Windows Vista Vista com 1GB: Como é a performance?

SuperMocho84

Power Member
Olá. Depois de recentemente ter instalado o Vista a um amigo meu e ter começado a trabalhar mais com este menino devido ao trabalho (os pc's vêm todos com ele), estava a pensar em migrar para o Vista para me habituar e aumentar a minha produtividade, pois ainda me perco um pouco nele. A questão é que apesar da a Microsoft indicar como requisito recomendado 1GB RAM, pelo que andei a ler nos fóruns toda a gente aconselha 2GB para uma performance ideal (até eu, de "arrasto" aconselho o mesmo valor no trabalho). Será que no meu pc, com 1GB, irei ter uma boa performance? Pelo que percebi não haverá problemas desde que não abuse nas aplicações abertas.

Ora, os programas a que dou mais uso são:

- MSN
- Word
- Firefox
- Foobar (ou Winamp conforme me apeteça)
- Nero
- ConvertXtoDVD
- Emule
- Football Manager

Destes, as combinações possíveis em multi-tarefa mais pesadas são as seguintes:
- ConvertXtoDVD + Emule + MSN
- Emule + Football Manager + foobar + MSN
- Emule + foobar + Firefox + MSN
- Word + Firefox + Emule + foobar + MSN

Actualmente em XP, nunca tive qualquer problema com nenhuma destas combinações. E em Vista, como será? Terei problemas?
 
Última edição:
Podes fazer alguns tweaks ao Vista para consumir menos. Está aqui no fórum um tutorial ;) Eu tenho 2GB com Vista Ultimate, e quase sempre tenho entre 1GB - 1,2GB livres. Isto com tudo activado e com aero.
 
Xeira-me que sim, até porque tens Ram pra dar e vender!

Não é isso, é mais isto:

O meu vista é um consumidor nato de recursos. De 2 Gb de RAM tenho sempre 1Gb ocupado, se era para isto vou formatar e por já outro sistema operativo..

Até hoje todos os utilizadores do Windows habituaram-se a ter os seus sistemas com o menor número de memoria RAM a ser consumida, ter apenas 200Mb a ser gastos pelo Windows XP num sistema de 2Gb, sendo que isto era sinónimo de velocidade. Com o Windows Vista, a Microsoft lançou uma nova filosofia em conjunto com um serviço chamado Superfetch, sucessor do Prefetch usado no Windows XP que não era lá muito aproveitado. O que o Superfetch faz é ocupar a memoria com ficheiros que permitam a execução rápida dos nossos programas. Porém sempre que o sistema necessite de mais memoria, que esteja a ser utilizada pelo superfetch, esta será automaticamente endereçada para essa aplicação.

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=211543

Um dia tirei 2GB de RAM para ver o que acontecia: o Vista simplesmente utilizou menos RAM. Repito, não utilizou a mesma RAM que utiliza no caso dos 4GB, utilizou menos. A gestão de 2GB é diferente da de 4.

O Windows Vista não consome RAM, utiliza RAM. É claro que podem (e devem) desactivar serviços que não utilizem.

As pessoas continuam a cair no erro de dizer que o Vista é mais pesado porque anda a comer muita RAM. Mentira!
 
Última edição:
Boas,

Eu tinha o ultimate 64bits com 1gb e akilo andava um pouco devagar. instalei à pouco tempo mais 1 gb e mudou muito ficou muito mais rapido em todos os sentidos.

Curiosamente com o vista 32bits com 1gb nao senti perda de perfonrmance nenhuma estava tao solicito como o 64bits com 2gb.

Se tens apenas 1gb usa o vista 32bits.
 
Eu tenho este stats e o Vista é bastante rápido, mais que o XP (a sério, tirando jogos, é claro):

AMD Athlon 64 3200+ 2.2 Ghz
1 GB RAM DDR
NVIDIA Geforce 5200 FX 128 MB mem. vídeo
160 GB HDD
Placa de som onboard AC97
Leitor e Gravador de DVDs
Windows Vista Ultimate x86 (sem service pack)

Tenho muitos programas a correr no background (aliás, o meu comp ta todo enfeitado com temas da Stardock, icones e tal, estou a usar o tema "Winter Wonderland" no seu todo com gadgets). Ainda por cima, tou a usar o Objectdock Plus! que está sempre a correr e resultado - a performance é um espectáculo. Claro, não é nada como se tirasse os efeitos visuais, mas posso ter muitas apps abertas e a RAM quase toda consumida que o computador continua rápido.

Agora, falando em jogos, só para comparar. O meu Vista corre o FIFA 08 bastante lentamente nos menus, porque no jogo em si corre muito bem. Será porque estou numa maquina Vista e no XP corre melhor, até com uma máquina mais fraca? Hum...vejamos.

Vou comparar o meu Vista a correr o FIFA 08 com o meu velho P3 de 7 anos.

Stats:
Pentium 3 667 Mhz
384 MB RAM
12 GB HDD
ATI RADEON 9200 128MB (até é boa placa, corre bem os jogos)
Windows XP SP2 Professional

Fraquinho, não é? Deixa-me dizer vos que no FIFA 08 ele corre muito, mais muito melhor que no Vista. É espantoso. Os menus sao ao dobro da velocidade, o jogo é igual (não há lag). Só online há um bocado com o Hamachi (em LAN), coisa que no Vista não existe.

E não só! A correr jogos bastante recentes como Hitman Blood Money, SWAT 4, etc...ele corre no modo high detail em TODOS e não tem quase nenhum lag. Não tenho nenhuns overclocks nem nada, é tudo normal. O XP também não tem tweaks.

Porque este bom desempenho numa maquina fraca? Não sei, mas digo-vos uma coisa. Prefiro MIL vezes jogar no P3 do que numa maquina 5x superior com Vista. Podem ter a certeza.
 
Não é isso, é mais isto:



Um dia tirei 2GB de RAM para ver o que acontecia: o Vista simplesmente utilizou menos RAM. Repito, não utilizou a mesma RAM que utiliza no caso dos 4GB, utilizou menos. A gestão de 2GB é diferente da de 4.

O Windows Vista não consome RAM, utiliza RAM. É claro que podem (e devem) desactivar serviços que não utilizem.

As pessoas continuam a cair no erro de dizer que o Vista é mais pesado porque anda a comer muita RAM. Mentira!

correctissimo o Vista tem uma boa gestão de RAM

btw O Vista com 1Gb é perfeitamente utilizável

eu já tive um sistema, o meu antigo 3800+ que só tinha 1Gb e bulia a 5*
 
Comigo não era assim.
Mas eu jogo e muito no PC. Se for para jogar 1GB não chega .
A diferença entre a performance que tinha no Vista e agora no XP é enorme.
 
correctissimo o Vista tem uma boa gestão de RAM

btw O Vista com 1Gb é perfeitamente utilizável

eu já tive um sistema, o meu antigo 3800+ que só tinha 1Gb e bulia a 5*

so se for com tweaks

Posso então migrar "à confiança"?:D

depende

se fizeres tweaks, sim, se deixares o sistema em stock, não

a minha experiencia com vista e bastante pior do que com xp

costumo mexer frequentemente numa maquina com as mesmas specs da que esta no my system... essa maquina tem vista e a minha xp...

o vista e mais lento a arrancar e mais rapido a desligar, mais lento a abrir msn e outros programas... as vezes parece que o SO empanca, isto com 2 gb de ram e sem tweaks... o vista ultimate consome normalmente 1gb de ram

EDIT: nao esperes milagres de perfirmance, especialmente com esta combinacao -> - Emule + Football Manager + foobar + MSN
 
so se for com tweaks



depende

se fizeres tweaks, sim, se deixares o sistema em stock, não

a minha experiencia com vista e bastante pior do que com xp

costumo mexer frequentemente numa maquina com as mesmas specs da que esta no my system... essa maquina tem vista e a minha xp...

o vista e mais lento a arrancar e mais rapido a desligar, mais lento a abrir msn e outros programas... as vezes parece que o SO empanca, isto com 2 gb de ram e sem tweaks... o vista ultimate consome normalmente 1gb de ram

EDIT: nao esperes milagres de perfirmance, especialmente com esta combinacao -> - Emule + Football Manager + foobar + MSN

Milagres também não diria, mas corre bem. O Emule não é muito pesado (o LimeWire é mais), o foobar e mais leve que o WMP11, e o MSN, pronto, consome entre 10-20 MB na versão beta 9 (no meu caso).

Eu uso programas bem mais pesados e o Vista aguenta-se bem com 1 GB de RAM. Tipo isto:

Firefox 2 c/ 5+ tabs + LimeWire Pro a descarregar + Windows Media Player 11 + Hitman 2 + DVD Decrypter = consome 900 MB de RAM. Os outros 100 que me restam da para abrir e fechar pastas, copiar e colar cenas, etc...

Isto tendo em conta que eu estou a correr Vista Aero com WindowsBlinds 6 - Tema Winter Wonderland c/ efeitos animados, gadgets, Objectdock Plus! e IconPackager, tudo ao mesmo tempo. Vista sem tweaks e Kaspersky no background.
 
Back
Topo