Guia O que fazer para manter o pc rápido e limpo com o passar do tempo

Cunha Esteves

What is folding?
Com as minhas correntes visitas a esta parte do fórum reparei que muita gente se queixa do arranque lento, e do pc demorar muito tempo a executar tarefas que antes executava muito mais depressa decidi criar este tópico

Muita gente já deve ter reparado que quando compra um pc novo, ele anda rápido demora poucos segundos a entrar no windows, aquilo corre que na perfeição, mas com o passar do tempo e com as instalações e desinstalações de vários programas no pc, ele começa a ficar lento e ás vezes até dá para almoçar só com o tempo de log on, ora para evitar que o computador chegue a esse estado e o format seja a única opção viável, deixo-vos umas simples dicas que aumentam em muito a "longevidade" do do vosso pc

Primeiro de tudo é de salientar que todas estas dicas resultam melhor com um refresh install ou com um computador totalmente novo.
nota:todos os programas aqui referidos (salvo aviso prévio) são freeware de modo a não violar as leis de copyright

Aos utilizadores de portáteis a primeira coisa que vos aconselho, caso o portátil em causa já venha com o Vista instalado, é pegarem no vosso cd do vista (quando compram o portátil vejam se já não vem com o cd ou então pedem-no na loja) formatar o pc e instalarem vocês o vista, depois com os cd's que vêm com o pc instalem as drivers necessárias para os diversos componentes que o portátil possa ter (ex: câmaras, placas de rede etc...) se por acaso o portátil vier com algum programa que vos interesse utilizem também esses mesmos cd's para instalarem aquilo que vos interessa

A razão pela qual digo para fazer um format a um portátil é porque os fabricantes de vez em quando tem a mania de, meter já instalados programas que fazem com que o computador ande mais devagar e de vez em quando esses programas são inuteis ou então facilmente substituídos por um melhor, também é costume bloquearem certas partes do hardware, por exemplo fazendo-lo só aceitar drivers especificas e outro tipo de coisas que mais tarde poderá vir a dar problemas, por exemplo as Nvidias para portáteis estão preparadas para só aceitarem drivers especificas, seguindo este link podem encontrar como instalar as drivers "normais" em portáteis com nvidia
thanks: DinhaBoy

Quando estão a instalar o Vista deve aparecer uma opção para definir o tamanho das partições dentro do disco rígido aí é aconselhável terem pelo menos duas, sendo uma com, o espaço suficiente para o Vista, futuros updates e programas (jogos, photoshops etc...) , e a outra com espaço suficiente para backups ou outras tipo de ficheiros como os downloads da net etc..., se quiserem podem criar até 4(por disco), mas tudo depende de como gostam de ter as coisas organizadas.Depois de terem várias partições criadas e vos apetecer alterar o espaço podem faze-lo escrevendo no shearch (procura) ou no exe (executar) "[SIZE=-1]Diskmgmt.msc"
Também existem programas que fazem a divisão de discos, o único freeware que sei é o gparted, mas só funciona em ambientes linux (se o quiserem meter a funcionar com o windows tem de ser durante o boot), depois existem alternativas pagantes como o particion magic e afins
thanks:[/SIZE]
Ramapitecus
Zero_Cool_PT
sTYGIUSfALCO


Antes de se ligarem a net e recomendável instalarem um antivírus, e neste caso existem muitos freeware que fazem um excelente trabalho eu uso o avira-antivir (leve e eficaz), e até agora nos três pc's em que está instalado nenhum deles deu mais problemas com vírus.


Depois de terem o antivírus instalado, recomendo também que instalem o spyboot shearch and destroy, que para além de ser um anti-spyware, tem uma funcionalidade, de grande utilidade que é quando se instala um programa no pc de vez em quando este programa (por exemplo o msn) tem a mania de se alojar no arranque, deixando assim o arranque do pc mais lento, e o que este programa faz é quando detecta qualquer alteração no arranque (seja para adicionar ou remover) pergunta se queremos permitir ou negar essa entrada (ou saída), por exemplo instalo o adobe reader e quase no fim da instalação o spyboot abre uma janela a dizer "valor startup adicionado.. Adobe reader... "permitir" "Negar", eu clico no "negar" e a instalação continua com a diferença que o programa já não inicia com o pc.

nota: eu utilizo somente estes dois programas de segurança em conjunto com a firewall do vista, e até acho que nem podia usar nada, pois o bom senso vale mais do que um bom programa de segurança


Instalar o ccleaner (ou outro programa similar como o ncleaner), o que esta ferramenta faz é remover toda a espécie de lixo que estiver no computador (ficheiros temporários atalhos inválidos etc...) é recomendável correr este programa, a par com a limpeza de disco do próprio windows( c: --> propriedades --> limpeza de disco uma vez por semana para manterem o disco limpo de lixo, Este programa também permite controlar os programas instalados, corrigir erros no registo, e eliminar programas no arranque do pc.


com o passar do tempo é normal que os ficheiros no disco comecem a ficar espalhados por aí o que faz com o que seja mais difícil encontrá-los e consequente mais lento andará o pc, por isso existem ferramentas de nome, desfragmentadores, que reúnem de novo esses pedaços de informação de modo a que o pc não tenha de andar à procura deles, para esta tarefa têm o desfragmentador do vista (ainda não se chegou ao consenso se é bom ou não), mas também podem usar um third party, por exemplo o JKDefrag da qual varios users deste fórum só falam bem. A utilização do desfragmentador varia com o que uma pessoa faz com o pc, se esta andar a instalar e a desinstalar programas muitas vezes, é preferível que corra o desfragmentador entre uma semana a 15 dias, para um utilizador normal uma vez por mês chega


Manter o superfetch ligado (painel de controlo --> ferramentas administrativas --> serviços) só para pc's com 1 ou mais Gb de Ram

Quote da thread em sticky do user Romani48, em conjunto com o user lightMC "FAQs -perguntas mais frequentes"
Até hoje todos os utilizadores do Windows habituaram-se a ter os seus sistemas com o menor número de memoria RAM a ser consumida, ter apenas 200Mb a ser gastos pelo Windows XP num sistema de 2Gb, sendo que isto era sinónimo de velocidade. Com o Windows Vista, a Microsoft lançou uma nova filosofia em conjunto com um serviço chamado Superfetch, sucessor do Prefetch usado no Windows XP que não era lá muito aproveitado. O que o Superfetch faz é ocupar a memoria com ficheiros que permitam a execução rápida dos nossos programas. Porém sempre que o sistema necessite de mais memoria, que esteja a ser utilizada pelo superfetch, esta será automaticamente endereçada para essa aplicação.
Ter o windows update ligado pois muitas actualizações melhoram a performance do sistema ou corrigem erros como má leitura de pen's ou falta de memoria a copiar ficheiros, podem mante-lo em automático a uma hora do dia, ou então fazerem-no manualmente (no menu "iniciar" procurem por windows update), também é aconselhável instalarem o SP1 que contem todos os updates que saíram até agora, este está já está disponível ao publico, mas só para os possuidores do vista em Inglês, Francês, Alemão, Japonês e Espanhol, (se não aparecer no windows update façam o download daqui) para os utilizadores do vista em Português (ou qualquer outra língua exceptuando as 5 acima mencionadas terão de esperar até 9 de Abril, para mais informações acerca do SP1 (service pack 1) consultem esta thread

And last but not least Manter sempre o computador organizado, principalmente para quem utiliza torrents e emules, e passa a vida a fazer downloads da net, isto ajuda a que saibam onde está o quê e para que serve pois não é anormal passado algum tempo reparar-mos em ficheiros que não fazemos a mínima ideia de como foram cá parar e muito menos para que servem, com uma boa organização sabemos para que serve o que e assim ajuda nos a definir o que já está a mais.



Espero que este guia ajude


Mais uma coisa este site tem muitos programas freeware que podem ser úteis por isso se estiverem à procura de alguma coisa dêem por lá uma olhadela (atenção que alguns programas, por exemplo o nero são a versão trial)

Guia sujeito a futuras alterações, sugestões são sempre bem vindas
 
Última edição:
Tem ai alguns erros ortograficos no nome dos programas.
Por exemplo: Spybot - Search and Destroy

Outros programas para o ponto 5 é o nCleaner que considero melhor que o CCleaner..
 
N vou dar nenhuma dica nova, apenas para dar os parabens a quem realizou o guia, felizmente todas as dicas q aqui estão mencionadas eu já as usava, seja na partição das unidades como na limpeza e mesma no site do hippo, mas seja como for, é de louvar fazerem um guia para ppl mais novo nestas andanças e ate facilita-nos a vida pois em vez de estarmos a explicar a alguem td, é mais facil enviar o link para lerem :001:

Edit:

Na secção das partições vejo-vos a fazer referencia a abrir uma para o vista e seus updates... nesses 30Gb estão a englobar os programas e jogos ou aconselham a sua instalação numa partição a parte? Deveria ser deferenciado um valor (seja em gb ou em percentagem) de espaço livre default p essa partição de 30Gb a fim de n deixar o windows mais lento e mesmo para uma desfragmentação melhor. A respeito de desfragmentação, eu usso o O&O Defrag, acham o JKDefrag melhor (tirando o facto de ser uma aplicação freeware q ja por si o torna uma vantagem)?
Estou agora a usa-lo, vamos ver os resultados q obtenho.
 
Última edição:
Cunha Esteves, esqueceste-te de uma coisa facílima e que resolve praticamente tudo o que está no arranque... Iniciar>Executar, escrever msconfig, ir à última tab e retirar a cruz verde de tudo excepto do antivírus ou de outros programas que são mesmo necessário (no meu caso, os drivers do teclado, para funcionarem as teclas extra, os drivers do rato e o Daemon Tools ;) )


Só tenho uns 18 serviços a correr...

Ah, e na tab antes da última, podem retirar a porcaria do firewall do windows e as actualizações automáticas. As outras coisas é melhor não mexerem se não sabem o que vai fazer...
 
Última edição:
eu usso o O&O Defrag, acham o JKDefrag melhor (tirando o facto de ser uma aplicação freeware q ja por si o torna uma vantagem)?
Estou agora a usa-lo, vamos ver os resultados q obtenho.

Eu usava o norton speedisk para desfragmentar, e tenho instalado apenas porque tem uma ferramenta que permite graficamente ver a percentagem de ficheiros fragmentados, etc...

Então um dia que tinha o disco com quase 80% de fragmentação (uso muito p2p), resolvi experimentar o jkdefrag. Passando uma ou duas horas, quando acabou de desfragmentar, liguei novamente o norton speedisk e fui ver a percentagem de fragmentação que tinha depois de desfragmentar. Qual foi a minha surpresa quando vi quye o jkdefrag me tinha desfagmentado tanto o disco, que a taxa de fragmentação do disco era apenas de 0.02%!!!!

Logicamente a partir desse dia só desfragmento com o JKdefrag! É brutal, como ele faz eficazmente o trabalho! E é optimo para deixar ligado durante a noite, pois tem a opção desfragmentar todos os discos a seguir uns aos outros... de manha quando acordar, tá tudo muito bem desfragmentado!
 
Cunha Esteves, esqueceste-te de uma coisa facílima e que resolve praticamente tudo o que está no arranque... Iniciar>Executar, escrever msconfig, ir à última tab e retirar a cruz verde de tudo excepto do antivírus ou de outros programas que são mesmo necessário (no meu caso, os drivers do teclado, para funcionarem as teclas extra, os drivers do rato e o Daemon Tools ;) )


Só tenho uns 18 serviços a correr...

Ah, e na tab antes da última, podem retirar a porcaria do firewall do windows e as actualizações automáticas. As outras coisas é melhor não mexerem se não sabem o que vai fazer...

Experimenta a "porcaria da firewall do windows" com este addon: Vista Firewall Control, que podes fazer download aqui: http://www.sphinx-soft.com/Vista/
 
Última edição:
Cunha Esteves, esqueceste-te de uma coisa facílima e que resolve praticamente tudo o que está no arranque... Iniciar>Executar, escrever msconfig, ir à última tab e retirar a cruz verde de tudo excepto do antivírus ou de outros programas que são mesmo necessário (no meu caso, os drivers do teclado, para funcionarem as teclas extra, os drivers do rato e o Daemon Tools ;) )

Eu pessoalmente n acho as alterações no msconfig relevantes pois, para o publico alvo p o qual este guia é feito, é melhor n andarem alterar o que n sabem, dp as probabilidades de cairem no erro de fazerem asneiras em tal opção é elevada, e por fim os utilizadores que sabem o que fazem qd alteram o msconfig já n precisam de ser alertados para tal opção.
No fundo acho q é uma opção q varia mt de utilizador para utilizador por isso torna-se difícil de colocar opções default no msconfig, apesar de concordar que é uma boa maneira de libertar o cpu de processos desnecessários no arranque (tb o faço), apenas acho q, se for referenciado, deve-o de o ser com algum cuidado. ;)


snp14 tks pela resposta :D contaste exactamente a experiencia de um utilizador que deveria estar como eu, indeciso, estava mm a pensar fazer o mm q tu, e dp fazer o scan com o O&O a ver se os resultados tinham sido tão bons, mas é bom já saber esta opinião tao positiva diante mão.
 
Eu pessoalmente n acho as alterações no msconfig relevantes pois, para o publico alvo p o qual este guia é feito, é melhor n andarem alterar o que n sabem, dp as probabilidades de cairem no erro de fazerem asneiras em tal opção é elevada, e por fim os utilizadores que sabem o que fazem qd alteram o msconfig já n precisam de ser alertados para tal opção.
No fundo acho q é uma opção q varia mt de utilizador para utilizador por isso torna-se difícil de colocar opções default no msconfig, apesar de concordar que é uma boa maneira de libertar o cpu de processos desnecessários no arranque (tb o faço), apenas acho q, se for referenciado, deve-o de o ser com algum cuidado. ;)

Pois foi exactamente-te essa a razão pela qual eu não coloquei acerca do msconfig, pois acho que um user "normal", para além de não gostar de andar a mexer muito por aí se depois desactiva qualquer coisa de importante, pode não saber voltar a atrás,

quanto ao OO defrag apesar de ler que é bom é pago e estou a tentar dar programas que sejam freeware.

@All quanto ao espaço de 30 Gb, não faço muito a ideia de quanto o vista ocupa,penso que anda á volta dos 15 Gb + alguns updates talvez deve chegar aos vinte, mas como penso que todos os computadores devam vir já com discos rígidos de no mínimo 80Gb mais 5gb ou menos não deve fazer muita diferença, além disso quando disse 30 já estava a contar com uns quantos que o windows pode utilizar para a cache, mais uns quantos que o windows resereva para a hibernação etc... Mas como referi no guia podem sempre reduzir o tamanho da partição atravéz do gestor de discos do windows

ncleaner adicionado
 
1- Convém fazer uma instalação limpa do sistema operativo dos portáteis devido aos programas e utilitários que geralmente trazem de origem, que provocam alguma lentidão ao PC.
Relativamente aos drivers, se te referes aos drivers nvidia, esta limitação não é do sistema operativo original, é mesmo por parte da nvidia. É possivel no entanto instalar os drivers normais nos portáteis através de INFs modificados (laptopvideo2go.com).

2 e 3 podem ser substituidos por "cuidado". Basta pensar um pouco antes de clicar em links dos emails e instalar programas desconhecidos.
 
So quero acrescentar algo, 30gigas para SO e programas? so o visual Studio .Net come logo 10 dai, o ultimate come 7gigas o k nos deixa com 13 gigas, instala-se o fear e o unreal tornament e la se vai o espaço todo :D
convem dividir o disco consoante as necessidades de cada 1, se a pessoa tem por norma mais megas ocupados em instalaçoes d programas deve ter uma partiçao maior para SO e menos para arquivos. é so este ponto que eu quero frisar. de resto ta 6estrelas :D
 
So quero acrescentar algo, 30gigas para SO e programas? so o visual Studio .Net come logo 10 dai, o ultimate come 7gigas o k nos deixa com 13 gigas, instala-se o fear e o unreal tornament e la se vai o espaço todo :D
convem dividir o disco consoante as necessidades de cada 1, se a pessoa tem por norma mais megas ocupados em instalaçoes d programas deve ter uma partiçao maior para SO e menos para arquivos. é so este ponto que eu quero frisar. de resto ta 6estrelas :D

30 gigas é pouco???? Bem, eu tenho só 6 gigas (mas tenho o XP), e chega-me, embora não me sobre muito, e se fosse a fazer agora as partições escolhia 9-10GB para o C.
Porquê? Porque os jogos não são instalados no C! Porque razão deveria instalá-los nessa partição? Além disso, muitos deles continuam funcionais se estiverem noutra partição, mesmo depois de formatar o windows...
 
Relativamente aos drivers, se te referes aos drivers nvidia, esta limitação não é do sistema operativo original, é mesmo por parte da nvidia. É possivel no entanto instalar os drivers normais nos portáteis através de INFs modificados (laptopvideo2go.com).
acrescentado ao guia

obrigado

quanto à segurança penso que é melhor deixar assim, há sempre os mais distraídos que carregam em tudo o que aparece


So quero acrescentar algo, 30gigas para SO e programas? so o visual Studio .Net come logo 10 dai, o ultimate come 7gigas o k nos deixa com 13 gigas, instala-se o fear e o unreal tornament e la se vai o espaço todo :D
convem dividir o disco consoante as necessidades de cada 1, se a pessoa tem por norma mais megas ocupados em instalaçoes d programas deve ter uma partiçao maior para SO e menos para arquivos. é so este ponto que eu quero frisar. de resto ta 6estrelas :D


bem, quando disse 30gb estava só a referir para o SO e updates sem mais programas pelo meio, mas agora já meti para se criar três uma só para o SO, outra para programas e a outra para armazenamento

obrigado
 
Última edição:
bem, quando disse 30gb estava só a referir para o SO e updates sem mais programas pelo meio, mas agora já meti para se criar três uma só para o SO, outra para programas e a outra para armazenamento


Eu Desaconselho Vivamente a não criar mais que duas partições (uma para o Windows + programas e outra para tudo o resto), e digo isto por experiência própria. Os programas (excepto jogos) acho que deveriam estar na partição do Windows, uma vez que a maioria não funciona caso formates o Windows. Assim, acho que é inútil outra partição.

Em relação a mais que uma partição para tudo o resto, acho mal porque às vezes defines uns certos gigabytes para determinada coisa (música, suponhamos), e depois acabas por precisar de mais espaço... O que te obriga a apagar algo ou a utilizar outra partição.

Já se utilizarmos só uma partição para tudo o resto, não temos esses problemas com o espaço, e pode estar tudo perfeitamente organizado.
Eu, por exemplo, tenho o C, para o que já referi. E depois, no D tenho poucas pastas, mas que organizam tudo:
-"Jogos"
-"Música"
-"Vídeos"
-"E-books"
-"Imagens"
-"Programas" (onde só tenho o ficheiro de instalação, não a instalação em si, essa está no C)
-"Outras maravilhas" ...
 
Back
Topo