cabo USB ta a dar cabo de mim

ec9250

Membro
Em primeiro lugar ola a todos........

o problema é o seguinte. A dias comprei um cabo para poder ligar o meu disco externo . chego a casa e tento ligar o disco com o cabo k comprei e ....nada. Experimentei todas as portas usb e...... nestum. A luz do disco acende mas os pratos do disco ñ giram.O meu pensamento foi "o cabo esta estragado, toca ir a loja trocar o cabo",mas para tirar duvidas, experimentei de seguida o disco com o cabo k vinha com ele e funcionou.
Cheguei a loja, o funcionario ligou o meu disco a um pc e, para espanto meu :n1qshok:,começou a trabalhar normalmente com o dito cabo. O funcionario da loja disse-me k o problema era das portas usb k estavam mal configuradas, mas mesmo assim o funcionario trocou-me o cabo. Experimentei o novo cabo no meu pc e o resultado foi o mesmo, mas no portatil do meu colega ja funciona.
Já actualizei a bios, instalei os ultimos drivers da board , no gestor de dispositivos ñ me aparece nenhum ponto de exclamação e problemas com a forte de alimentação acho tb ñ é, pk ligo o disco a uma extençao usb com 2m + o cabo k vem com ele (cerca de 20-25cm) e funciona, o cabo k comprei so tem 1.8m e ñ funciona.

sera k alguem ja passou por um problema parecido com este????
alguem tem alguma soluçao????

obrigado
 
Boas...desde já bem vindo!

Suponho que o disco seja de 2,5''.
Eu tenho um disco externo 2,5'' (por acaso era de um portátil e comprei, depois de o portátil dar o berro, uma caixa barata na *****) a mesma traz um cabo USB em Y tipo ESTE...coisa estranha para mim na altura, mas o que é certo é que se eu só ligar a ponta (esquerda em baixo...na imagem referida) liga a energia do disco (o disco roda sim...não é como disseste) só que não há transferência de dados...pois essa ponta serve só para alimentação extra

Caso que já me aconteceu por exemplo em portáteis, em hubs, em extensões...em que eu ligava a ficha do meio (energia e dados) mas fazia o que descrevi acima...tinha então que ligar noutra ficha (que tivesse energia suficiente para a rotação, para o "braço" e para a transferência de dados) ou ligar a ponta que sobrava a uma ficha disponível...e aí resultava

A única coisa que eu estou a ver de momento é tu estares a ligar o cabo a uma ficha frontal de um computador...que pode perder energia ou estar mal ligada. Experimenta a ligar com o dito cabo mas directamente na board.

Cumps ;)
 
Última edição:
os discos d 2.5 cosyumam vir com cabos em y.. s n ligar os dois n funciona.. e tem k ligar os dois em portas separadas e nao em "triplas" de usb
 
O problema é que as portas USB só conseguem fornecer uma quantidade máxima de energia pelo seu cabo de alimentação, e algumas boards fornecem níveis de energia inferirores ao máximo estipulado, e não de forma necessariamente igual em todas as suas portas USB.

Porque um disco pode consumir mais energia do que aquela que uma só porta USB pode fornecer, é que se vendem cabos que permitem ligar a duas portas, e como muito bem já foi referido, nunca se deve considerar 2 portas USB, vindas de um HUB USB externo, pois ele estará para todos os efeitos ligado apenas numa porta USB do computador. Depois, como disse, nem todas as portas USB de uma mesma motherboard, poderão debitar o mesmo nível de corrente e por isso pode acontecer que um disco não funcione, por exemplo, se ligado ás portas frontais USB, mas funcionar ligado ás portas traseiras. Parece-me difícil é que com um cabo em Y, ou seja, 2 portas USB para ligar a um PC, um disco de 2.5" não funcione. Mas se ainda assim acontecer, só vejo uma solução que é comprar uma caixa externa para o disco, que tenha alimentação própria (um transformador).

Abraço

PS: Para um disco externo que possa ser alimentado via USB, usem sempre os cabos em Y, pois mesmo que até podesse estar a ser alimentado só por uma porta em determinado PC, nada garante que noutro tal possa também acontecer, e por outro lado vão sempre distribuir o "esforço" por 2 portas USB. O trabalho distruido por 2 custa menos a cada uma delas.
 
Última edição:
ola a todos.

O disco externo k comprei é um disco 2,5" da WD, mais especificamente WD PASSPORT com 250GB,e ñ veio com um cabo que referiram em cima(em Y),veio com um cabo do tipo macho USb<->macho mini-usb com cerca de 20cm.
Estou agora neste momento com o disco ligado a 2 extençoes usb(isto é macho-femea), totalizando 4 metros de comprimento mais o cabo k veio com o disco e ta a rolar na maior.
o cabo k comprei foi testado em todas as portas usb( 2 frontais e 4 traseiras).

Ate parece k o cabo ñ é compativel com a minha board.......... O problema é k ñ tenho outro equipamento k dê pra testar o cabo.........
 
Como já foi referido, não convém ligar o disco a extensões...mas se funciona tudo bem

agora sobre o cabo novo não funcionar, mesmo ligado à board, mas funcionar noutro pc (o tal portátil) não estou a ver o que será...não me parece possível...é que se não desse de maneira nenhuma em lado nenhum o problema seria do cabo que não deixa passar a quantidade de corrente necessária...agora se o mesmo dá num sítio e noutro não...já me parece bruxedo.....

Cumps ;)
 
Jonybat ca pra mim deves ter razão, deve ser bruxedo..............
Mas lembrei-me de fazer uma coisa, trocar o cabo por outro de outra marca, parece maluquice, mas ja tou disposto a experimentar de tudo.
 
Boas, n tinha visto este tópico e por isso abri outro, a mim acontece me algo identico, com um disco de 2,5´´ kera dum portatil e que ta agora numa caixa externa, veio fornecido com o cabo em Y mas em nenhuma das minhas portas trabalha, acende o led e faz um barulhinho estranho, e no portatil do meu amigo trabalha, que posso fazer?
 
algumas vezes costuma haver mau contacto na caixa onde encaixa o cabo.. tenta ligas as duas fichas a duas portas atras do pc e mexe no ecaixe no disco..
 
ele no computador do meu colega funciona sem qq tipo de problema e nao tenho de estar a mexer no encaixe, ja o liguei as portas usb la atraz..mas nao resolve..
 
bem, cheguei a casa munido de outro cabo usb de outra marca e,com mt pena minha :(, mas ñ funciona, o disco acende a luz mas os pratos do disco ñ giram.

o problema ja ta detectado, os usb da board ñ tem "potencia" suficiente pra cabos tao compridos (1.8m). cheguei a esta conclusao pk experimentei tb com um cabo do meu colega,cabo usb do HTC, k tem cerca de 1m. resultado: nas portas da frontais, o disco ñ funcionou, mas nas portas traseiras o disco funcionou......

ta visto, extençoes pra discos externos na minha board ñ podem ter mais k 1m.......

mas tou entrigado........ como o disco funcionou com as 2 extencoes k eu referi em cima(comprimento total 4m)???????????
 
O meu problema é que não funciona nem nas portas detraz nem das da frente, e o cabo é ligeiramente pequeno..será que a minha board inda tem menos potencia nas portas usb? a board é uma asus com o chipset kt880 socket A..
 
dissest k usast um cabo do htc/qtek para ligar o disco?! mas o cabo pro disco tem k ter duas fichas usb

eu em cima ja tinha referido

ola a todos.

O disco externo k comprei é um disco 2,5" da WD, mais especificamente WD PASSPORT com 250GB,e ñ veio com um cabo que referiram em cima(em Y),veio com um cabo do tipo macho USb<->macho mini-usb com cerca de 20cm.
..............................................................................................................

o cabo do HTC e igual ao k vei com o disco, so é mais comprido 1 pouco .................
 
como dissest k se calhar a tua board ek tem pouca potencia po disco funcionar experimenta com um em Y.. n custa nda experimentar
 
Back
Topo