AJUDA: Portatil para "substituir" o 1QK

Status
Fechado a novas mensagens.

TechnoZombie

Power Member
Olá viva! :D

Depois de muito desesperar pelo A200-1QK para depois chegar à conclusão que afinal não vou ter um, tornou-se essencial arranjar uma alternativa.
Devido à minha limitação orçamental sei que o 1QK seria uma excelente escolha e agora estou um bocado "aos papeis".
Entretanto encontrei o ASUS Z53SV-AP237C que me pareceu muito semelhante ao 1QK, sendo inclusivamente superior ao Toshiba a nível de HD e de trazer já instalado 1GB de ITM.
A única coisa que me fez não o comprar logo foi a questão da 8600M GS, que no 1QK era uma HD2600. Será assim tão significativa a diferença entre as duas placas para aquilo que quero?
Recomendam-me este ASUS?
Considerando o meu orçamento, o questionário e esta "nota prévia" (:-D), quero opiniões vossas sobre que máquina escolher! :D
Note-se que estou aberto a outras sugestões mas o termo de comparação será sempre o 1QK! :D

Questionário disse:
1) Qual é o orçamento disponível?
€1100 (o orçamento inicial era de €1000, por isso não posso variar muito mais, já que mesmo assim já estou a derrapar em €100! :-D)

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes? (eliminar as que não pretendes)
c. Tamanho vulgar: 15" - 15.4"

3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de hipótese?
Não tenho preferência por marca mas quero fugir da Acer e marcas brancas tipo Clasus, Compal e semelhantes

4) A que tarefas se destina o portátil?
Essencialmente para tarefas de produtividade, navegação Internet, alguma edição gráfica e uns (poucos) jogos.

5) Vais querer levar o portátil para vários locais ou é para ficar em cima da secretária?
Vai ser para levar para vários locais mas como me desloco de carro não é muito problemático.

6) Quantas horas de bateria necessitas?
Duas a três horas, mas se fosse mais também não era mau!

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?
Call of Duty 4; Pro Evolution 8; FM2008;

8) Importas-te de comprar o portátil pela Internet?
Não me importo muito mas prefiro levantá-lo numa loja física...

9) Se preferes ver o portátil ao vivo, em que zona do país?
Zona do Grande Porto

10) Queres comprar o portátil com Sistema Operativo já incluído? Se sim, qual? Windows XP, Windows Vista ou Mac OS?
A trazer algum que seja o Vista, uma vez que o XP tenho uma licença por usar que posso instalar no portátil caso não me "dê" com o Vista.

11) Quais as resoluções de ecrã que preferes? (eliminar as que não pretendes)
Pelo tamanho do ecrã e limitação do preço suponho que a opção "a. WXGA - 1280x800;" seja a mais acertada... Mas se for superior não digo que não! =D

12) O aspecto do portátil é importante para ti?
Não é factor essencial, mas considerando que vou passar largas horas por dia a trabalhar com ele, deve ser, pelo menos, agradável à vista!

13) Quando é que vais comprar o portátil?
Até ao final de 2007, primeiros dias de 2008

14) Por quantos anos pretendes usar este portátil?
Mínimo dos mínimos durante 2 anos mas provavelmente terá de durar 4 anos.

15) Quanto espaço em disco queres, no mínimo?
200GB para cima, já que à partida ocupo logo 80GB.

16) Precisas de uma drive óptica? Se sim, queres uma drive de DVD, de HD-DVD ou de Blu-Ray?
Convém. Dou preferência a um DVD-RW DL

17) Precisas de alguma porta específica (HDMI, TV-in...) ou de outro tipo de comunicações (Bluetooth, 3G...)?
Portas específicas nem por isso, talvez só uma ligação normal TV-Out mas não é importante.
Convém, isso sim, ter WiFi e Bluetooth!


Obrigado desde já! ;)

:cool:
 
Última edição:
Entretanto encontrei o ASUS Z53SV-AP237C que me pareceu muito semelhante ao 1QK, sendo inclusivamente superior ao Toshiba a nível de HD e de trazer já instalado 1GB de ITM.
E, acima de tudo, tem um chassis bastante mais sólido. Dá logo outra segurança. ;)
A única coisa que me fez não o comprar logo foi a questão da 8600M GS, que no 1QK era uma HD2600. Será assim tão significativa a diferença entre as duas placas para aquilo que quero?
Não, a diferença nem se nota na prática.
Considerando o meu orçamento, o questionário e esta "nota prévia" (:-D), quero opiniões vossas sobre que máquina escolher! :D
Note-se que estou aberto a outras sugestões mas o termo de comparação será sempre o 1QK! :D
Com um Compal IFL90 obtém-se melhor desempenho em jogos (e nota-se bem a diferença para a HD2600), e uma autonomia de cerca de 2h30 (com bateria de 6 células), um pouco superior à do Z53Sv.

IMO, "fugir de um portátil cuja assistência fica dependente da loja" só se justifica quando estamos a falar de um portátil que dê problemas, ou de uma loja com má reputação, ou de um cliente que trabalha no estrangeiro. Neste caso, nenhuma destas três situações se verifica, portanto... acho que é uma opção a ter em conta.

De qualquer forma, o Asus Z53Sv é sempre uma boa opção para esse orçamento. ;)
 
Última edição:
As melhores opções são mesmo o Asus e o Compal referidos acima. o compal é superior em termos de gráfica, mas há sempre a situação da garantia que pode ou não fazer-te diferença. De qualquer forma, ficas muito bem servido com qualquer um deles.


Por acaso tenho a ideia contrária a ti Wizard of war, já tenho usado tanto o compal como o asus e sempre obtive melhor autonomia com o asus. chego a usar o asus durante 2h e 45 min em modo de poupança de bateria (apesar de ser raro durar tanto) e nunca vi o compal aguentar mais que 2 h e 20 min. o que até tem lógica já que a configuração dos 2 é a mesma (T7500, 250Gb 5400rpm etc), só muda a gráfica e o monitor (aquele que tenho usado tem resolução 1440x960) que é melhor o do compal e que, portanto, consome mais bateria.
 
E, acima de tudo, tem um chassis bastante mais sólido. Dá logo outra segurança. ;)

Em termos de chassis não sei, mas em termos de plásticos o Asus pareceu-me mais frágil... Fim um dos pontos que me fez torcer o nariz...

Não, a diferença nem se nota na prática.
Com um Compal IFL90 obtém-se melhor desempenho em jogos (e nota-se bem a diferença para a HD2600), e uma autonomia de cerca de 2h30 (com bateria de 6 células), um pouco superior à do Z53Sv.

IMO, "fugir de um portátil cuja assistência fica dependente da loja" só se justifica quando estamos a falar de um portátil que dê problemas, ou de uma loja com má reputação, ou de um cliente que trabalha no estrangeiro. Neste caso, nenhuma destas três situações se verifica, portanto... acho que é uma opção a ter em conta.

Mas será que os Compal já têm tempo suficiente no mercado para que se possa atestar a fiabilidade deles como se consegue nos Asus ou nos Toshiba, por exemplo?

De qualquer forma, o Asus Z53Sv é sempre uma boa opção para esse orçamento. ;)

E eu continuo a considerar essa opção... agora estou a ver também o Compal que falaste :P

:cool:
 
Em termos de chassis não sei, mas em termos de plásticos o Asus pareceu-me mais frágil... Fim um dos pontos que me fez torcer o nariz...
A mim parece-me o contrário :wvsore:
Basta mexer um pouco no Toshiba para concluir que tem um chassis (i.e. plásticos) pouco resistente. Tal como tem acontecido em todos os últimos modelos da Toshiba (Satellite 15.4'').
Mas será que os Compal já têm tempo suficiente no mercado para que se possa atestar a fiabilidade deles como se consegue nos Asus ou nos Toshiba, por exemplo?
A Compal entrou no mercado dos portáteis em 1989, antes da Asus sequer existir...
E a Toshiba nem fabrica portáteis, é um OEM. A Compal e a Asus são ODM (Original Design Manufacturer).

E sim, os portáteis da Compal têm sempre demonstrado ser fiáveis. ;)
 
Última edição:
A mim parece-me o contrário :wvsore:
Basta mexer um pouco no Toshiba para concluir que tem um chassis (i.e. plásticos) pouco resistente. Tal como tem acontecido em todos os últimos modelos da Toshiba (Satellite 15.4'').

Foi depois de mexer nos dois que fiquei com essa ideia do Asus :-D

A Compal entrou no mercado dos portáteis em 1989, antes da Asus sequer existir...
E a Toshiba nem fabrica portáteis, é um OEM. A Compal e a Asus são ODM (Original Design Manufacturer).

E sim, os portáteis da Compal têm sempre demonstrado ser fiáveis. ;)

Confesso que não sabia que era uma marca assim tão antiga :sad:
Só muito recentemente é que os comecei a ver no mercado nacional (há poucos meses mesmo), daí a minha questão :D

:cool:
 
Eu tenho esse asus e até agora não tenho tido razão de queixa...quanto a construção só acho que a web foi mal colocada dificultando a abertura do portatil...mas pode ser só do meu!
 
A mim parece-me o contrário :wvsore:
Basta mexer um pouco no Toshiba para concluir que tem um chassis (i.e. plásticos) pouco resistente. Tal como tem acontecido em todos os últimos modelos da Toshiba (Satellite 15.4'').

Eu tenho um Asus F3JC e um Toshiba Satellite 1QK, e olha que o chassis do Toshiba parece mais compacto... principalmente na zona do teclado, onde o Asus se afunda bastante...

N sei se no Z53Sv é a mesma coisa...
 
Eu tenho um Asus F3JC e um Toshiba Satellite 1QK, e olha que o chassis do Toshiba parece mais compacto... principalmente na zona do teclado, onde o Asus se afunda bastante...
Acho que o teclado é o único ponto onde o Toshiba é mais sólido...
Se calhar, todos os Toshiba's A200 em que eu mexi vieram defeituosos... :wvsore:

Experimenta aplicar pressão em vários locais do chassis ou torcer o tampo, e vê qual é o que deforma mais facilmente. Ninguém melhor que tu, que possuis os 2 portáteis, para dar uma opinião sobre isto. ;)

N sei se no Z53Sv é a mesma coisa...
Sim, todos usam o mesmo chassis (série F3). :)
 
Acho que o teclado é o único ponto onde o Toshiba é mais sólido...
Se calhar, todos os Toshiba's A200 em que eu mexi vieram defeituosos... :wvsore:

Experimenta aplicar pressão em vários locais do chassis ou torcer o tampo, e vê qual é o que deforma mais facilmente. Ninguém melhor que tu, que possuis os 2 portáteis, para dar uma opinião sobre isto. ;)

Sim, todos usam o mesmo chassis (série F3). :)


Sim, a zona do teclado é sem dúvida o calcanhar de Aquiles da estrutura do Asus, eu tenho cuidado com ele, por isso ainda está impecável, mas já ouvi de quem tenha de enviar o portátil para arranjo por saltarem teclas e deixarem de fazer contacto...

De resto, o chassis do Asus é efectivamente mais rígido, principalmente a nível das dobradiças do ecrã, que são mais fortes (não sei até que ponto é bom, dado que temos de fazer mais força para levantar/baixar o ecrã). Se caírem ao chão, neste ponto parece-me que o Asus terá mais vantagem, pois tem plásticos no geral mais rígidos, se bem que eu n penso nisso ao comprar um portátil, pois n tenho intenção de o deixar cair ao chão :P

A nível estético, o 1QK na minha opinião está a larga distância, com a superfície espelhada e o teclado cinzento. Também tem um som bastante melhor (deduzo que o som do Z53Sv seja igual ao F3JC), mas no entanto não são as colunas Harman Kardon que dão tanta fama aos Toshiba.

Bom, afinal de contas, se eu tivesse os dois para comprar, preferia comprar o Toshiba tal como fiz. Porém, caso acontecesse o que se está a passar, tendo este portátil larga ruptura de stock, não hesitava em comprar o Z53Sv ;)
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo