Windows Vista O que é que fazes com o Vista que não consegues fazer com o XP?

O "search" que me evita de andar a clicar, clicar, clicar para chegar aquilo que eu quero:

Habituando a isto, não queres outra coisa. Evita mesmo de andar a clicar em pastas e mais pastas...

E depois a maneira como ele faz a gestão da memória RAM e Discos, faz com que tenha sempre alguma aplicação sempre pronta a funcionar.
Trabalhar com redes wireless basta um clique no icone e estabelece ligação à net.

Depois é os Sidebars (calendário, estado do tempo) mas penso que já há isto para o XP portanto esta não conta.

Se tens maquina bastante recente, vale a pena usares o Vista.
 
O Vista é mais simples e agradável que o XP alguma vez foi... e ainda não levou nenhum Service Pack. O que mais admiro neste sistema operativo é que nunca -repito, nunca- notei nenhuma lentidão. Os recursos em termos de hardware são muito bem aproveitados embora sinta que a nível de drivers há ainda muito trabalho pela frente (e os drivers são da responsabilidade dos fabricantes).

Quando leio neste e noutros fóruns pessoal a falar mal do Vista, mesmo com computadores de grande poder, contrariamente ao que fazia há uns tempos atrás deixei de responder/participar porque está mais do que comprovado que a culpa está entre a cadeira e o teclado. Haver pessoas com Quads e 8800s que preferem o XP só pode ser por má fé, por ser do contra ou por falta de jeito... é que o mais ridículo é que o XP nem sequer tira proveito desse hardware!

A nível de jogos o Vista em muitos casos consegue menos FPS que o XP para mim devido aos tais drivers que ainda não estão a 100% (o XP tem quase 7 anos de trabalho) mas também digo uma coisa: há diferença visual, no mesmo jogo, entre os por exemplo 100 FPS do XP e os, vá lá, 75 FPS do Vista? o olho humano detecta essa diferença? bah...

A minha filosofia agora é esta: estou muito mas muito satisfeito com o Vista e quero lá saber se este ou aquele diz que o Vista é uma maravilha. Se calhar nesses casos o problema (ou a maravilha) não é, propriamente, do novo SO da Microsoft.

Ah, e respondendo a questão, além do melhor aproveitamento de hardware que o XP não consegue (veremos se o SP3 ajuda), o meu Vista Home Premium permite ver TV com grande qualidade. No XP tinha de buscar software ou do fabricante ou de terceiros.
 
Última edição:
O Vista é mais simples e agradável que o XP alguma vez foi... e ainda não levou nenhum Service Pack. O que mais admiro neste sistema operativo é que nunca -repito, nunca- notei nenhuma lentidão. Os recursos em termos de hardware são muito bem aproveitados embora sinta que a nível de drivers há ainda muito trabalho pela frente (e os drivers são da responsabilidade dos fabricantes).

Quando leio neste e noutros fóruns pessoal a falar mal do Vista, mesmo com computadores de grande poder, contrariamente ao que fazia há uns tempos atrás deixei de responder/participar porque está mais do que comprovado que a culpa está entre a cadeira e o teclado. Haver pessoas com Quads e 8800s que preferem o XP só pode ser por má fé, por ser do contra ou por falta de jeito... é que o mais ridículo é que o XP nem sequer tira proveito desse hardware!

A nível de jogos o Vista em muitos casos consegue menos FPS que o XP para mim devido aos tais drivers que ainda não estão a 100% (o XP tem quase 7 anos de trabalho) mas também digo uma coisa: há diferença visual, no mesmo jogo, entre os por exemplo 100 FPS do XP e os, vá lá, 75 FPS do Vista? o olho humano detecta essa diferença? bah...

A minha filosofia agora é esta: estou muito mas muito satisfeito com o Vista e quero lá saber se este ou aquele diz que o Vista é uma maravilha. Se calhar nesses casos o problema (ou a maravilha) não é, propriamente, do novo SO da Microsoft.

Ah, e respondendo a questão, além do melhor aproveitamento de hardware que o XP não consegue (veremos se o SP3 ajuda), o meu Vista Home Premium permite ver TV com grande qualidade. No XP tinha de buscar software ou do fabricante ou de terceiros.

QFT, para além de no xp quando havia algum erro no programa um simples end task poderia dar muito trabalho no caso do vista é impec, desde que tenho o vista que já não consigo trabalhar como deve de ser num pc com o xp que antes me parecia rápido mas que ogora me parece bem lento, para além disso a função do shearch é mesmo priceless
 
Não existe praticamente nada que o Vista faça que o XP não faça. Mas isso é genericamente válido para qualquer SO moderno.

A questão são os pormenores. E o Vista melhora muitos pequenos pormenores em relação ao XP (alguns até são bem mais que pormenores como o search que já foi falado)

É um upgrade um bocado pindérico para 7 anos (ou whatever) mas ... continua a ser um upgrade e uma melhoria.
 
Sinceramente, nada. Para o uso que dou à máquina, tanto faz que use XP ou Vista. A questão é que o XP consome duas vezes menos RAM.

Continuo a funcionar com o MS Office 2003, MS Visio 2003 e não é por fazê-lo no Vista que vou aumentar a minha produtividade. Continuo a ir a net, ver mails, ouvir música como fazia no XP. E é tudo o que faço por aqui.
 
Sinceramente, nada. Para o uso que dou à máquina, tanto faz que use XP ou Vista. A questão é que o XP consome duas vezes menos RAM.

Continuo a funcionar com o MS Office 2003, MS Visio 2003 e não é por fazê-lo no Vista que vou aumentar a minha produtividade. Continuo a ir a net, ver mails, ouvir música como fazia no XP. E é tudo o que faço por aqui.

Faz uma pesquisa sobre o assunto no Google :)
 
Sinceramente, nada. Para o uso que dou à máquina, tanto faz que use XP ou Vista. A questão é que o XP consome duas vezes menos RAM.

Continuo a funcionar com o MS Office 2003, MS Visio 2003 e não é por fazê-lo no Vista que vou aumentar a minha produtividade. Continuo a ir a net, ver mails, ouvir música como fazia no XP. E é tudo o que faço por aqui.

Consome menos RAM? O tal mito da ram que o vista come....

Dou um exemplo:

O meu bro instalou no vista o CM 2001 ou la q é, um antigo. Quando por exemplo, esta no jogo e perde, faz sair à pedreiro (ele é cheater :D ), o cm continua em memória, foi assim que o jogo foi feito, nao sai da memoria, mas nao esta em execucao.
Entao, ele queria entrar no jogo outra vez, e o CM diz-lhe: nao tem memoria... E vamos ver nos recursos e tem la onde diz cached memory uns 800 megas livres (tem 2GB ram) e o CM so pede uns 50 megas ou 100..
Mas como o Vista tem essa tal memoria em cache, diz que free nao tem nada, e o jogo em vez de pedir ram, ve a q esta livre e como tal, diz que nao ha.

Solucao: entrar no firefox, ie, word e excel, fechar tudo e entrar no cm, e voila, funciona. pq? essas aplicacoes pediram ram, o vista limpou a do cm, e assim que fechas tudo, nao a mete logo toda em cache, e assim o CM é enganado...
O vista nao consome RAM, mete em cache com ficheiros e programas e seja la o q for, que se tenha usado recentemente, quando uma aplicacao pede memoria, o vista liberta, e é tudo mais rapido... O xp quer ter sempre uns 35% livres, e usa muito mais a memoria virtual em disco, o que torna tudo mais lento...

Noto isto num portatil com XP que tem 700 de ram, e sempre 200 livres, mas depois a mem virtual em disco anda a volta de 1 GB e fica muito lentinho.... Para que quero esses tais 200 livres? para nada....

mas pronto, o mito do vista come ram prevalece.


voltando ao topico:
o vista aproveita os recurso todos melhor, e tem mais ferramentas de analise de problemas, quando ocorrem, e gere melhor estes problemas..
 
sim o vista faz melhor uso da ram mas isso não significa que consuma menos, por isso se tens menos de 2gb de ram opta por Xp as diferenças para quem não trabalha em ambientes empresariais com grandes redes, são ao nivel do *****, se tens um bom sistema opta por Vista.

Eu uso os dois e não noto diferença (tirando as ***** do vista que detesto)
 
Outra coisa que o vista tem de muito bom é a gestão de políticas de segurança de rede... simplesmente fantástico :D Atrás disto vai também ao novo sistema de gestão de permissões de ficheiros bem mais simples e eficaz...

O UAC embora mta gente se queixe mas o que é certo é que até hj nem 1 único vírus entra cá graças a isso :P

A única "vantagem" que vejo no xp é mesmo a menor utilização de disco que em portáteis faz alguma diferença na bateria mas isso é o que permite pesquisas rápidas, arranque de programas num ápice e system restore smp actualizado...

[]

ps-O vista por enquanto tem um pequeno problema no que diz respeito a taxas de transferência de ficheiros entre discos mas para mts users (como eu) já está bem melhor com o SP1 :P
 
Culpa dos drivers ou não, com o vista tenho FPS's muito mais reduzidos do que no XP.
Por isso o meu portatil com uma Geforce Go7600 prefere XP para jogos.
 
não quero ser do contra..

mas no trabalho tenho colegas que usam portáteis com o vista!!

e eu tenho o xp. e eles vêm-se negros.. são crashes frequentes. BSOD's.. pá.. e o portátil veio novinho á 3 meses..

eu pessoalmente, claro que isto depende sempre de pessoa para pessoa... não vou dizer já mal do vista.. também o dizia do xp à uns anos atrás..

vou apenas dizer.. espero mais ano em meio e depois meto o vista...
 
Obrigado a todos pela tentativa de elucidação. Estamos sempre a aprender.

Como diz o outro: "A partilha do conhecimento não é um direito, mas sim um dever."

Só um aparte: Eu disse aquilo da RAM porque na prática era aquilo que eu via. Não sou nem pretendo ser nenhum guru do Vista.
 
Última edição:
não quero ser do contra..

mas no trabalho tenho colegas que usam portáteis com o vista!!

e eu tenho o xp. e eles vêm-se negros.. são crashes frequentes. BSOD's.. pá.. e o portátil veio novinho á 3 meses..

eu pessoalmente, claro que isto depende sempre de pessoa para pessoa... não vou dizer já mal do vista.. também o dizia do xp à uns anos atrás..

vou apenas dizer.. espero mais ano em meio e depois meto o vista...

A minha mulher usa o Vista no Portatil e até está a gostar (já o tem há uns 3 meses) e ainda não teve crash`s, BSOD...

Uma coisa que me esqueci de referir, com o Vista é desnecessário usar o explorador do windows, esteja aonde estiver tenho sempre isto à esquerda :).
 
Back
Topo