Openbox - introdução/personalização

uterrorista

Suspenso
Apresento aqui mais um tutorial/guia elaborado por mim no meu blog (meplace.net):

Overview:
O teu ambiente gráfico poderá no final ter este aspecto:
[screenshots - clica para aumentar]​
Introdução:
Openbox é um gerenciador de janelas (tal como o conhecido Metacity) bastante leve e extremamente personalizável, apresentando um estilo minimalista, como tal indicado para máquinas com fraco desempenho.
O Openbox permite executar as últimas/todas as aplicações que foram desenhadas/pensadas para Gnome/Kde sem que haja necessidade para correr estes (entenda-se Gnome/Kde). Também é possível correr o Openbox dentro do Gnome/Kde combinando assim as suas funcionalidades. Permite tornar o desktop mais limpo e mais rápido.

Instalação:
Consultar a homepage. Ou então instalar a versão disponível nos repositórios:
Código:
# aptitude install openbox
# aptitude install obconf openbox-themes #EXTRAS_RECOMENDADOS
Para correr o Openbox:
  • Fazer Logout;
  • Escolher o tipo de secção: (1) Gnome/Openbox; (2) openbox-kde.desktop ou (3) Openbox Session;
  • Inserir User e Password.
A opção (1)/(2) permite correr o Openbox juntamente com o Gnome/Kde respectivamente.
A opção (3) lança apenas o Openbox, mas futuramente poderão ser chamadas aplicações do Gnome/Kde (e.g: gnome-panel)

Personalização:
Se escolheste a opção (3) anteriormente, verificas que o teu desktop está vazio, nem nenhuma barra. Não desesperes! :D
  1. Duplicar ficheiros de configuração:
    Código:
    $ mkdir -p ~/.config/openbox/
    $ cp /etc/xdg/openbox/rc.xml ~/.config/openbox/rc.xml
    $ cp /etc/xdg/openbox/menu.xml ~/.config/openbox/menu.xml
    O ficheiro rc.xml é responsável pela configuração dos atalhos, temas, desktop virtuais, etc.. Enquanto o ficheiro menu.xml é apenas responsável pela configuração do menu que aparece quando clicas com o botão direito do rato no desktop - editar este ficheiro em modo texto pode ser chato e complicado, mais à frente existe uma solução mais fácil.
    .
  2. Alt+F2:
    O atalho Alt+F2 aka gnome-panel-control --run-dialog não funciona no Openbox. Acho este comando essencial em qualquer distribuição Linux, por isso vamos arranjar uma alternativa: gmrun - instalar:
    Código:
    # aptitude install gmrun
    Agora vamos atribuir o atalho Alt+F2 ao gmrun:
    Código:
    $ gedit ~/.config/openbox/rc.xml
    Adicionamos o seguinte código antes da string: </keyboard>
    Código:
    <keybind key="A-F2">
    <action name="execute"><execute>gmrun</execute></action>
    </keybind>
    Nota: Se verificarem o último atalho existente no rc.xml é o W-e, que lança o Konqueror, eu substitui este atalho para o Nautilus (pois prefiro):
    Código:
    <keybind key="W-e">
    <action name="Execute">
    <startupnotify>
    <enabled>true</enabled>
    <name>Nautilus</name>
    </startupnotify>
    <command>nautilus</command>
    </action>
    </keybind>
    Nota2: No meu caso tive de fazer logout/login para que os atalhos funcionassem na perfeição.
    .
  3. Adicionar uma barra:
    Penso que todos gostam de ter uma barra nem que seja só para visualizar as janelas minimizadas.
    Há várias alternativas: tais como pypanel , fbpanel, gnome-panel, xfce4-panel, etc.
    Vou escolher a pypanel:
    Código:
    $ aptitude install pypanel
    .
    • Personalizar o pypanel:
      O ficheiro de configuração encontra-se/é ~/.pypanelrc.
      Vamos fazer backup do ficheiro para salvaguardar qualquer problema que possa ocorrer:
      Código:
      $ cp ~/.pypanelrc ~/pypanelrcbackup
      Agora vamos pegar neste texto/configurações e guarda-lo:
      Código:
      $ gedit ~/.pypanelrc
      .
  4. Adicionar o pypanel (ou outra aplicação qualquer ao arranque):
    Código:
    $ gedit ~/.config/openbox/autostart.sh
    Colar o seguinte texto:
    Código:
    # Run the system-wide support stuff
    . $GLOBALAUTOSTART
    # Programs to launch at startup
    pypanel &
    #/opt/wicd/tray.py &
    #conky &
    # all commands must end with: " &"
    Seguir o exemplo para adicionar mais aplicações.
    .
  5. Editar o Tema do Openbox (ObConf):
    Para este fim temos de utilizar o obconf. Podemos lançar esta aplicação com o gmrun (instalado anteriormente - Alt+F2), pelo terminal $ obconf ou então temos um atalho no menu do Openbox (clicar no botão direito do rato sobre o desktop).
    Aqui podemos escolher o Tema, Aparência, Fontes, Janelas, etc. Eu recomendo que mexam nas Margens (Desktop Margins) e deixam pelo menos 1 pixel num lado do ecrã para poderem sempre aceder ao menu do Openbox - eu deixei um pixel no Topo.
    .
  6. Editar o menu Openbox:
    Como referi no ponto 1, é possivel alterar o menu Openbox editando o ficheiro menu.xml. Mas existe uma solução mais 'agradável à vista': obmenu. Instalar o obmenu:
    Código:
    $ wget [URL="http://switch.dl.sourceforge.net/sourceforge/obmenu/obmenu-1.0.tar.gz"]http://switch.dl.sourceforge.net/sourceforge/obmenu/obmenu-1.0.tar.gz [/URL]#fazer download 
    $ tar xvzf obmenu-1.0.tar.gz
    $ cd obmenu-1.0/
    # python setup.py install
    Agora para lançar a aplicação:
    Código:
    $ obmenu
    Nota: Podes fazer os menus que te apetecer, mas depois tens de juntar uma atalho do teu menu, no menu Openbox 3.

Conclusão:

Penso que com este tutorial dá para ter uma ideia básica de como podemos personalizar o nosso sistema. Claro que há outra aplicações que podemos utilizar, mas esta foi a minha escolha.

Outras Referências:
»Openbox homepage
»Pypanel homepage
»Obmenu homepage
»Archlinux wiki - openbox
»Debian wiki - openbox contêm algumas teclas de atalho interessantes
»Box-Look.org - temas

»Wallpaper utilizado!

Feedback:
Se quiserem sugerir outras aplicações que não estas, envia um comentário.
Já agora vota nas estrelinhas e votação e faz o teu balanço.. »Aqui«

Fonte: meplace.net



Continuando este post, tenho mais três dicas para personalizar o Openbox.
  1. Openbox logout script:

    Umas das coisas que falham é o openbox não ter nenhuma pop-up para permitir o Encerramento/Logout de secção. Descobri um script que faz isto mesmo.
    Para adicionar:
    Código:
    $ sudo gedit /usr/bin/openbox-logout
    E colar este código. Salvar e sair.
    Falta apenas tornar o script executável:
    Código:
    $ sudo chmod a+x /usr/bin/openbox-logout
    Para correr:
    Código:
    $ openbox-logout
    .
    .
  2. Screenshot (tecla de atalho):O Openbox não tem nenhuma tecla de atalho para tirar um screenshot. Tem de ser feito manualmente.
    Logo, vamos fazer um atalho.
    Da mesma maneira que fizemos anteriormente, vamos editar o ficheiro rc.xml.
    Código:
    $ gedit ~/.config/openbox/rc.xml
    E adicionar os seguinte código:
    Código:
    <keybind key="Print">
    <action name="Execute"><execute>gnome-panel-screenshot</execute></action>
    </keybind>
    <keybind key="A-Print">
    <action name="Execute"><execute>gnome-panel-screenshot --window</execute></action>
    </keybind>
    Antes da string: </keyboard>
    Assim teremos o Atalho da tecla PrtSc que tira um screenshot do ecrã inteiro e o atalho Alt+PrtSc que tira apenas screenshot da janela activa no momento.
    Nota: é necessário ter a aplicação gnome-screenshot/gnome-panel-screenshot instalada.
    .
    .
  3. Adicionar um atalho/launcher ao pypanel

    Dá sempre jeito ter um/alguns atalhos no painel.
    Vamos adicionar um atalho para o script instalado anteriormente:
    Começamos por editar o pypanelrc:
    Código:
    $ gedit ~/.pypanelrc
    Vamos até à parte/ e alterar para algo do género:
    Código:
    #------------------------------------------------------------------------------
    # Panel Layout:       -----------------------------------
    #                     [  1  ][  2  ][  3  ][  4  ][  5  ]
    #                     -----------------------------------
    #
    # The panel layout is split into 5 sections numbered 1, 2, 3, 4 or 5 as shown
    # in the diagram above.  Each of the following objects can be enabled by
    # assigning it a section number or disabled by assigning it 0:
    #------------------------------------------------------------------------------
    DESKTOP         = 1             # Desktop name section
    TASKS           = 2             # Task names section
    TRAY            = 4             # System tray section
    CLOCK           = 5             # Clock section
    LAUNCHER        = 3             # Application launcher section
    Como aqui explica, temos de atribuir um número ao LAUNCHER para o permitir. Podem utilizar outra disposição dos elementos se gostarem mais..
    Agora para fazer o atalho realmente dito. Encontrem a entrada: LAUNCH_LIST e fazer algo do género:
    Código:
    LAUNCH_LIST     = [
    ("xterm", "/usr/share/icons/Tangerine/16x16/apps/gdm-setup.png"),
    ("openbox-logout", "/usr/share/icons/Human/16x16/stock/generic/stock_exit.png"),
    ]
    Como podem reparar, também tenho um atalho para o xterm.
    Em relação aos icons utilizados, tens de ver se tens este ficheiros no teu sistema, senão vai até à pasta /usr/share/icons/ e procura algum que gostes.
 
Última edição:
se eu quiser instalar o openbox a partir de uma versao server, tenho que instalar apenas o openbox ou mais alguma coisa?

(isto para ter um desktop minimo mas funcional)
 
Tive a experimentar isto e até gostava de o explorar mais, mas com exames a porta é complicado! Depois talvez.. Mas isto a nível de comparação com o flux não é pêra doce...
 
Eu ainda não percebi foi muito bem como é que eu acedo às minhas pastas.. estou habituado apenas ao gnome. E já agora, a definir um wallpaper.. já procurei mas não percebi lá muito bem. Se alguém me pudesse ajudar, agradecia imenso.

edit: já sei como acedo às pastas.
 
Última edição:
Eu ainda não percebi foi muito bem como é que eu acedo às minhas pastas.. estou habituado apenas ao gnome. E já agora, a definir um wallpaper.. já procurei mas não percebi lá muito bem. Se alguém me pudesse ajudar, agradecia imenso.

Para as pastas. Tens que usar um file manager. Se estás habituado ao Gnome usa o Thunar ou o Nautilus (como estás em Ubuntu já tens um Nautilus instalado).

Para definir wallpapers, embora o Openbox não tenha essa ferramenta integrada, nada mais fácil. É instalar o FEH
Código:
sudo apt-get install feh
e fazer
Código:
feh --bg-scale /caminho/para/imagem.jpg/png
para ficar com esse wall quando reiniciares o PC tens que meter no ~/.config/openbox/autostart.sh a linha
Código:
eval `cat ~/.fehbg` &
 
Não concordo com essa do feh... Mais vale instalar o Nitrogen e depois meter no ficheiro de arranque:

Código:
nitrogen --restore &

O Nitrogen é mais user friendly para defenir o wallpaper :)
 
Back
Topo