VHS para Divx/DVD

Korben_Dallas

Zwame Advisor
Ois povo... tenho aqui umas cenas em VHS que gostava de passar para Divx (ou formato DVD mesmo para ver num leitor) e queria saber que hardware/software preciso.

Preciso de TV-in / video-in? Que software uso para fazer isto?

Já agora qd passar o movie ele tem de vir descomprimido certo? Ou seja devo precisar de mt GB ou será que dá para fazer o encoding em tempo real?

Thanks
 
Oi Korben_Dallas, tb tenho umas cenas em VHS para passar po PC, mas n sei o q utilizar (Cabos), e como têm pouca duração podem ser gravadas em AVI, por exemplo, mas q software utilizo, o q preciso de fazer??

Obrigado
 
Hi there! Espero poder ajudar.

1 - Vejam se os vossos videos tem saida S-Video e som Stereo, se não for o caso comprem um daqueles adaptadores de Scart para S-Video.

2 - Vão precisar de uma placa de som decente (tem que ter uma entrada line in) e uma placa de captura de imagem: existem muitas, a utilizada neste guia (da revista T3) foi uma USB-Live da Hauppauge. Para o video ligam um Cabo S-Video entre o Video e o dispositivo de captura de imagem. Para o audio utilizam um daqueles cabos stereo de conversão de duas saidas para uma entrada stereo. Ligam o cabo stereo da saida do VCR à entrada da placa de som.

3 - Depois de feitas as ligação, vamos a captura de video. Existem muitos programas para tal (da Dazzle, Pinnacle, Ulead e também da Amacom). O USB-Live, da Hauppauge vem já com o Ulead DVD MovieFactory SE (captura o video como formato AVI). Basta premir play no VCR e record no software (agora, convém ter um disco grande).

4 - Editar o video. Se quiserem podem faze-lo, no caso de ser um video doméstico, torna-se mais necessário. Programas de edição de video: Adobe Premiere (Profissional) e o DVD Complete (da Dazzle). Depois de editato (ou não) vamos converter o ficheiro para um formato MPEG para VCD ou DVD (o MovieFactory faz isto).

5 - Gravar em VCD para quem não tem gravar de DVD serve perfeitamente, com um custo na qualidade é claro.

6 - Para quem tem gravador de DVD, gravar em DVD é um must, podendo visulizar depois o video num DVD de mesa e claro, devido à qualidade superior face ao VCD.

Material:

- VCR (com saida S-video e som Stereo ou um conversor scart)
- Placa de som (decente) com entrada line-in
- Dispositivo de catura de video (foi utilizado no tutorial um USB-live da Haupauge que custa 67.50 (só para vossa referência).
- Disco Rigido :D
- DVD-RW (para quem tiver)
- Software de captura de imagem (aqui foi utilizado o Dazzle DVD complete, diz que é um dos melhores...)

in T3 (adaptado por mim)

Espero ter ajudado. Fiquem bem.
 
Última edição:
Originally posted by Feiticeiro
E para quem tem um vídeo ranhoso de 3 cabeças mais velho que sei lá o que será que dá? Aquilo nem stereo tem.

Se tiver saídas de Av (scart) e de som, dá. O único senão é que se não for stéreo, qnd passares isso para mpeg não vais ter som stereo, como é óbvio.


PS - Saída scart ou S-video, qq uma serve.
 
Olá pessoal,

Eu tenho uma GeForce4 Ti4200 com Video In, e faço as capturas com o PowerVCR II . Utilizo um adaptador scart -> (svideo+audio stereo) para ligar o VCR à placa gráfica e à placa de som.
Depois utilizo o TMPEG DVD Author para "montar" o DVD.
 
Eu uso o Intervideo WinDVR3 mas noto uma ligeira desincronização entre a imagem e o som.

O PowerVCR II comigo não funciona assim que abre o programa este fecha automaticamente. Alguém sabe porque?
 
Offtópic: Candyass, nem todos tem ligações de banda larga. Ñ achas que 1/2MB no gif da ass ñ é demais? Aliás, acho que foi feita uma regra do forum mesmo por causa disso.
/Offtópic
 
LeeMan disse:
SE eu tiver uma captura já feita com o som fora de sincronia, como é que eu posso remediar a situação?

Tks

A mim acontecu-me isso uma vez e utilizei o Sony Vegas para sincronizar. Já não me lembro é como é que o fiz, mas andei pra lá a arrastar o filme e o som pra frente e pra trás (uma coisa muito pouco profissional:D )....

Já agora, há software que ao capturar "copiem" um dos canais de som para o outro (left para o right) é que ao capturar só fico com som do lado direito ou esquerdo e tenho de editar o filme todo só por causa disso...
 
Boas, aproveito a thread para deixar uma dúvida:

Passei um filme da camera de video via d-link para o portátil. Agora preciso de converter aquilo em "qq coisa" para passar para dvd, que software tenho de utilizar? se na gravação fizer a conversão automática ainda melhor (isto já é pedir demais).

Obrigado

Cumps
 
Necessitas de fazer o transcoding disso para MPEG. Para manter as coisas simples, necessitas do TMPEGEnc, ou de algo mais high-end, como o CinemaCraft MPEG Encoder... Eu normalmente, apenas trabalho os ficheiros em formato DV dentro do Adobe Premiere, e exporto o trabalho final para MPEG ou directamente para DVD, conforme a circunstância.
 
Eu possuo um video bem recente da sony. Por isso penso que nao seja problema a minha dfi tem entrada pa som ( a entrada amarela e vermelha certo ? ) Agora em relaçao a palca é que eu nao sei.

Desculpem a ignorancia mas alguem me sabe dizer o que é uma entrada de imagem ?

Tenho ja o pinnacle studio 9 que uso para umas capturas por porta 1934. Este programa dá ?
 
1 - Eu tenho uma placa de video LG GSA-5169D e tenho andado às voltas com esta treta e ainda não consegui atinar com algumas coisas. 1º foi a instalação e respectivas ligações, isso já foi superado. Agora surge-me um novo problema, quando faço a captura de video, após 5 minutos sensivelmente aparace uma mensagem a disero seguinte:

"O video de entrada está protegido contra cópias, portanto não é possível prosseguir com a gravação"

Isto tem solução?

2 - O aparelho veio com 2 CD's e pelo que percebi, um deles será o de instalação que trás um software da Honestech e depois outro CD com outro software (julgo eu) com o Cyber link producer 2 Gold. O 1º é extremamente confuso, não consigo perceber como se fazem os cortes das imagens. O 2º já é mais razoável. Será que alguém conhece algum deles?

3 - Podemos capturar a imagem através de um destes 2 sistemas e depois fazer a edição noutro programa?

Espero que alguém me possa ajudar, afinal estas coisas são para amadores, mas um pouco complicadas!

Obrigada
 
Back
Topo