Gentoo Crisis?

esquiso

Power Member
Here is my offer to resolve the most recent Gentoo leadership crisis, and is an offer I am making to the current Gentoo trustees, who are the ones who need to decide whether to accept or refuse it. I have received permission from my employer to return and serve as President of the Gentoo Foundation, renew its charter, and then work in some capacity to help to get Gentoo going in the right direction from a legal, community and technical perspective.

I do have some conditions attached to this offer, however. First, I am going to ask that all currently-serving trustees assist in a quick transition, and if they accept my offer, they do so with the understanding thatI will be appointing new trustees to the Foundation after the transition is complete.

In other words, if the current trustees accept this offer, they are basically handing the leadership of the Foundation over to me and the trustees that I will choose.
If I return as President, I will preserve the not-for-profit aspect of Gentoo. Beyond this, you can expect everything to be very, very different than how things are today. Here is a basic overview of the changes I will be making in how the Foundation operates, basically by refocusing on its core mission:

1) The Foundation will be responsible for the overall health of the Gentoo community and for pursuing the Foundation's mission of advancement and education and promotion of software development in an open environment.

2) The Foundation will be responsible for providing general guidance and direction for the project and for ensuring that the Gentoo project is moving in a positive direction and has proper leadership.

3) The Foundation will be responsible for ensuring that Gentoo developers, individual Gentoo users, external Gentoo-related projects and Gentoo-using organizations have a voice and the opportunity to influence the overall technical direction of the Gentoo project in a clear, open and organized way.
4) Legal paperwork will be filed properly and on-time and the Foundation will maintain a proper level of transparency with the community.
5) The Foundation will help the Gentoo community to be a positive and pleasant environment for all participants.

Please understand that if the trustees say "Yes", then I will be returning in a part-time capacity only. I will not be the hands-on Chief Architect as I was in the past. I am going to be focusing mainly on the Foundation side but will do a few key things here and there to get the project as a whole back on track.

Again, the trustees are the ones that get to decide whether or not to accept this offer.

If they say "no", then I will stay out, and let them try to resolve this situation on their own.

I also want to have some kind of answer to this offer soon. If the trustees want to pursue this transition plan, they need to let me know within the next 7 days - by Friday, January 18th, 2008 at the latest. If you want my help, I'd like to get things back on track soon. If you don't want me to take back the reigns of Gentoo, that is totally OK with me - just please let me know soon so I can focus on other things.

As always, you can post comments here, as well as emailing [email protected] with your feedback.

In general, I don't like doing stuff like this publicly, but I think the Gentoo community deserves to know what's going on. The trustees also need to be accountable to the community to do what is in the best interests of the project - and to simply let people know what's going on.

@ funtoo.blog.org

Foi uma noticia que me surpreendeu. Mas que vistas bem as coisas, faz todo o sentido. Olhando só para a página principal do Gentoo.org, já não leva um update desde 15 de Outubro (!!) e as weekly newsletters já não são tão weekly como deviam ser.
Espero que isto se resolva rápido, não quero um Gentoo à deriva.
 
Não estava ao corrente deste problema. Thanks for sharing.

Olhando só para a página principal do Gentoo.org, já não leva um update desde 15 de Outubro (!!)
Se olhares para a do Slackware vais pensar que já está enterrado: actualizada em 2007-07-02. No entanto, se olhares para o changelog verás que está vivo. É tão bom usar uma distro mantida por um 'ditador benevolente', sem coisas dessas de comités e (a)fundações :-D
 
Mas o Slack só faz anuncios das novas releases, o Gentoo tem por habito por lá muito mais coisas ;)
Eu também sei que o Gentoo está vivo, mas que vai para lá uma valente salgalhada, vai!
 
O bom do Gentoo é a forma descentralizada como está feito... Pois permite-lhe ser mantido, actualizado sem o apoio centralizado dos developers... Vejamos, qlq pessoa pode fazer o seu proprio rsync server e os repos é só mandar para lá tarball's de source code's de forma organizada e actualizar os rsyncs et voilá... Talvez por isso é que isto ainda não está grande salganhada...
 
Já cheguei a usar Gentoo (foi mais Sabayon, mas é praticamente o mesmo uma vez que é 100% compatível) e gostei, mas já na altura havia muitos problemas deste nível e fiquei um pouco com a ideia que o futuro seria mesmo Sabayon e que Gentoo ia enfraquecer cada vez mais.

Espero que as coisas se resolvem e que volte tudo ao normal, mas caso as coisas continuem más não me admirava se muitos developers se mudassem para Sabayon e ajudassem no desenvolvimento do Entropy.
 
Calma. O problema é com a direcção da Gentoo Foundation (a organização que gere a brand Gentoo, as contas bancárias, etc.) e não com a distro em si. O problema começou quando o Daniel Robbins foi trabalhar para a Microsoft (a man's gotta eat :)) e ficou a faltar alguém que tomasse as rédeas. Embora afecte a imagem da distro e a longo prazo possa ser prejudicial, não é caso para dizer que neste momento afecta o seu funcionamento. É mais ou menos o mesmo que dizer que uma equipa de futebol joga pior porque a SAD está com problemas.

c3l5o, não estarás a fazer confusão entre servidores de rsync e overlays? Os rsync servers são sincronizados entre si, todos disponibilizam a mesma informação.

Nomearod, Gentoo tem tanto a ver como Sabayon como Debian com Ubuntu. E pelas reacções que eles têm regularmente nos forums, mais facilmente Gentoo devs mudam para MacOS que para Sabayon.
 
Pra mim o gentoo é quase perfeito. O site, realmente, está desactualizado mas o fórum ta vivo. Em relação a dizerem que o Sabayon é o futuro, pra mim é o futuro, mas muito longe..... aquilo é giro e tal mas pra estar a instalar Sabayon prefiro instalar gentoo.
Aquilo não é nada mais que o gentoo instalado num livecd ou DVD. E funciona um bocado mal.... são opiniões.... A ideia, Sabayon está para gentoo assim como ubuntu está pra Debian, não funciona la muito bem.... mas pronto, são opiniões.
 
Pra mim o gentoo é quase perfeito. O site, realmente, está desactualizado mas o fórum ta vivo. Em relação a dizerem que o Sabayon é o futuro, pra mim é o futuro, mas muito longe..... aquilo é giro e tal mas pra estar a instalar Sabayon prefiro instalar gentoo.
Aquilo não é nada mais que o gentoo instalado num livecd ou DVD. E funciona um bocado mal.... são opiniões.... A ideia, Sabayon está para gentoo assim como ubuntu está pra Debian, não funciona la muito bem.... mas pronto, são opiniões.

:lol:

________________

Fico realmente triste com esta situação. Foi em Gentoo que me cresceram os pelos no peito quanto a Linux.
 
Pensava que o tópico era para discutir a situação corrente e o futuro da distribuição Gentoo, por onde também passam distros como Sabayon ou Vidalinux.
Mas pelos vistos é melhor deixar encher a thread encher de comentários construtivos do género "tenho muita pena, até usei gentoo durante 3 horas e pareceu-me espectacular mas depois preferi o ubuntu".
 
Desde que não traga problemas para os end users como eu, por mim até podem acabar com os presidentes e com a "direcção" administrativa toda.

Para pessoas com paciência e alguns conhecimentos, esta é provavelmente a melhor distribuição que existe por aí.
 
Nomearod, Gentoo tem tanto a ver como Sabayon como Debian com Ubuntu. E pelas reacções que eles têm regularmente nos forums, mais facilmente Gentoo devs mudam para MacOS que para Sabayon.

Não acompanho os foruns de Gentoo, mas à uns meses lembro-me de ter lido um comentário de um dos seus criadores a dizer que as coisas estavam bastante complicadas, e que o espirito que havia no início tinha desaparecido.

A vontade de querer inovar e criar sempre coisas novas já não era igual mas que encontrava esse mesmo espirito inicial no Sabayon. Houve inclusivé tópicos de discução sobre isto nos foruns do Sabayon onde havia a possibilidade de convidarem esse developper para trabalhar em Sabayon.
 
O sabayon, para quem já usou gentoo, é a mesma coisa. Demoro mais tempo a resolver os problemas que o sabayon trás do que a instalar gentoo....
 
Desde que não traga problemas para os end users como eu, por mim até podem acabar com os presidentes e com a "direcção" administrativa toda.

Para pessoas com paciência e alguns conhecimentos, esta é provavelmente a melhor distribuição que existe por aí.

O problema está aí. Até que ponto é que os problemas a nível da administração podem trazer chatices que sejam sentidas por quem usa Gentoo?

O sabayon, para quem já usou gentoo, é a mesma coisa. Demoro mais tempo a resolver os problemas que o sabayon trás do que a instalar gentoo....

Tão, afinal é a mesma coisa ou tem mais problemas?
 
Pelo que percebi pelos posts dele o que ele quer dizer é que tem as mesmas coisas mas implementadas de forma errada...
De certa forma não percebo muito de Sabayon porque nunca tive curiosidade de o instalar :)
 
A ideia do Sabayon é implementar um gentoo personalizado, o problema é que é tão personalizado que se torna difícil "despersonalizá-lo" tendo em conta o que queremos para um desktop ou laptop.
A versão em DVD trás tudo, mas tudo mesmo, o que existe, para tirar as coisas desnecessárias depois é um inferno.
Partilha os mesmos repositórios do gentoo e o portage.
 
Eu gostava era que desse para fazer um "world update" aos programas mas aquilo dá muitos problemas...

Para quem não quer tudo instalado, tem sempre a versão mini de 700 MB com o essencial.
 
O Sabayon afinal é um distribuição nova, ou apenas um gentoo pre-instalado com logotipo novo? pq é que haveria alguém do gentoo mudar-se para essa distribuição? para criar um dvd de instalação/live do gentoo?
Ao menos o ubuntu tem repositórios diferentes do debian, e parece-me ke uma filosofia um pouco diferente do "pai", o que diferencia o Sabayon do Gentoo?

Por fim, Sabayon nunca criará problemas ao Gentoo, pq o que faz o Gentoo, é a documentação, fóruns, comunidade. Coisa que dificilmente será ultrapassada, mesmo com os problemas na administração.

Em relação aos efeitos desta crise na administração, dá para notar por exemplo nas releases. Eles incialmente previam 4 por ano, e ao longo do tempo foram diminuindo. O ano passado só saiu a 2007.0...
 
Última edição:
Back
Topo