1ª instalação Linux: Dúvida na partição do disco

xetiro

Power Member
Boas pessoal.

Sou novo no mundo Linux e vou pela primeira vez instalar o Linux no meu PC de casa. E agradecia aqui umas dicas do pessoal com mais experiência.

Andei a ler os tópicos do forum para tentar perceber como tudo isto funciona, e corrijam-me se estou enganado, se instalar o Ubuntu 7.10 (o mais recente) estou a instalar tudo o que preciso para começar, right?

Entretanto a minha grande dúvida é em relação à partição do disco. Tenho um único disco de 250 Gb, o qual ainda há pouco tempo formatei com partição completa (só sobraram 8mb não particionados) e instalei o Windows XP SP2.

Obviamente não quero desinstalar o Windows XP SP2. Pelo que li é possível por exemplo dividir o disco em dois com uma segunda partição e instalar o Ubuntu 7.10 nessa segunda partição, right? Depois é possível escolher o boot desejado.

Ok, partindo do principio que não estou a dizer nenhum disparate de maior, a minha dúvida coloca-se em relação à partição. Existem alguns cuidados que deva ter ao fazer a 2ª partição de modo a não causar problemas ao OS que já tenho instalado, o Win XP?

Tks
 
1º - Faz backups!
2º - Desfragmenta o disco
3º - Se fizeres boot pelo Live CD do Ubuntu podes utilizar um particionador do disco chamado GParted para criares uma nova partição a partir de uma já existente. O GParted tem uma GUI agradável e bastante user-friendly.
 
Ok. Seguindo o tutorial do esquiso :) redimensionei a partição principal onde tinha o windows, e criei nova partição para instalar o ubuntu, que o fiz com sucesso.

Só me faltam alguns promenores, entre os quais o mais importate é a ligação à net.

Eu tenho net da Clix e uso um dos primeiros modems deles, o SpeedTouch 330. Acontece que no Windows sempre usei o cd de instalação, que básicamente instalava os drivers do modem e uma box de dial-up para fazer a conexão.

Agora no ubuntu como é natural, não estou a conseguir utilizar o CD. Tive a checkar as definições de rede a ver se encontrava lá o modem, mas suponho que primeiro tenha que instalar as drivers certo? Mas como se procuram drivers para linux? Só encontro drivers para Windows e MAC.

Help please :)
 
Bom pessoal, já consegui :)

Vou fazer um resumo rápido do que fiz só para o caso de alguém se vir a encontrar na mesma situação que eu e dar com este tópic.

1º Utilizei o GParted LiveCD para redimensionar a partição onde tinha o windows, libertando espaço para adicionar uma segunda e terceira partição, tal como indicado pelo excelente tuturial do esquiso => AQUI

2º Arranquei com o cd do Ubuntu e fiz a instalação simples e intuitiva.

3º Para instalar a net a coisa não foi imediata visto eu ter um modem ADSL USB. Comecei por fazer todos os passos que indicava no site oficial => AQUI . Mas no fim continuei offline. Então encontrei aqui um tópic no qual já discutiam o assunto => ESTE.


4º Nesse tópic dei com o link para sacar o package USBADSLMODEMMANAGER => AQUI. Atenção que este é para os modems SPEEDTOUCH. Saquei o mais recente e instalei. Depois no terminal faz-se: usbadslmodemmanager e introduz-se os dados de ligação (Username, Password, etc.). Apartir dai já deu, é só ir ao icon que aparece na systray e fazer connect.


Ainda feito parvo, como pensei que tinha feito porcaria com os comandos do site principal que não resultaram em nada. Voltei a formatar e instalar o Ubuntu de novo, pensando que bastava instalar o USBADSLMODEMMANAGER. Mas não foi exactamente assim. Instalei o USBADSLMODEMMANAGER e não deu para conectar. Então voltei a exectuar os passos do site oficial, e a meio deles aquilo conectou. Portanto parto do principio que é preciso executar ali qq coisa que diz no site oficial, mas não tudo. Pena não me ter apercebido exactamente em que passo ficou activado.

Anyway, tks pela ajuda :)
 
Última edição:
Back
Topo