Análise Portátil HP G7018EP

JPgod

Moderador
Staff
Boas

Deixo aqui uma pequena análise feita a um dos portáteis da moda, falo do HP G7018EP, que está a ser discutido nesta thread

Specs principais
Sistema Operativo genuíno Windows Vista™ Home Basic Português
Ecrã Panorâmico BrightView de Alta Definição WXGA de 15,4" (1280 x 800)
Processador Intel® Pentium dual-core T2310 - 1,46 GHz System Bus 533 MHz Cache 1 MB de cache de Nível 2, 11x multiplicador
Memória 1024 MB (2 x 512 MB), 667 mhz, mas a trabalhar a 533 mhz, devido o fsb
Disco 80 GB SATA 5400 rpm
Drive DVD Super Multi DVD Writer (+/-R +/-RW) com suporte Double Layer
Comunicações Rede Wireless 802.11b/g WLAN
Rede Ethernet 10/100BT
Modem High speed 56K
Placa Gráfica Intel Graphics Media Accelerator X3100 Memória Vídeo até 251 MB partilhados
3 USB 2.0
1 porta VGA
1 RJ-11 modem conector
1 RJ-45 ethernet conector
S-video TV out
1 saída para auscultadores
1 mic-in
Altifalantes Altec Lansing Alimentação Adaptador AC de 65 W
Bateria 6-cell Lithium-Ion (Li-Ion)
Sistema Áudio Compatível 3D Sound Blaster Pro 16 bit
Dispositivo apontador Touch Pad com botão On/Off button e pad com scroll vertical dedicado, controlo de volume, botões mute, 1 botão Quick Launch
Teclado 101 teclas
Peso 3.10 kg
Dimensões 35.70 cm (L) x 25.70 cm (W) x 2.54 cm (min H) / 3.96 cm (max H)
Garantia 2 anos, recolha e devolução HP
Aqui fica a caixa do dito cujo, antes de abrir
caixa.jpg


Ao abrir a caixa, eis o computador, bem embalado e protegido
embalado.jpg


O Carregador, compacto e leve
carregador.jpg


Depois de remover o plástico, eis o portátil no seu esplendor. Fiquei surpreendido pela qualidade de construção, bastante boa para um portátil tão barato.
topo.jpg


Lateral Direita, com 2 portas USB 2.0, gravador de DVD e slot para cadeado

lateraldireita.jpg


Lateral Esquerda, com a tomada do carregador, saída do cooler, tomada do modem e ethernet, saída D-SUB, s-Vídeo, uma porta USB 2.0
lateralesquerda.jpg


Abrindo a tampa, eis o teclado. O toque é bom, se bem que as teclas são algo duras. O monitor peca por não ter nenhuma trava para "trancar" enquanto fechado, o que requer um bom cuidado
teclado.jpg


Close-up do touchpad. Gostei muito do touchpad, quer no feeling, quer o toque dos botões. Notar o botão para desligar o touchpad, e o led indicador (azul = ligado, laranja = desligado) que considero uma mais valia, visto que este touchpad, ao ser grande e liso, poderia provocar movimentos acidentais do ponteiro enquanto se usa um rato externo.
touchpad.jpg


Virando o portátil, vê-se a bateria e a patilha de bloqueio, tampa da memória, com grelha de ventilação pro cima das mesmas, tampa do disco rígido e entrada do cooler. Recomendo utilizarem algo para levantar o portátil, para melhorar a circulação de ar, visto que ao entrar por baixo, ajuda a abaixar as temperaturas. Em termos de ruído, considero até silencioso, mais que o meu toshiba até. Mesmo a full load a correr BOINC :P Nos meus testes nunca passou dos 60 e tal full load, sem nenhum tweak de voltagens, bem aceitável

fundo.jpg


Vamos lá espreitar o compartimento das memórias :P No topo superior esquerdo, vê-se parte do cooler, a cobrir o northbridge. Também vê-se o CPU (aquela linha rosa), que neste se revelou uma agradável surpresa. Trata-se de um cpu de socket P, logo de certeza mete-se ali um Core 2 Duo a sério, até um 45 nm deve aceitar :D Ao lado está a placa mini-PCIe do wi-fi e embaixo os 2 módulos de memória. Nesta foto já estava instalado 2 módulos de 1024 mb, totalizando 2048 mb :P Como se pode verna foto pelos chips, são módulos diferentes (1 sansung @ 533 mhz e um kingston 667 mhz), mas funcionam perfeitamente,com dual channel ON, a 533 mhz (mais uma vez, limitado primariamente pelo FSB)
memoria.jpg


Uma vista geral do mesmo, a trabalhar com o desktop do Windows Vista Home Basic. Podemos ver também o jack de auscultadores e microfone
vistageral.jpg


Agora uns testes rápidos, não fiz muitos, porque o portátil não foi para min, mas sim um primo meu e foi poucos dias depois para o Brasil, logo não pude testar muito. Infelizmente não tenho teste de bateria também.

CPU-Z
http://i275.photobucket.com/albums/jj290/joaopgod/reviews/cpuz.jpg

Super PI 1MB, 42,143s, nada de especial, devido aos baixos clocks do cpu e pouca cache.
http://i275.photobucket.com/albums/jj290/joaopgod/reviews/superpi.jpg

3Dmark 2001, 4218 pontos, nada mal para onboard e este CPU (um core 2 duo de 800 fsb, 2400 mhz e 4 MB l2 deverá disparar para uns 6k). Já dá jogar para coisas levezitas, tipo WoW, CS 1.6 ou source com opções médias.
http://i275.photobucket.com/albums/jj290/joaopgod/reviews/3dmark.jpg

Teste do cinebench, 56 segundos, satisfatório, visto ser dual core :P
http://i275.photobucket.com/albums/jj290/joaopgod/reviews/cinebench.jpg

Pontos Fortes
* Excelente preço/qualidade
* Cpu dual core, nesta gama de preços, geralmente leva-se com celerons single core
* Qualidade de construção soberba para o preço
* Excelente touchpad, com botão ON/OFF
* Cpu de socket, podendo actualizar para algo mais poderoso
* Silencioso e fresco.

Pontos Fracos
* Ausência de leitor de cartões :( Fazem muita falta hoje em dia e o custo disso é negligenciável. Até existe um sitio reservado para tal na lateral esquerda, mas está tapado
* Ausência de patilha para travar o monitor enquanto fechado, mesmo assim ele fica bem fechado e não abre "sozinho"
* Teclado um pouco duro
* O disco podia ser um pouco maior, tipo 120 gb
* Partição de recuperação, pessoalmente prefiro DVD de recuperação (mas é possível criar um DVD de recuperação e apagar assim esta partição)

E pronto, espero que tenham gostado desta pequena análise :P
 
Última edição:
Pensei que a tampa do LCD tinha um fecho magnético, como o HP 2585ep que testei aqui há uns tempos, ou como os Macbook da Apple...
Mas assim, sem fecho magnético ou por "locks" convencionais, parece-me um descuido inaceitável, mesmo tendo em conta que o PC é baratucho (não era este pormenor que aumentava o preço, de certeza).
 
Bem, a tampa tem uma espécie de "lock", mas nas dobradiças mesmo. A tampa não fica "solta", fica bem fechado e tem que fazer algum esforço para abrir. Daí preferir as tradicionais travas.

Mas é capaz de ser magnético sim:P

Por acaso faz lembrar os macbook no que toca ao formato de abertura do ecrã
 
Última edição:
Pensei que a tampa do LCD tinha um fecho magnético, como o HP 2585ep que testei aqui há uns tempos, ou como os Macbook da Apple...
Mas assim, sem fecho magnético ou por "locks" convencionais, parece-me um descuido inaceitável, mesmo tendo em conta que o PC é baratucho (não era este pormenor que aumentava o preço, de certeza).

toda as gamas da HP que tao a sair agora veem com este sistema de fecho.
sinceramente axo mais pratico assim. =)
cumps
 
Para se criar um DVD de recuperação basta fazer copy/paste dos ficheiros existentes nessa partição de recuperação para um DVD+R?
 
Última edição:
Não, como dito no folheto que vem, é correr o Recovery Manager da HP, e na 1º execução pergunta logo se deseja gravar o dvd :)
Mas já foi falado no tópico indicado, não coloquem dúvidas aqui sff.
Boa review btw ;)
 
Última edição:
Excelente review e bom portátil, provávelmente o melhor até 499€ q anda por aí... ;)

Edit : a autonomia para as specs q tem deve dar 3 horas, ou não?
 
Última edição:
Excelente review.Parabens.
Sei que isto é uma review mas nao posso deixar de perguntar:

Onde consigo comprar uma placa wireless como a que tras esse portatil?
É que tenho uma motherboard de desktop para socket S1 (Amd) e tenho as ligaçoes para Mini PCI-E Na traseira da mesma e nao consigo encontrar á venda uma placa wireless dessas em lado nenhum....

Mais uma vez mil desculpas pela pergunta num topico de review...
 
Back
Topo