Vista + Raid0 + Ubuntu

WhyNot

Power Member
Boas,

Eu tenho um PC (My Sistem) com RAID0 e o windows Vista, hoje decidi instalar o UBUNTU 7.10, comecei por instalar o Wubi , reboot e arrancar o liveCD, o problema está em q desde q instalei o wubi não me detecta o RAID, no ecrã de inicio onde faz o check aos discos dá RAID Failed :S, instalei o Ubuntu numa partição criada por mim de 10000MB no formato ext3 e uma de 2000 de swap. Alguma maneira de resolver isto sem deitar tudo abaixo? é a primeira tentativa de instalar o Linux e fiz logo borrada :\


Agradeço alguma ajuda Thanks


WhyNot
 
Boas, depois de procurar na net, encontrei uns tuts, que fazem referencia a um pacote dmraid. o qual n\\ao consigo instalar a partir do liveCD

ubuntu@ubuntu:/$ sudo apt-get install dmraid
Reading package lists... Done
Building dependency tree
Reading state information... Done
The following NEW packages will be installed:
dmraid
0 upgraded, 1 newly installed, 0 to remove and 64 not upgraded.
Need to get 0B/185kB of archives.
After unpacking 627kB of additional disk space will be used.
(Reading database ... dpkg: error processing /var/cache/apt/archives/dmraid_1.0.0.rc13-2ubuntu5_i386.deb (--unpack):
failed in buffer_read(fd): files list for package `appres': Input/output error
Errors were encountered while processing:
/var/cache/apt/archives/dmraid_1.0.0.rc13-2ubuntu5_i386.deb
Processing was halted because there were too many errors.
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)
ubuntu@ubuntu:/$



se conseguisse instalar este pacote talvez conseguisse continuar... alguma ajuda
 
Sei mto pouco sobre RAID, mas do que sei, as soluções por software são normalmente melhores. Não sei se é esse o caso, mas se for tipo RAID por software em Win e Linux por cima... não me parece grande modelo (o mesmo se aplica em viceversa). Se for RAID por hardware... não deveria ser transparente?
 
Deixa cá ver, ao correr o live, apareceu so 1 dos discos nao ? se criaste partiçao num deles, o raid já era. agora não sei se será recuperável.
Com raid, devias ter tentado distro's que estejam "mais ligadas" ao mercado empresarial, como opensuse, fedora, por ex, que já disponibilizam de raiz o suporte raid.
 
Obrigado pelas respostas, sim o RAID já era e tive de formatar com o DVD do VISTA para conseguir trabalhar de novo, AndreAPL as soluções que apresentaste daria para eu ter o Linux instalado por cima do meu sistema ??? (VISTA em RAID0) ?? e alguma debian-based? é q eu queria uma distro com o sistema apt-get, ou então uma ferramenta mt parecida.


De notar que sou um noob de linux, portt uma distro o mais user-friendly possivel e q as coisas principais sejam out of the box era o mais importante.

Quero mesmo instalar o linux mas esta experiencia veio atrasar um pco isso, portanto se me puderem ir dando alternativas eu vou voltar a tentar.


Obrigado
 
Os exemplos que dei suportam de raiz o raid (p/ software). Estas sei que têm, agora debian-based não tenho feedback/experiência c/ raid. Ubuntu sei que está fora de questão nesse aspecto.
No entanto, o procedimento no entanto, pelo que li, é o que fizeste. Por exemplo aqui* ou aqui. Tlvz tentar nova/ o primeiro guia*, e ser paciente. Debian é feito pela simplicidade, isto é, menos conteudo base possivel, daí o ubuntu ter essa "falha".

A maneira mais segura é usar mesmo 1 HDD á parte :)
 
Pois, empresta aí um num instante ;) ehehe, sim eu li alguns tuts sobre fakeRAID e tal no UBUNTU mas esbarrei sempre em não conseguir instalar o dmraid a partir do liveCD, nem apt-get nem synaptic. Talvez dê uma olhadela numa distro com suporte para raid incluido, agora tb não tenho cds, senão talvez tenta-se . Já agora qual aconselhas ???


Thks
 
O guia que dizia era ( aqui* ) :P Isso tb so tens trabalho 1 vez ;)
Como já disse, das que sei suportar nativamente é opensuse e fedora.

EU sei mas como eu disse uns posts acima eu nem sequer consegui instalar o pacote dmraid...

Start up the Gutsy Gibbon or Feisty Fawn Live CD, open Synaptic and add the universe and multiverse repositories.

Load the packages

dmraid

Que é o primeiro passo, eu tentei várias vezes e nada, até desistir mesmo... mas quando tiver tempo vou tentar regravar o Ubuntu e tentar de novo esta distro, senão então tento a Fedora.


Thks
 
Back
Topo