Problema na criação de um Smf

Ola a todos!

Os meus conhecimentos sobre estes assuntos eram nulos até ontem... e hoje são pouco mais que isso. Por isso peço desculpa por tanta azelhice minha e o meu pedido de ajuda.

O meu objectivo é a criação de um forum SMF, então:

- Arranjei um servidor grátis (freehostia);

- Instalei o SMF atrvén do Cpanel e de uma opção lá existente(scripts gratuitos). Previamente tinha tentado enviar o SMF vi FTA para o servidor e não tinha conseguido.

- Criei atrvés do do Cpanel uma base de dados (segundo as informações do tutorial da SMF)


O primeiro problema surge aqui:

"
Now that you have created the database, you also need to make sure that SMF will be able to access it. You need to create a MySQL user that has privileges for accessing the database.
Again, go to cPanel -> MySQL Databases and find the "Create User" button. Right above it, fill in a username and password for the MySQL user. It is a good idea to keep the username the same as the name of the database. Ready? Take a note of the password and username you selected and click on the "Create User" button."



É que no Cpanel não encontro nenhuma opção de criar o tal user... apenas a de criar a base de dados



Quando tento aceder a http://www.yourdomain.tld/forum/install.php



Aparece a informação "Connection Problems Sorry, SMF was unable to connect to the database. This may be caused by the server being busy. Please try again later."


O user da base de dados é criado dentro dabse de dados? No phpmyadmin?

Agradecia algumas dicas.



Obrigado e desculpem o tamanho do post!!
 
Onde crias a base de dados, nessa mesma página deverás ter a opção de criar um USER e de o associar à Base de Dados criada...
 
O problema é que só lá tem a opção de criar a base de dados:

Por mais que procure não encontro essa opção...

Esse "Control Panel" não é o cPanel. No cPanel efectivamente tens tudo na mesma página mas este painel de controlo desconheço como funciona.
O cPanel é assim: http://www.resellerspanel.com/cpanel_program/cpanel_demo_files/index.html

Aconselho-te a pesquisares no site do Freehostia. Muitas vezes eles têm um tutorial de como trabalhar no painel de controlo.
 
Acho que o username é o nome da base de dados, e a password foi a que atribuiste aquando da criação da BD.
 
Estive a procurar no forum do freehostia e apenas fornecem informações sobre a criação da base de dados, nada sobre o user...


Acho que o username é o nome da base de dados, e a password foi a que atribuiste aquando da criação da BD.


A partir dessa informação como torno a BD acessivel ao Smf?




Pelo que li o cpanel simplifica muito as coisas. Existem servidores gratis com "boas caracteristicas" a usarem o cpanel?


Muito obrigado por todas as ajudas!!
 
Grátis com cPanel? Duvido.
Como tornar a BD acessível ao SMF? Altera o ficheiro Settings.php.
De acordo com o screenshot que mostraste, o anfitrião é o mysql4.freehostia.com; username, password e nome da BD já sabes. É só modificar ;)
 
Penso que a parte que tenho que alterar seja esta:

########## Database Info ##########
$db_server = 'mysql4.freehostia.com';
$db_name = 'filmor10_smf';
$db_user = 'filmor10_smf';
$db_passwd = 'xxxxxxx';
$db_prefix = 'smf_';
$db_persist = 0;
$db_error_send = 1;


Continua a dar-me o mesmo problema na conexão....
 
tenta
$db_name = 'filmor10';
$db_user = 'filmor10';

ou
$db_name = 'filmor10_filmor10';
$db_user = 'filmor10';

ou
$db_name = 'filmor10_filmor10';
$db_user = 'filmor10_filmor10';

e ve se da
 
Just in case, muda para isto:

########## Database Info ##########
$db_server = 'mysql4.freehostia.com:3306';
$db_name = 'filmor10_smf';
$db_user = 'filmor10_smf';
$db_passwd = 'xxxxxxx';
$db_prefix = 'smf_';
$db_persist = 0;
$db_error_send = 1;

Porque de resto, não vejo nenhum problema. Desde que a BD se chame filmor10_smf e tenhas definido quando instalaste o SMF "prefix = 'smf_'", então deve estar tudo bem.

Aliás, já instalaste? Se por acaso não o instalaste, procura o ficheiro install.php e abre-o no browser.
 
Também não resulta...

Instalei o Smf através de uma opção do Control Panel...

Já tentei a instalação "normal". Mas quando faço o upload do smf_1-1-4_install.zip, apesar de me ser dada a informação que o upload foi concluido com sucessso, não me aparece nenhns ficheiros...

Se calhar é mesmo areia a mais para mim...
 
Como disse no inicio tenho conhecimentos zero sobre isto... pelo que faço as coisas pelo que vou lendo sem que façam qualquer tipo de lógica para mim.

Estive a analisar o email que me enviaram do freehostia e reparei nisto:


IMPORTANT!!!
Please change the DNS of your domain to the following and allow 24-48 hours for the DNS update:
dns1.freehostia.com
dns2.freehostia.com


Não tinha feito esta alteração. Poderá ser a causa da falha de ligação à base de dados?


Estava assim:





Alterei para:






Mais uma vez obrigado pela paciência!!
 
temo que não devias ter alterado, isso não tem nada a ver...

Não sei se o teu plano é pago ou não, mas nestas situações, o melhor é contactares o suporte deles, pois só uma pessoa que também conheça esse painel te pode ajudar.
 
$db_server = 'mysql4.freehostia.com
$db_name = 'filmor10_smf'
$db_user = 'filmor10_smf'
$db_passwd = 'xxxxxxx'
$db_prefix = 'filmor10_smf_'


o Erro tava na db_prefix...

Fica bem.
 
Última edição:
Agradeço a todos a ajuda e a paciência, mas está resolvido!!

Já numa fase de desistência apaguei tudo: base de dados e o SMF e voltei a instalar novamente... e ficou a funcionar.

Só por curiosidade deixo aqui como ficou:

$db_server = 'mysql4.freehostia.com';
$db_name = 'filmor10_smf';
$db_user = 'filmor10_smf';
$db_passwd = 'xxxxxx';
$db_prefix = 'smf_';
$db_persist = 0;
$db_error_send = 1;



Deixava ainda uma dúvida que tenho:

Como faço o back up da base de dados? É no SMF ou na própria base de dados? E como?

Mais uma vez obrigado pela ajuda!!
 
Back
Topo