[Projecto] Autobot :D (Robot controlado pela porta paralela) :) | Atualizado 28/10/08

Fifas

Power Member
Boas povo....

Então é o seguinte...tal como já disse noutro post, tenho de elaborar um projecto de final de curso denominado de PAP...

Já me decidi quanto ao que pretendo fazer...

O projecto que já está definido, é uma espécie de Robot Radio Control, controlado pela porta paralela do PC. Para isso, tou a elaborar um circuito wireless, com um IC para não queimar a porta, e consequentemente, a Mainboard.


Para isso, tou a elaborar uma placa emissora que ficará instalada na porta paralela de um PC qualquer....o robot apenas terá uma placa receptora que envia dados para uma PIC que controlará os motores....

Os 2 motores controlarão as 2 rodas e levará uma 3ª para "Equilibrar" o robot....
Tambem levará uma câmara na frente do robot para que se possa ver por onde ele anda sem sair do lugar...looool...

como é logico, tudo isto levará programaçao ....de preferencia será em basic ou c...mas isso nao interessa para já...

agradeço todo o tipo de ajudas\criticas....

tenho já de começar a fazer isto, embora seja só pa apresentar no final do ano....mas nao quero que me corra como a muitos que começam tarde e nao teem tempo de acabar o projecto

PS: nao liguem ao nome do projecto...só andei a ver transformers a mais :lol: e como é um robot\carro ficou autobot...:lol:


PS2: PTNetSurfer....eu sei k tens um projecto parecido....por acaso quando postas-te aqui eu já tinha começado a elaborar este....se precisares de ajuda diz...podemos trocar ideias tambem..


cumps:cool:
 
Última edição:
ja comecei a arranjar algum material para o projecto.....nao vai ter aparencia de carro, mas sim de robot...lol

comprei acrilico e aluminio e comecei a fazer umas partes....este projecto vai demorar pois ao mesmo tempo tou a construir um robot pra participar no campeonato nacional de robotica na area de futebol junior...lol
agora deixo algumas fotos do projecto :p

aqui o acrilico preto já cortado e com a maior parte dos furos feitos....
acrilicoxn0.jpg



aqui umas partes que fiz em aluminio para segurar nos motores...as medidas dos motores eu ja sabia porque sao iguais a uns que há lá na minha escola... :rolleyes:

suportesmotoresmz5.jpg


aqui os suportes já aparafusados ao acrilico....
acrilicosuportespb4.jpg


comprei estas rodas....são umas MECANARTE de 75x23mm...caso queiram saber...

rodasfh1.jpg


em vez de furar as rodas para segurar ao motor, arranjei estes suportes em aluminio iguais ao que sao fornecidos no kit robotico da sar....muitos devem conhecer este kit da roboparty

suportesrodassm4.jpg



mais fotos virão ao longo do projecto...tou a espera de algum material que comprei na farnell...gostava de ter opinioes acerca do que pensam deste projecto, bem como ideias que me possam dar...duvidas? perguntem a vontade xd

cumps
 
meu, força com isso, tens todo o meu apoio! xD

se puderes posta aí o circuito CI que usas para proteger a porta paralela, parece ser interessante :p

bah, boa continuação disso...

cumps
 
ptnetsurfer...obrigado pelo apoio...o IC para protejer a porta paralela vai ser 1 74LS244...vou procurar o circuito e depois meto aqui

psyskinner, obrigado.... o autobot vai ser controlado numa especie de rede wireless....lol....vai estar uma placa emissora wireless ligada a porta paralela do pc e uma receptora wireless no robot

cumps
 
loool...fizest-me rir agora :D..tou a pensar em por uma camera na frente tambem...ou entao o telemovel a mandar imagem por bluetooth como o ptnetsurfer vai por (penso eu):D
 
Simplesmente adorei o projecto ;)
;) cool :001:

bem...novidades...já tenho os motores....estes motores, ja com a caixa redutora de 50:1 têm uma força de 8kg cada e uma velocidade de 175RPM...em principio vou troca-los por uns com menos força mas com velocidades de 290RPM....k axam? :D fotos:

os motores já no sitio deles...encaixaram k nem uma luva...lol
motores1mc9.jpg


motores2uk3.jpg


na 1ª foto podem ver colado ao acrilico akele velcro....ele vai servir para segurar a bateria do autobot....aki uma foto do velcro e do interruptor já no sitio....os buracos no acrilico não tao feitos á toa....daki a uns dias vão perceber porque é que fiz estes buracos todos :D

velcrointerruptorun5.jpg


mais logo já devo ter mais novidades...vou a umas lojas procurar algum material agora....até lá...coments? lol

cumps
 
nao percebo nada de electronica mas apesar disso sou um fã e tou a ver se aprendo um bocado.
quero ver isso a bombar! cumps e boa sorte.
obrigado man.....eu sempre gostei de eletronica...e digo-te que fazes muito bem em gostar...aprende-se coisas muito fixes:D


Bem isso está a avançar a bom ritmo, a parte mais complicada vai ser a da programação.
acredita....quando xegar à programação os meus miolos até vão fumegar:D mas até lá inda falta um tempito:rolleyes:


sobre o projecto....já arranjei mais algum material, depois posto algumas fotos...agora vou é ficar sem net até ao dia 2 de janeiro:( por isso até lá...BOAS FESTAS:D:D recebam muitos componentes informáticos e electronicos:D

cumps
 
pah boa sorte com isso!
vais usar VB para programar?

eu ainda não me decidi se vou tentar fazer um projecto como o teu para a minha PAT ou se vou falar de cooling e já tenho um trabalho feito!

cumps
 
obrigado g_card...

sim vou usar VB pra progamar a parte da paralela e C para programar a PIC do robot....

OFF-TOPIC: só uma cena...PAT?? projecto de aptidao técnologico? é que na minha escola é PAP-projecto de aptidao profissional...deve ser a mesma bosta né??? lol...em k curso tas? o teu projecto de WC tá 10*...:D caso faças um igual a este e precises de ajuda avisa....;)

cumps
 
obrigado g_card...

sim vou usar VB pra progamar a parte da paralela e C para programar a PIC do robot....

OFF-TOPIC: só uma cena...PAT?? projecto de aptidao técnologico? é que na minha escola é PAP-projecto de aptidao profissional...deve ser a mesma bosta né??? lol...em k curso tas? o teu projecto de WC tá 10*...:D caso faças um igual a este e precises de ajuda avisa....;)

cumps
em VB posso ajudar se tiveres duvidas... já fiz uma cena com 8 leds e consegui programar aquilo bem....
estou no curso tecnológico de informática:x2:

thanks....

cumps
 
Back
Topo