pc desliga-se sozinho apos algums minutos...

buhuhu

Power Member
Boas, eu tenho este PC:
CPU: Intell Prescott 3Ghz
Motherboard: Abit IC7
Gráfica: Saphire Radeon X1650 Pro AGP 512MB (agora com XFX Geforce 6200)
Som: Creative Sound Blaster Audigy 2
Rede: Realtek qualquer coisa
Memórias: 2x512MB
OS: Windows XP SP3

até hoje a tarde o meu PC funcionava bem, mas enquanto jogava Guild Wars, derepente oiço um barulho de curto circuito e o PC desligou-se, quando tentei ligar, não funcionava, troquei a fonte de alimentação e não funcionava ainda, desliguei a UPS e liguei o PC directamente á tomada e já fucionava (a USP + fonte alim foram as 2 a vida...)

Entretando quando arracou tinha uma imagem de cores na vertical, tentei trocar de monitor e acontenceu o mesmo, troquei a gráfica por uma antinga e lá arrancou, quando voltei a por a nova, voltou ao normal (conclusão bastou tirar e repôr a placa e ficou bom)

Agora o problema é "apenas" este, quando ligo o PC (e QUANDO consegue ligar...), passado 2-3 a minutos teja a fazer seja o que for, ele desliga-se ..., o ecrâ, teclado, rato, desligam-se, e vejo asl uzes e os coolers do PC a funcionar ainda, mas tambem fico sem som, até parace que entrou em hibernação (mas não acorda), e quando isto acontence, tenho de desligar da tomada directamente, e esperar +-15 minutos, e quando volto a ligar, lá se aguenta por mais 2-3 minutos até se ir abaixo...

E outro dado importante, eu actualmente estou a usar a XFX 6200 (em vez da minha ati) e reduzi o CPU para 2.5Ghz (um underclock...) para ver se poderia ser devido a algum tipo de consumo ...

Portanto, gostaria de uma ajudinha a resolver isto..., esotu neste momento a escrever no PC do meu irmão, já que no meu não tenho tempo suficiente antes de ir abaixo...


Obrigado
 
Como estão as temps desse computador?
É que se isso falhou a primeira vez durante um jogo, muito provavelmente estás aí com um grave problema de aquecimento.
Tens a certeza que o UPS se foi?
Vê o fusível e/ou o botão de Reset da UPS! ;)

:cool:
 
pah uma coisa é certa isso mexeu com tudo.. mexest em tudo menos na board.. n será ***** coisa de lá? n digo queimada mas uma sobrecarga que causa sobrecargas dps acontece isso..
 
Por mim a primeira vista ou é muito calor nisso ou ou um vírus que se executa ao fim de alguns minutos definidos e puff la se vai tudo abaixo.,.:002:..
:lol:
 
quanto ao UPS, vai a parte de traz e substitui o fusível, a partida teras de volta a funcionar.

quanto ao problema do pc.
- verifica a temperatura do cpu.
- troca pela gráfica antiga e vê se resolveu, se resolveu a gráfica queimou.
- tira tudo e volta a colocar no sitio, pode ser uma placa mal encaixada.
- verifica as ventoinhas, limpa se necessário.
- verifica de o cooler da gráfica tem espaço para trabalhar "uma slot vazia entre a ventoinha e outra placa".
 
" - verifica a temperatura do cpu."
aqui tao as temps na bios:
System 25ºC
CPU 51ºC
PWN 36ºC (isto é o que afinal?!?)


"- troca pela gráfica antiga e vê se resolveu, se resolveu a gráfica queimou."
Ja experimentei a minha placa normal e a de reserva e acontence o mesmo, tentei as duas no pc do meu irmão, e estão boas...


"- tira tudo e volta a colocar no sitio, pode ser uma placa mal encaixada."
ja fiz isto, mas ta na mesma...


"- verifica as ventoinhas, limpa se necessário."
limpei os coolers todos (cpu+motherboard+grafica+a lateral da caixa + as 3 que eu adicionei á +-1 ano atras


"- verifica de o cooler da gráfica tem espaço para trabalhar "uma slot vazia entre a ventoinha e outra placa". "
tenho 2 slots entre a ventoinha e a placa de som, portanto tem espaco pa ventilar a vontade


ja agora, sabem algum programa gratuito pa medir as temps do PC, enquanto tamos na ambiente de trabalho, queria fazer um teste pa ver que temps atingem apos tar no windows algum tempo


Obrigado

EDIT: adicionei um ventoinha daquelas de casa (tamanho da caixa do pc...) mesm junto ao pc (retirei o lateral esquerdo da caixa) portant, melhor refrigeracao a Ar que isto, deve ser impossivel... 3 coolers + 1 ventoinha..., mas continua a acontecer o mesmo problema...

EDIT2: Experimentei ligar APENASa motherboard + disco rigido a fonte de alimentacao, para ver se não estava a consumir demais, mas ficou na mesma...
 
Última edição:
Esse curto circuito pode ter-te queimado a board (ou o CPU, ou...). Faz o seguinte:

Desliga todos os cabos de alimentação de discos, leitores de cd-rom, etc. Deixa só os que alimentam a board. Liga e deixa-o estar algum tempo (podes ir à bios ver as temps). [não tires a gráfica]

Bom, se continuar o problema isolaste-o à board e/ou cpu (já que a fonte e gráfica estão boas).

Pode ser a ventoinha do CPU (não são eternas), pelo que ao fim de algum tempo não consegue retirar o calor produzido. O CPU entra em hibernação para que não queime. Muda a ventoinha e vê.

Se a board do teu irmão aceitar o teu CPU transplanta-o então. Se o do teu irmão não se for abaixo => a tua board já foi.

[Podem ser as memórias... experimenta-as noutra board. Tens de ir eliminando hipóteses!]
 
Última edição:
Quanto a mim, penso que se esse "curto circuito" se queimou a fonte, pode ter sobrado para outras partes essenciais da motherboard, como a ligação para o ventilador do processador. Normalmente quando acontecem problemas desses de reinicialização autónoma a primeira coisa que devemos verificar é o estado do processador.
 
Desmonta o pc todo, limpa até o último pó que estiver, epá limpa tudo o que estiver ao teu alcance que faça parte do pc e depois volta a montar. Arranca o pc, vai a BIOS e selecciona os mambos por Default, salva e reinicia o PC e se puderes actualiza a BIOS.

Abraços!
 
Desmonta o pc todo, limpa até o último pó que estiver, epá limpa tudo o que estiver ao teu alcance que faça parte do pc e depois volta a montar. Arranca o pc, vai a BIOS e selecciona os mambos por Default, salva e reinicia o PC e se puderes actualiza a BIOS.

Abraços!

Ora bolas, mais um PrescHOT!

Faz como o Big The Bob disse, creio que é mesmo a melhor solução!

Cumps!

\w/
 
Ha uns 5 anos tive um problema identico (apesar do hardware ser completamente diferente). resolveu-se com a troca da fonte de alimentação.

Recomendo-te que experimentes o PC com outra fone, e verifiques se resolve o problema.
 
Back
Topo