...
 
Última edição:
Bio..... a outra pata nao é para ligar o sensor ? lol... olha que secalhar!...

anticongelante... quem mora no porto, tem por 6contos, cerca de 30 ou 40litros de anticongelante -35º para se usar puro, numa loja grande de peças para camião junto da *****... naquela zona!

ou entao... arranjo aqui anti-congelante para solução 50/50 (agua destilada) que aguenta -40º...
mas fica por 40€ 15litros (+15 de destilada)

para mim vai ter mesmo que ser este ultimo....

kerem que eu diga os cabos? xiça... esta cena ja veio montada! n apetece nada desmontar e depois sobrarem peças llolll... a Ventuinha do condensador ta ligado ali tambem...
 
Back
Topo