Panasonic TZ3 VS Sony DSC-H3

jovan

Power Member
Ando a ver se compro uma máquina.

Depois de ter uma olympus is-500, e de ter andado com o sony t-10 emprestada, chegou a altura de comprar uma máquina.

Tenho +-250€

Não me vou iniciar no mundo das fotos por isso não gasto mais €
já gastei mt na olympus is-500 e pouca utilização fiz dela por ser muito grande e por se analogica.

Gosto de tirar boas fotos quando saio de casa,
Tb gosto de fazer uns filmezitos.

Qual a melhor compra? Panasonic TZ3 VS Sony DSC-H3
Alguem pode dar uma ajudar?
 
Última edição pelo moderador:
?
Qual é o termo de comparação? É que são máquinas totalmente diferentes...

Uma é bridge, a outra compacta. Uma só serve para apontar e disparar, a outra deve ter milhentos ajustes possíveis

Resumindo: O que é que realmente pretendes da máquina?
 
Boas,
Pensei que eram relativamente iguais, visto serem +- do mesmo tamanho. ainda bem que perguntei.

Como disso tenho ando com uma sony t-10 e gosto bastante da maquina, o que pretendo é uma maquina que caiba no bolso, que dê para apontar e disparar e fazer uns filmes mas que também não seja tão limitado como a t10, um pouco mais à frente.

Já agora dá para saber quanto tempo leva uma e outra a recuperar entre cada foto, por exemplo numa reflex é basicamente instantâneo na t-10 leva uns 1 segundos e nestas?
 
Última edição pelo moderador:
Entre cada foto são mais ou menos iguais. Cerca de 1,5s.
As dSLR são um mundo à parte, não te podes basear nelas para comparar seja o que for.
Em tamanho, não sei se já as viste ao vivo, mas a H3 é um bocado maior que a TZ3.

E pessoalmente, a T10, assim como toda a série T da Sony, são máquinas relativamente fracas. Em que aspecto é que te sentes limitado?
 
?
Qual é o termo de comparação? É que são máquinas totalmente diferentes...

Uma é bridge, a outra compacta. Uma só serve para apontar e disparar, a outra deve ter milhentos ajustes possíveis

Resumindo: O que é que realmente pretendes da máquina?

estão as duas na categoria de compactas.
a H3 tem pouco mais de 1cm que a tz3
a tz3 é fully automatic e a h3 penso que só tem um modo totalmente manual ou totalmente automática
a principal desvantagem da H3 é o facto de n ter angular (38mm)

posso estar enganado, mas penso que a lente da sony consegue ser ligeiramente superior
 
A diferença é 1cm em altura e 1cm em espessura, mas a H3 com a lente recolhida, já atinge os 5cm (48mm). Consegue ser maior que a SX100, que muitos já dizem ser uma pseudo-compacta.
Mas, realmente bridge também não é.

Em modos, a H3 só tem o Auto, Program, Manual e os presets. A TZ3 fica-se pelo Auto e presets.
O LCD da Sony é mais pequeno e tem menos resolução que o da TZ3.

Em relação às lentes, a TZ3 tem menos distorção e menos aberrações cromáticas. A Sony parece-me mais nítida ao centro e tem mais 100 linhas de resolução quer na vertical, quer na horizontal.

Em relação à cor, a Sony, ao seu estilo habitual, tem tendência a saturar as cores.
 
a principal desvantagem da H3 é o facto de n ter angular (38mm)
isto quer dizer exactamento o qué?
Quando a tz3 saiu andei quase a ficar com ela, mas depois arranjei uma t10 e tem ficado esta, agora tenho mesmo de comprar uma e como a h3 saiu agora pensei ser superior á tz3.(neste momento estou mais inclinado para a h3)

mais uma coisa, dão para fazer zoom quando se está a fazer filmes?

a t10 litada porque não vai passar de uma foto de apontar e disparar. penso que a h3 e a tz3 são uma pouco mais.
 
A TZ3 nem por isso, também é uma point and shoot como a T10. Se bem que, das máquinas que conheço da Série T, elas não fazem mesmo nadinha. A TZ3 já me disseram que tens uma ou outra coisinha. E pelos vistos a H3 oferece-te o modo totalmente manual, mas não as prioridades (que dão imenso jeito), pelo que ou usas em full manual, ou então é mais uma point and shoot.
 
isto quer dizer exactamento o qué?
Quando a tz3 saiu andei quase a ficar com ela, mas depois arranjei uma t10 e tem ficado esta, agora tenho mesmo de comprar uma e como a h3 saiu agora pensei ser superior á tz3.(neste momento estou mais inclinado para a h3)

mais uma coisa, dão para fazer zoom quando se está a fazer filmes?

a t10 litada porque não vai passar de uma foto de apontar e disparar. penso que a h3 e a tz3 são uma pouco mais.

quer dizer que se tirares uma foto exactamente do mesmo sitio com ambas as máquinas, a TZ3 vai apanhar mais imagem pois começa nos 28mm.
o olho humano ve aproximadamente a 50mm. tudo o que seja para baixo disso começa a ser denominado de grande angular
na tz3 teoricamente apanhas o dobro do que o teu olho ve e na H3 apanhas prai 1/3 a mais
a principal utilidade disto é paisagens e fotos interiores (tipo apanhar os amigos tds no restaurante)

a tz3 basicamente faz-te o mesmo que a t10. apontar e disparar, mas com mais qualidade
a H3 no fim de contas é o mesmo. ou dominas a técnica e configuras a máquina manualmente ou usas como point and shoot

alternativas viaveis e com comandos manuais serão a fuji s5700 e a kodak z612. estão ambas abaixo dos 170€ na ***** penso eu e para o preço que custam têm uma qualidade bastante boa. existe tb a fz8, mas já será mais cara
 
Obrigado,

Em relação ao zoom durante as filmagens alguem me sabe responder?

A qualidade dos materiais é que me está a deixar com as contas baralhadas pelo que sei a h3 não tem grande qualidade de construção e isso é importante na durabilidade de uma maquina.:mad:
 
A sony h3 tem uma proteção da lente manual, tem de ser colocada e tirada manualmente, o que não se torna prático para quem quer uma maquina de bolso.

Alguem sabe como é na Panasonic tz3?

Estive a ver mais duas maquinas, que podem ser interesantes,
a Richo R7???
Canon sx100 is (esta a pilhas, o que não me agrada, tive uma hp a pilhas que devolvi passado dois dias, não consegui tirar mais de 30 fotos de seguida, isto se não utiliza-se os filmes) com esta não deve ser assim, será que com esta consigo fazer uns filmes antes de ficar sem bateria?

existem pilhas aa de lithium recerregaveis?
 
LOL epah, a minha A710IS já chegou a tirar quase 1000 fotos antes de ficar sem pilhas com umas recarregáveis de 2500mAh. Já devo ter mais de 6000 fotos tiradas, e carrego mais vezes as pilhas do teclado do que as da máquina.
E também já cheguei a fazer 8Gb de filmes sem as pilhas esgotarem.
 
A A701is não gasta muito então a sx100 deve ser +- a mesma coisa, no entanto uma bateria de lithum é uma bateria de lithium,
Alguém sabe se existem pilhas AA de lithium recarregaveis? ou alguma bateria de lithium que substitua as pilhas na sx100 is? (já vi isto em outras maquina que utilizavam pilhas)

Alguém sabe como é a protecção da lente na canon sx100 is, automática ou uma tampa manual

Estou bastante inclinado para a tz3, parece ser a que mais se adequa á minha utilização, no entanto, a sx100 tambem não parece ser nada mau, no entanto ao que parece leva muito tempo a carregar o flash(Very slow flash recycling)
 
Última edição:
A vantagem das baterias de litium é que não se estragam tão depressa, mas também costumam ser mais caras e dão para menos fotos.
Uma bateria que tenha o formato de duas pilhas AA deve funcionar. Da parte da Canon acho que só têm um carregador com 4 pilhas.

A SX100 tem protecção da lente automática como a TZ3.

Se for como na A710IS, o flash demora muito a carregar quando é usado na potência máxima, mas o seu alcance também é maior que o de outras máquinas, e se baixares o nível de potência, ele carrega muito mais rapidamente.
É uma questão de veres se o flash da TZ3 carrega mais rápido (há sites com esses tempos) e se tem o mesmo alcance. Se carregar mais rápido mas for mais fraco, acaba por ir dar ao mesmo que usar o flash da SX100 num nível mais baixo.
 
Em relação as pilhas e baterias sei quais são as mais potentes, tenho muito material desse aqui por casa para o radiomodelismo.
O lithium é sem duvida o melhor, não se pode comparar com as outras.
Da parte da Canon acho que só têm um carregador com 4 pilhas.
esse carregador que falas é com pilhas de lithium?

de facto o flashda canon é muito mais lento, com as pilhas no maximo leva 5.9segundo a carregar,
NA tz3 leva 2,5segundos
em relação ao alcance a tz3 tb é superior
http://www.dpreview.com/reviews/com...meras=canon_sx100is,panasonic_dmctz3&show=all

Mais uma coisa importante, como funciona o carregamento da bateria na tz3, temos de retirar a bateria da maquina para a carregar num carregador ou liga-se um cabo atravez da maquina? alguem me pode esclrecer este detalhe?
 
Sim, para o mesmo tamanho as baterias têm mais carga, mas no caso das máquinas fotográficas as baterias são pequenas e têm pouca capacidade. A maioria das máquinas a bateria não vai além das 300 fotos.
As pilhas da Canon devem ser do mesmo tipo que eles recomendam, NiMH, mas é uma questão de ires ver ao site, nos acessórios.

Nesse caso o flash da TZ3 é claramente superior.

Vê no site, se a máquina vier com cabo é porque tens que carregar a máquina com a bateria lá dentro, se vier com carregador, não. Há por aí uns users com a TZ3, pergunta-lhes que eles saberam responder-te melhor. Até mesmo em relação a quantas fotos dura uma bateria para saberes se precisas de outra ou não.
 
Back
Topo