Ligar fan a um interruptor tipo alavanca ON/OFF

M_eso

Power Member
Boas preciso de ajuda para fazer uma modificaçao no meu pc...

tenho uma caixa com varias Fan (3) mas nao necessito de as ter sempre ligadas ( so para quando estou a jogar para refrescar melhor ) logo gostaria de colocar interruptores de alavanca para ligar e desligar cada uma delas a medida que vou precisando...gostava de sabes que tipo de interruptores de alavanca preciso 3,4,6 pinos... e como irei coloca-los..

desde ja obrigado
 
Cada interruptor só precisa de ter 2 pinos.

O fio vermelho de alimentação de uma ventoínha, terá que ser interrompido, e cada uma das pontas desse fio vai ligar a cada um dos 2 pinos do interruptor (seja ele de alavanca ou não). Assim podes ligar e desligar a ventoínha com recurso a esse interruptor. Usas tantos interruptores quantas as ventoínhas que quizeres poder ligar/desligar por essa via. Os interruptores podes colocar na frente da caixa num dos paineis de 5"1/4 ou 3"1/2 que esteja disponível.

O ideal era usar um circuito auxiliar para suprimir eventuais picos que possam surgir devidos á comutação.

Abraço
 
Última edição:
Boas tenho uma duvida... :P se eu quiser por um led no circuito para quando ligar a fan tb ligar um led ( tipo a confirmar que a fan ta ligada ) como posso fazer, se puderes faz um esquema :001:

Obrigado
 
e so pores o led com a resistência para 12V com o perno mais comprido para o fio vermelho da fan depois do interruptor e o outro perno ligas ao preto...

cumps
 
Aqui vai um esquema "feito á pressão":



O esquema representa a eventual ligação de 3 ventoinhas, cada uma dotada de interruptor ON/OFF e LED.

O ideal talvez fosse montar numa placa de circuito impresso (pode ser das pré-prefuradas) os interruptores, LEDs, resistências, e ficha molex macho de 4 pinos onde se iria ligar uma das fichas disponíveis da fonte a limentação do PC, e meter também na placa fichas molex compatíveis com as que tivessem as ventoinhas. Assim faziam-se ligações "limpas" e não se andavam a cortar cabos, ficando um serviço mais bonito, funcional e mais fácil de manter caso seja necessário por exemplo mais tarde trocar uma ventoínha estragada.

Bom trabalho

Abraço

PS: Podia-se ainda inventar mais um bocadinho nisto, usando por exemplo um comutador no lugar dos interruptores simples e que ligaria numa posição a ventoinha aos 12v, tal como está agora, e na outra posição em vez de a desligar, ligava-a aos 5v, ficando a ventoinha a trabalhar mas em rotação mais baixa.
Neste caso é importante que o comutador seja do tipo "break before make", ou seja, desfaz primeiro a ligação antes de fazer a seguinte, para que não se corra o risco de provocar um curto-circuito.

Existem comutadores de 3 posições, sendo que a posição central não liga a lado algum, ou seja, nesse caso podia ter-se as 3 situações, 12v, 5v e OFF.

Aqui o esquema:



Meti do lado das ventoinhas a representação das suas fichas e das que ficariam montadas na placa. É uma questão de as imaginar ligadas entre si para se ficar a perceber as ligações que são feitas.

NOTA: Neste caso já não é relevante que o comutador seja do tipo "break before make", pois pelo meio está o pino que coloca o circuito em OFF e que não liga mesmo a lado algum.
 
Última edição:
Última edição:
Acham que serve para efeito??
Mais uma coisa basta cortar fio vermelho da fan e ligar cada uma das pontas ao interruptor, certo(nao vou usar leds)??

- Serve.
- Talvez esteja certo... Não percebi exactamente como estavas a pensar ligar o fio ao comutador, mas isto é o que tens que fazer:
Cortas o fio vermelho, e ligas depois as pontas do fio vermelho cortado, ao pino de uma das pontas desse comutador, e a outra ponta do fio ao pino central do comutador. Vai ficar sem uso um pino de uma ponta do comutador.

Abraço
 
- Serve.
- Talvez esteja certo... Não percebi exactamente como estavas a pensar ligar o fio ao comutador, mas isto é o que tens que fazer:
Cortas o fio vermelho, e ligas depois as pontas do fio vermelho cortado, ao pino de uma das pontas desse comutador, e a outra ponta do fio ao pino central do comutador. Vai ficar sem uso um pino de uma ponta do comutador.

Abraço


É isso mesmo que eu pretendo, obrigado....
Desculpa lá é que eu sou um nabo nisto da electrónica:D...

cumps
 
É isso mesmo que eu pretendo, obrigado....
Desculpa lá é que eu sou um nabo nisto da electrónica:D...

cumps

Se há alguma coisa que possa não ter desculpa é não saber e não perguntar ou procurar saber, mas mesmo assim, querer permanecer ignorante é um direito que assite a todos. :-D

Todos nós somos nabos em imensas coisas, e um bocadito cebolas noutras. :lol:

Abraço
 
Amanha vou comprar o material para começar a fazer este pequeno modding :P

vou dando noticias a medida que os problemas vao aparecendo :-D


Obrigado
 
Se há alguma coisa que possa não ter desculpa é não saber e não perguntar ou procurar saber, mas mesmo assim, querer permanecer ignorante é um direito que assite a todos. :-D

Todos nós somos nabos em imensas coisas, e um bocadito cebolas noutras. :lol:

Abraço

Ja liguei e deu tudo ok, por momentos ate me senti um gajo esperto..lol
Agora gostava de saber como é que faço para por a fan a 5, 7 12v, de preferência com o mesmo interruptor....

Mais uam vez obrigado pela preciosa ajuda
 
Agora gostava de saber como é que faço para por a fan a 5, 7 12v, de preferência com o mesmo interruptor....

Com o comutador que tens só te resta 1 opção simples.
Actualmente deves ter o comutador a fazer o seguinte: numa posição as ventoinhas ficam ligadas a 12v, na outra posição ficam desligadas.

Agora o mais fácil que podes fazer é manter a posição ligado a 12v, e na outra posição do comutador passar a ligá-las a 5v. Acontece que desta forma, e porque o teu comutador só tem 2 posições, não vais poder desligar as ventoínhas. Foi por esse motivo que anteriormente referi a necessidade de usar um comutador de 3 posições em vez de 2.
Claro que se para ti for preferível ter 12v ou 5v, em vez de 12v e OFF, então não há problema.
Para fazeres isso basta seguires o 2º esquema que apresentei, e ignorares a existência do ponto central em cada um dos comutadores, que permitira desligar as ventoinhas.
Os 5v são fáceis de conseguir pois estão presentes nas fichas molex das fontes de alimentação dos PC, no condutor vermelho (como representado no 2º esquema).

Se pretendias ter 12v, 7v, 5v e OFF, o circuito a realizar seria muito mais complexo, em particular por causa dos 7v, pois terias que recorrer a um circuito electrónico para gerar os 7v a partir da linha dos 12v, e como deve ser fácil perceber, terias que usar um comutador para seleccionar 1 das 4 posições. Mesmo suprimindo a posição OFF e ficando só com as 3 tensões, terias que trocar os comutadores que tens actualmente por um de 3 posições, que nem poderia ser sequer o que sugeri num post anterior, pois nesse tipo de comutador a posição central é obrigatoriamente OFF. Terias que usar um que tivesse mesmo a capacidade de comutar de 1 para 3 circuitos. Em alternativa, e ainda mais complexo, seria construir um circuito que comutasse entre as situações desejadas á custa de um simples botão de pressão que faria o ciclo de comutação entre as posições desejadas.

Em resumo, se queres manter os comutadores que tens e as coisas simples, ou ficas pelos 12v-OFF, ou no máximo vais para 12v-5v (ver 2º esquema).

Abraço

PS: Também poderias optar por um circuito regulador de velocidade da ventoínha (usando por exemplo um LM317). Então o comutador faria o OFF e na outra posição comutava para esse circuito, que depois com recurso a um potenciómetro faria o ajuste de velocidade da ventoínha.
Para exemplos de controladores ver:
http://www.cpemma.co.uk/reg.html
http://www.turbokeu.com/myprojects/fanregvoltmon.htm
 
Última edição:
Com o comutador que tens só te resta 1 opção simples.
Actualmente deves ter o comutador a fazer o seguinte: numa posição as ventoinhas ficam ligadas a 12v, na outra posição ficam desligadas.

Agora o mais fácil que podes fazer é manter a posição ligado a 12v, e na outra posição do comutador passar a ligá-las a 5v. Acontece que desta forma, e porque o teu comutador só tem 2 posições, não vais poder desligar as ventoínhas. Foi por esse motivo que anteriormente referi a necessidade de usar um comutador de 3 posições em vez de 2.
Claro que se para ti for preferível ter 12v ou 5v, em vez de 12v e OFF, então não há problema.
Para fazeres isso basta seguires o 2º esquema que apresentei, e ignorares a existência do ponto central em cada um dos comutadores, que permitira desligar as ventoinhas.
Os 5v são fáceis de conseguir pois estão presentes nas fichas molex das fontes de alimentação dos PC, no condutor vermelho (como representado no 2º esquema).

Se pretendias ter 12v, 7v, 5v e OFF, o circuito a realizar seria muito mais complexo, em particular por causa dos 7v, pois terias que recorrer a um circuito electrónico para gerar os 7v a partir da linha dos 12v, e como deve ser fácil perceber, terias que usar um comutador para seleccionar 1 das 4 posições. Mesmo suprimindo a posição OFF e ficando só com as 3 tensões, terias que trocar os comutadores que tens actualmente por um de 3 posições, que nem poderia ser sequer o que sugeri num post anterior, pois nesse tipo de comutador a posição central é obrigatoriamente OFF. Terias que usar um que tivesse mesmo a capacidade de comutar de 1 para 3 circuitos. Em alternativa, e ainda mais complexo, seria construir um circuito que comutasse entre as situações desejadas á custa de um simples botão de pressão que faria o ciclo de comutação entre as posições desejadas.

Em resumo, se queres manter os comutadores que tens e as coisas simples, ou ficas pelos 12v-OFF, ou no máximo vais para 12v-5v (ver 2º esquema).

Abraço

PS: Também poderias optar por um circuito regulador de velocidade da ventoínha (usando por exemplo um LM317). Então o comutador faria o OFF e na outra posição comutava para esse circuito, que depois com recurso a um potenciómetro faria o ajuste de velocidade da ventoínha.
Para exemplos de controladores ver:
http://www.cpemma.co.uk/reg.html
http://www.turbokeu.com/myprojects/fanregvoltmon.htm

Nao o meu comutador tem 3 posiçoes...
Sendo assim optaria por algo de género 5v 7v 12v, dá para fazer isto??
Se der como faço, se poderes da-me uma explicação menos ´´técnica``:p

Abraço
 
Nao o meu comutador tem 3 posiçoes...
Sendo assim optaria por algo de género 5v 7v 12v, dá para fazer isto??
Se der como faço, se poderes da-me uma explicação menos ´´técnica``:p

Abraço

Era mais fácil se quisesses em vez de 7v, por exemplo 8v pois há reguladores de tensão para esse valor:

http://eu.st.com/stonline/books/pdf/docs/2143.pdf

Para conseguires os 7v terá que se usar um LM317, por exemplo, que vai levar mais 2 resistências pelo menos. Nada também de muito mais complicado.

Se o comutadores que tens é de 3 posições, mas é igual ao do link, a posição central não pode ligar a lado algum e por isso não vais poder seleccionar 3 tensões distintas como pretendes (5, 7 e 12v). Na posição central o comutador fica em OFF. É que o comutador que aparece na imagem só tem 3 pinos e por isso não pode comutar 3 circuitos, apenas 2. Digamos que o pino central é por onde entra a corrente, e depois sai para a direita ou para a esquerda conforme a posição em que coloques o pino basculante de comutação. Normalmente com essa configuração os comutadores só assumem 2 posições, mas os que assumem 3 posições, e têm portanto uma que fica ao centro, a meio caminho entre a direita e esquerda, não ligam a nenhum dos pinos, e por isso interrompem simplesmente a passagem de corrente pois não a conduzem a lado algum.

De qualquer forma, assim que me seja possível vou fazer os esquemas para poderes ter os 7v ou os 8v, para que possas decidir por ti o que queres fazer, e vou também ver se tiro umas fotos para explicar por imagens o que estive a dizer sobre o comutador, para que a coisa fique "menos técnica" e mais perceptível. :D

Abraço
 
Era mais fácil se quisesses em vez de 7v, por exemplo 8v pois há reguladores de tensão para esse valor:

http://eu.st.com/stonline/books/pdf/docs/2143.pdf

Para conseguires os 7v terá que se usar um LM317, por exemplo, que vai levar mais 2 resistências pelo menos. Nada também de muito mais complicado.

Se o comutadores que tens é de 3 posições, mas é igual ao do link, a posição central não pode ligar a lado algum e por isso não vais poder seleccionar 3 tensões distintas como pretendes (5, 7 e 12v). Na posição central o comutador fica em OFF. É que o comutador que aparece na imagem só tem 3 pinos e por isso não pode comutar 3 circuitos, apenas 2. Digamos que o pino central é por onde entra a corrente, e depois sai para a direita ou para a esquerda conforme a posição em que coloques o pino basculante de comutação. Normalmente com essa configuração os comutadores só assumem 2 posições, mas os que assumem 3 posições, e têm portanto uma que fica ao centro, a meio caminho entre a direita e esquerda, não ligam a nenhum dos pinos, e por isso interrompem simplesmente a passagem de corrente pois não a conduzem a lado algum.

De qualquer forma, assim que me seja possível vou fazer os esquemas para poderes ter os 7v ou os 8v, para que possas decidir por ti o que queres fazer, e vou também ver se tiro umas fotos para explicar por imagens o que estive a dizer sobre o comutador, para que a coisa fique "menos técnica" e mais perceptível. :D

Abraço


Sim pode ser os 8v, não há problema....
Eu enganei-me, o meu comutador é tem 3 pinos também, por isso é que eu pensei que fazia 3 posições diferentes, mas visto que o pino do meio só faz a transição para os pinos das extremidades vai dar apenas para 2 ´´funções``
Essa ideia de fazeres um esquema era porreira, nem que seja só para duas posições, por exemplo 5v, off, uma coisa simples para o meu alcance....
Epa já estou a dar muito trabalho:p

Obrigado pela ajuda
 
ha varias formas de fazer isso com led e tudo. . mas para nao teres trabalho porque nao compras um?? controlador de ventuinhas???... . (eu sei que assim fica mais barato, mas para quem nao perceve é muito mais facil xD) .. . .


cumpssss
 
ha varias formas de fazer isso com led e tudo. . mas para nao teres trabalho porque nao compras um?? controlador de ventuinhas???... . (eu sei que assim fica mais barato, mas para quem nao perceve é muito mais facil xD) .. . .


cumpssss

Aqui a questão nem é tanto o dinheiro, é mais o prazer de eu fazer o meu próprio controlador...
de qualquer forma fica a sugestão...
cumps
 
Back
Topo