Memoria RAm

Kristian0

Power Member
Não sei muito sobre memorias Ram, e gostava de ficar a saber o minimo sobre ela.
JÁ vi cá users a dizerem que há diferentes configurações (Ex: 2-2-3), o que é isto?
Que tipos de memorias ha? Quais as diferenças? Existe velocidade nestas memorias, e essa velocidade é relevante para alguma coisa?

Ficarei muito agradecido a quem me explicar.

Cumps a todos
 
esses numeros são as latências.. é a velocidade que a Dimm de RAM tem para um determinado numero de determinados ciclos

quanto mais pequenos esses números, e quanto mais juntos forem, melhores e mais rápidas são as RAMS.. também terão maior capacidade de OC
 
esses numeros são as latências.. é a velocidade que a Dimm de RAM tem para um determinado numero de determinados ciclos

quanto mais pequenos esses números, e quanto mais juntos forem, melhores e mais rápidas são as RAMS.. também terão maior capacidade de OC

Obrigado
Na wiki fiquei na mesma, mas gostei da explicação dos numero.
Então como é que eu posso saber o tipo a velocidade e os números das minhas RAM's por exemplo?

Cumps
 
Fazes download do software CPU-Z (procura no google, é free) corres o software e vês todas as informações sobre performance nas diferentes tabs, velocidade do CPU, nome de código, nome do fabricante das memórias, velocidades das memórias nos diferentes slots, e latências!
 
ok so queres saber para q servem as latencias e quais as melhores ... pois depende se é sdr ou ddr ou ddr2 ou ddr3 ...

na wiki tens no fim da pagina links para os varios tipos de ram ...

encara isso como leitura didactica...

pois estar simplesmente a explicar o fim da historia era quase o mesmo q o oppenheimer dizer que a bomba nuclear era baseada em uranio ... ficava toda a gente na mesma ...
 
Fazes download do software CPU-Z (procura no google, é free) corres o software e vês todas as informações sobre performance nas diferentes tabs, velocidade do CPU, nome de código, nome do fabricante das memórias, velocidades das memórias nos diferentes slots, e latências!

As minhas são DDR2 aparecem mais coisas como frequencias e outros numero que nao sei interpretar, alguem me podia ajudar?
 
em velocidade de relogio sim .,..


mas em latencias a 667 é superior ..... pois tem latencias mais baixas ... isto aliado a concordancia com fsb e outros tantos factores podes ser decisivo na hora da compra ... mas depende de muitos factores ...

por isso sem ovos não fazes omeletes....
 
em velocidade de relogio sim .,..


mas em latencias a 667 é superior ..... pois tem latencias mais baixas ... isto aliado a concordancia com fsb e outros tantos factores podes ser decisivo na hora da compra ... mas depende de muitos factores ...

por isso sem ovos não fazes omeletes....

Em que influencia a latência?
Podes dar um exemplo pf?

Cumps
 
busca de dados aleatórios ... qt menor a latência mais rápido o acesso da ram ...

formas concretas é complicado de especificar .. certo software de cálculo ... entre outras coisas ...
 
serão mais rapidas sempre as de 800Mhz.. é normal que quanto maior a velocidade de relogio, maiores (piores) serão as latencias.. verificamos isso nas DDR3..

anyway..

o melhor é sempre comparar a velocidades iguais.. 667 com 667, 800 com 800

de notar que se as latencias das 667 que tas a comparar forem notavelmente baixas, estas fácilmente podem dar os 800Mhz.. mais volts em cima e tal.. mas chegam lá.. claro que a 800 as latencias serão maiores (piores).. mas no final acabam por ficar mais rápidas


é quase como a diferença de um CPU a
3Ghz (8 x 375) - FSB: 375x4 = 1500
3Ghz (9 x 333) - FSB: 333x4 = 1333

em termos de relogio os CPUs estão identicos.. mas a velocidade com que os dados chegam ao CPU para serem processados é inevitavelmente maior.. pelo que o seu desempenho é de igual forma melhor
 
serão mais rapidas sempre as de 800Mhz.. é normal que quanto maior a velocidade de relogio, maiores (piores) serão as latencias.. verificamos isso nas DDR3..

anyway..

o melhor é sempre comparar a velocidades iguais.. 667 com 667, 800 com 800

de notar que se as latencias das 667 que tas a comparar forem notavelmente baixas, estas fácilmente podem dar os 800Mhz.. mais volts em cima e tal.. mas chegam lá.. claro que a 800 as latencias serão maiores (piores).. mas no final acabam por ficar mais rápidas


é quase como a diferença de um CPU a
3Ghz (8 x 375) - FSB: 375x4 = 1500
3Ghz (9 x 333) - FSB: 333x4 = 1333

em termos de relogio os CPUs estão identicos.. mas a velocidade com que os dados chegam ao CPU para serem processados é inevitavelmente maior.. pelo que o seu desempenho é de igual forma melhor

Ja estou a entrar na onda das RAM's....
POdem esxplicar sucintamente a diferença entre DDR3 , DDR2 e DDR? Eu sei que esta na wiki mas nao percebi mt bem o que li lá.
POrque é que umas DDR3 nao podem ser metidas numa board DDR2? POrque esta nao suporta ou porque os slotes sao diferentes?
Se a minha board suporta DDR2 posso dizer que suporta todos os tipos de memorias RAM DDR2?
Podem tambem esclarecer a questao dos channels....



o que aparece nas minhas é:


 
Última edição:
Ja estou a entrar na onda das RAM's....
POdem esxplicar sucintamente a diferença entre DDR3 , DDR2 e DDR? Eu sei que esta na wiki mas nao percebi mt bem o que li lá.
POrque é que umas DDR3 nao podem ser metidas numa board DDR2? POrque esta nao suporta ou porque os slotes sao diferentes?
Se a minha board suporta DDR2 posso dizer que suporta todos os tipos de memorias RAM DDR2?
Podem tambem esclarecer a questao dos channels....



o que aparece nas minhas é:

básicamente porque usam estruturas diferentes.. as DDR e DDR2 até têm um slot diferente.. por isso nem as podes usar nas mesmas boards.. depois viriam coisas como a voltagem.. e a propria arquitectura

é como o skt940 e AM2 da AMD.. ambos têm 940 pinos.. mas os CPUs são diferentes.. :p

DDR2:
DDR2_SDRAM.jpg


DDR
400px-DDR_SDRAM.jpg


DDR3
KingstonHXDDR3.jpg


como vez os encaixes variam.. e isto não é só uma limitação fisica como mesmo no seu funcionamento

Depois a voltagem.. enquanto a DDR1 funcionava por exemplo com 2.5V as DDR2 funcionam a 1.8/2.0, e as DDR3 consomem menos energia usando apenas 1.5v
Em consequencia disto os tipos de memorias mais recentes são mais frescos.

Depois o facto de terem um buffer, a memoria intermedia onde são guardados os dados.. é maior e mais rápido..

The main benefit of DDR3 comes from the higher bandwidth made possible by DDR3's 8 bit deep prefetch buffer, whereas DDR2's is 4 bits, and DDR's is 2 bits deep.

Porém um grande inconveniente entre elas é que a versão a seguir surge sempre com latencias superiores á mesma velocidade

uma DDR2 a 800Mhz tende a ser mais rápida que uma DDR3 a 800Mhz porque a CAS Latency é superior nas DDR3, como enunciado aqui:

mas o porque de elas não poderem ser usadas entre boards com suporte de memoria diferente, ou seja usares DDR2 numa board DDR1, está quase sempre ligado a factores de limitação do chipset..


Apesar de DDR1, DDR2 e DDR3 usarem voltagens e buffers diferentes.. quem os controla acabam por ser os chipsets.. e Chipsets hybridos são a unica solução para usar vários tipos de memoria.. apesar que nao podem ser usados ao mesmo tempo.

No caso da AMD o controlador está mesmo no CPU por isso é este que determina a RAM que é compativel com este
 
básicamente porque usam estruturas diferentes.. as DDR e DDR2 até têm um slot diferente.. por isso nem as podes usar nas mesmas boards.. depois viriam coisas como a voltagem.. e a propria arquitectura

é como o skt940 e AM2 da AMD.. ambos têm 940 pinos.. mas os CPUs são diferentes.. :p

DDR2:
DDR2_SDRAM.jpg


DDR
400px-DDR_SDRAM.jpg


DDR3
KingstonHXDDR3.jpg


como vez os encaixes variam.. e isto não é só uma limitação fisica como mesmo no seu funcionamento

Depois a voltagem.. enquanto a DDR1 funcionava por exemplo com 2.5V as DDR2 funcionam a 1.8/2.0, e as DDR3 consomem menos energia usando apenas 1.5v
Em consequencia disto os tipos de memorias mais recentes são mais frescos.

Depois o facto de terem um buffer, a memoria intermedia onde são guardados os dados.. é maior e mais rápido..



Porém um grande inconveniente entre elas é que a versão a seguir surge sempre com latencias superiores á mesma velocidade

uma DDR2 a 800Mhz tende a ser mais rápida que uma DDR3 a 800Mhz porque a CAS Latency é superior nas DDR3, como enunciado aqui:


mas o porque de elas não poderem ser usadas entre boards com suporte de memoria diferente, ou seja usares DDR2 numa board DDR1, está quase sempre ligado a factores de limitação do chipset..


Apesar de DDR1, DDR2 e DDR3 usarem voltagens e buffers diferentes.. quem os controla acabam por ser os chipsets.. e Chipsets hybridos são a unica solução para usar vários tipos de memoria.. apesar que nao podem ser usados ao mesmo tempo.

No caso da AMD o controlador está mesmo no CPU por isso é este que determina a RAM que é compativel com este

Muito obrigado pela explicaçao... fiquei mesmo exclarecido.
Mas surgiu-me outra, se por exemplo uma DDR2 a 800Mhz tende a ser mais rápida que uma DDR3 a 800Mhz, entao nao vale a pena apostar em DDR2 com mais velocidade de relogio pois as latencias seram mais baixais? Fazendo a pergunta de outra maneira o que se ganah em passar de DDR3 para uma futuras DD4 ou O que se ganhou quando se passou de DDR2 para DDR3?
E a questao dos chanles?

Cumps e mais uma vez obrigado
 
ganha se um buffer melhorado
Menos consumo energético
mas frescas

Advantages compared to DDR2

  • Higher bandwidth performance increase (up to effective 1600 MHz)
  • Performance increase at low power (longer battery life in laptops)
  • Enhanced low power features
  • Improved thermal design (cooler)


e no também no futuro irão melhorar..

repara que temos DDR2 a 800Mhz, mas não tinhamos DDR1 a 800Mhz (sem OC), o máximo julgo ter sido 667Mhz
 
ganha se um buffer melhorado
Menos consumo energético
mas frescas




e no também no futuro irão melhorar..

repara que temos DDR2 a 800Mhz, mas não tinhamos DDR1 a 800Mhz (sem OC), o máximo julgo ter sido 667Mhz


HUm ja percebi...
Desculpa estar a perguntar outra vez, mas em relação dos channels? Podes explicar?
POsso agarrar num Dimm de RAm e meter num slot qualquer?

Cumps e obrigado...
 
Back
Topo