[Tutorial] Como instalar Linux na PS3

Skyflier

Power Member
Notas introdutórias:

Como já é do conhecimento dos utilizadores da PS3 é possivel instalar algumas distros do Linux na Playstation 3 e usalas como um segundo sistema operativo, funcional, rápido e estável. Neste tutorial vou-vos explicar passo-a-passo os procedimentos a realizar para a instalação do SO na PS3.

Cada distro do Linux tem acesso a 6 das 7 unidades de processamento especializadas do Processador Cell que é um Power PC. No entanto não tem acesso á placa gráfica da PS3, o RSX, restrição imposta pela SONY.

IMPORTANTE antes de começar: A vossa PS3 tem de estar conectada por HDMI pois a resolução normal é muito baixa para o SO, por isso caso não tenham HDMI não instalem o Linux na PS3.

Que distros podem ser instaladas?

O Yellow Dog Linux, Ubuntu, Fedora 8, Debian, Gentoo e Open SuSe são as distros que possuem suporte de instalação para a PS3. O Yellow Dog é a distro concebida especialmente para a consola pois foi contruida em conjunto com a Sony e é a que tira melhor proveito dos recursos da PS3.

Neste TUTORIAL vou descrever com maior incidência a instalação do Yellow Dog Linux por ser a distro mais indicada para a consola. Outras distros podem ser instaladas mas cada uma tem o seu respectivo Bootloader e cada uma tem maneiras ligeiramente diferentes de instalar por isso deixo links para tutoriais para instalarem outras distros

Alguns links para os tuturias de outras distros:
Tuturial para Ubuntu na ZWAME: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=175458
Ubuntu: http://psubuntu.com/
Open SuSe: http://en.opensuse.org/PS3
Fedora 8: http://www.bohmer.net/ps3_stuff/install-fedora-8-on-PS3.html
Debian: http://www.keshi.org/moin/PS3/Debian/Installer
Gentoo: http://daniel.jp/joomla/info/ps3/installing-gentoo-on-the-ps3.html

Que material precisam?

Se tiverem uma PS3 que não seja de 60 GB, os cartões de memória estão automaticamente excluidos do material necessário.
  • Um computador
  • Uma PS3 ligada por HDMI
  • Um dispositivo de armazenamento externo (Pen USB, Cartão de memória, Disco rígido externo, etc)
  • CD/DVD's vazios
  • Rato e teclado ligados á PS3
  • Uma imagem ISO da distro do Linux que querem utilizar
  • Carregador inicial de Outro SO correspondente á distro pretendida
Passo 1

Por enquanto a PS3 pode ficar a descansar porque os primeiros passos vão ser realizados num PC.

Primeiro vão ter de fazer o download do carregador inicial (bootloader) para carregar o Outro SO (Linux) na PS3. No caso do Yellow Dog o bootloader já vem incluido na imagem ISO. Para as outras distros o bootloader tem de ser transferido separadamente e pode ser encontrado nos links acima.

Como instalar o bootloader:

Para o Yellow Dog, gravem a imagem ISO do mesmo num DVD e já têm o bootloader pronto.

Nesta página têm vários mirrors onde se pode fazer o download do YDL.

Para as outras distros, façam o download do ficheiro do bootloader denominado "otheros.bld" para o PC. De seguida introduzam um dispositivo externo que possa ser conectado á PS3 e criem no seu interior uma pasta com o nome PS3, depois outra no seu interior com o nome OTHEROS e depois transfiram o ficheiro "otheros.bld" para este directório.

Ou seja:
Código:
X:\PS3\OTHEROS\otheros.bld
 
[I]X[/I] corresponde á letra da unidade externa conectada ao PC
No caso do Fedora 8, o bootloader vem numa imagem ISO mas está referido sobre como instala-lo.

Passo 2:

Gravem a imagem ISO do sistema operativo num CD ou DVD dependendo da distro. No caso do Yellow Dog este passo já foi realizado no Passo 1. Para as outras distros, podem encontrar a imagem ISO nos links referidos nas Notas Introdutórias.

Podem utilizar programas familiares como o Nero, Easy CD creator etc.

Passo 3:

ATENÇÃO!!!!: Este passo vai fazer com que percam TODOS os dados no Disco Rigido da vossa PS3, por isso salvem tudo para um dispositivo externo antes de realizarem este passo!

Agora que já estão preparados os materiais essenciais vamos agora para PS3. Liguem-na primeiro que tudo.

Circulem pelo XMB (o menu da PS3 para quem não souber o que é) e escolham a secção "definições". Dentro desta escolham "Definições do Sistema" > "Utilidade de formatação". Escolham "personalizado" e escolham se querem alocar 10 GB para o Linux ou para o XMB dependendo das vossas preferências. Aguardem pela conclusão da formatação do Disco Rigido e reiniciem a consola quando vos for pedido.

Passo 4:

Após a formatação, introduzam o DVD da distro do Linux e o dispositivo externo onde guardaram o bootloader anteriormente. (no caso do Yellow Dog só é necessário introduzir o DVD do mesmo na drive).

Vão novamente a Definições > Definições do sistema > Instalar outro SO. A PS3 vai procurar o bootloader nos dispositivos que introduziram. Assim que for encontrado pressionem OK para o instalarem. O bootloader fica permanentemente na Consola e não pode ser apagado em futuras formatações, pode é ser substituido por outro.

Caso ainda não o tenham feito, conectem agora o Teclado e Rato á PS3 (é necessário mesmo que os conectem á PS3)

Voltam a aceder ás "Definições do Sistema" e vai estar lá uma nova opção denominada "Outro SO", seleccionem-na e escolham "Outro SO" novamente. Certifiquem-se de que têm o DVD da distro introduzido mais o rato e o teclado. Podem largar o SIXAXIS e desconectar o dispositivo externo caso tenha sido usado.

A partir deste momento, sempre que ligarem a PS3 esta carrega automaticamente o Linux. Para retornarem ao XMB pressionem o botão de ligar/desligar durante 5 segundos quando estão a ligar a consola, isto faz com que esta carregue o XMB padrão mas as definições que vinham de fábrica são repostas.

Outro método é acenderem á linha de comandos durante o Arranque do SO e escreverem

Código:
ps3-boot-game-os
Isto é o comando para o Yellow Dog Linux na versão mais recente.

Para as outras distros:
Código:
boot-game-os
Deste modo não se perdem as definições que tinham feito no SO da consola.

Passo 5:

Sigam as instruções que aparecem no ecrã para instalarem a distro do Linux que escolheram. Se já instalaram o Linux num PC não deverão ter dificuldades em instalar na PS3.

Quando estiver concluido e finalmente vos aparecer o desktop, já podem utilizar o vosso Linux na PS3 totalmente funcional como num PC.

Certifiquem-se de que a Drive de DVD (o Linux não reconhece o Blu-Ray) e o Leitor de Cartões (PS3 de 60 GB apenas) são detectados. Utlizem as saídas USB para se certificarem que o sistema as detecta. Fucionalidades gráficas avançadas não poderão ser utilizadas pois o SO não tem acesso á placa gráfica da PS3, a RSX.

Para regressarem ao XMB padrão da PS3 vejam no Passo 4.

E está concluida a instalação espero que isto vos seja útil;)
 
Última edição:
Boas ja gravei o ISO do Yellow Dog Linux 5 para DVD , mas gostava de esclarecer uma duvida eu posso instalar programas como por exemplo Photoshop , DreamWeaver Flash Autocad etc na PlayStation 3 com o Linux como sistema operativo ?

Obrigado
 
Excelente post. Já agora, os updates que se fizeram aos jogos tb vao a vida ou isso dá pra salvar na tal pen ou cartao de memoria?
Obrigado.
 
Boas ja gravei o ISO do Yellow Dog Linux 5 para DVD , mas gostava de esclarecer uma duvida eu posso instalar programas como por exemplo Photoshop , DreamWeaver Flash Autocad etc na PlayStation 3 com o Linux como sistema operativo ?

Obrigado
Boas, esses programas são para Windows pelo que tens de instalar pelo Wine. Mas eu não tenho a certeza se o Wine funciona em *****.

Excelente post. Já agora, os updates que se fizeram aos jogos tb vao a vida ou isso dá pra salvar na tal pen ou cartao de memoria?
Obrigado.
Vai TUDO á vida, tens de salvar tudo aquilo que pretendenderes antes de formatares o disco.
 
...
Passo 3:

ATENÇÃO!!!!: Este passo vai fazer com que percam TODOS os dados no Disco Rigido da vossa PS3, por isso salvem tudo para um dispositivo externo antes de realizarem este passo!

...

Skyflier depois no final da instalação do yellow dog, dá para voltar a restaurar a cópia de segurança dos dados que tinhamos na ps3?

Bom tutorial :cool:

Cumpts
 
então assim mesmo depois de ter o linux instalado nunca funcionaria o interface gráfico, a não ser que estive-se ligado através do HDMI ou funcionaria atravez dos outros cabos também ?
 
então assim mesmo depois de ter o linux instalado nunca funcionaria o interface gráfico, a não ser que estive-se ligado através do HDMI ou funcionaria atravez dos outros cabos também ?
Funciona sempre, mas o que é que acontece, a resolução de ecrã vai ser tão grande que uma janela pode nem caber. Estas distros estão prontas para esse tipo de situações e só te vão permitir usar linha de comandos. Só funciona o ambiente gráfico através de HDMI.
 
alguem me pode explicar o que é que é isto.
Quando fazes download de uma distribuição Linux esta vem em formato .iso, esse ficheiro é denominado em termos comuns como imagem de CD.

Depois podes usar programas de gravação como o Nero que têm uma opção própria para gravares essas imagens .ISO e o CD/DVD torna-se como um disco normal que podes usar na PS3.
 
Boas, tenho algumas duvidas e espero k sejam levadas com seriedade sff pois sou um azelha nestes assuntos ora bem,

Isto de instalar o linux na ps3 tem k utilidade? Kual é a mais valia? O k se pode fazer com o linux na ps3? Eu sou um mero utilizador de ps3 k a tenho para jogar como e claro, e tb uso o navegador de internet, cada vez mais ate pq desde que adquiri a ps3 nao voltei a ligar o pc pois so tenho a net apenas num lado tenho k andar sempre a trocar o cabo o k e xato. Mas este assunto é-me interessante e gostava de aprender um pouco mais sobre isto. Kuais os tipos de users k este serviço atinge mais?

Apelo a vossa compreensao e ajuda

Abraços
 
Boas, tenho algumas duvidas e espero k sejam levadas com seriedade sff pois sou um azelha nestes assuntos ora bem,

Isto de instalar o linux na ps3 tem k utilidade? Kual é a mais valia? O k se pode fazer com o linux na ps3? Eu sou um mero utilizador de ps3 k a tenho para jogar como e claro, e tb uso o navegador de internet, cada vez mais ate pq desde que adquiri a ps3 nao voltei a ligar o pc pois so tenho a net apenas num lado tenho k andar sempre a trocar o cabo o k e xato. Mas este assunto é-me interessante e gostava de aprender um pouco mais sobre isto. Kuais os tipos de users k este serviço atinge mais?

Apelo a vossa compreensao e ajuda

Abraços
Boas, bom o Linux para a PS3 tem que se lhe diga.

A sua principal finalidade é tornar a PS3 num PC desktop para funções básicas como office e Internet já que jogos se forem 3D não funciona. Se já tens um PC não te compensa muito teres o Linux na PS3. Mas como dizes que tens de estar sempre a trocar o cabo para teres net se calhar para ti até compensa.

Digo-te também que a PS3 tem um processador de uma arquitectura diferente de um PC normal, é um ***** e daí que tenhas de procurar aplicações para essa arquitectura. E também a PS3 não é um "bruto" computador tem apenas 256 MB de RAM mas isso não impede a PS3 de ser rápida.

Se queres ter um PC Desktop simples e rápido e que ainda te possibilita jogar jogos então o Linux na PS3 é a melhor opção. Podes começar por experimentar um LiveCD que te permite usar o Linux na PS3 sem o instalares e por aí podes tirar as tuas conclusões.

Experimenta o Ubuntu que é LiveCD e podes tirar uma ideia sobre o uso de Linux na PS3.
 
O k se pode fazer com o linux na ps3?
Complementando a informação do Skyflier, pessoalmente utilizo o linux na PS3 para:

- navegar na internet utilizando o Opera ou o Firefox (embora ainda não haja suporte para flash);
- consultar e responder a e-mails ;
- conversar com amigos via Pidgin (programa semelhante ao MSN) ;
- correr emuladores de SNES, Megadrive, MAME ;
- correr programas P2P ;
- ver formatos de vídeo não suportados nativamente pela PS3 (mas esquece os .mkv).

Existem ainda outras aplicações, tudo depende daquilo que se procura. No meu caso, é um bom complemento ao meu Macbook. Tem as suas limitações, é verdade, mas é gratuito e a meu ver amplia significativamente as funcionalidades da PS3. ;)
 
Obrigado a vos pelas informaçoes ja fiquei com uma ideia com o k se pode fazer o linux, entrei no site ubuntu-pt e la tem os cd´s/dvd´s para download agora sera k terei k fazer as duas instalaçoes k la fala ou basta apenas instalar o livemac?
 
Isso já foi respondido uns posts atrás mas aqui vai outra vez
Quando fazes download de uma distribuição Linux esta vem em formato .iso, esse ficheiro é denominado em termos comuns como imagem de CD.

Depois podes usar programas de gravação como o Nero que têm uma opção própria para gravares essas imagens .ISO e o CD/DVD torna-se como um disco normal que podes usar na PS3.
 
Back
Topo