OC em Q6600 numa Asus Striker Extreme

beatniskes

Power Member
Boas!
É o seguinte, tenho a versao Q6600 GO e uma asus striker extreme. Tenho tentado passar os 2.7Ghz e quando aumento mais ou os FSB ou meto o processador em 120% numa opçao da bios, o pc bloqueia ao iniciar. nao deixa entrar na bios, nao deixa fazer nada. a unica forma que encontrei pra reaver o controlo foi retirar a pilha da placa mae e fazer reset a bios.
Ja aumentei o Vcore pra 1.4000 e nada, o resultado foi identico.
Gostava que me podessem ajudar neste aspecto. Quanto a temperaturas, tem havido uma grande discussao entre as temperaturas do cpu e a dos nucleos(ja que estas diferem um bocado) e que a propria intel afirma que nao deve haver diferenças de temperaturas entre as do cpu e a dos seus nucleos ja que os nucleos estao dentro do processador. Mas como eu nao vejo isso, eu e muitos outros compradores deste tipo de processador tenho me guiado simplesmente pela temperatura do processador e como tenho o Q6600 GO posso atingir no maximo 71ºC. Colocando o processador a 115% ele fica a 2759.22Mhz +-, com uma temperatura de cpu em full de nao passando dos 44ºC.
As configuraçoes que tenho agora sao:FSB a 1226.11, Vcore 1.33, multiplicador a 9.0, 2758Mhz velocidade de processador.
O meu sistema esta na minha assinatura.

Obrigado
 
Boas!
Estava pelo google a fazer umas pesquisas e vi o teu post! É um tema realmente muito pedido em muitos sitios e como este forum ja me tem supreendido em algumas coisas decidi registrar-me para entao dentro do que souber tentar ajudar!
Ora primeiro de tudo tas a tentar fazer OC com que versao de BIOS?
Depois vi que estas a uzar o Win XP mas é o de 64bits??? é que tens 4gb de ram!
Pronto agora vamos ao que intressa:
O OC difere sempre de maquina para maquina mas os presupostos estao la. Por isso primeiro de tudo, neste sistema (Striker e q6600) tens de colocar a BIOS na versao 1303 pois ate ao momento foi a que se mostrou mais estavel.
Depois disso aconselho a nunca utilizares o AI Tuning para mim aquilo é um buraco :P
Por isso coloca em manual. a partir dai podes ir exprimentado desde o mexer no FSB na frequencia das memorias e nas voltagens desde o Vcore ate ao CPU VTT. Garanto-te que podes mexer um pouco ah vontade pois por exemplo o Vcore ja levei ate aos 1.65 e o 1.2v HT ate aos 1.7 o SB tb por isso tb nao aconselho a ultrapassares muito isso. Tudo o que te estou aqui a dizer de ires mexendo com cautela e onde mexer parecer roto é assim que da pica fazer OC. mas agora entao vou descrever as configs para colocares isso a 3400MHz. primeiro tenho de dizer que tens os 4 modulos de ram a serem uzados e por isso as configs podem nao ficar muito estaveis mas ja é um ponto de partida para ires exprimentando (e ate pode ser que fiquem estaveis). Aqui vao as configs:

O AI tuning ---- MANUAL
Em FSB and mem. config
FSB - memory clock mode ---- Unlinked
FSB ---- 1700 MHz
Mem ---- 850 MHz

Em Overclocking
CPU multi ---- 8
Spread spectrum tudo disable depois em baixo desta opçao tudo disable ate ao LDT frequency que deve estar a 4x

Por fim em OVER VOLTAGE
Vcore ---- 1.45
Memory ---- 2.0
1.2v HT ----1.45
NB ---- 1.35
SB ---- 1.55
CPU VTT ---- 1.30
os 3 DDRII em auto

deopois ja fora o menu das voltage SLI ---- Disable (a nao ser que se tenha SLI é que é enable)
E NVIDIA GPU Ex ---- Enable.

Peço desculpa pela mensagem repetida em cima mas o site passou-se e mandou sem a acabar.
Espero que ajude e mais alguma duvida que possa e que saiba ajudar postem....
 
Boas!
Estava pelo google a fazer umas pesquisas e vi o teu post! É um tema realmente muito pedido em muitos sitios e como este forum ja me tem supreendido em algumas coisas decidi registrar-me para entao dentro do que souber tentar ajudar!
Ora primeiro de tudo tas a tentar fazer OC com que versao de BIOS?
Depois vi que estas a uzar o Win XP mas é o de 64bits??? é que tens 4gb de ram!
Pronto agora vamos ao que intressa:
O OC difere sempre de maquina para maquina mas os presupostos estao la. Por isso primeiro de tudo, neste sistema (Striker e q6600) tens de colocar a BIOS na versao 1303 pois ate ao momento foi a que se mostrou mais estavel.
Depois disso aconselho a nunca utilizares o AI Tuning para mim aquilo é um buraco :P
Por isso coloca em manual. a partir dai podes ir exprimentado desde o mexer no FSB na frequencia das memorias e nas voltagens desde o Vcore ate ao CPU VTT. Garanto-te que podes mexer um pouco ah vontade pois por exemplo o Vcore ja levei ate aos 1.65 e o 1.2v HT ate aos 1.7 o SB tb por isso tb nao aconselho a ultrapassares muito isso. Tudo o que te estou aqui a dizer de ires mexendo com cautela e onde mexer parecer roto é assim que da pica fazer OC. mas agora entao vou descrever as configs para colocares isso a 3400MHz. primeiro tenho de dizer que tens os 4 modulos de ram a serem uzados e por isso as configs podem nao ficar muito estaveis mas ja é um ponto de partida para ires exprimentando (e ate pode ser que fiquem estaveis). Aqui vao as configs:

O AI tuning ---- MANUAL
Em FSB and mem. config
FSB - memory clock mode ---- Unlinked
FSB ---- 1700 MHz
Mem ---- 850 MHz

Em Overclocking
CPU multi ---- 8
Spread spectrum tudo disable depois em baixo desta opçao tudo disable ate ao LDT frequency que deve estar a 4x

Por fim em OVER VOLTAGE
Vcore ---- 1.45
Memory ---- 2.0
1.2v HT ----1.45
NB ---- 1.35
SB ---- 1.55
CPU VTT ---- 1.30
os 3 DDRII em auto

deopois ja fora o menu das voltage SLI ---- Disable (a nao ser que se tenha SLI é que é enable)
E NVIDIA GPU Ex ---- Enable.

Peço desculpa pela mensagem repetida em cima mas o site passou-se e mandou sem a acabar.
Espero que ajude e mais alguma duvida que possa e que saiba ajudar postem....

Boas,
Há uns meses largos que não visito esta secção do forum, pelos vistos ate me responderam no topico e não me apercebi. Peço desculpa :)
Quanto as notas que se refere, foram me uteis apenas para verificar que o sistema é um sistema unico, e não consegue arrancar em condições com essas configurações.
Amanha vou fazer uma apresentação geral do meu sistema e vou começar a fazer os estudos necessarios para realizar um overclock à maneira com a ajuda aqui dos entendidos "batidos" na materia (sem matar a board :)).

Visto que ja tenho algumas alterações no sitema e o sistema em geral não é de fabrica e contem por assim dizer, um toque pessoal (o que me deu gozo) vou fazer uma apresentação e depois partir para os testes.

No youtube ja vi um gajo com um sistema praticamente igual ao meu, mas ele abusa no Vcore,1.5 e tal, e eu tenho conhecimento que é o tecto de alcançe maximo de alguns processadores, sendo o deste que possuo (Q6600) apenas uns miseros 1.4 salvo erro, tenho a informaçao algures, depois corrijo caso engano.
Portanto, esse tal rapaz, meteu um Q6600 a 4.0 Ghz (estável duvido) numa Asus Striker Extreme.
Eu no inverno passado com o coller de stock coloquei este q6600 a 3.6 e esteve a rodar muito tempo sem grandes alaridos.
Vou ficar por aqui, amanha darei mais noticias do sistema ;).

Obrigado :)
 
Ora vamos la.

Sistema:
Q6600 2.4Ghz revisao B3
Asus Striker Extreme bios 1303
4 pentes de ram da Geil a 800Mhz que totalizam 4Gbs
OS: xp pro 32 bits(barraca pois 4gb de ram é o limite maximo deste os.)
XFX GeForce 8800 gt x 512 ddr3
fonte da LC power de 1050W
disco sata II 500 Gb da seagate(irrelevante)
UPS de 600W

Coolers:
cpu cooler: tuniq tower 120
ram cooler: dissipadores de stock(aluminio salvo erro)
grafica cooler: stock( ventoinha a 30%)
duas ventoinhas na caixa, uma in-take e a outra out-take.

Os programas que vou utilizar para monotorizar o sistema vao ser o CPUZ, prime95, pc wizard 2008, memtest (caso necessario).


Procedimento:

Vou retirar dois dos quatro pentes de ram, e vou esticar ao maximo o fsb para ver ate onde consigo chegar com o Q6600 a 1.35 V.
 
esses b3 aquecem mais que os G0 e clockam menos, por consequencia....:kfold:

Ja vi um de um colega a rodar a 4.0Ghz, Revisao B3 tambem. Alias, esta revisao, tem um tecto de alcance de temperatura superior aos dos GO, mas duvido que passando das estribeiras a temperatura em alguns graus va acontecer algum problema. Eu relativamente a temperaturas ate estou bem. Eu ja tive este processador a rodar aqui no pc a 3.6 Ghz instavel. Instavel no sentido de nao me completar os testes do prime. Relativamente a temperatura, coloquei durante meia hora em full load e nao passou dos 48º com o cooler a full power e isto de inverno ;)

Hoje precisamente começou a correr tudo mal. Tenho a ultima versao da bios, arrisquei em optar por esta versao para "testar" a sua estabilidade com o overclock. Resultado: qualquer bios superior à 1303 deu barraca, uma delas ate me matou uma board. O que valeu foi a bios ter sido tirada do site da asus (beta) mas eles cobraram a garantia como devido. Tive sorte. Eles acho que têm de assumir a responsabilidade dos conteudos que colocam nos serviços disponiveis :)

Portanto, hoje, e ate agora nada feito. Vou tratar de dar clear na bios e instalar mitica versao 1303 para meter isto a funkar bem.
Uma particularidade. Por vezes o computador arrancou e apareceu me uma tela azul com a mensagem "halted system" salvo erro. E pedia para contactar o fornecedor de hardware. Eu ao inicio estive a ver e tinha as frequencias das memorias baixas demais, a 600, onde era para estarem a funcionar a 800 lol (acabado de acordar :X)

No meio disto tudo é que nao sei destinguir a Northbrigde a Southbrige. Nort é a que fornece energia ao processador e rams, e sul a grafica, chipset e outras extençoes colocadas nas PCI-E? Agradecia que me tirassem esta duvida.

Praticamente a configuraçao que usei foi a seguinte:

FSB - memory clock mode ---- Unlinked
FSB ---- 1333 MHz
Mem ---- 800 MHz

Em Overclocking
CPU multi ---- 9x
LDT frequency a 5x

Por fim em OVER VOLTAGE
Vcore ---- 1.40
Memory ---- 2.0
1.2v HT ----1.25
NB ---- 1.25
SB ---- 1.50
CPU VTT ---- 1.25
os 3 DDRII em auto


Eu deixei estar a NB e a SB no minimo pois nao sei que zona expecifica estou a meter mais power lol

obrigado
 
Ja vi um de um colega a rodar a 4.0Ghz, Revisao B3 tambem. Alias, esta revisao, tem um tecto de alcance de temperatura superior aos dos GO, mas duvido que passando das estribeiras a temperatura em alguns graus va acontecer algum problema.

Máximo recomendado para o G0 - 72º
Máximo recomendado para o B3 - 62º

Estes são os valores da Intel. Se os 62º é um valor demasiado conservador ou não, apenas depende de ti.
 
Se ainda fosse arrefecido a agua....

Essa Board é fogo!:kfold:
Sim, defacto tenho tido grandes problemas para arrefecer isto. Watercooling é dispendioso demais para mim, visto ja o orçamento gasto no sistema ter sido bem puxado. Esta board de verao chega a estar a rodar o dia inteiro a 40 º

Eu em termos de temperatura nao tenho medo de arriscar, pois mesmo ultrapassando os limites aconselhados isto tem sempre uma margem de acçao. Claro que posso queimar isto tudo, mas tambem a janela esta perto, é so pegar na caixa e mandar para o quintal :lol:

62º é conservador decerto, pois tenho processadores p4 a rodar a 50º à 10 anos e nunca ouve problemas, sujeito a falhas de luz e coisas ainda piores :joker:

Este esta dentro de um sistema que em termos de energia é super estavel, com o ups ON
 
Para te dar uma referência muito arredondada, do meu em IDLE, a agua:




Esta configurado para 2500 IDLE e LOAD 3400MHZ.

Pensa a médio prazo nisso. Compra a bomba e o WB. O Radiador, tenho aqui um de carro de saufagem.

Pouco mais custa do que o teu Tuniq..

Força nisso!:kfold:
 
Bem ja nao via este topico à muito tempo ja nem me lembrava do que tinha escrito lol!

Bem ja vi que tens um B3 e so por isso o oc ainda vai ser com maiores diferenças...
Agora estas com que bios? E qual foi o maximo estavel que conseguiste?

Eu neste momento na striker estou com a bios 1504 e com o q6600 a 3.6! fiz foi uns mods à bord...
Bem depois se quiseres as configs fala para ver se consegues alguma coisa mas como ja vimos com as primeiras configs contigo nao davam podes sempre tentar estas. (ah para mim a bios 1504 é a que melhor funciona)

Cumps
 
eu tb adekeri recentemente uma striker extreme e estou cheio de problemascom a board:'(.
ent eu antes tinha uma dfi dk p35 t2rs e tinha o quad a 3.6ghz dia dia com 1.39v ou menos um pouco, tp 1.37v e cm keria fazer futuramente sli decidi trocar por esta.
pelos reviews k vi a board ate se portava mt bem pa quad, visto k eles n clokam mt e se dessem pelo menos 450fsb ja era mt bom pk ja dava pa chegar com sorte aos 4.0ghz:D.
bom eu neste momento tenho a bios 1303, tive k fazer o downgrade pa esta pois kando a board chegou vinha com a mais recente k n valia nd. ent eu agora pa meter a 3.0ghz ele fica estavel com 1.30v/1.31v e outra coisa k eu estou a notar e a diferenca brutal de voltagens do probrama do asus probeII pa o cpu-z, e kase de 0.1v.
outra coisa k li foi k esta board e mt eskesita com certas markas de memorias, e eu neste momento tenho um kit ocz reaper pc8500 2x1gb e outro kit da crucial ballistix pc6400 2x512mb, sera k pode ser as memorias a lixar isto tudo?
 
Humm...

Boa malha essa Balistic...

Os Quad não são bons a escalar no FSB. Eu por exemplo, nunca passei dos 445 de FSB...

MAs sempre la consegui os 4G:D

Tens bons treads sobre a Board no Xtreme`s, salvo erro.

Baixa o multiplicador, e ataca o FSB, nas memrias, e encontra o limite das mesmas, para teres uma ideia..

Abraço,
 
o limite, n faco ideia, eu pelo menos com as cruxial ja dei 1200mhz na boa e ate da mais mas n dei mais k isso, com as ocz ja n sei mas pelos reviews k ha delas tb dao os 1200 na boa
 
Bem ja nao via este topico à muito tempo ja nem me lembrava do que tinha escrito lol!

Bem ja vi que tens um B3 e so por isso o oc ainda vai ser com maiores diferenças...
Agora estas com que bios? E qual foi o maximo estavel que conseguiste?

Eu neste momento na striker estou com a bios 1504 e com o q6600 a 3.6! fiz foi uns mods à bord...
Bem depois se quiseres as configs fala para ver se consegues alguma coisa mas como ja vimos com as primeiras configs contigo nao davam podes sempre tentar estas. (ah para mim a bios 1504 é a que melhor funciona)

Cumps

Boas amigo, pra te responder sim, tenho a furnalha do B3. Na altura nao me informei com as melhores pessoas, e sempre me disseram que era um grande processador. Eu continuo a achar que é um grande processador. Este processador vai passar o 4.0Ghz nem que seja já a smokar se todo.
Essa bios que tu tens na tua board nao me deixava fazer alterraçoes nela. Qualquer medida que eu alterava na bios, fazia "save and reboot" e quando ia verificar as alterações nao existiam. Fiz a experiencia para a ultima bios da asus! Desaconselho! É extremamente instavel.

Fiz agora um upgrade á bios e estou neste momento com a memorável versao 1303. Neste momento so para experimentar meti o processador a 2.8 Ghz.
Ate agora tudo na boa. Vou fazer os devidos testes e postar aqui de seguida apos o seu terminio.
E sim, agradecia que me desses promenores relativamente às tuas configuraçoes. Pois mesmo que consiga um bom OC com esta bios 1303, gostava de seguida experimentar de novo com a 1504 para ver se conseguia melhores resultados em algum aspecto, seja consumos ou temperaturas.
 
][nCoGn1t0;3690558 disse:
eu tb adekeri recentemente uma striker extreme e estou cheio de problemascom a board:'(.
ent eu antes tinha uma dfi dk p35 t2rs e tinha o quad a 3.6ghz dia dia com 1.39v ou menos um pouco, tp 1.37v e cm keria fazer futuramente sli decidi trocar por esta.
pelos reviews k vi a board ate se portava mt bem pa quad, visto k eles n clokam mt e se dessem pelo menos 450fsb ja era mt bom pk ja dava pa chegar com sorte aos 4.0ghz:D.
bom eu neste momento tenho a bios 1303, tive k fazer o downgrade pa esta pois kando a board chegou vinha com a mais recente k n valia nd. ent eu agora pa meter a 3.0ghz ele fica estavel com 1.30v/1.31v e outra coisa k eu estou a notar e a diferenca brutal de voltagens do probrama do asus probeII pa o cpu-z, e kase de 0.1v.
outra coisa k li foi k esta board e mt eskesita com certas markas de memorias, e eu neste momento tenho um kit ocz reaper pc8500 2x1gb e outro kit da crucial ballistix pc6400 2x512mb, sera k pode ser as memorias a lixar isto tudo?

Nao tenho conhecimento dessa materia relativamente a problemas relacionados com as memorias. Pode haver algum atrito maior com algumas marcas, mas nunca incompatibilidade. Por vezes as memorias podem estar a limitar a performance do sistema, e quando assim é temos de as aquecer um bocadinho:004::x2:.
Portanto para as aquecer "calor" nada melhor que uma asus striker extrime! Pois aliada a um !6600 B3 fazem um par ardente :D
Mas como nao me referia a esse calor quando falei nas memorias, o melhor é fazeres um oc as memorias. Mudas os parametros basicos, e depois vais as frequencias.
Eu nao me tenho queixado muito das minhas, 4 Gb Geil pc6400. Ate agora os problemas que deram foram causados por erro meu, baixei em demasia as frequencias pra ver como se comportavam, e ao iniciar o pc dava tela azul.
Quanto as tuas memorias, nunca usei modulos diferentes de memorias no mesmo computador, por isso nao te sei dizer se algum problema de performance que tenhas tenha a ver com isso :S.
Quanto as essas voltagens que dizes ter com o Q6600 a 3.6 sao defacto impressionantes :) agora falta saber se essa leitura que obtens é real.
Falo por mim, este B3 so com voltagens acima do aconselhavel chegará a 4.0 :).
 
Back
Topo