Novas regras/conselhos para Classificados

Edu115

Power Member
Eu já deixei esta sugestão numa thread sobre o assunto, mas penso que merece atenção específica.
O que acontece é que, como muita gente tem mencionado, a pesquisa de artigos na zona de classificados é bastante complicada. Já não falo sequer na limitação de não se poder pesquisar termos com menos de 4 caracteres, visto isso já ter sido mais que justificado.
Agora, algo que me confunde realmente, e que penso que devia ser alterado, é o modo como muitos utilizadores colocam na thread de vendas/compras os produtos já vendidos/comprados. O que é que isto implica? Implica que quando um utilizador pesquisa X produto, apareça uma thread com a indicação desse produto, mas na qual o produto não está realmente à venda. Perda de tempo, mais 10 segundinhos à espera para nova pesquisa, uso desnecessário dos recursos no qual o fórum está assente.
Penso que o mais correcto ( e mais lógico ) nestas situações, era colocarem esses mesmos produtos, se o quisessem, na thread de avaliação.

Outra questão, esta talvez com menos facilidade de ser praticada. Abrimos os sub-fóruns Compra-se/Vende-se e o que aparece com maior assiduidade? "Vário material", "Muito material", "Muita coisa", "Cantinho do Zé Manel", ...
Ora, isto é informação irrelevante, que até prejudica o próprio vendedor/comprador. Penso que os títulos deveriam ser concisos e informar directamente o que se pretende.
Vamos partir do princípio que tenho uma XFX Geforce 9600GT 512Mb e um Monitor LG 17'' para vender. Existem então duas possibilidades ou formas de abordar esta situação.

A primeira é através do uso das expressões genéricas em relação ao material.
Título: Placa Gráfica + Monitor
ou
Título: Gráfica 9600GT + Monitor 17''

Outra é através da utilização dos modelos específicos, utilizando apenas a informação mais relevante para quem está a navegar/pesquisar.
Título: XFX 9600GT + Monitor LG 17''
ou
Título: XFX 9600GT 512Mb + LG T710BH 17''

Depois no próprio tópico pode-se especificar os devidos detalhes, logo tentar ser conciso no título, evitando ao máximo o uso de expressões subjectivas.

Quando o material é muito, aí já será necessário o uso destas expressões. No entanto, penso que com esforço há sempre forma de tentar encontrar expressões mais claras.
Vamos tomar por exemplo, uma thread onde o utilizador vende um conjunto de DVD's com filmes remastered dos anos 80, dezenas de peças de computadores antigos, um disco SATAII de 250gb e imenso material para OC.

Título: DVDs 80s + Peças PC Antigos + SATAII 250gb + Material OC

Não estou a sugerir que isto se torne numa regra, mas mais numa sugestão, de forma a que os sub-fóruns em questão se tornem mais objectivos e organizados.


*EDIT* : Estive a dar nova vista de olhos pelas regras, e apercebi-me que isto já existe:

"É obrigatória a remoção da listagem do material já vendido/comprado do tópico, para uma mais fácil pesquisa. Se assim o desejar, poderá adicionar no seu tópico de avaliação."

Efectivamente, a regra existe, mas não a vejo a ser cumprida. Logo, a minha opinião mantém-se.
 
Última edição:
Bem, sobre a listagem de material vendido, sempre que vires tal situação, deves fazer um report ;) Os mods não conseguem verificar todas as threads!

Sobre os títulos, actualmente existe uma margem de manobra com os mesmos
 
No que diz respeito aos títulos pode-se ler aqui:
  • Coloque um título objectivo e sucinto. Não são permitidos enfeites, ou palavras promocionais como "Promoção", "Tenda do Zé", "Baixa de preços", "Liquidação total", etc.
Agradecemos que faça report dos tópicos que não se encontrem dentro desse parâmetros.
Quanto ao título com: "Vário material" por exemplo, está dentro das regras, imagine que eu tenho 10 peças todas diferentes para vender, se as meter todas no título pode imaginar como ia ficar.
A busca de ser feita por post e não por título.
 
Back
Topo