disco sata com performance anormal

Khrono

Power Member
boas pessoal,

peço a vossa ajuda para uma situação estranha que tenho no meu pc:

tenho um disco sata maxtor diamond max 300Gb Sata1 ligado numa board asrock 775i65gv que teima em demorar bastante a reconhecer o MBR ou o disco em si (fica pendurado entre o POST e o ecran de loading do windows) e mesmo quando entra no Windows, fica estupidamente lento a aceder ao que quer que seja, algo que não deveria ser normal num disco sata.

a instalação do windows (feita no fim-de-semana) correu sem problemas nenhuns, detectou o disco à primeira e instalou tudo sem travagens.

de referir que a BIOS esta configurada como indicado no site da asrock para este modelo, apenas vim a descobri ontem que havia um update da BIOS da MB referente a estes modelos de discos da maxtor, fiz o update sem grande complicação mas continua tudo na mesma.


devo instalar de novo o windows já com a nova BIOS ou ele deveria assumir logo as modificações?
existe alguma outra forma de melhorar o desempenho do disco ou reutilizo um disco IDE de 20 gb para o SO e este fica para storage interno?

cumps,

Khrono
 
realemente devia ser mais rápido mas acho estranho o cabo nunca ter sido usado e ser aquele que vinha com a MB e ter verificado se tudo ficava bem encaixado tanto no disco como na MB.
 
Kamipt - já tinha visto esse topico mas lá diz também que será necessário fazer os updates novamente, e isso era algo que eu neste momento não queria ( são bastantes... ).

the_killer - em relação ao SMART, já está activado, só ainda não corri o software de diagnostico da marca, hoje será isso que irei fazer.

cumps
 
boas pessoal,

ontem corri o seagate tools para fazer testes ao disco e o short test, demorou bastante ( bastante para o que seria normal num sata, julgo eu).

em seguida, resolvi tentar colocar um disco ide de 20 gb que tinha parado para instalar o windows e o sata ficava como storage, quando o cd começou a verificar os discos, deu erro e fez reboot.

a partir dai, tentei sem o disco ide fazer repair do windows e nada, tentei formatar e voltou a dar erro, tentei correr o maxblast de um boot cd e bloqueou o pc

a partir dai deixei de poder entrar no windows de qualquer forma. aparece a perguntar se quero entrar em modo de segurança, ultima config correcta ou entrar normalmente no windows , e qualquer opção que escolha resulta em reboot automatico.

ja verifiquei as definições na BIOS e está tudo como indicado no manual da asrock.

conclusao, vou fazer upgrade a algumas peças do sistema.

é uma medida drástica mas neste momento penso que seja a melhor opção ( que de menos dores de cabeça).

cumps
 
nesse menu escolhes entrar normalmente no windows.. knto aos discos, se tivesses a possibilidade de o testar noutra makina era bom.. mas antes, tenta desligar o SMART e ve s continua o problema.. ou tenta ligar noutra ficha sata.. sata II
 
nesse menu escolhes entrar normalmente no windows.. knto aos discos, se tivesses a possibilidade de o testar noutra makina era bom.. mas antes, tenta desligar o SMART e ve s continua o problema.. ou tenta ligar noutra ficha sata.. sata II

mesmo que escolha entrar normalmente no windows, ele reinicia, ou bloqueia na pior das hipoteses.

experimentei desligar o SMART, também não funcionou.

so não experimentei ligar noutra ficha sata porque o disco ja funcionou, ainda que com velocidade abaixo do normal na entrada sata1.

tambem fiz disable ao primary ide para a bios recenhecer o disco sata mais facilmente, e tambem não resultou.
 
Back
Topo