Folding e Conta da electricidade.

Cravonic

Power Member
Boas

Aqui alguém tem noção de quanto é que se paga a mais no final por mês depois de ter todos os 31 dias o folding a executar?

Gostaria de saber mais ou menos, sem ter de parar durante o mês para ver a diferença, é que tenho um colega meu com o prescot (vale a pena referir), que teve de parar de foldar porque a conta da luz ficou logo mais elevada com o folding.

Cumprimentos
 
O custo total da Electricidade gasta a foldar 24x31 depende de muitos factores, nomeadamente da máquina em si, Overclock, custo da energia, contador bi horário vs normal, etc.
Para um PC com uma configuração "normal", anda á volta dos 20€ ou menos, em alguns casos chega aos 10€.
Exemplo: Q6600; 2Gb ddr2; Nvidia 8600Gt, 2 discos - Cerca de 250w reais / 220w Idle - 20€
A placa gáfica no cliente console, acaba por pouco aumentar o consumo, uma vez que esse só se nota a sério quando se puxa mais por ela.
Aconselho também a desligar o Monitor, e periféricos externos (USB).
 
Última edição:
Por acaso também tenho alguma curiosidade em relação a este assunto.
A diferença de gastos entre ter o pc ligado só para trabalhar e ter o pc ligado a foldar enquanto se trabalha é muito grande?
Ou seja, ter o processador a 100% em vez de o ter a menos de 10% gasta muito mais electricidade?

Já agora, existe alguma site onde que eu possa ver quanta electricidade gasta o meu computador?
 
Última edição:
E um portátil com configurações normais sem nada ligado às portas USB? Quanto consumia por mês? E quanto gastava?
 
Boas...

Podem estimar o consumo do PC aqui

A mim deu-me 450W com OC e com o System Load a 100%...há de ser o caso que mais se adequa ao cliente SMP
Depois de tirar um disco, a placa gráfica, as drives ópticas e uma placa PCI...porque na realidade não são praticamente utilzadas deu-me 300W

...atenção que estes valores são as potências recomendadas para as fontes de alimentação...ora se são as recomendadas é óbvio que o sistema não vai consumir isso. Eu não tenho nenhuma maneira de comprovar os valores que são realmente consumidos...mas penso que deva ser entre 50/70% do valor recomendado para as fontes

Cumps ;)
 
Sim, está correcto. Fiz as contas com a tarifa simples (0,1143 da EDP SU), os valores em kW e 24h e 30 dias. É só multiplicar tudo.
 
Tenho sistema de medição de consumo energético em 3 dos meus sistemas, que apesar de terem PSU muito mais potentes, consomem muito menos do que seria esperado.

1 - 2 x Xeon 5160 +MB Tyan Tempest 5000xt + Placa SCSI Adaptec 39320R + Exta NIC Intel PT 2xGb lan + Placa TV + 2 DVDR + Drive Magneto Optica, + P. Som Creative X-FI Elite Pro(com mod. externo) + 3 HDD SAS 15k rpm + 4 HDD sata, ATI Radeon 3870; fonte Silverstone 1Kw + 7fans = 390W a foldar

2 - 2 x opteron 280; MB Tyan Tiger k8we; XFX Nv8800 GTX; placa Math Accel. Clearspeed(50w); 4 Hdd Sata; 2 DVDR + NIC Intel 2xGb PT+ Place Som SB Audigy (com modulo externo) fonte 850w Silvestone = 375 w a foldar

Como estes são sistemas bantante pesados (duplos processadores, discos 15k, placas acelaradoras, etc) penso que que os consumos em PCs "normais" serão muito inferiores.
 
Última edição:
Nao posso afirmar com toda a certeza, pois nao percebo muito de electrónica, mas pelo que me tem dito o consumo de um pc depende exclusivamente da fonte e nao do que esta a fazer, ou seja uma fonte mais forte consome mais do que uma mais fraca estando o cpu, ou qualquer outro componente, a trabalhar a 100% ou a 1%, mas também não tenho nenhum aparelho para medir o consumo e também gostava de "tirar isto a limpo"!

[[]]
 
Nao posso afirmar com toda a certeza, pois nao percebo muito de electrónica, mas pelo que me tem dito o consumo de um pc depende exclusivamente da fonte e nao do que esta a fazer, ou seja uma fonte mais forte consome mais do que uma mais fraca estando o cpu, ou qualquer outro componente, a trabalhar a 100% ou a 1%, mas também não tenho nenhum aparelho para medir o consumo e também gostava de "tirar isto a limpo"!

[[]]

isso está errado para fontes ATX
a fonte tem X watts, mas gasta apenas o que o pc consome(+ o que é dissipado)

o que disseste penso que seja valido para fontes AT

o meu pc em idle consome cerca de 190W, em full(cpu) aproximadamente 250W
E6600 3.2GHz 1.35vcore
isto mantendo as mesmas condiçoes, monitor e speedstep ligados, vga idle
medido com wattimetro
 
Última edição:
Para folding 24x7 compensa aderir á tarifa bi-horária, já que a diferença compensa por si o valor a mais do contador (aka potência contratada).

Exemplo para um pc com consumo de 200w (que já é um valor alto):

- tarifa simples: 17,00€/mês
- tarifa bi-horária 76h: 13,35€/mês (menos 3,65€)

Potência contratada 3.45 kVA: simples - 5,74€, bi-horária - 8,32€ (+ 2,58€).

Ver tarifas aqui.

Irão poupar mais se fizerem mais consumo em horário de vazio (máquinas a lavar à noite e fim de semana, por exemplo). Eu com algum cuidado consigo gastar 40% do consumo total do mês em horas de vazio.

Se o valor for muito alto, também podem foldar apenas de noite, desde que consigam cumprir o tempo do projecto.
 
Não querendo fazer spam, vou colocar mais este post... :)

Estive a ver o load da minha máquina com um daqueles medidores que se ligam na ficha (vulgo "kill-o-watt" em inglês).

Specs:

Asus P5K
E8200@4000 1.375v
2x 1GB DDR2-800@1000 2.1v
2x Samsung T166 500GB
2x Gravador DVD
Nvidia 7600GS c/Zalman
Wc - Eheim 1048 + 3 fan's 120
2 fan's adicionais
Enermax 385W

Mesmo com o router e a UPS na mesma ficha, a correr Prime95 não passou dos 160w (100w idle).
 
Já agora também com um "kill-o-watt" :P

Asus P5N-E SLI
Q6600 B3@3105Mhz 1.312v
2x 1GB DDR2-667@920Mhz 2.0v
1x WD Raptor 10k rpm
2x WD 250GB 2500KS
1x Gravador DVD NEC
1x Leitor DVD Toshiba
Nvidia 7300LE@225/250 [Passiva]
Wc - Eheim 1046 + 2 fan's 120
1 fan 80mm + 1 fan 120mm internas
LC Power Green 550W
Asus WL-600g

250~260W a foldar com duas consolas SMP mais um cliente normal.
 
Nah...esse pc não gasta 270w em "utilização normal"...que eu presumo que seja web, música, imagens...ou seja processador inactivo

Quanto mais gasta isso em Load...ou seja, com o processador a 100%...se for isso, no folding vai ser igual, pois o folding só puxa pelo CPU e pelas RAM's (um pouco).

;)
 
Boas

Aqui alguém tem noção de quanto é que se paga a mais no final por mês depois de ter todos os 31 dias o folding a executar?

Gostaria de saber mais ou menos, sem ter de parar durante o mês para ver a diferença, é que tenho um colega meu com o prescot (vale a pena referir), que teve de parar de foldar porque a conta da luz ficou logo mais elevada com o folding.

Cumprimentos
No meu caso tenho o boinc a correr no portatil e nao noto dif na conta ;)
 
No meu caso tenho o boinc a correr no portatil e nao noto dif na conta ;)
Pois...boa

Os portáteis não foram feitos para consumir muito :P:P:P

Nem foram feitos para outras coisas...tais como processamento bruto e estarem ligados muito tempo seguido...mas pronto, cada um sabe de si :)

;)
 
Pois...boa

Os portáteis não foram feitos para consumir muito :P:P:P

Nem foram feitos para outras coisas...tais como processamento bruto e estarem ligados muito tempo seguido...mas pronto, cada um sabe de si :)

;)
:confused: nao?????? achas mesmo? Faz agora 3 anos q o tenho e está 24h a bulir no Boinc (em + de 1 milhao de utilizadores estou na casa dos 209 mil a nivel mundial), e olha q até hoje nao avariou:007:
 
Back
Topo