Distribuição aconselhada para usar como servidor.

Viva,

Necessito de montar um servidor em linux.

Vou necessitar de utilizar o seguinte:
- Samba, File Server para os terminais Windows e Linux.
- Apache, MySQL, PHP para desenvolvimento Web partilhado.

O servidor não estará ligado a internet, apenas rede local.

Necessito ainda de usar um disco USB Externo para conter os ficheiros que o Samba vai partilhar. Esse disco necessita ainda de estar encriptado. Que me aconselham? Que programa de encriptação?

E em relação à distribuição, que distribuição devo usar para ter um servidor estavel?

Cumprimentos.
 
Servidor estável? Ora, Debian :D Também podes dar uma volta por CentOS, mas Debian é provavelmente a escolha mais acertada.
Quanto ao software para encriptação, não sei o que te aconselhar.
 
em linux não precisas de truecrypt, podes usar luks.

De qualquer modo, existe uma pequena hipótese de te quebrarem a protecção (quase todos os programas /linux/windows/mac estavam vulneráveis).
 
Em windows costumo usar o DriveCrypt, parace-me bastante seguro. Gostava bastante de mudar o server para Linux, mas a segurança está primeiro.

A quebra da protecção destes sistemas de encriptação são fáceis ou acessiveis a um utilizador médio de infomática?

Cumprimentos.
 
actualmente uso o fedora para tudo o que sugeres, e acedo através de ssh para criar ligações ao servidor X do portátil. agora a nível de segurança não sei, ainda estou a nível experimental :-D
Estou farto é do SELinux avisar de tentativas de penetração, mas até agora ninguém me conseguiu arrombar a "porta"...lol
 
Back
Topo