Add-ons legais para La Fonera mantendo o seu conceito inicial

mawukito

Suspenso
Boas,

A questão da alteração do firmware da Fonera foi muito discutida neste fórum, pois muita gente se aproveitou do conceito Fon para ter routers baratos para proveito próprio. A discussão de como colocar firmwares alternativos como o DD-WRT acabou mesmo por ser proibida. No entanto este é um problema do passado, pois recentemente surgiram add-ons com as funcionalidades que todos procurávamos para os Foneras (repeater, hide private ssid, etc.), não sendo assim necessário deixar de partilhar a ligação com a restante comunidade :)

Os add-ons mais conhecidos são o FrancoFON e o FreeWLAN. Estes são legais pois mantêm o propósito da iniciativa e são até discutidos no próprio fórum da Fon, sendo que há até contactos entre os criadores dos add-ons e pessoal da Fon.

Aqui ficam algumas da funcionalidades de cada um, retiradas directamente do site oficial de cada uma das equipas:

FrancoFon:
* Better firewall
* Port forwarding wizzard
* Reserve addresse on private network
* Blacklist some sites for public network
* DNS modifications
* Antenna power tuning
* Remote reboot
* Dyndns management.
* hosts file management
* Real time display for private and public connections.
* Display last version availlable. (in red if your are not up to date)
* Hidden SSID on private network
* Language management (English, French and Roman for the moment)
* Can be upgraded from an alternative server
* Allow @ and / caracters for some pppoe ISP, up to 64 characters
* open/close SSH
* open/close admin by ethernet port.
* Possibility to ban MAC addresses on public and private network with scheduler.
* Possibility to connect LaFonera to an existing AP to use his network instead of having an ethernet wire.


FreeWlan:
* Bandwidth limiting
* Bridging Ethernetport to private WiFi
* Connection to the web via WLAN (Pseudo-WDS) –> QRM (Quasi Repeater Mode) with detailed settings
* DynDNS-Client
* Family- & Friends-Accounts
* Fonero-Status of connected guests
* Hostname editable
* MAC-Blocking
* MAC-Cloning
* Mail service
* MyPlace works in QRM => three (!) WiFis
* Private WiFi’s SSID hideable
* Static DHCP (binding IP to MAC)
* UAM-Allowed editable
* WiFi-Scan in QRM => Display on status page
* FonFan Heartbeat
* Configuration backup and restore function
* Enable SSH access
* Enable SSH and Webinterface access from LAN/Internet


A instalação dos add-ons é fácil, bastante mais fácil até que a instalação do DD-WRT, portanto deixa de haver razões para optarem pelo segundo :)

Aqui ficam as instruções de instalação:
FrancoFon
FreeWlan

Para já ainda só experimentei o FreeWlan e tou satisfeito!

Com os routers La Fonera a apenas 10€ (portes incluídos) ou a 12€ com uma Fontenna de 8dbi, não há desculpa para não entrarem para a grande comunidade Fon ;)


Cumprimentos.
 
Última edição:
Boas

Tenho andado a pensar num Fonera para fazer isto que se vê aqui nesta imagem:

networkbridgehd7.jpg


Mas para eu fazer isto, pelo que tenho lido, tinha de por o dd-wrt e depois configurar o Fonera como Client Bridge.

O que eu queria saber, é se com um desses modos legais eu posso fazer isto...

Não saberá isso, mawukito ?
 
Muito bom... :D

Sempre achei o firmware default bem fraco (ao contrário do dd-wrt q está brutal, aliás era o q gostava de usar, mas mantendo o conceito FON activo), pode ser q com um destes firmware fique um meio termo entre o FON firmware e o dd-wrt, tenho de experimentar...

O FrancoFON parece bem mais fácil de instalar q o FreeWlan...
 
muito bom.

para conectar por SSH, terei que ligar via wi-fi ao router?

Tenho o la fonera ligado ao router speedtouch e como conecto à ele?
 
Última edição:
Pessoal tenho um problema com o meu fonera, ligado ao meu modem (cabovisao) esta sempre a reiniciar de 3 em 3 minutos, estive a ler no suporte e dizem la que acontece com alguns modems por cabo, já é o segundo que tenho e acontece a mesma coisa. Acham que com um firmware desses alternativo que consigo resolver o problema?

Abraço
 
O FrancoFON parece bem mais fácil de instalar q o FreeWlan...

Pelo contrário, desde que tenhas o firmware indicado, para instalares o FreeWlan basta mudares o SSID da rede e os endereços DNS, e depois ligas a net que ele faz tudo sozinho. Foi por ser mais fácil de instalar que experimentei primeiro este.


E quanto à minha questão, ninguem me pode esclarecer isso??

Sim, é possivel fazer o que pretendes com ambos os addons, já vi na net relatos de users a terem essa configuração com sucesso. No FrancoFon ainda não vi como se faz, mas no FreeWlan basta colocares as Internet Settings em Wlan e a seguir activar o Wan Interface. Depois é uma questão de configurares IP's.


muito bom.

para conectar por SSH, terei que ligar via wi-fi ao router?

Tenho o la fonera ligado ao router speedtouch e como conecto à ele?

Sim, ligas via wifi ao fonera. No site que dei do FreeWlan, tens lá como activar o acesso SSH, mesmo que instales depois o FrancoFon.


Pessoal tenho um problema com o meu fonera, ligado ao meu modem (cabovisao) esta sempre a reiniciar de 3 em 3 minutos, estive a ler no suporte e dizem la que acontece com alguns modems por cabo, já é o segundo que tenho e acontece a mesma coisa. Acham que com um firmware desses alternativo que consigo resolver o problema?

Abraço

Não sei mas acho q não perdes nada em tentar.


Cumps
 
Queria fazer uma perguntinha rápida:
Eu queria ligar o fon á xbox360 e fazer de wireless adapter.
Algum destes 2 firmwares me permite isso?
Cumps
mad
 
Liguei agora o meu para instalar o add on e ele só acende a wlan.
Help? :\

Já instalei o addon, mas não consigo pôr akilo a bulir como repeater. Alguma ajuda?
 
Última edição:
Será que é possivel reverter uma fonera como dd-wrt para o conceito original?
Eu tinha de a flashar, so por curiosidade :P mas agora se for possivel volto ao conceito original.

Alguem sabe de um tut para isto??!
 
Na própria página do dd-wrt tens a explicar como fazer isso. Acho que é preciso instalar uma cena qualquer para ao dd-wrt para funcionar. mas vais lá e vês.

Cumps
 
Na própria página do dd-wrt tens a explicar como fazer isso. Acho que é preciso instalar uma cena qualquer para ao dd-wrt para funcionar. mas vais lá e vês.

Cumps

Já andei numas buscas, nao encontrei!
Se por acaso deparares com um link para isso, mete por aqui :001:


Descobri, e já está. Não é nada dificil.
Agora que ja exprimentei o que queria, EXISTE MAIS UM FONERO
 
Última edição:
Eu mandei vir o meu ontem.

Estou a pensar meter o Freewlan, porque quero fazer aquele esquema mais acima da Xbox. Espero que ainda seja possivel, e não me meter numa embrulhada qualquer....
 
Não sei se vais ter sorte.
Os novos veem com a versao r3, que não dá para abrir SSH. Para abrir SSH tens de pressionar reset durante 30s e depois aplicar o kolofonium.
Mas depois ao ligar ao server fonera, a versao r3 é instalada de novo o que faz com que o que fizemos seja apagado e fecha de novo o SSH.

Corrijam-me se estiver enganado...
 
Mas se possivel esclareçam-me esta duvida.
Se eu instalar o FreeWLAN, depois ao ligar à rede fonera esta vai flashar o router com a ultima versao e apagar tudo o que fiz, ou não??? Será que é possivel instalar isso, estar na rede e não perder tudo??
 
Boas!

EDIT:
Com estes addons, vou mesmo comprar um FON :D Em princípio vou usar o FreeWlan, mas pq raio é q este não tem as duas primeiras features do FrancoFON ?! :x
Já agora, alguém com tele2 12mb a usar o modem speedtouch 516 v6 ligado a este router wireless?

Cumps.
 
Última edição:
Boas,
recentemente instalei o freewlan no meu fonera.
e gostaria que me tirassem umas duvidas.

A 1200 metros de distancia da minha casa existe uma rede wireless.

Consigo ligar-me a essa rede a 800 metros de distancia com o portatil.


E com este addon no fonera ele pode fazer de repetidor.

Se eu ligar uma destas antenas http://www.redespt.com/index.php?option=com_phpshop&page=shop.browse&category_id=15&Itemid=6
ao fonera, seria possivel ligar-me a tal rede que esta a 1200 metros de minha casa?


segundo o que vi aqui http://www.via6.com/topico.php?tid=95986 penso que deve funcionar. mas gostaria de pedir a vossa opinião.

cumprimentos
:)
 
Back
Topo