Como programar Assembly em linux?

Evil_Tidus

Power Member
Boas

ora tenho um programa para desenvolver em Assembly 486, uma calculadora mais propriamente dita, mas o problema é que este é em Linux, isto porque so hoje é que instalei o Ubuntu 7.10 (o meu primeiro linux :p ate que é jeitoso :D ) e não faço a minima ideia como se compila (ou monta-se) um programa feito em Assembly.
As minhas duvidas acima de tudo são, qual o compilador( ou assembler) para Assembly 486 em Linux, como se compila o código após criado (os comandos pois não os conheço) e se tenho que instalar algo mais para o conseguir correr

desde ja obrigado e desculpem a minha noobice mas só agora começo a dar os primeiros passos nisto :p
 
Na faculdade eu usava o próprio compilador C, para os meus programas assembly.
A notação que eu usava de asm, era o GAS-GNU(que tem a mesma sintaxe do AT&T, praticamente).

Por exemplo para programas mais simples:
Código:
gcc exemplo.s –o exemplo
./exemplo
Depois existem as flags(man gcc), para outras opções.

Já agora, supondo que ainda tens o ubuntu fresquinho, vais precisar do pacote essencial para o compilador, debuggers etc.

Código:
apt-get update
apt-get install build-essential
 
Última edição:
ouvi falar tambem de um tal NASM, isto é um assembler tambem correcto?
esse DDD tambem trata de assembly 486?

O DDD não é mais que um frontend gráfico para depuradores como o GDB por exemplo, portanto sim dá para asm 80x86

O NASM é um assembler também sim... mas vais ter que usar o compilador certo conforme a notação em que o código estiver escrito. Não podes "assemblar" um código escrito na notaçao GAS com o assembler NASM como é logico.
 
Back
Topo