Sigma DP1

grandenaboverde

O Senhor dos Bolinhos
A Sigma DP1 foi revelada pela primeira vez o ano passado na PMA 2007, uma compacta com um sensor APS-C Foveon X3 de 14MP (o mesmo da SD14) e uma objectiva de distância focal fixa 28mm f/4. Possui um LCD de 2,5", sapata para flash externo e um viewfinder externo.

dp101001zb5.jpg
dp103001wh2.jpg


Com o seu lançamento marcado para a primavera deste ano, claro que a máquina deu nas vistas na PMA 2008.

Podem ver aqui algumas fotos desta câmara.

:)
 
Última edição pelo moderador:
Demorou taaaaannntttooooo tempo...
A maquina continua a ser interessante, é certo que interessa so a algumas pessoas (a mim interessa bastante), mas o preço vai ter que ser minimamente razoavel (e por razoavel eu digo <400€ coisa que eu duvido muito que ela custe à saida, apontava mais para os 600€), para conseguirem vender alguma coisa.

Os samples falam por si... a nitidez é bastante apreciavel para uma maquina deste tamanho... e o desempenho a ISO800 é exemplar. infelizmente ficaram-se pelo ISO800 nos samples :(
 
Última edição:
Costumava haver um público fiel para este tipo de máquinas

Pessoal que comprava câmaras como a Ricoh GR e outras afins. Se bem que a lente costumava ser f2.8

Esta no entanto pode ajudar com a sensibilidade mais alta do digital

Enfim nunca terá muitos adeptos mas também não tem concorrência
 
compacta com focal fixa?
alguem me explique como é que isso vai ter sucesso...

simples... não vai ter sucesso.
nem pretende ter. assim como a ricoh GR digital não tem. são maquinas para um mercado muito especifico, e para showcase...

no entanto, não deixa de ser one of a kind, e um produto bastante apetecivel para algumas pessoas.
 
A Ricoh Digital GR é uma fraude em muitos aspectos relativamente à Ricoh GR e a essa classe de máquinas (as compactas de lente fixa de alta qualidade)

É natural que muita gente não a grame.
 
A Ricoh Digital GR é uma fraude em muitos aspectos relativamente à Ricoh GR e a essa classe de máquinas (as compactas de lente fixa de alta qualidade)

É natural que muita gente não a grame.

de facto.
o sensor é fraquito (deve ser um matsuhita)
e a lente não é beeeemmmm fixa, dado que é telescopica, apesar de não ter zoom...
e a ricoh está brutalmente cara para a tecnologia que (não) tem

Mas esta sigma está num campeonato à parte, em termos de qualidade, nem é comparavel.
são comparaveis pelo facto de serem de focal fixa.
 
A lente peca é por não ser F 2.8 ou mesmo F 2.0, combinado com o sensor, daria uma maquina brutal para "noitadas" :D

temos que ver que tem um sensor grande e um zoom seria uma lente "monstruosa"... Se bem que acho que um zoom de 3x era praticável.

enfim, só se vier barata, como disse o konca, entre 300 a 400 max. Senão entra no reino das reflex que mete esta maquina a um canto, menos no tamanho. Até uma 18-55 tem melhor "performance" nos 28 mm (F 3,5)
 
não necessariamente...
a lente desta DP1 é bastante simples (como é habitual em primes), e tem poucos elementos, o que pode tornar este F4 um F4 bastante luminoso, em conjugação com um sensor deste tamanho (sensor grande = maior sensibilidade), e com boa performance em toda a gama de ISOs disponivel, acredito que o F4 não se torne uma limitação.

mas era quase impossivel exigir mais de uma lente deste tamanho, para um sensor deste tamanho.
um zoom de 3x tornavam-na demasiado grande, e com partes moveis... o zoom digital ha de servir para qualquer coisa, em ultima analise...
 
Última edição:
eu até percebo que seja uma boa máquina e com uma boa qualidade final, mas isto basicamente só deve servir prai pra 5% de fotografia que se possa fazer, tipo estudio...
 
Estúdio? Com uma lente de 28? E abertura de F/4? Penso que seja totalmente a máquina errada para isso.

Acho que a máquina é destinada a fotojornalismo e foto de rua, malta que habitualmente usa RFs como a M8. Mas mesmo para isso, acho que um ISO800 e F/4 algo limitador.

Quanto ao zoom, não me parece que tenha sido pelo tamanho. Já no tempo dos 35mm havia máquinas compactas com zoom.
 
não necessariamente...
a lente desta DP1 é bastante simples (como é habitual em primes), e tem poucos elementos, o que pode tornar este F4 um F4 bastante luminoso, em conjugação com um sensor deste tamanho (sensor grande = maior sensibilidade), e com boa performance em toda a gama de ISOs disponivel, acredito que o F4 não se torne uma limitação.

mas era quase impossivel exigir mais de uma lente deste tamanho, para um sensor deste tamanho.
um zoom de 3x tornavam-na demasiado grande, e com partes moveis... o zoom digital ha de servir para qualquer coisa, em ultima analise...
Um F4 é sempre um F4. Não interessa como é a lente. Aliás essa é a beleza do sistema f/stops

Mas de resto concordo
 
Muito sinceramente não vejo grande utilidade numa máquina destas...acho que não tem concorrência porque simplesmente não tem mercado, ou se tem deve ser mesmo muito limitado.

Alguem me podia dizer a quem poderá interessar uma máquina destas?
 
Muito sinceramente não vejo grande utilidade numa máquina destas...acho que não tem concorrência porque simplesmente não tem mercado, ou se tem deve ser mesmo muito limitado.

Alguem me podia dizer a quem poderá interessar uma máquina destas?

qualquer pessoa que queira tirar fotografias com a maxima qualidade possivel. para fotografia de proximidade, para paisagens, para arquitectura (afinal de contas 28mm ainda é algum wide angle), para documentar alguma coisa...
para fotografar pessoas, por exemplo, uma maquina destas é algo bastante interessante. normalmente podes sempre aproximar-te mais um bocado, ou arranjar enquadramentos melhores...
se quiseres point&shot, usas o zoom digital, ou aproximas-te do objecto, ou fazes um crop posteriormente...
no entanto, tens quase sempre a garantia que independentemente das circunstancias, a foto vai sair com boa qualidade.

para fotografar jantaradas com amigos, por exemplo... poder usar ISO800 sem qualquer problema, e ter um wide angle de 28mm, é algo que me parece bastante util para fotografias do grupo inteiro, ou para fotografar quem está à tua frente... se queres fotografar quem está mais longe vais la tirar a foto... ou então, alguém a tira la mais à frente, dado que nestes jantares é frequente as maquinas irem passando de mão em mão :P

Se algum dia puder, comprar uma compacta (e a comprar quero que sejam uma coisa como deve ser), gostava muito que fosse uma coisa destas.

dêm-me a escolher entre isto e uma Poershot G9 e eu escolho esta sem duvida alguma. (mas eu sei que a maior parte do pessoal escolheria a G9)
 
Última edição:
qualquer pessoa que queira tirar fotografias com a maxima qualidade possivel. para fotografia de proximidade, para paisagens, para arquitectura (afinal de contas 28mm ainda é algum wide angle), para documentar alguma coisa...
para fotografar pessoas, por exemplo, uma maquina destas é algo bastante interessante. normalmente podes sempre aproximar-te mais um bocado, ou arranjar enquadramentos melhores...
se quiseres point&shot, usas o zoom digital, ou aproximas-te do objecto, ou fazes um crop posteriormente...
no entanto, tens quase sempre a garantia que independentemente das circunstancias, a foto vai sair com boa qualidade.

para fotografar jantaradas com amigos, por exemplo... poder usar ISO800 sem qualquer problema, e ter um wide angle de 28mm, é algo que me parece bastante util para fotografias do grupo inteiro, ou para fotografar quem está à tua frente... se queres fotografar quem está mais longe vais la tirar a foto... ou então, alguém a tira la mais à frente, dado que nestes jantares é frequente as maquinas irem passando de mão em mão :P

Se algum dia puder, comprar uma compacta (e a comprar quero que sejam uma coisa como deve ser), gostava muito que fosse uma coisa destas.

dêm-me a escolher entre isto e uma Poershot G9 e eu escolho esta sem duvida alguma. (mas eu sei que a maior parte do pessoal escolheria a G9)

Não ponho em causa a qualidade das fotografias em si que devem realmente ser muito boas (14 MP usando uma prime de 28mm) mas se realmente custar ~600€ vai ser dificil ter mercado, por metade já compras uma compacta que tira umas fotos razoáveis para os fins que mencionaste. De facto não vai ser com a tal qualidade que esta deve ter, mas um utilizador que necessite de uma compacta dificilmente vai ter necessidade de uma máquina com o output de qualidade desta. Por 600€ compras uma SLR, se bem que percebo que aqui a palavras chave são "compacta" e "qualidade".

Mas lá está, até percebo que para alguns utilizadores tenha alguma utilidade. Mas o que é de facto é que tendo em conta o rácio preço/qualidade/versatilidade parecem-me haver propostas no mercado bem mais interessantes.

Cumps
 
Eu escolheria a G9, mas a G9 não tem muito a ver com esta máquina. Em situações diferentes, cada uma se iria safar melhor que a outra.

Isto para mim é uma máquina de fotojornalismo e afins. Compacta, discreta, provavelmente silenciosa e rápida também, excelente imagem e sem grandes complicações.
 
Não ponho em causa a qualidade das fotografias em si que devem realmente ser muito boas (14 MP usando uma prime de 28mm) mas se realmente custar ~600€ vai ser dificil ter mercado, por metade já compras uma compacta que tira umas fotos razoáveis para os fins que mencionaste. De facto não vai ser com a tal qualidade que esta deve ter, mas um utilizador que necessite de uma compacta dificilmente vai ter necessidade de uma máquina com o output de qualidade desta. Por 600€ compras uma SLR, se bem que percebo que aqui a palavras chave são "compacta" e "qualidade".

Mas lá está, até percebo que para alguns utilizadores tenha alguma utilidade. Mas o que é de facto é que tendo em conta o rácio preço/qualidade/versatilidade parecem-me haver propostas no mercado bem mais interessantes.

Cumps

Mas atenção... eu não dava 600€ por esta maquina, a não ser que andasse a lixar dinheiro, e ja não tivesse onde o por... mas se calhar por 400€ eu ate era capaz de pensar no caso, se os tivesse, e se os quizesse gastar numa maquina fotografica compacta.
mas entre dar 400€ por uma G9 e 400€ por uma DP1, eu dava-os pela DP1.

Mas sim, é um mercado muito especfico que se sentirá seduzido por esta maquina... e ao preço a que eu presumo que ela venha à partida, ainda mais especifico será.
 
Mas sim, é um mercado muito especfico que se sentirá seduzido por esta maquina... e ao preço a que eu presumo que ela venha à partida, ainda mais especifico será.

Se de facto viesse a 400€ era de pensar nisso. Uma máquina de 14MP com a nitidez que se vê nas sample fotos do link do naboverde era de facto um negócio a pensar. Mas é como tu dizes, tem um mercado muito especifico e ao preço que deve vir ainda mais especifico se vai tornar. É pena que não consigam encontrar um equilibrio entre qualidade e preço nesta máquina porque se tivesse um preço competitivo a história seria outra. Talvez a Sigma faça questão de ser elitista neste modelo:002:

Cumps
 
Back
Topo