Ligar PC à TV (ou tomadas da antena)

megacarteiro

Power Member
Este tópico vai sendo actualizado, corrigido, evoluído... por isso vão estando atentos... algumas dúvidas, tentarei esclarecê-las...
Para facilitar, a partir de agora irei destacar as alterações a azul... quando for fazendo mais, vou desmarcando as que já tiverem algum tempo... Se conseguírem por a funcionar, óptimo, caso contrário, exponham as dúvidas.. entretanto vou tentando melhorar...



Aqui vou tentar explicar para quem quiser, como ligar o PC à TV para poder ver filmes ou o que quer que seja...

Vou tentar fazer isto de modo a ser o mais fácil possível e tentando pôr os custos.



Para começar, na minha opinião é mesmo o ideal é mesmo para ver filmes, porque podem ver filmes divx, juntar-lhe as legendas, dár-lhes o tamanho que se quiser e sincronizar-se se for o caso, o que não podem fazer num leitor de sala...

Primeiro passo:
Ora, para qualquer um dos processos que vou explicar, precisam sempre de ter um computador com TV-out (saída de TV), havendo isso, podemos avançar, depois, para ter som na TV (dá jeito mesmo que o pc esteja ao lado para poder controlar com o comando) é preciso uma saída de áudio livre no pc ou um adaptador para duplicar a existente.

Agora, vou indicar como fazer duas configurações completamente diferentes, a básica é ligar o pc directamente a uma TV, a outra é ligar o PC ao sistema de tomadas de antena da casa.


Pc->TV
Bem, isto é fácil, a maioria das placas gráficas com TV-out têm ficha S-video, e a maioria das TV's não tem, por isso é preciso umas peças...
(Conforme as lojas, custo total entre 10 a 15€, as peças que houver nos chineses, têm qualidade suficiente para o efeito)

Material video:
Cabo S-video (aprox 3,5€ em qualquer hipermercado)

Adaptador S-video/RCA (aprox 2,5€ em lojas de material eléctrico/electrónico)

Cabo RCA (lojas chinesas 1,5€)+Adaptador RCA/SCART (lojas chinesas 1€) OU Cabo SCART/RCA (cabo que numa ponta tem ficha SCART e na outra as fichas RCA).
+

Material áudio:
Adaptador para duplicar a saída de som do PC (atenção, tem que ter aqueles dois "riscos", se só tiver um é porque é mono (ou seja, só funciona uma coluna depois). (***** 1,90€)

Cabo Jack stereo 3,5/RCA (lojas chinesas 1,5€)


Ao PC liga-se um cabo S-video, depois o adaptador de S-video para RCA, e liga-se a ficha RCA (na figura está uma tripla mas basta um cabo simples) que vai ligar ao adaptador para ficha SCART que liga na TV (é mais fácil do que parece). APESAR DE HAVER UMA FICHA S-VIDEO NO ADAPTADOR SCART, é preciso o adaptador S-Video/RCA porque as TV's que não têm ficha S-Video, não conseguem descodificar o sinal destes cabos e a imagem fica a preto e branco.
Quanto ao áudio é só colocar o adaptador para poder ligar as colunas do PC e o cabo para a TV, ligar o cabo 3,5 e ligar a outra ponta (RCA) ao adaptador para SCART.

Está feito, o computador deve ter que reiniciar para reconhecer que tem uma TV ligada, depois é só ir às propriedades de visualização do computador, ver se o "segundo monitor" está activado, ver de que lado está, colocar a TV em AV e já deve funcionar.. Deve aparecer lá o fundo, para ver o filme é só arrastar a janela para lá... :)








Pc->Instalação de antena de TV

ATENÇÃO!!!
Antes de efectuarem este processo, tentem fazer simplesmente a ligação do PC a um vídeo, usando o processo referido antes para ligar à TV, e ligando um cabo de TV simples (cabo coaxial, aquele cabo que se liga da tomada de antena à TV para ela apanhar sinal da antena... :)) do video a uma TV para verificar se conseguem captar o sinal do video como descrito abaixo. Pois o video pode não estar a funcionar bem, ou podem encontrar dúvidas, ou...

Outro detalhe MUITO importante... Geralmente quando os videos ficam sem fazer nada (entenda-se sem gravar/ler cassetes), entram em stand by (geralmente ao fim de uns 10min), até aí tudo normal... mas alguns, ao entrar em stand by CORTAM O SOM, isto é, se estiverem a sintonizar o sinal que o video emite, continuam a receber a imagem, mas som... não... :s por isso mesmo, como disse, façam antes o teste directo numa TV, e usando VIDEO e AUDIO, e deixando estar um bocado assim...



Agora sim...

Para quem tem o computador minimamente perto de uma caixa de derivação da antena e sabe o suficiente para se aventurar um pouco mais para poder transmitir para toda a casa...


Basicamente a intenção é passar de uma situação do tipo



para algo mais do tipo





Portanto, convém pc estar perto da antena ou de uma caixa de derivação, e será também preciso um videogravador (que não precisa de estar a gravar gravar)... :)

O processo é simples... Boa parte das pessoas só sabe ligar um video a uma TV com um cabo de 21 pinos/SCART, mas os videos tb emitem um sinal misturado com o sinal da antena... na generalidade dos videos ronda o canal 40 UHF, isto é... tendo o cabo de antena a ligar no Vídeo e a sair daí para a TV, se o vídeo estiver a passar qualquer coisa, além da possibilidade de ver na TV usando um cabo SCART, podemos ter um canal sintonizado, basta fazer uma busca como para sintonizar qualquer canal de TV e quando aparecer, memorizá-lo... Como referi, a generalidade dos vídeos, vêm pré-programados para um canal a rondar os 40 UHF, portanto, para quem tem TV's que exibem uma barra de progresso da pesquisa de canais, o sinal deverá estar dentro do primeiro terço da banda UHF... No entanto, alguns vídeos permitem alterar esse canal (até porque pode coincidir com um canal de TV qualquer, logo, se tiverem um canal em 39UHF, não convém ter o vídeo a emitir para 40 UHF pois degrada a qualidade do sinal... e então configuramo-lo para emitir numa zona livre da banda UHF...

a diferença é que neste caso queremos ter o vídeo longe das TV's portanto vamos liga-lo às TV's usando o próprio cabo de antena...

O principio é desviar o cabo de Antena antes de entrar numa caixa de derivação, e daí ligá-lo ao vídeo, depois sair outro cabo de TV do vídeo para, este sim, ir ligar à caixa de derivação e espalhar o sinal... o papel do vídeo será o de codificar o sinal do PC para um canal UHF para qualquer TV ligada depois dessa caixa de derivação poder captar o seu sinal...

Portanto o vídeo pode ser velho, pode não gravar, desde que ligue e passe o sinal, tudo bem... o melhor é testa-lo antes directamente numa TV...

Para captar o recodificar o sinal do PC, a única coisa que é preciso fazer é ligar o PC numa das ligações AV do vídeo (SCART1/SCART2 ou AV1/AV2 ou EXT1/EXT2 ou LINE/AV3.....) e sintonizar o video para esse canal...
No exemplo o PC teria sido ligado ao canal EXT1 e por isso escolher-se-ia o canal E1 como se vê na imagem



Assim, estando o PC a emitir algo para a saída de TV, o sinal vai do PC para o vídeo, este codifica-o num canal UHF e junta-o aos canais "normais" que recebe da antena, nas TV's continuam a existir os canais prévios, e agora pode-se sintonizar o canal que o vídeo emite, que eu memorizei como canal 5 nas TV's...

Agora que os principios estão explicados, vamos à prática...

O aspecto de uma caixa de derivação é algo do género da imagem seguinte...

FECHADA



ABERTA



Tenham atenção às setas destacadas na imagem da caixa aberta... Neste caso a caixa tem 4 cabos... um de entrada e três de saída... Normalmente estão identificadas com setas a apontar para o interior ou exterior da caixa, ou dizendo IN e OUT (esta até tem as duas coisas, como se pode ver ainda a ponta do I e do O junto às setas)...

Como já referi, o que temos que fazer é desligar o cabo de entrada para o desviar até ao Vídeogravador, e do vídeo virá um outro cabo já com o sinal do PC misturado, para ligar nessa entrada...

Um ponto importante... eu pelo menos, quando está trovoada desligo desligar o PC para não correr riscos, mas para isso temos que o desligar de todas as fontes de perigo... as tomadas eléctricas, as de telefone, e AS DA ANTENA, que apresentam um risco acrescido... por isso, uma vez que o video ainda fica a uns 5 metros da caixa, optei por deixar umas fichas perto da caixa para poder desligar o cabo de vai para o video em caso de trovoada e ligar directamente na caixa.. podia desligar os cabos que vão ligar à parte de trás do video e liga-los aí directamente, mas como o cabo que desviamos da entrada da caixa não terá comprimento para chegar ao video e terá que levar uma emenda, optei por fazer tudo aí e dessa ligação para a frente usei cabos pré-feitos para levar e trazer o sinal... complicado?? Basicamente fiz o que está na imagem... :p



Os cabos que vêm de cima são os da caixa de derivação... o que era de entrada, e um outro curto que vai agora ligar no sitio dele..
Basicamente, fica com o seguinte aspecto...



O processo para fazer chegar o sinal do PC ao video, é o mesmo que foi referido antes para o fazer chegar à TV, apenas têm que ligar a ficha SCART... no vídeo :P



Para quem não tem o computador perto de uma caixa de derivação

Há outra hipótese... Usar emissores sem fios...

Desta forma, podem ligar a saída de TV do PC ao emissor, e depois têm que ligar o receptor sem fios, ao videogravador, onde forem injectar o sinal... claro que também convém ter em conta ONDE podem injectar o sinal, e a distância desse local ao emissor, pois o sinal degrada-se...


Quem tiver dúvidas, pode expor a situação concreta e eu tentarei arranjar a melhor solução para o caso... Ponham-me à prova :P
 
Última edição:
entao o resto ? ficamos a espera :P isso era uma coisa boa... assim espalhava o sinal e n tinha que andar a por os filmes no portatil pa ir pa sala ver no Plasma
 
Não é possível ver a mesma imagem simultaneamente no pc e na tv através da saída s-video da gráfica?
Sim, nas opções da placa gráfica procura por "clone" assim fica igual nos dois lados, mas tb vai puxar muito mais pelo pc porque tem o dobro do processamento... o que (conforme os pc's) pode provocar uma imagem menos fluida... perde frames, fica basicamente "aos saltos" pq o pc não consegue fazer todos os processos ao mesmo tempo...

Algumas gráficas têm uma opção de DVDmax ou similar, a minha tem (Matrox G550) e assim o desktop só está activo no monitor, mas quando ponho um filme a passar (n é só DVD, pode ser divx mesmo com o bsplayer/windows media player...) activa o filme em fulscreen na saída de TV e no pc fica a passar como quiser... pode ser fullscreen tb, em janela ou até posso minimizar que continua sempre a passar na TV...
 
Ontem comprei um cabo vga para ligar o meu portatil á TV, ja era tarde qd xeguei e tentei fazer a conexão mas sem exito, nao estava c muita paciencia e deixei estar na altura... qd escolhia pc no LCD nao me aparecia nada. Apenas nao fiz o shutdown restart para o portatil reconhecer a TV, vou tentar hj outra x. :x2:
 
Ontem comprei um cabo vga para ligar o meu portatil á TV, ja era tarde qd xeguei e tentei fazer a conexão mas sem exito, nao estava c muita paciencia e deixei estar na altura... qd escolhia pc no LCD nao me aparecia nada. Apenas nao fiz o shutdown restart para o portatil reconhecer a TV, vou tentar hj outra x. :x2:
Ligaste à saída que usas para o monitor ou uma segunda saída vga?
Se é uma segunda saída, a gráfica pode n detectar automaticamente o monitor e teres que activar manualmente nas propriedades...
 
Ja bomba, o reiniciar foi suficiente... agora so preciso de comprar um cabo para o som...

:001:
Ainda bem então :)

Muitas vezes é o suficiente...
Outro ponto, é q algumas placas q não têm TV-out "normais", mas sim a possibilidade de ligar dois monitores de PC, e existem adaptadores para passar de VGA para TV-out, a minha matrox é assim, não tem S-video, mas sim uma VGA e uma DVI q é para ligar certos tipos de LCD's... o adaptador transforma VGA em S-video+RCA, e não é indiferente ligar o monitor numa ou noutra saida da placa...
Se ligar o monitor à saida VGA e a TV à outra, não detecta a tv, tenho q ligar o monitor à DVI (com adaptador VGA) e a tv à VGA, isto tudo para dizer que, se tiverem duas saídas para monitor e ligarem um monitor e uma TV e não funcionar, experimentem trocar e para começar a funcionar, normalmente depois de ligar tudo, basta reiniciar q o pc detecta a TV, e configura tudo...

Por vezes acontece a imagem na TV ficar a preto e branco podendo estar também "aos saltos", isso pode ser porque está configurado para o sistema NTSC (usado principalmente no continente americano), o nosso é o sistema PAL (B ou G costuma ser indiferente). Outra possibilidade para a imagem a preto e branco, é estarem a usar um cabo S-video com um pino torto que não está a dar contacto (ou a tv não descodificar bem o sinal S-video e terem q comprar o acessório mencionado acima para passar de S-video para RCA).
 
Última edição:
Tenho uma Radeon 9550 com VGA/svideo/DVI. A minha tv tem uma entrada svideo in e n tem DVI, por isso ligo com um cabo s-video male/female da placa grafica directamente á televisao. O unico problema é a imagem, que aparece desfocada um bocado desfocada. Ligando pelo DVI out da placa grafica através dum adaptador dvi-scart ou algo parecido a qualidade melhora? Cumps
 
Tenho uma Radeon 9550 com VGA/svideo/DVI. A minha tv tem uma entrada svideo in e n tem DVI, por isso ligo com um cabo s-video male/female da placa grafica directamente á televisao. O unico problema é a imagem, que aparece desfocada um bocado desfocada. Ligando pelo DVI out da placa grafica através dum adaptador dvi-scart ou algo parecido a qualidade melhora? Cumps

Nem todas as placas suportam TV-Out por VGA/DVI, sei por exemplo que o modelo da minha é Matrox G550 e a maioria dos outros modelos (+recentes ou antigos, ou até G550 de outras edições, não interessa) não suporta essa funcionalidade, nem a suporta com as drivers mais recentes... a minha gráfica NÃO TEM TV-out, por isso talvez é que desenvolveram o adaptador... provavelmente as placas que têm TV-out nem suportam mesmo TV-out por outra conexão além da S-video que existe para esse efeito... por isso PENSO que o teu problema não será esse...

Agora... usas um cabo male-female??? :paranoid:

Isso é estranho pois normalmente, todos os aparelhos têm ficha female, seja in ou out, portanto os cabos costumam ser male-male... Onde está a ficha male? PC ou TV? A TV tem mesmo ficha S-video ou tens mais algum adaptador??
 
Tá certo é male male eu é q estava a pensar noutros cabos e saiu isso. A TV tem mesmo Svideo só que a qualidade é um bocado nojenta. Com filmes a imagem é razoavel, mas se for pra ler um texto no word ou outra coisa qualquer ja n se percebe nada. Vou tentar entao mexer nas configs e resolução da grafica.
 
Tá certo é male male eu é q estava a pensar noutros cabos e saiu isso. A TV tem mesmo Svideo só que a qualidade é um bocado nojenta. Com filmes a imagem é razoavel, mas se for pra ler um texto no word ou outra coisa qualquer ja n se percebe nada. Vou tentar entao mexer nas configs e resolução da grafica.

Quanto à qualidade para outra finalidade que nao video (word, desktop, etc), é normal, não há remédio... As tv's (não plasmas) não têm resolução suficiente (uma tv normal tem 720x576px)... os plasmas, alguns safam-se...

Mas se é desfoque, tenta ver a definições da gráfica..
 
@ megacarteiro

Tive a ler a tua explicação sobre a ligação do PC a instalação de antena TV e tenho uma pequena duvida...
Tenho o meu mediacenter perto da TV (claro) e perto de uma tomada de TV (cabovisao), para poder ver o sinal do mediacenter (por exemplo filme xvid) em todos os compartimentos da minha casa atraves do sinal da caixa de TV tenho sempre de ter o tal video instalado?
Não é possivel injectar o sinal nas tomadas atraves da minha TV-out da placa grafica?? Tipo um adaptador que transforma o sinal vga para sinal de antena...?
Desde que montei o meu mediacenter ando a pesquisar uma maneira de transmitir o sinal dele para putras tvs em casa e a unica maneira que via era cablar a casa com um cabo vga...o que fica bastante despendioso, mas se isto do video funcionar vou ja ver na minha cave se anda por la um videozito... lol

Obrigado desde ja pelo teu esclarecimento!
Abraço
 
@ megacarteiro

Tive a ler a tua explicação sobre a ligação do PC a instalação de antena TV e tenho uma pequena duvida...
Tenho o meu mediacenter perto da TV (claro) e perto de uma tomada de TV (cabovisao), para poder ver o sinal do mediacenter (por exemplo filme xvid) em todos os compartimentos da minha casa atraves do sinal da caixa de TV tenho sempre de ter o tal video instalado?
Não é possivel injectar o sinal nas tomadas atraves da minha TV-out da placa grafica?? Tipo um adaptador que transforma o sinal vga para sinal de antena...?
Desde que montei o meu mediacenter ando a pesquisar uma maneira de transmitir o sinal dele para putras tvs em casa e a unica maneira que via era cablar a casa com um cabo vga...o que fica bastante despendioso, mas se isto do video funcionar vou ja ver na minha cave se anda por la um videozito... lol

Obrigado desde ja pelo teu esclarecimento!
Abraço
TALVEZ existam adaptadores que transformam VGA para poder transmitir por um cabo de TV, mas a única maneira de uma TV o descodificar sem precisar de mais nenhum aparelho entre a tomada e a televisão, é estar em UHF/VHF que é o sinal que entra pelos cabos de antena... quando não são sinais deste tipo, são precisos descodificadores como os receptores da TV cabo...
Ora, se tiveres uma saída de VÍDEO (S-video ou RCA, não VGA), podes utilizar o velhinho videogravador, que faz a conversão do sinal e é bem mais barato (provavelmente mais barato até um video novo que um possível codificador/descodificador).

Mas nunca podes "injectar" o sinal na tomada, pois a tomada é de saída... SE entrasse algum sinal, certamente ia baralhar a restante instalação, e provavelmente, em chegando à caixa de derivação, parava por aí pois estaria a entrar sinal por uma saída... além disso não poderias ir buscar o sinal de TV à tomada, misturar com o sinal do PC e "injectar" a nova mistura na mesma tomada...

Portanto tens sempre que DESVIAR a linha de transmissão para entrar no video, misturar e depois então continuar...

Em certas casas, a partir de certas zonas, o sinal passa de tomada em tomada, portanto até é possível que haja TV's a receber sinal numa linha depois da tua tomada da sala...

Vou abordar essa possibilidade aqui... Aguarda desenvolvimentos...
 
TALVEZ existam adaptadores que transformam VGA para poder transmitir por um cabo de TV, mas a única maneira de uma TV o descodificar sem precisar de mais nenhum aparelho entre a tomada e a televisão, é estar em UHF/VHF que é o sinal que entra pelos cabos de antena... quando não são sinais deste tipo, são precisos descodificadores como os receptores da TV cabo...
Ora, se tiveres uma saída de VÍDEO (S-video ou RCA, não VGA), podes utilizar o velhinho videogravador, que faz a conversão do sinal e é bem mais barato (provavelmente mais barato até um video novo que um possível codificador/descodificador).

Mas nunca podes "injectar" o sinal na tomada, pois a tomada é de saída... SE entrasse algum sinal, certamente ia baralhar a restante instalação, e provavelmente, em chegando à caixa de derivação, parava por aí pois estaria a entrar sinal por uma saída... além disso não poderias ir buscar o sinal de TV à tomada, misturar com o sinal do PC e "injectar" a nova mistura na mesma tomada...

Portanto tens sempre que DESVIAR a linha de transmissão para entrar no video, misturar e depois então continuar...

Em certas casas, a partir de certas zonas, o sinal passa de tomada em tomada, portanto até é possível que haja TV's a receber sinal numa linha depois da tua tomada da sala...

Vou abordar essa possibilidade aqui... Aguarda desenvolvimentos...


Ok, percebi onde e como injectar o sinal...;)
No meu caso tenho cabovisao e ja tive a ver que teria que colocar um "desvio" logo no inicio onde o cabo do sinal de tv sai da caixa branca...entrar no video, sair e dp regressar.
Calculo que como é usado o tv-out (s-video) da grafica, tenho que configurar isso nas propriedades da placa, pois estou a usar uma ligaçao directa na Tv q tem entrada de vga, sendo assim é essencial manter o video ligado para ter a ligaçao a funcionar, certo?

:)
 
Ok, percebi onde e como injectar o sinal...;)
No meu caso tenho cabovisao e ja tive a ver que teria que colocar um "desvio" logo no inicio onde o cabo do sinal de tv sai da caixa branca...entrar no video, sair e dp regressar.
Calculo que como é usado o tv-out (s-video) da grafica, tenho que configurar isso nas propriedades da placa, pois estou a usar uma ligaçao directa na Tv q tem entrada de vga, sendo assim é essencial manter o video ligado para ter a ligaçao a funcionar, certo?

:)
Penso que percebeste bem.. basicamente tens q fazer como está nas imagens... ou seja, desviar o cabo desligando-o de algum lado e depois ligando o cabo de saida do video no local onde estava o outro ligado...

Tens q manter o video ligado para funcionar O SINAL DO PC, pq os outros canais que já estão codificados previamente, ficam sempre lá, esteja o video ligado ou desligado.. para transmitir o sinal do PC é q tem q estar o video ligado e no respectivo canal onde está ligado o PC...

Atenção ao referido detalhe sobre testar o video antes por causa da possivel perda de som em alguns modelos... ;)
 
Ok...you´re The Man!!

Boa explicação e ate agora não tenho duvidas, sendo assim este fimdesemana vou testar e depois logo deixo aqui o meu testemunho do sucesso ou não...:)

Obrigado mais uma vez pelos teus esclarecimentos. Este tópico deveria ser Sticky, com o aumento de Mediacenters home made nas salas dos portugueses....!
 
tenho uma phylips ambilight 7962 acho eu e um vaio ligados por hdmi e só consigo passar imagem para a tv....o som continua a ser do portatil....alguém me pode ajudar a configurar isto ??? Obrigado
 
ainda nao consegui perceber a origem do problema...uns dizem que é pelo facto da minha saída hdmi do portatil estar direta á placa gráfica....outros resolvem mudando a saída de real sound no control panel para hdmi, opção que eu nao tenho....só me aparece como opção as saídas de som do portatil ou fones...

será k resulta comprar outro cabo? mas penso k o portatil como veio com hdmi nao tem nenhum saída especifica para audio....se souberem mais hipoteses agradecia...
 
Back
Topo