máquina até 200/250€

pl4za

Power Member
boas

pretendo adquirir uma maquina digital até 200/250€

o que queria era:
fotografar paisagens
fotos com macro
fotos com pouca luz (a noite e assim... se for possivel dentro do orçamento)

estes sao os principais.

estou interessado em aventurar-me na fotografia... talvez trabalhar na area ou assim.
é possivel adquirir um modelo semi-profissional (daquelas que se pode lentas novas e asim xD) até este valor ? ou nao compensa ?

cumps
 
Pareces bastante interessado em fotografia sem saber, francamente, nada acerca do tema correcto?

Pelo valor que queres gastar digo-te ja que nao compras nada perto de semi-profissional.
A nao ser talvez uma DSLR usada (Canon 350D ou assim).
Se te achares capaz de carregar uma maquina que e bem maior e mais pesada que uma normal point and shoot, esta maquina vai dar-te muito melhor qualidade de imagem. Mesmo com o vidro de origem.
Se nao tiveres uma point&shoot, eu comprava uma dessas, ha um thread sticky com uma lista de maquinas.
Comeca a brincar com ela, aprendes mais qualquer coisa sobre fotografia e vez se valera a pena investir no hobbie.
 
Se queres aprender sobre fotografia, o maior erro que podes cometer é comprar uma point&shoot.
E esclarecendo algo que acho que está a ser confundido, uma point&shoot é uma máquina só tem modos automáticos e presets, ou seja, não tem os chamados "modos criativos", que são prioridade à abertura, prioridade à velocidade e manual. Nem todas as compactas são point&shoot.

Outro esclarecimento é que máquinas semi-profissionais ou de amador avançado, são máquinas que rondam os 1000€ (só o corpo, sem lentes), como por exemplo a Canon 40D, Pentax K10D, Nikon D200, etc.
A Canon 350D, 400D, Nikon D40, D40x, Pentax K100D, etc, são SLRs da gama de entrada, ou seja, de amador. Não deixam no entanto de ser boas máquinas, e até podem ser usadas para fins profissionais. Tudo vai das necessidades do fotógrafo.

Agora, dentro destes valores, tens compactas com modos criativos e algumas superzoom/bridges.
Se ainda encontrares, tens a Fuji S6500 (o preço ronda os 270-300€), que é uma máquina muito porreira para o preço.
Tens também as Canon A720IS ou SX100IS, sendo esta última mais completa, com algumas funções extra e um LCD melhor, e também um zoom maior.

Se queres mesmo levar a fotografia a sério, e vir a trabalhar no ramo, acho que devias começar por investir bem (custa, eu sei) quer em máquina e vidro, quer em formação. Ou seja:
Procura comprar uma SLR, mesmo que o corpo seja de uma gama baixa, e vai tentando investir em boas lentes.
Há por aí vários estúdios e escolas que dão cursos e workshops de fotografia que são óptimos para aprender e evoluir.
Por fim, tens sempre o curso superior de fotografia no IADE (não sei se há em mais algum sitio).
 
@edumad nao entendo nada do assunto mesmo :x
quero uma maquina para aprender... e se possivel no futuro investir numa melhor... já para uso profissional, se decidir trabalhar em algo relacionado... o que ainda falta um tempo x)

Fuji S6500 - 269€
Canon A720IS - 208€
Canon SX100IS - 295€
Fuji FinePix S5800 - 197 €
Fuji FinePix S8000 fd - 309€

vou fazendo uma lista com o que sugerirem...

@Rui Marto e @edumad obrigado pelas dicas ;)

cumps
 
Última edição:
ja vi que a S6500fd é uma boa compra, mas pelos vistos nao há em lado nenhum... a minha irmã mora em barcelona, talvez por lá haja... resumindo:

se encontrar a Fuji S6500 vai ser essa a primeira opçao, senao fico com:
Canon A720IS - 208€
Canon SX100IS - 295€

que acham ?
cumps
 
E por 300 ou 400 também não.:p

Dessas que disseram a única que me parece significativamente melhor é a 6500.
E prefiro claramente esta à 5800/5700.
 
Eu também não sou muito fã da S5700 mas têm dito por aqui que para o preço é fixe. Agora, acima disso, não dispenso a boa qualidade das lentes da Canon. A S6500 tem um sensor muito fixe e mais umas coisinhas, mas nem o preço nem o tamanho me agradaram na altura da escolha. Actualmente pelo preço é bem boa, mas ainda não me convence com o tamanho.
 
Uma coisa que eu me apercebi quando comprei esta, é que a partir do momento em que nos decidimos por uma superzoom ou uma bridge, mais vale borrifar no tamanho. São todas demasiado grandes para caberem numa bolsa, quase que somos obrigados a a levar uma bolsa a tiracolo.

Ainda nem comprei uma bolsa para esta, só encontro ou sacos do pão ou porta moedas.
Queria uma bolsa justa à máquina como se usava dantes nas slr mas que desse para prender à cintura, qualquer coisa desse género mas está dificil.
 
Eu por acaso comprei uma mesmo à medida da minha, que tanto dá para o cinto como para tiracolo. Mas se não tiver bolsa, continua a caber no bolso, e a A720IS sendo do mesmo tamanho, também cabe.
Ainda no outro dia fui fazer o meu "raid" fotográfico à baixa, e lá andei eu de SLR na mão e compacta no bolso.

Mesmo a SX100 tenho um amigo que comprou uma há uns meses e ele diz que a máquina cabe-lhe no bolso. Não é a melhor coisa do mundo, incomoda um pouco porque ele não gosta de andar de bolsos cheios, mas caber cabe.

Agora não sei se já pegaste na S6500, mas é um autêntico monstro comparada com as outras.
 
tamanho nao me importa...

A s6500fd parece que vai dar muiito trabalho a encontrar... vale a pena o trabalho ? ou arranjo uma tão boa ou melhor pelo mesmo preço ? ou um pouco mais.. até 300€

preciso que me digam modelos.. queria comprala o mais rapido possivel..

cumps
 
parece k nao vou ter sorte com a S6500....

vale a pena comprala a 300€ na worten ? se é que ainda está em stock...

digam-me outras alternativas ao mesmo preço !
até 280€ max.


cumps
 
hum... a maquina vai ser adquirida depois de 21 de março pois nao estou ca antes...

entretanto sai algum modelo novo ate 300€ interessante ? ou que faça baixar o preço das outras...

vi estas que pareceram interessantes:

SONY Cyber-shot DSC-H7 preta - 271€
FUJI FinePix S8000 fd - 259€
KODAK EasyShare Z812 IS - 252€

tive a ver fotos de todas, gostei em particular das da fuji...
qual aconselham ?

cumps
 
Tive a ver reviews... cada uma tem os seus pontos fortes...
nao sei porque mas apaixoneime pela fuji *-*

A kodak grava videos em HD, apesar de nao o ir usar..
a fuji tem 18x zoom...

Um dos modos que estava mais interessado era o macro... a fuji tem supermacro, até 1cm de distancia. a kodak é de 12cm.... e a sony em macro nao se safa tao bem pelo que li..

só vejo 2 desvantagens na fuji... funciona com 4pilhas AA.. e nao permite zoom a gravar videos..

digam da vossa justiça !

reviews:
fuji
kodak

cumps
 
Back
Topo