Nikon D300 ou Canon 5D

rcl

Power Member
Boas pessoal, tenho oportunidade de comprar ambas as máquinas a bom preço, mas não sei por qual devo optar. Não sou nenhum profissional, mas gosto de fotografia.

Os entendidos que me dêm opinião, vou evoluir de uma D70s.

Cumprimentos.
 
o SideWalker disse tudo.. no entanto, tens que ver se as objectivas que tens têm qualidade suficiente para acompanharem o corpo de uma D300, de nada vale ter um porsche se debaixo do capot está o motor de um Renault 5 :)
 
As lentes não são o problema, porque caso compre uma d300 compro também uma 18-200 DX, porque a d70s com a 18-70 vou vender.

Nunca perceby muito bem qual da diferença do Full Frame da Canon 5d para o sensor da D300.

Neste caso até consigo arranjar a 5D mais barata que a D300, mas gosto muito da nikon.
 
Última edição:
São duas grandes máquinas... Disso não há duvida..

A Canon 5D por ser uma full frame tem melhor qualidade de imagem pura.. Mas a Nikon tem um metering melhor e um sistema de focagem melhor.. Pelo que no mundo real, especialmente com coisas que se mexem é bem provável que a D300 tire melhores fotos.


Tudo depende do tipo de fotografias que gostas mais de tirar.. Se andas sempre com o tripé atrás, não penses muito, vai para a Canon 5D. Se por outro lado, gostas de trazer a máquina nos modos automáticos ou semi-automáticos, e gostas de resultados bons out-of-the-camera, a D300 será a melhor escolha.
 
a 5d já está um pouco desactualizada e por isso sairá dentro em breve uma versão nova mas não deixa de ser uma boa opção.. eu pelo menos é das poucas opções da canon até à pouco tempo q gostaria de ter pelo ff + uma 16-35 agora existe a d3 :D

Eu ficaria pela d300.. se vens duma d70s vais ficar desiludido a trocar para a 5d pelos comandos completamente diferentes na canon e para mim são desagradáveis ao uso (alguns).

Quanto à escolha da lente qualquer uma das opções mencionadas acoplada com a 18-200 para mim é o erro maior ai. comprar uma boa máquina.. semi-pro - profissional e meter lentes de 'férias' mais vale ficares por um modelo inferior.

just my 2 cents
 
a 5d já está um pouco desactualizada e por isso sairá dentro em breve uma versão nova mas não deixa de ser uma boa opção.. eu pelo menos é das poucas opções da canon até à pouco tempo q gostaria de ter pelo ff + uma 16-35 agora existe a d3 :D

Eu ficaria pela d300.. se vens duma d70s vais ficar desiludido a trocar para a 5d pelos comandos completamente diferentes na canon e para mim são desagradáveis ao uso (alguns).

Quanto à escolha da lente qualquer uma das opções mencionadas acoplada com a 18-200 para mim é o erro maior ai. comprar uma boa máquina.. semi-pro - profissional e meter lentes de 'férias' mais vale ficares por um modelo inferior.

just my 2 cents

Mas pensei que a 18-200 fosse uma excelente lente, li algumas reviews e todas diziam maravilhas. Agora fiquei confuso.
 
São duas grandes máquinas... Disso não há duvida..

A Canon 5D por ser uma full frame tem melhor qualidade de imagem pura.. Mas a Nikon tem um metering melhor e um sistema de focagem melhor.. Pelo que no mundo real, especialmente com coisas que se mexem é bem provável que a D300 tire melhores fotos.


Tudo depende do tipo de fotografias que gostas mais de tirar.. Se andas sempre com o tripé atrás, não penses muito, vai para a Canon 5D. Se por outro lado, gostas de trazer a máquina nos modos automáticos ou semi-automáticos, e gostas de resultados bons out-of-the-camera, a D300 será a melhor escolha.

Não eu não ando sempre com o tripé atras, gosto de tirar umas boas fotografias knd vou de férias, ou em passeios.
 
Mas pensei que a 18-200 fosse uma excelente lente, li algumas reviews e todas diziam maravilhas. Agora fiquei confuso.

É uma boa lente tendo em conta que tem mais de 10X de zoom... E para férias é provavelmente a melhor lente que existe...



Agora, para aproveitares a máquina a 100% há lentes bem melhores....
 
Outra coisa que tens que ter em atenção é o investimento em lentes. Como já te foi dito lentes como as 18-200 para estas máquinas é desperdiçar a máquina, e ires trocar para a Canon para depois teres que te habituar de novo aos comandos, perder dinheiro com a lente da Nikon que tens, gastar mais dinheiro com lentes Canon que ainda por cima têm que ser lentes para FF, que normalmente são mais caras.

Acho que em SLRs é importante investir em lentes, porque para passar a vida com a lente do kit, quase que não vale a pena.

Na tua situação comprava a D300 e a grande angular 12-18 (que não sei se é boa ou não, mas é um exemplo), visto que já tens uma 18-70. Depois mais tarde comprava uma teleobjectiva ou outra que seja do teu agrado.
 
Sim mais tarde estava a pensar em adquirir uma 12-18.
isso existe?
ou estás a falar numa Tamron 11-18mm?

outra das principais vantagens que a 5D apresenta frente à D300 é a latitude do sensor. é uma full frame, TEM de captar obrigatoriamente mais pontos de luz que um sensor APS-C. pelo que já brinquei com uma MarkII, torna-se bem mais difícil os brancos saírem estoirados numa situação de maior contraste..

se fores para uma 5D, terás de comprar algo tipo 17-40 f/4L e uma 70-200 f/4L, ou sempre objectivas MUITO boas porque senão perdes a vantagem teórica da 5D em resolução.
 
As lentes não são o problema, porque caso compre uma d300 compro também uma 18-200 DX, porque a d70s com a 18-70 vou vender.

Nunca perceby muito bem qual da diferença do Full Frame da Canon 5d para o sensor da D300.

Neste caso até consigo arranjar a 5D mais barata que a D300, mas gosto muito da nikon.

Lê, por exemplo, aqui.
 
Última edição:
A 14-24 diz-se que é uma excelente lente, pessoalmente, não posso confirmar pois nunca a experimentei, ainda estou à espera da minha. De qualquer das maneiras, com uma 12-24 DX f/4 tb não ficas mal servido.. é uma grande lente, digo-o por experiência própria, e é bastante mais barata. Óbvio que é menos luminosa, e que tem a vantagem / desvantagem de ser DX, serve-te perfeitamente numa APS-C e está optimizada para esse tipo de sensores, no entanto, se tiveres a pensar em mudar para full frame mais tarde, aí já terás que a vender, pois não te servirá de muito. Além disso, hoje já arranjas 12-24 DX usadas a bons preços, especialmente agora com a saída da D3, que fez com que alguma gente trocasse a 12-24 pela 14-24.

Quanto às máquinas, é uma questão de escolheres o sistema que mais te agrada e obviamente também terás de escolher entre full frame ou DX. Compara bem as características das máquinas e procura imagens de ambas pela net, mas até porque com qualquer delas terás de investir em lentes com boa qualidade, vê bem o que ambas as marcas oferecem e escolhe aquela que te parecer que mais se adequa. Não te esqueças na altura da escolha, que depois de investir em algum material, já fica caro andar a trocar de sistemas.
O melhor mesmo, é fazeres como o Jamiro tem dito por aí (acho que é ele, se tiver enganado peço desculpa), encontra uma loja que te deixe experimentar as máquinas e vê qual gostas mais em ergonomia e se te deixarem fotografar com ela, em qualidade de imagem também.. Não há nada como veres as coisas por ti!
 
Eu pessoalmente ficava com a Nikon D70s e gastava o dinheiro em lentes! Mas isto sou eu que sou parvo.

Vais gastar mais de 2000€ para teres uma máquina de topo com lentes da tanga?

Mais vale comprares lentes de qualidade e usar a D70s que não tá de todo ultrapassada.

Olha compra uma a 12-24 e uma 24-70 2.8 com o dinheiro!
 
Tendo já material Nikon e familiarizado c\ a marca, sem duvida nenhuma a D300... a canon 5D é muito util em estudio devido ao seu full-frame...

cumps.
 
Eu pessoalmente ficava com a Nikon D70s e gastava o dinheiro em lentes! Mas isto sou eu que sou parvo.

Vais gastar mais de 2000€ para teres uma máquina de topo com lentes da tanga?

Mais vale comprares lentes de qualidade e usar a D70s que não tá de todo ultrapassada.

Olha compra uma a 12-24 e uma 24-70 2.8 com o dinheiro!


Nuff' said.

No entanto , arranjares uma 5D mais barata que uma D300 é tentador... investiga melhor as vantagens de cada uma das máquinas e vê se FF é uma coisa que te interesse.
 
Eu pessoalmente ficava com a Nikon D70s e gastava o dinheiro em lentes! Mas isto sou eu que sou parvo.

Vais gastar mais de 2000€ para teres uma máquina de topo com lentes da tanga?

Mais vale comprares lentes de qualidade e usar a D70s que não tá de todo ultrapassada.

Olha compra uma a 12-24 e uma 24-70 2.8 com o dinheiro!

Não pensas mal não! :) Mas eu sou suspeito...
 
a d70s por acaso tenho uma mas acho q trocava pelo menos para d80 q já tem o noise reduction e uma qualidade bem superior depois o resto era em lentes e 1 flash :p

lentes

sigma 10-20 f4
tamron 17-50 f2.8
nikkor 70-200 VR f2.8
 
Back
Topo