Como gerem as vossas redes wireless?

Transmontano

I folded Myself
O objectivo desta thread não é a resolução de problemas (pelo menos para já :) ), mas sim para dizer qual a forma que utilizamos para nos conectar-mos às "nossas" redes wireless.

Começo eu...

Network-Manager-Gnome, mas como nem sempre funciona, também utilizo o Wifi-Radar.
Confesso que nenhum destes é bom para redes encriptadas. Mas, pelo menos para já, tem servido.
 
wicdbe7.png

Wicd.
Features
  1. backwards compatible with standard *nix networking commands (iwconfig, ifconfig, etc)
  2. wired networks
  3. named network profiles
  4. select between static IP addresses and DHCP on a per network basis
  5. store different static IPs, gateways, subnet masks, DNS server addresses per network
  6. wireless networks
    1. automatically connect at boot - no user intervention required, even for encrypted networks
    2. keeps network keys in root accesible only (600) files (unencrypted, however)
    3. automatically selects between static IP addresses and DHCP on a per network basis
    4. encryption (template based)
      1. WPA 1/2
      2. WEP
      3. LEAP
      4. TTLS
      5. EAP
      6. PEAP
  7. automatically connects at resume from suspend
  8. displays information about the network
Screenshots - here.

Para quem quiser experimentar tenha atenção:
Great! I've installed Wicd. Now how do I run it?

Hit alt-F2 and type in “/opt/wicd/gui.py”. This is the main window, where you can adjust settings and connect to networks. It should also appear under Applications > Internet > Wicd in GNOME.
How can I get the tray icon to appear?

Hit alt-F2, and run “/opt/wicd/tray-edgy.py” (or /opt/wicd/tray.py if you’re using 1.3.0 or later). To get this icon to appear on login to your GUI environment:
* In GNOME, to get the tray icon to automatically appear at boot, go to System > Preferences > Sessions. In the “Startup Programs” tab, click the “New” button. Give it a name (”Wicd” works fine). For a command, enter “/opt/wicd/tray-edgy.py”.
* In KDE, run the following command from a terminal: “sudo ln -s /opt/wicd/tray-edgy.py ~/.kde/Autostart/tray-edgy.py”. Under either desktop environment, you can open the main window by right clicking the tray icon and choosing “Connect...” (or simply by left-clicking it if you are running version 1.2.8 or later).
* In XFCE (Xubuntu etc), run the Autostarted Applications tool (under Settings) and then Add entry for “WICD WiFi control” and then put “/opt/wicd/tray.py” as the command (1.3.x or later). (Tested with XFCE 4, reconnects on login).
 
Última edição:
eu uso o nm-applet 0.6.5 (network manager). por aqui tb nao gosta muito de redes privadas, principalmente quando ando a mudar sempre.

por isso tenho o SSID oculto e mac filter no router + mac filter na fonera....de onde me ligo por wireless.

Wicd.
Screenshots - here.

Para quem quiser experimentar tenha atenção:

....



nao é que me tenha preocupado muito com isso mas ja que deste a dica vou aproveitar e fico a saber mais uma coisa.

vou ver se coloco o Oz e depois faço isso... assim que limpar este disco :D
 
Última edição pelo moderador:
Command line all the way!

Tenho um script que me liga em casa (ou ao ist); Neste script utilizo: wpa_supplicant e dhclient; Como as conexoes wpa são complexas monitorizo as coisas via "wpa_cli stat";

Normalmente para "ver" as redes utilizo: "iwlist $IF scan" mas não despenso uma applet no desktop que me diga o sinal da rede a q estou ligado.

Gostava de usar as ferramentas do Debian (/etc/network/interfaces, ifup, ifdown) mas ainda não me dei ao trabalho de estudar e implementar.
No passado para gerir perfis usava uma ferramenta (curses) chamada netenv, mas aquilo mudou muito o modo como trabalhava e cansei-me de actualizar.

EDIT: Já me esquecia do "wavmon" que ultimamente também não tenho utilizado
 
Última edição:
Decidi testar o Wicd e funciona muito bem, à excepção da eduroam. Tentei a ligação através de PEAP with TKIP, mas não obtia IP.
Alguém utiliza o Wicd para se ligar à rede eduroam?
 
Decidi testar o Wicd e funciona muito bem, à excepção da eduroam. Tentei a ligação através de PEAP with TKIP, mas não obtia IP.
Alguém utiliza o Wicd para se ligar à rede eduroam?

como eu!
mas eu com o network-manager tambem nao me conseguia ligar à rede eduroam nao sei porque só mesmo à e-UM que ainda continua lá mas com o wicd nem isso...

se alguem consguir que diga sff!
 
Decidi instalar o Wicd e estou maravilhado! Conectou-se à primeira ao router com WPA aqui de casa.. Não é nada normal, vamos la ver se isto se mantem assim ;)!
 
Back
Topo