andLinux

zyThuM

Power Member
Nao sei se ja falaram isto aqui no forum mas fiz uma pesquisa e nao encontrei nada.

andLinux is a complete Ubuntu Linux system running seamlessly in Windows 2000 based systems (2000, XP, 2003, Vista; 32-bit versions only). This project was started for Dynamism for the GP2X community, but its userbase far exceeds its original design. andLinux is free and will remain so, but donations are greatly needed.
site

Alguem ja experimentou? O que acham?
 
Eu nao chamaria fusao.

Pelo o que eu percebi e´ Linux a correr em Windows sem recorrer a uma Virtual Machine. E nao e´ so para Windows 2000.

Se calhar ainda experimento para ver se e´ estavel. Se for acho que e´ um grande avanço correr Linux em Windows sem um Virtual Machine.
 
Isto a mim parece-me um "wine" para windows... Não um linux dentro do windows, mas algo que não é um emulador a correr aplicações de linux
 
Funciona sobre o coLinux, que corre uma versão do Kernel de linux:

Wikipedia disse:
Cooperative Linux utilizes the concept of a Cooperative Virtual Machine (CVM). In contrast to traditional VMs, the CVM shares resources that already exist in the host OS. In traditional (host) VMs, resources are virtualized for every (guest) OS. The CVM gives both OSs complete control of the host machine while the traditional VM sets every guest OS in an unprivileged state to access the real machine.

The term "cooperative" is used to describe two entities working in parallel. In effect Cooperative Linux turns the two different operating system kernels into two big coroutines. Each kernel has its own complete CPU context and address space, and each kernel decides when to give control back to its partner.
However, while both kernels theoretically have full access to the real hardware, modern PC hardware is not designed to be controlled by two different operating systems at the same time. Therefore the host kernel is left in control of the real hardware and the guest kernel contains special drivers that communicate with the host and provide various important devices to the guest OS. The host can be any OS kernel that exports basic primitives that allow the Cooperative Linux portable driver to run in CPL0 mode (ring 0) and allocate memory.

@Wikipedia

Já uso à algum tempo para correr amarok e outras apps de Linux em windows, de forma mais eficiente.

Fica aqui um screenshot da minha box a correr Amarok e irssi:

 
Funciona sobre o coLinux, que corre uma versão do Kernel de linux:



Já uso à algum tempo para correr amarok e outras apps de Linux em windows, de forma mais eficiente.

Fica aqui um screenshot da minha box a correr Amarok e irssi:


E como é em termos de estabilidade?
 
E como é em termos de estabilidade?

Praticamente só uso para amarok e irssi. Nenhum deles me crashou e nunca me crashou o sistema.

No entanto a unica forma de montar o filesystem de windows é através de Samba ou COFS, o que pode tornar algo complicado para quem não esteja habituado.

Tive tambem um problema com o som, porque tenho um teclado Logitech EasyCall e o som estava a sair pela coluninha do receptor do teclado em vez do sistema de som principal, mas já resolvi esse problema.

De resto, é super rapido, nao se arrasta e ocupa muito pouca memoria.
Só para comparar, o winamp ocupa-me +- 50Mb de Ram e 200Mb na Pagefile, enquanto todo o (eco)sistema de coLinux, a correr irssi, libs de KDE e Amarok me ocupa 10Mb de Ram e 80Mb de PageFile.

Até agora recomento, mas qualquer questão é só perguntar.

P.S. Para instalar programas basta usar o synaptic ou o apt-get. Utiliza os repositorios do Ubuntu.
 
Para quem tiver interessado, experimentei a versão XFCE do andLinux e achei que está com alguns Bugs, principalmente no que toca ao synaptic, apt e dependecias. Se quiserem experimentar, usem a versão KDE.

Neste momento estou a usar a versão KDE, sem autostart e com o filesystem COFS (bastante simples de configurar no setup) para aceder à partição Win.
 
Back
Topo