WINE [Dúvidas]

ElvioNeto

Power Member
Para discussão geral e novidades sobre o Wine: Wine - Tópico Geral



tenho visto cada vez mais tutoriais de malta a rodar o steam com as novas versoes do wine

acho que o steam é a unica coisa que me prende ao windows ainda... depois de o ter no linux bye windows ( ou pelo menos ja nao vou la tao frequentemente )

em principio basta instalar o wine e depois a fonte do windows tahoma.ttf para a pasta fonts do wine

ate aqui tudo bem , instalei o steam , fiz o update do steam tudo com sucesso

o problema é o login , escrevo os meus dados e quanto clico login da-me um erro como se nao tivesse net

o steam nao consegue aceder a net

o mais estranho é que se meter a pass errada ele diz que a pass esta errada LOL ou seja ate certo ponto ele acede a net

estou a usar o firestarter , ja tentei com ele desligado o erro é o mesmo

EDIT: resolvido

fiz um downgrade para uma versao anterior ( 0.9.37 )

ficou a funcionar bem , apos iniciar a primeira vez ja da para instalar de novo a nova versao do wine e jogar ;)

é um bug que ja esta confimado que vai ser resolvido nas proximas versoes do wine

vamos la ver agora quantos fps tenho LOL

fiquei impressionado , pelo menos com os mods antigos

agora vou testar os novos ( tenho todos os mods da valve pagos desde os de 1999 LOL )

so a uma coisa que nao curto a sensibelidade do rato é diferente , e nao consigo configurar os butoes extra do rato....

um bug que ja notei é que ouvi menssagens da rede de amigos a chegar e nao vejo a janela de chat... ( mas descobri a soluçao , vou clicando em todos os contactos como se fosse enviar menssagem e aparece a janela de chat com o que escreveram )

mas no global estou impressionado com o wine , ja nao o usava a 1 ano ou mais
 
Épa, arruinaste o monologo! Damn you! :P

Yahz, não sou grande fan de "emulações" mas já agora, como é que se porta? Consegue ter bons fps? Estáveis ou aos "saltos"?
 
eu instalei o steam uma vez no wine e nao me lembbro se cheguei a jogar, mas tenho ideia que sim e que não gostei muito dos FPS... o wine é um projecto óptimo mas acho que ainda vai evoluir imenso!
 
pelo menos nos jogos com motor HL1 estao iguais , embora ache eles ate melhores ,

o tipo de letra parece melhor mais visivel , os jogos parecem mais perfeitinhos ( estou a jogar a 1024 32bits opengl , na ordem dos 80 fps )

tenho de mudar é a resoluçao de ecran no linux.. ta a 60mhz tenho de configurar para 75 isto faz umas leves ondas as vezes, mas so pode ser do monitor


o que nao curto é nao poder accionar os butoes extra do rato , ja estava abituado aos atalhos para mandar granadas , saltar etc

a sensibelidade do rato tambem é um pouco diferente


depois vou testar os com motor HL2 e digo alguma coisa ;)
 
nao quero saber disso quero e'que funcionem em linux... qd linux tiver condicoes propicias ao desenvolvimento de jogos para a sua plataforma aí é que os jogos vao começar a ser produzidos para linux :) e aí nascerá o eniw (wine ao contrário - piada profunda :>)
 
Eu espero bem que não, quando mais evoluir o wine, menos provável vai ser de saírem jogos a correr nativamente no Linux.

É o reverso da moeda .. não se pode quere tudo ... Claro que era preferível os jogos saírem nativamente para Linux, mas isso não vai acontecer nos próximos anos, pelo menos ...
 
Não vai?? Discordo, acho que mais do que nunca, esta altura é importantíssima para a viragem dos SOs, o Ubuntu e amigos estão a atingir picos de popularidade muito optimistas e se isto não for "aproveitado", vai tudo pelo cano abaixo.
Se as empresas de Hardware/Software ignorarem este booom, vai esta euforia esfuma-se e fica tudo na mesma.
Por enquanto o Beryl atrai curiosos, mas quando a Microsoft/Apple contra-atacar a serio nem os curiosos vão ter paciência para wines, cedegas e afins...
 
se queremos que os jogos sejam feitos para linux sem este os merecer estariamos a ser egoistas... quando o linux tiver algo tipo dx10 aí é que mereciamos ter jogos... até lá o opengl ainda vai ter de evoluir e muito.
o problema é que com o codigo fonte do linux a microsoft em 5 minutos faz um eniw :P
 
A microsoft nao precisa de fazer eniw nenhum, basta as software houses a abrirem os olhos... se o opengl fosse assim tão mau, não existiriam jogos tipo UnrealTournamente 2004 e afins...
Ainda estou para ver como é a Unreal Engine 3... Falam muito da Crytech, mas queria ve-la a fazer essas maravilhas bonitas numa plataforma aberta.

Usando uma comparação estúpida... no frontpage até a canalha faz websites (salvo seja...)
 
Vá, não se iludam. A Apple tem que andar a passar cheques com zeros que nunca mais acabam e a pedir de joelhos às produtoras de jogos para lançarem jogos para Mac, porque é que eles o haveriam de fazer para Linux? Para um grupo de utilizadores tão pequeno? Não lhes dá lucro, só prejuízo ... É a realidade ... Pode ser que mude, mas tão cedo não vai acontecer ...
 
Esse pequeno grupo que falas já não é assim tão pequeno, o ubuntu e amigos vieram mudar muita coisa, agora é preciso aproveitar o hype para provar aos newcomers que vale a pena a mudança para o lado Free da vida :) lol senão, há-de ser uma "alternativa" para sempre...
 
Se alguma editora portar um jogo (relativamente "famoso" e que só exista para Windows) para GNU/Linux conseguirá marketing gratuito durante uns tempos, mas agora se isso compensará...
 
A ultima x que testei o steam no wine consegui 100 fps coladas no CS1.6 e cerca de 80 fps no CS Source ( já'n me lembro se usei configs ).
no windows tenho cerca de 120 fps no CSS.
Essa perda de rendimento foi o que me fez continuar a usar o steam no Win
 
A ultima x que testei o steam no wine consegui 100 fps coladas no CS1.6 e cerca de 80 fps no CS Source ( já'n me lembro se usei configs ).
no windows tenho cerca de 120 fps no CSS.
Essa perda de rendimento foi o que me fez continuar a usar o steam no Win

Dude, 120 ou 100 fps faz-te uma diferença que nem te conto ... lol ... acima de 80 fps não interessa que tenhas 81 ou 200 fps ...
 
Dude, 120 ou 100 fps faz-te uma diferença que nem te conto ... lol ... acima de 80 fps não interessa que tenhas 81 ou 200 fps ...
se isso tivesse alguma lógica, gostava de saber para que raio se fabricam gráficas como a 8800Ultra ou 2900XT, só para dar os exemplos mais extremos...
não me venham com a história do olho humano, joguem e acreditem que se nota e bem.
 
se isso tivesse alguma lógica, gostava de saber para que raio se fabricam gráficas como a 8800Ultra ou 2900XT, só para dar os exemplos mais extremos...
não me venham com a história do olho humano, joguem e acreditem que se nota e bem.

Hum? As placas de última geração melhoram a qualidade gráfica dos jogos, os fps são completamente indiferentes. Se sacares 60/70 fps num jogo online tipo Americas Army ou BF2 ou whatever é suficiente.

E já agora, caso não saibas, os fps são "condicionados" pela taxa de refrescamento do monitor. Se tiveres, por exemplo, o refresh rate do teu monitor nos normais 75Hz, nem que a tua placa saque 300 fps num jogo só te vai passar no monitor 75 fps ... Desligar o vertical sync pode ajudar alguma coisa, mas a refresh rate do monitor vai sempre condicionar ...

O olho humano não é para aqui chamado, directamente, senão ficávamos pelas 24 :)
 
Última edição:
Back
Topo