Panasonic FX500 promete...

cantara

Power Member
pana_fx500_Fr-001.jpg


Fans of flexibility will be bending over backwards to grab a glance at the latest offering from Panasonic. The FX500 features a 5x optical zoom that starts at 25mm (in 35mm terms), featuring the company's O.I.S anti-shake system. The FX500 is also the first Panasonic to feature a touch-screen interface, which can be controlled using either fingertips or the included stylus.
http://www.dpreview.com/news/0803/08031802panasonicfx500.asp

Bom... compacta como deve de ser, zoom 5x a começar nos 25mm (upa upa!), modo manual, novo motor Venus IV e touch-screen (mariquice, mas pronto!)! No papel, parece ser a compacta que mais me atrai!! :D
 
pixeis a mais
os 25mm são de louvar, mas vamos lá ver que novidades tras o Venus...
os modos manuais tb são de valorizar, mas o touch screen é que pronto... quero ver como é que isso fica se apanha algum risco :\
 
Pois é, parece muito interessante, modos manuais e tal.

Também acho os 10MP desnecessários, era preferível apenas uns 6MP mas com pouco ruido em ISO's altos.

O publico alvo da camera deve ser mais o pessoal que quando vai comprar so liga ao nº de MP ao nº do zoom e pronto.

The new DMC-FX500 even records dynamic HD motion pictures in 1280 x 720p at a smooth 30 fps
Não sei como anda a concorrência nesta gama, mas isto pareçe muito bom, vídeo a 720p.

edit: aqui falam de um price tag de 399$
 
Última edição:
O problema das lentes Wide nas compactas é que depois são muito mais soft do que as lentes mais normais..

Basta ver a diferença que existe nas Ixus cuja lente começa nos 28mm e as que começa nos 35mm.. Os cantos nas que começam a 28mm ficam quase sempre desfocados de tão soft que são as lentes..

MAs como estas lentes são feitas pela Leica, esperemos que venha ai um milagre..
 
A leica by panasonic até costuma surpreender pela positiva. O sensor de 10mp em 1/2.33" é que me deixa de pé atrás.
Esta nova geração do vénus tá melhor?
 
Interessante produto, vou acompanhar ;)
Sempre gostei muito deste género de ultra-compactas.
Parece-me ter todos os ingredientes para singrar no mercado, até a inclusão de touchscreen, não que "nos" faça muita diferença, mas certamente à maioria sim.
 
a sua irmã mais velha (FX100 = 28mm + 12MP) pecava pelo ruído.. mas a objectiva era excelente. infelizmente a objectiva não deve ser a mesma, uma vez que a FX500 tem 5x zoom e esta apenas tem 3,6x. no entanto, vinda de onde vem, não há de ser muito pior. só espero que o sensor desta vez não desiluda (tanto).
 
Concerteza que o venus IV vai suprimir o mais que puder de ruído. A questão é se a Panasonic conseguiu com que os resultados obtidos estejam pelo menos próximos do noise reduction por software (Neat Image, etc). Isso sim, era um passo à frente. Porque se o VENUS IV suprime o ruído em detrimento do detalhe com uma perda muito significativa como é o VENUS III... nunca mais andam prá frente. Os 10 megapixel vão causar mais ruído necessáriamente. Não tenho sinceramente expectativas nenhumas quanto a esta nova geração da Panasonic, mas a ver vamos.
 
Mas se não me engano TZ5 da panasonic mostrou que o Venus 4 trata bem melhor as imagens. Isto vai sair uma boa point and shoot manual. :)
 
Há sempre limitações associadas ao tamanho do sensor e quantidade de pixeis, que não dependem do Vénus. O Vénus de um momento para o outro até pode ter virado um excelente processador, mas não faz milagres.
Fico à espera de reviews, até porque era bom que a máquina fosse realmente boa, uma lente 25-125mm não é todos os dias que aparece (se bem que preferia tipo TZ, uma 25-250mm :D )

PS: Tenho de ver as reviews das novas TZ. :)
 
Comprei uma na ***** (385€). Tira umas fotos porreiras.
Só não consigo viver com o LCD TN do pior que existe. Aquilo não tem um único angulo com visão perfeita da imagem. Vai ser devolvida...

Estive no ***** a ver várias máquinas e pelos vistos esta questão da má qualidade dos LCD, tal como nos portáteis, está a alastrar a todas as marcas. A única máquina que vi com um LCD em termos foi a G9.
Como não vejo ninguém a queixar-se nos fóruns, começo a pensar que deve ser um defeito meu.
 
Deste 385€ por esta máquina??? Epah, os 25mm podem ser muito apetecíveis, mas a dar esse dinheiro por uma máquina, a opção seria a Canon G9 sem nenhuma margem para dúvidas.
 
Não necessariamente. Depende dos requisitos. Para mim, um ponto importante é o tamanho/peso. Nesse aspecto a G9 perde muito.
Não esquecer os videos HD, a selecção de foco por touchscreen (funciona!), o modo automático que até funciona na maior parte da vezes, etc.
Enfim, teria ficado com a máquina, não fosse a porra do LCD...
 
A G9 perde em tamanho/peso (embora não a ache uma máquina grande) porque tem uma qualidade de construção invejável. Video HD, selecção de foco por touchscreen e um modo automático "que até funciona na maior parte das vezes"... Pah, "peanuts". Video HD até já tens em máquinas que custam quase metade, além de que não acho uma coisa relevante (afinal é máquina fotográfica, não de filmar) e o foco por TS é uma mariquice. Respeito que até sejam coisas a que dês valor, mas a nível fotográfico e numa máquina desse valor isso são "peanuts".
 
Só o facto de teres uma lente de 25mm que caiba no bolso e que a possas levar para qualquer lado sem lhe sentires o peso, vale sempre a pena considerar esta panasonic. No entanto ainda a acho cara, e não li nenhuma review a falar dela e do novo sensor.

trek_b, tens algumas fotos que possas mostrar? Estou curioso...
 
Back
Topo