1ª instalação Linux: Dúvida na partição do disco

xetiro

Power Member
Boas pessoal.

Sou novo no mundo Linux e vou pela primeira vez instalar o Linux no meu PC de casa. E agradecia aqui umas dicas do pessoal com mais experiência.

Andei a ler os tópicos do forum para tentar perceber como tudo isto funciona, e corrijam-me se estou enganado, se instalar o Ubuntu 7.10 (o mais recente) estou a instalar tudo o que preciso para começar, right?

Entretanto a minha grande dúvida é em relação à partição do disco. Tenho um único disco de 250 Gb, o qual ainda há pouco tempo formatei com partição completa (só sobraram 8mb não particionados) e instalei o Windows XP SP2.

Obviamente não quero desinstalar o Windows XP SP2. Pelo que li é possível por exemplo dividir o disco em dois com uma segunda partição e instalar o Ubuntu 7.10 nessa segunda partição, right? Depois é possível escolher o boot desejado.

Ok, partindo do principio que não estou a dizer nenhum disparate de maior, a minha dúvida coloca-se em relação à partição. Existem alguns cuidados que deva ter ao fazer a 2ª partição de modo a não causar problemas ao OS que já tenho instalado, o Win XP?

Tks
 
1º - Faz backups!
2º - Desfragmenta o disco
3º - Se fizeres boot pelo Live CD do Ubuntu podes utilizar um particionador do disco chamado GParted para criares uma nova partição a partir de uma já existente. O GParted tem uma GUI agradável e bastante user-friendly.
 
Ok. Seguindo o tutorial do esquiso :) redimensionei a partição principal onde tinha o windows, e criei nova partição para instalar o ubuntu, que o fiz com sucesso.

Só me faltam alguns promenores, entre os quais o mais importate é a ligação à net.

Eu tenho net da Clix e uso um dos primeiros modems deles, o SpeedTouch 330. Acontece que no Windows sempre usei o cd de instalação, que básicamente instalava os drivers do modem e uma box de dial-up para fazer a conexão.