Ajuda, Configuração Placa Wireless

CrazyBony

Power Member
Boas

Nao sei, se será aqui o local indicado para fazer esta pergunta, ou ate mesmo se já estao fartos de a responder, mas como nao encotrei uma resposta em concreto em lado nenhum aqui vai ...

Estou agora a iniciar-me em Linux :001:

Tenho o Ubuntu 7.10, e tenho um rooter um speed touch 585 v6, e por sua vez, uma placa de rede wirless, uma Linksys Wireless-G ver.4, mas, ja tentei de tudo e NADA :005:, nao consigo por nada, meter esta placa a dar em linux, eu quando instalei o linux pensei, "ahh coiso e tal, instalo o driver e prontos" mas afinal descobri, que esta placa nao tem driver para o linux, segundo tive a ver no site da linksys, por isso pedia uma ajudazita o pessoal entendido nestes assuntos, que me ensinassem como poderei instalar essa coisa aii, para ter net em linux !

Mas, cmo disse a pouco, estou a iniciar me em linux, o que ainda vai ser mais complicado entender, mas bom... forçaa aii :007:

estou aberto a sujestoes =)
 
Podes começar por dar mais informação, indicar o modelo exacto da placa e através do terminal/consola, indicar o resultado de
Código:
 lspci
se placa pci,
Código:
 lsusb
se placa usb.
 
ola, abri a consola e escrevi lspci, que apareceu o seguinte :

00:00.0 Host bridge: nVidia Corporation nForce2 AGP (different version?) (rev c1)
00:00.1 RAM memory: nVidia Corporation nForce2 Memory Controller 0 (rev c1)
00:00.2 RAM memory: nVidia Corporation nForce2 Memory Controller 4 (rev c1)
00:00.3 RAM memory: nVidia Corporation nForce2 Memory Controller 3 (rev c1)
00:00.4 RAM memory: nVidia Corporation nForce2 Memory Controller 2 (rev c1)
00:00.5 RAM memory: nVidia Corporation nForce2 Memory Controller 5 (rev c1)
00:01.0 ISA bridge: nVidia Corporation nForce2 ISA Bridge (rev a4)
00:01.1 SMBus: nVidia Corporation nForce2 SMBus (MCP) (rev a2)
00:02.0 USB Controller: nVidia Corporation nForce2 USB Controller (rev a4)
00:02.1 USB Controller: nVidia Corporation nForce2 USB Controller (rev a4)
00:02.2 USB Controller: nVidia Corporation nForce2 USB Controller (rev a4)
00:04.0 Ethernet controller: nVidia Corporation nForce2 Ethernet Controller (rev a1)
00:06.0 Multimedia audio controller: nVidia Corporation nForce2 AC97 Audio Controler (MCP) (rev a1)
00:08.0 PCI bridge: nVidia Corporation nForce2 External PCI Bridge (rev a3)
00:09.0 IDE interface: nVidia Corporation nForce2 IDE (rev a2)
00:1e.0 PCI bridge: nVidia Corporation nForce2 AGP (rev c1)
02:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation NV43 [GeForce 6600 GT] (rev a2)



Voltei a abrir a consola e escrevi, lsusb em que apareceu o seguinte :

00:00.0 Host bridge: nVidia Corporation nForce2 AGP (different version?) (rev c1)
00:00.1 RAM memory: nVidia Corporation nForce2 Memory Controller 0 (rev c1)
00:00.2 RAM memory: nVidia Corporation nForce2 Memory Controller 4 (rev c1)
00:00.3 RAM memory: nVidia Corporation nForce2 Memory Controller 3 (rev c1)
00:00.4 RAM memory: nVidia Corporation nForce2 Memory Controller 2 (rev c1)
00:00.5 RAM memory: nVidia Corporation nForce2 Memory Controller 5 (rev c1)
00:01.0 ISA bridge: nVidia Corporation nForce2 ISA Bridge (rev a4)
00:01.1 SMBus: nVidia Corporation nForce2 SMBus (MCP) (rev a2)
00:02.0 USB Controller: nVidia Corporation nForce2 USB Controller (rev a4)
00:02.1 USB Controller: nVidia Corporation nForce2 USB Controller (rev a4)
00:02.2 USB Controller: nVidia Corporation nForce2 USB Controller (rev a4)
00:04.0 Ethernet controller: nVidia Corporation nForce2 Ethernet Controller (rev a1)
00:06.0 Multimedia audio controller: nVidia Corporation nForce2 AC97 Audio Controler (MCP) (rev a1)
00:08.0 PCI bridge: nVidia Corporation nForce2 External PCI Bridge (rev a3)
00:09.0 IDE interface: nVidia Corporation nForce2 IDE (rev a2)


É isto que me tinhas pedido ? proximo passo ? :002:
 
Boas ! yah, de facto tens razao. nao sei onde fui buscar aquilo, mas bom... Voltei a correr o comando lsusb, com a placa wirless ligada, e apareceu o seguinte :

Bus 003 Device 006: ID 0a12:0001 Cambridge Silicon Radio, Ltd Bluetooth Dongle (HCI mode)
Bus 003 Device 005: ID 058f:6362 Alcor Micro Corp.
Bus 003 Device 004: ID 13b1:000d Linksys
Bus 003 Device 003: ID 04b4:6560 Cypress Semiconductor Corp. CY7C65640 USB-2.0 "TetraHub"
Bus 003 Device 001: ID 0000:0000
Bus 002 Device 001: ID 0000:0000
Bus 001 Device 004: ID 041e:30d0 Creative Technology, Ltd
Bus 001 Device 001: ID 0000:0000

será isto ?


Obrigado
 
Informações tiradas daqui

  1. Card: Linksys WUSB54Gv4, 802.11b/g, USB 2.0
  • Chipset: RT2500USB (RT2571F) (They just changed the chip and didn’t tell anybody. Be careful which version (v1/v2/v4) you buy!)
  • usbid: 13b1:000d
  • Driver 00: Ralink Driver, Open Source: http://rt2x00.serialmonkey.com/ - 2005-07-25 / Good alternative to ralinktech.com’s driver. Works WELL.
  • Driver 0: Ralink driver: http://www.ralinktech.com/supp-1.htm - 2005-03-25 / Drv2.0.1.0, rt2500usb.inf & rt2500usb.sys Notes: ndiswrapper v1.2-rc1, kernel 2.6.11.7 (also works with grsec2 patch v2.1.5): works on both USB2.0 (load with modprobe ehci-hcd log2_irq_thresh=4 to avoid “usb X-Y: reset high speed USB device using ehci_hcd and address Z”) and USB1.1 (UHCI (OHCI not tested (yet?))). WEP works with 64bit and 128bit keys. but bitrate is only 11Mbit/s Note: rename the configuration file for the adapter once you installed the drivers (getting them extracted is quite a mess (WINE/Cedega) you need rt2500usb.*). ‘mv /etc/ndiswrapper/rt2500usb/148F\:2570.0.conf /etc/ndiswrapper/rt2500usb/13b1\:000d.0.conf’ should do the trick.
  • Driver 1: Linksys Windows XP driver: http://www.linksys.com/download/default.asp Notes: ndiswrapper v1.1, kernel 2.6.11.7 vanilla: kernel-oops! ndiswrapper v1.2-rc1 loads fine (EHCI loaded with modprobe ehci-hcd log2_irq_thresh=4) but oopses when unloading the module and the adapter is still plugged in (Kernel 2.6.11.7 vanilla). Yet transmission seems to fail completely (except increasing ‘Tx Invalid misc’ values nothing happens).
  • Driver 2: older Linksys Windows XP driver: ftp://ftp.linksys.com/pub/network/WUSB54Gv4_20040703.exe Notes: ndiswrapper v1.2-rc1, kernel 2.6.11.7 (also works with grsec2 patch v2.1.5): seems to work, but only 11Mbit/s and without any encryption. no need to unplug the device before removing the ndiswrapper module. works on USB2.0, USB1.1 not tested (yet).
  • Driver 3:There is a native driver for rt2x00 but it has no USB support yet. View its status at rt2x00.serialmonkey.com

O usbid bate certo :)
 
Olaa

Em qual desses sites está a drive para a minha placa ?

só vejo XP, XP

Sou msm xato, nao é ? mas é que queria por isto mesmo a funcionar ...

Bem...

Fui por exclusao de partes, e fiz o download da drive (rt2500 (PCI/PCMCIA))
, do site, http://rt2x00.serialmonkey.com/ , penso que seja esta, mas entretanto, reparei que nao tem nenhum ficheiro executavel, agora a minha duvida é a seguinte, como é que instalo aquilo ?
 
Última edição pelo moderador:
Para dizer a verdade é as duas, o meu ingles, é um ingles muito, muito basico, mas com tradutores on-line la consegui, traduzir algumas palavritas, mas outras ... enfim... mas, como disse, estou me a inicar em linux, e para mim, o que lá está escrito no readme, para alem de estar em ingles, aquilo é chines, loOl, nao sei se me viz entender, mas por exemplo, logo no principio tá la uma cena a dizer : "go to the ./Utility directory ", sei lá eu fazer isto, ou por exemplo aquela parte que diz, "Build Instructions: " eu axo que mesmo que tivesse em portugues nao conseguia la chegar :'( ! Foi a primeira vez que instalei o linux, nao sabia que era assim tao dificil perceber isto... pensei que fosse versao windows, download drive, instalar, está a andar... enganei me ...
 
CrazyBony, não desistas. O Ubuntu tipicamente é ainda mais simples de instalar do que o Windows, mas por vezes as placas wireless e de vídeo dão problemas. Já exploraste o programa Administration->Restricted Drivers Management (não sei como traduziram isso para português... gestão de controladores restritos? :P)? Se não encontrares lá o driver para a tua placa, o mais provável é teres que usar um 'wrapper' que permite utilizar um driver Windows no teu Ubuntu.
 
Última edição:
Obrigadão thefoot, vou tentar, quando conseguir, digo qualquer coisa, mas nao tenho muita esperança, ou a nao ser, isso ai do "wrapper", desconhecia esse metedo, isso é msm fiavel ? ou há probabilidade de as coisas entrarem em conflito ?
 
https://help.ubuntu.com/7.10/internet/C/ndiswrapper.html

segue as instruções do link que te dei

Precisas apenas de saber onde está o driver da tua placa para windows. Há-de ser qualquer coisa xxxx.inf

Se a tua placa tiver um cd de instalação é aí que estará. Senão, podes ir sempre ao site do fabricante e efectuar o download do driver apropriado para tua placa na versão windows.

Depois de fazeres a instalação tens de ir ao simbolo de rede localizado à direita na barra superior do ambiente de trabalho, e clicar no botão esquerdo do rato sobre o icon de rede e escolhes a opção "ligar a outras redes". Depois aparece-te um painel para indicares o ssid. Após colocares o SSID fazes "ligar" esperas que o simbolo de rede se transforme num gráfico de barras indicativo da força do sinal e quando estiver colorido (no meu caso azul) já estás ligado!

Espero ter ajudado.

Comecei no Linux há dois dias atrás, também nesta versão do ubuntu. Julgava que seria muito mais difícil. Mas até não foi porque há bons tutoriais em português. Acho que o suporte é bastante bom.

As únicas coisas que me deram algum trabalho foram: a instalação da placa wireless; o CS-Source :)
; e alguns codecs de vídeo, tendo de instalar o VLC player. O resto foi "out of the box".

Se tiveres dificuldade em perceber o link que te dei. Então segue estas instruções (o meu ubuntu 7.10 está configurado todo em português):

Vais à barra superior e seleccionas "Sistema" ------>Administração -----> Gestor de Pacotes Synaptic

Depois surge-te o painel do Synaptic. Na sua barra superior seleccionas "editar" -----> "Procurar"

Surge-te então um pequeno painel de busca onde no campo apropriado escreves ndisgtk

Após uma breve busca o Synaptic encontra o pacote e tu clicas com o botão direito sobre o ficheiro encontrado e aparece-te um conjunto de opções onde escolhes "marcar para instalação" e fazes seguidamente "aplicar".

A partir daqui o gestor de pacotes instala-te o pacote.

Seguidamente vais novamente a "Sistema" ----> "Administração" -----> "Wireless Windows Drivers" (que já te deve aparecer!)

Seleccionas a primeira opção "Install New Driver" e aparece-te um pequeno painel onde podes navegar pelo sistema de ficheiros para ires à localização onde guardaste o ficheiro do driver xxxxxx.inf da placa de rede. Seleccionas o ficheiro e fazes "Install" e a driver fica então instalada.

Depois no mesmo painel escolhes a opção "Configure Network" e no campo "Localização" escreves, por exemplo, wireless, e gravas. Finalmente clicas no "visto" a verde (que significa aplicar configuração).


Depois já podes seguir os passos que eu referi no meu "post" anterior.

Isto pode parecer complicado mas não é. Fui apenas muito detalhado para não perderes nada. Isto em acções são 3 minutos.

Boa Sorte!
 
Última edição pelo moderador:
Eu tambem tou com o memso problema..nao consigo instalar a placa wireless apesar de tar a seguir o tuturial do ubuntu.

Quando vou a esse tal gestor de pacotes e procuro o ndisgtk, nao me aparece.....

Instalei a ultima versao de 32bits do ubuntu. o 7.10.

Se tiver que sacar o ndisgtk como e que se procede à instalaçao?
 
Isto não é Windows em que ao minimo precalço se formata...
Se mesmo depois disso não funcionar, faz o que é descrito aqui e volta a fazer o comando que te indiquei acima :)
 
Back
Topo