[Sugestão] Secção de fotografia

Rui Marto

Power Member
Queria sugerir que fosse criada uma subsecção para amostra de fotografias. De momento existe um tópico para isso, mas visto que é comum a todos os users, acaba por haver um imenso flood de imagens, e ainda por cima não tem o proveito que deveria, dada a quantidade de imagens que entram.
Desta forma criava-se uma subsecção para amostra de fotografias, com um tópico para cada user, à semelhança da secção de avaliações.
Para controlar o fluxo de fotografias poderia arranjar-se um esquema estilo "Power Member" de fotografia, pelo qual, ao fim de certo tempo ou certo nível de participação, o membro receberia o seu tópico para fotografias.
 
Rui Marto, isso é algo que já se encontra em discussão por parte do Staff. Estamos a ponderar as vantagens e desvantagens. Por enquanto não posso avançar mais. ;)

Cumps.
 
Wow. Obrigado pela resposta rápida. :)

De facto há vantagens e desvantagens. Eu não as conheço todas, porque também não sei como funcionam estas coisas. Apenas sugeri isto com o objectivo de "abrandar" um pouco o ritmo a que aquele tópico cresce, ritmo esse que acho que não é muito favorável aos próprios users, pois mais rapidamente as suas imagens caiem no "esquecimento", muitas delas sem criticas nem comentários.
 
Sim, é esse conjunto de desvantagens actuais que levaram a que surgisse a ideia de uma galeria com um tópico para cada user. Mas há algumas coisas a discutir antes de se chegar a uma conclusão sobre qual a melhor abordagem. :)
 
Pessoalmente concordo em absoluto com a criação de um esquema de galerias como referiram. Como é óbvio percebo perfeitamente que tenha de ser bem pensado primeiro. De qualquer forma deixo o meu apoio à ideia do Rui e penso que, acima de tudo, no meio desta questão quem ficaria a ganhar seria a própria techzone pela maior dinamização que aquela secção iria ter.

Acho que não seria pela adesão, a thread dos ensaios digitais prova que há receptividade por parte da comunidade da TZ para algo deste género.

De qualquer forma, e se já está em ponderação pela moderação, faço votos de que saia fumo branco em breve.

Cumps
 
fazendo um bump à discussão :)

a fotografia está mesmo a precisar de uma reorganização em termos de apresentação de imagens, a thread Mostre seus ensaios digitais... está a tornar-se um bocado caótica, tornando de difícil visualização devido ao grande volume de posts...

a minha sugestão passa não pela criação de galerias de users, que julgo não ser o que se pretende com a secção fotografia, que desta forma se tornava apenas um aglomerado de portfolios, mas sim pela divisão temática de threads, p. ex. Ensaios Digitais - Retratos ; Ensaios Digitais - Paisagens ; Ensaios Digitais - Abstractos ; ...

desta forma poderia assumir uma forma mais organizada e por consequência permitir um outro tipo de discussão sobre as fotos apresentadas.

cumps
 
helius, não quero de forma nenhuma dizer que é uma má ideia, até porque não é, mas não me parece que seja o mais adequado para este caso. Creio que acaba mesmo por trazer alguma confusão e iria ser mais complicado de gerir. A ideia da Galeria parece ser um pouco mais adequada e quase que não tenho dúvidas que seria bem mais rápido de se colocar em prática, trazendo benefícios na organização das submissões de cada um, e na organização pessoal dos users e dos seus posts. :)
 
Estamos neste preciso momento a votar e a discutir acerca da implementação desta ideia, e quais as condições necessárias. :)
 
Concordo com o que sugeriu o rui marto, e acho que a sugestão do esquema estilo power member é capaz de ser a melhor solução (embora provavelmente não seja a mais justa), no sentido de ser possível controlar melhor o fórum.
Ficamos então à espera do desfecho disto por parte dos moderadores!
 
Pessoal, sem querer ofender ninguém não sejam tão radicais, sff.

Está em discussão a criação da galeria (tal como o nunyx já afirmou), se essa vier a ser aberta será para todos. Não tem sentido limitar tanto os verdinhos, se se registam numa comunidade pelo menos é suposto usufruirem do que ela tem para oferecer dentro da temática da mesma.

Os moderadores daquela zona certamente que irão ter mais trabalho e se acharem que não estão a dar conta do recado até agradecemos um feedback construtivo no Contacte o Staff. Já tivemos várias criticas bastante boas no contacte o staff e acreditem, é bastante importante mesmo para nós obtermos feedback da nossa performance no fórum.

A ideia de limitar os membros a essas secções a ver com tecnologia é bastante frustrante, a ideia é darmos algo mais à comunidade e não limitá-la ainda mais. Não queremos de forma alguma transformar os powermembers numa elite, são apenas membros com acesso a zonas extra ao fórum e a galeria não será uma zona extra.

Peço-vos que pensem nisto, sff.
 
A ideia não era limitar ninguém. Os new members podem participar, comentando, colocando as suas duvidas, fazendo a pergunta que tanto gostam "Que máquina devo comprar?", aprendendo e/ou ensinando sobre fotografia.

Apenas a parte de criar a galeria ficaria restrita aos frequent flyers daquela secção. Como disse o dasens, é um pouco injusto, mas é uma forma de controlar, dando esse "privilégio" só a quem participa de forma activa.
 
Última edição:
A minha opinião é que se os novos membros não têm capacidade ou maturidade no fórum ou whatever, então também não terão o que é necessário para fazer reply, o que me parece limitador de uma forma ou de outra. Podem haver users que conseguem contribuir com trabalhos excelentes, mas teriam que esperar até serem Power Members? Acho que a Comunidade saía a perder. :wvsore:
 
Além do mais eu acho que existe ainda outra questão, que passa por dinamizar precisamente o fórum de fotografia. Ultimamente tem-se feito alguns esforços nesse sentido, e os concursos com temas mensais foram uma excelente forma de trazer mais gente à secção, e parece-me (posso estar enganado) que o maior tópico (o dos ensaios digitais) cresceu bastante desde a sua implementação.
Mas o que me parece também, é que aqueles que mais tempo passam no fórum de fotografia e para o qual mais contribuem estão a ficar um bocado fartos dos tópicos que máquina comprar com x dinheiro. Sem dúvida que estes tópicos devem existir, até porque é uma excelente forma de ajudar aqueles que têm menos conhecimento e que querem investir em equipamento, mas acho que não estou sozinho quando penso que o fórum poderia ser algo mais que isso. Se calhar nem são as galerias que vão resolver a situação, se calhar nem são os moderadores, mas terão de ser os próprios users a resolve-lo, não sei. É uma questão sobre a qual terá que se reflectir e debater com mais tempo e com mais membros. Vou ver se falo com o grandenaboverde para reunirmos entre aqueles que são já os "frequent flyers" como disse o rui, para se perceber o que se pode fazer para dar mais vida à secção.

Termino então a minha participação neste discussão, até porque enquanto não houver uma decisão em relação às galerias, não valerá a pena estarmos a bater mais na mesma tecla.
Se for implementado um novo sistema, óptimo, vamos ver quais serão os seus resultados, e estou certo que o staff estará disponível para receber o feedback dos users quanto a hipotéticas alterações ao próprio sistema caso estas venham a ser necessárias.

Edit 2 add:
A minha opinião é que se os novos membros não têm capacidade ou maturidade no fórum ou whatever, então também não terão o que é necessário para fazer reply, o que me parece limitador de uma forma ou de outra. Podem haver users que conseguem contribuir com trabalhos excelentes, mas teriam que esperar até serem Power Members? Acho que a Comunidade saía a perder. :wvsore:

O sistema não teria de estar relacionado com ser power member ou não.
Poderia ser criado um sistema de rank dentro do forum de fotografia que seria o limite mínimo para se poder ter uma galeria por exemplo. Assim, alguém que fosse novo ao fórum não teria que fazer mais que participar para ter acesso a uma forma de expor os seus trabalhos, assim como não daria acesso imediato aos power members, pois teriam na mesma que participar!
Não sei é até que ponto é que isto é viável, mas era a isto que me referia quando respondi pela primeira vez no tópico, e penso que é o mesmo que o rui está a sugerir..
 
Última edição:
Pois, era isso mesmo dasens. Daí eu ter dito no primeiro post que seria uma espécie de power member de fotografia. E explico de forma simples o porquê de ter sugerido isso:
É fácil para qualquer um chegar à secção, abrir um tópico e começar a despejar fotografias, não estando necessariamente a contribuir para a comunidade.
Se for alguém com muito valor, de certeza que também não terá grande dificuldade em contribuir para comunidade e mostrar que merece uma galeria.
E isto não teria que ser pelo tempo, ou número de posts, até porque qualidade interessa mais que quantidade.

Isso dos tópicos das máquinas realmente é verdade, já aqui há tempos tinha falado sobre isso com o grandenaboverde. É que por muito que uma pessoa queira ajudar, chega a um ponto que já é tão repetitivo que tira toda e qualquer vontade de responder.

Mas pronto, quanto a mim é esperar pela decisão do staff, e ver que mudanças trazem... :) Estarei cá para ajudar no que puder.
 
Boas
Bem este topico despertou-me alguma atenção, li-o até ao fim e se me é premitido opinar vou dizer de minha justiça.
De facto a secção de fotografia começa a ficar um pouco "desoganizada", quanto a isso parece não haver duvidas, acho a ideia da galeria uma boa ideia e acho também que quem a tiver deve mostar trabalho e deve merece-la (qualiade em detrimento da quantiade).
Segundo ponto aqui focado a repetição de topicos "que maquina comprar", quanto a isto usei-o recentemente (obrigado rui e todos os que respoderam), acho que á semelhança do forum duvidas e suorte tecnico (configurações) deveria existir um sub-furm dediacdo ao tema, e por mais repetitivo que seja respoder a estas questoes devem faze-lo pois á nobs como eu que chegam a uma parteleira de um hiper e fiacam a olhar para aquilo, gastam o dinheiro e não ficam servidos. Além disso este também é um mundo em contaste mudança e o que é hoje amanhã já não é.
Conclusão acho a galeria uma excelente ideia para quem realmente a merecer (e devem fazer por isso), e acho que o forum da fotogarfia deveria ser repensado e reorganizado.
Espero ter ajudado de alguma forma, cumps a todos.
 
Última edição:
santoshd, agradeço a tua opinião e a tua sugestão. Eis o que penso: Dúvidas sobre que máquina comprar vão haver sempre. Criar mais um sub-fórum não vai ajudar à organização, creio que é exactamente o contrário, acabaria por complicar. Estou a ter um deja-vu porque este tipo de sugestão e respectiva resposta já aconteceu mas relacionado com o Telemóveis. :D

Mais: À semelhança do Telemóveis, também o Fotografia tem um índice de tópicos e acrescenta outros stickies também úteis, pelo que a organização depende dos users darem realmente valor a cada sticky e de facto lerem-no antes de escreverem. É aí que se baseia a organização. :)

Ainda em relação à sugestão de um novo sub-fórum, acho até positivo que não seja criado, porque desta forma os users podem ter em conta os tópicos já criados sobre outras máquinas (e sobre recomendações, etc) e tirar as suas próprias conclusões sem ter que criar mais um tópico de dúvidas.

Fica então o meu ponto de vista. ;)
 
Acho a ideia de se criar uma galeria nesta secção algo de muito positivo dando opurtunidade a quem ainda não o fez de ter o seu próprio espaço onde postar o seu material. Penso que não deverá ser uma questão de quem terá o direito de postar, tomando-me a mim como exemplo:

Esta secção nunca me tinha chamado a atenção, no entanto cada vez me desperta mais interesse e vontade de participar, ainda que seja muito leigo ou não tenha de todo a criatividade necessária para o fazer, no entanto seria bom ter um sitio onde ocasionalmente pudesse pôr algumas fotos que vou tirando e ter nesse mesmo sitio as criticas e comentários de pessoas bem mais experientes no assunto que eu.

Penso que algo de muito bom poderá advir de tal secção para esta comunidade. E apenas cabe aos seus utilizadores não a deixar "abandalhar".
 
santoshd, agradeço a tua opinião e a tua sugestão. Eis o que penso: Dúvidas sobre que máquina comprar vão haver sempre. Criar mais um sub-fórum não vai ajudar à organização, creio que é exactamente o contrário, acabaria por complicar. Estou a ter um deja-vu porque este tipo de sugestão e respectiva resposta já aconteceu mas relacionado com o Telemóveis. :D

Mais: À semelhança do Telemóveis, também o Fotografia tem um índice de tópicos e acrescenta outros stickies também úteis, pelo que a organização depende dos users darem realmente valor a cada sticky e de facto lerem-no antes de escreverem. É aí que se baseia a organização. :)

Ainda em relação à sugestão de um novo sub-fórum, acho até positivo que não seja criado, porque desta forma os users podem ter em conta os tópicos já criados sobre outras máquinas (e sobre recomendações, etc) e tirar as suas próprias conclusões sem ter que criar mais um tópico de dúvidas.

Fica então o meu ponto de vista. ;)

Não deixas de ter alguma razão e isso também me passou pela cabeça, só que como acontece no forum configurações cada caso é um caso e o que serve para min pode não servir para outro qualquer. Ao estarem todos juntos estes topicos num só forum ou sob-forum acabava por filtrar a informação mais importante postada no forum principal. Cada um teria resposta as suas pretenções e para futuros post's sobre esta questão a informação tava toda ali, embora como disse devido á constante mutação do mercado aquilo que serve hoje amanhã já não é bom. Eu falo por min li muita coisa, pesquisei no mercado sugestoes já dadas que tinham sido descontinuadas ou não se encontravam e por isso foi como que "forçado" a preguntar como tantos ourtos o fazem. Era neste sentido a minha sugestão.
cumps
 
Back
Topo