OC a evga 7800GT CO

santini

Power Member
saudações. pessoal, tenho um computador q precisa de 1 OCzinho para ver se me aguento com ele mais algum tempo. Para começar, gostaria de tratar da placa gráfica. A placa já vem com algum OC out of the box, mas tenho visto na internet q o pessoal consegue esticá-la ainda mais (core 495/memórias a 1220). com os jogos q estão a sair, todo e qualquer fps a mais é uma bênção. O problema é q nunca fiz nenhum overclock. Podem ajudar-me? Já tenho o rivatuner e muita vontade de aprender. Como é q se faz? Aumenta-se aos poucos a velocidade do gpu até ao máximo e só depois se trata da memória? Q programa devo utilizar para testar a estabilidade? Como controlo a temperatura da gráfica? A mobo é uma asus a8n-e e tenho o AIBooster instalado mas acho q só dá para definir perfis de utilização. Ou também dá para ver a temperatura a q está a placa? qual é a temperatura máxima aceitável quando a gráfica está em carga? expliquem o melhor q puderem, pois nada percebo da poda...
 
Usa o ATITool 0.26 que já traz um teste de estabilidade (Scan for Artifacts):

Deve-se fazer OC a cada 'componente' (Core/Memórias) um de cada vez, fazendo pequenos incrementos (10 em 10MHz, por exemplo). Aumentas, clicas em Set Clock e depois Scan for Artifacts.

Aconselho a seleccionar a opção Link Slides together só para que se tenha a certeza que os clocks pretendidos são aplicados sempre.

Quando não estiver estável aparecem pontos amarelos ou grupos desses pontos ou então o PC bloqueia, o que pode obrigar a ter que ser reiniciado:
http://img179.imageshack.us/img179/4207/domatib4.jpg

Para ver a temperatura da placa: no ATITool, Everest Ultimate Edition, Speedfan e/ou no painel de controlo da NVIDIA (o velho tem a aparência das imagens que se seguem, para aceder ao painel deve-se clicar no botão Avançadas no separador em que se muda a resolução do ecrã; na janela que se abre, clicar no separador com o nome da pl. gráfica):
http://ocia.net/aimages/127_1_full.jpg
http://img174.imageshack.us/img174/9453/temperaturecf5.png


Temperatura aconselhável: quanto mais baixo melhor, mas ela em princípio penso que não passará dos 90ºC.

Também tens um bom teste para fazer aquecer a placa que é o Rthdribl.
 
Última edição:
obrigado pelo esclarecimento. só mais umas questões: uso o atitool apesar de a placa ser 1 nvidia? De certeza q não há problema? Fazer OC a cada componente de cada vez, com pequenos incrementos. Isso significa q devo fazer 1 pequeno incremento ao clock do gpu, verificar se está estável e passar a fazer 1 pequeno incremento de seguida às memórias ou devo incrementar aos poucos o clock do gpu até ao limite da estabilidade, gravar as alterações e só depois dedicar-me às memórias?
thanks, man
 
uso o atitool apesar de a placa ser 1 nvidia? De certeza q não há problema?

Sim. Sim.

Fazer OC a cada componente de cada vez, com pequenos incrementos. Isso significa q devo fazer 1 pequeno incremento ao clock do gpu, verificar se está estável e passar a fazer 1 pequeno incremento de seguida às memórias ou devo incrementar aos poucos o clock do gpu até ao limite da estabilidade, gravar as alterações e só depois dedicar-me às memórias?

É a 2ª opção :cool:

Claro que podes começar pelas memórias e só depois o Core.

O problema de fazer os dois ao mesmo tempo é que quando tiveres artefactos ficas sem saber se é do Core ou das Memórias. Se apenas o Core(resp. Mem) estiver em OC, já sabes que o problema é do Core (resp. Mem) estar a uma frequência demasiado elevada e não da Mem(resp. Core).
 
Última edição:
Back
Topo