Casio Exilim Pro EX-F1

JPgod

Moderador
Staff
granda bomba :wow:

Burst de 60 fps, durante 1s ou 12s @5 fps, bem neste campo só perde para as Canons 1Ds e Nikon D3 e D300.

1920x1080 @ 60 fps (logo, um video mais fluido, visto que os 30 fps das maquinas digitais não são lá fluidos, devido a não ter "técnicas" de interpolarização)

E ir a 1200 fps a 336 x 96 :D Deve dar para coisa engraçadas, como gravar cenas muito rápidas e depois reproduzir a 60 fps, que dar aqueles efeitos de camera lenta.

Não será barata, 1000 dólares equivale ao preço de uma SLR média gama (d80 + 18-70 ou mesmo 18-135), mas levas uma maquina fotográfica que deve envergonhar cancorders de entrada :D

quero ver uma preview completa dela :D

E em termos de prestações até SLR's deve deixar envergonhadas!

Que tal um shutter de uns impressionantes 1/40000 :wow: Claro que deve ser quase "useless" (a quantidade de luz que é preciso para tal)
 
Última edição:
Esta máquina foi desenvolvida desde o inicio para ser super rápida.. E isso foi conseguido.

Nenhuma SLR penso que conseguirá algum dia atingir estas prestações, porque numa bridge tudo o que é feito entre fotos é electrónico, numa SLR há muita coisa mecânica.. O Espelho tem que subir e descer, o shutter tem que abrir, o diafragma da lente tem que abrir e fechar, etc.. etc.. etc.. A 60 fps partiam logo o material todo em menos de nada.


Agora, ainda só há previews da máquina, ela ainda não foi lançada oficialmente e vamos lá ver como é que na pratica estes números funcionam. Se não tiver um buffer enorme acaba por ser um canhão enorme, com poucas balas..
 
Penso que a SLR mais rápida de sempre é uma Minolta que faz 12fps. Se usares ligas de Ti e Mg à partida o chassis aguenta essas velocidades sem problemas. E podes sempre deixar de usar espelho, o pior é a cortina.

Mas há aqui uma coisa a faltar, que é com que qualidade é que a máquina faz isso.
HD é 1920x1080 mas a 1D mk3 faz 10fps com muito mais resolução.
E para shutters de 1/40000 com que ISO é que és obrigado a disparar?
 
Penso que a SLR mais rápida de sempre é uma Minolta que faz 12fps. Se usares ligas de Ti e Mg à partida o chassis aguenta essas velocidades sem problemas. E podes sempre deixar de usar espelho, o pior é a cortina.

Mas há aqui uma coisa a faltar, que é com que qualidade é que a máquina faz isso.
HD é 1920x1080 mas a 1D mk3 faz 10fps com muito mais resolução.
E para shutters de 1/40000 com que ISO é que és obrigado a disparar?

De 10 ou 12 *** para 60 ainda vai uma diferença ;)


Quanto aos shutters de 1/40000 penso que um flash electronico a disparar com baixa potencia tem um burst de luz que não dura mais do que isso.. Se a máquina conseguir sincronizar o flash, tens ai a resposta...

A minha máquina por exemplo, com um flash manual, faz exactamente as mesmas exposições quer use 1/8 ou 1/8000 ;) .. A única coisa que muda é a quantidade de background visivel na foto..
 
Pah, existem máquinas com coisas em aço a suportar muito mais que isso. Se calhar não dura 300.000 fotos, nem acaba por ser tão leve, mas é mecanicamente possível. Acho que o maior limitador numa SLR é a velocidade de processamento dos dados e o buffer, por isso é que esta faz os 60fps, mas só dispara durante 1s e a uma resolução relativamente baixa.
 
já que se estava a falar tanto dela.

acho que merece um tópico próprio:

EX-F1_ff_flash-001.jpg


» http://www.exilim.com/intl/ex_f1/

Casio today announced its EXILIM EX-F1 - a six megapixel camera with 12x zoom and some very impressive burst shooting capabilities. Capturing up to 60 frames per second at full resolution and a staggering 1200 fps if you drop the image size to 336 x 96, this innovative camera will also shoot 1920 x 1080 Full HD movies at 60fps. Helping to ensure the moment isn't missed is a buffer system which continually updates then saves the contents to card when the shutter is released. Illumination is taken care of by a conventional strobe which works at up to 7 fps and a cellphone-style LED for 10-60 fps. The EX-F1 will be available from March 2008 priced at $999.99.

:)
 
Já devem existir máquinas capazes de mais de 60fps não? Capazes é de não ser tão pequenas ou portáteis sequer...


Claro... Mas a este tamanho e a este preço não existem...

Além disso, repara:

Capturing up to 60 frames per second at full resolution and a staggering 1200 fps if you drop the image size to 336 x 96

Bem.. Aqui entramos em qualidade de video à lá telemovel.. Mas são 1200 frames por segundo.
Outros modos de video a alta velocidade são: 512 × 384 (300 fps), 432 × 192 (600 fps), 336 × 96 (1200 fps)

Deve dar para fazer coisas engraçadas, neste site tem alguns exemplos: http://www.exilim.com/intl/ex_f1/features2.html (Em high speed movie)
 
Última edição:
336x96? Isso é para quê? Fazer userbars? lol É um pouco "fininho" não?

Mas realmente não haja dúvida de que a máquina é rápida. Só há uma coisa. E shutter lag? E quanto tempo de demora entre bursts? shoot-to-shoot em resolução total? É que isso também conta. Eu já tinha visto máquinas da Casio a fazerem coisas engraçadas, mas depois a demorarem 5s a ligar, 10s entre cada foto, quase 20s após um burst, etc..
 
Para isso temos que esperar pelos primeiros reviews...

Mas uma coisa é certa.. Este sensor da Casio é revolucionário no mercado das digitais e durante algum tempo esta máquina vai andar num campeonato só seu.. Depois, a máquina seja boa ou má na pratica, a verdade é que a inovação está feita.. E seja em sucessoras desta máquina, ou na resposta dos outros fabricantes estou certo que os possíveis defeitos serão corrigidos..
 
Já ta a venda no media mark por apenas... 799 € :wow:

Será que vale o dinheiro? Tubo bem que é praticamente uma camera de filmar que também tira boas fotografias, mas quase ao preço de uma canon 40D e lente do kit...
 
review dela sff então :x2:

lol.. nisto de fotografia nem amador sou :p

Apesar de continuar satisfeito com a minha Canon 300D, que apesar dos anos considero que tem um CCD com uma qualidade excelente, acho que estava na altura de reforma-la.

Hoje em dia quase faço mais pequenos filmes que fotos, e nesse aspecto esta EX-F1 é excepcional, ainda so a tenho ha algumas horas mas os slow motions são excelentes.

Ainda tenho muita coisa para "testar"... primeiro senão, os filmes são em formato mov

Qualquer coisa que queiram saber perguntem :)
 
Back
Topo